03 agosto 2012

A mentira


É pouco comum que isso aconteça, mas estou gostando bastante das leituras da minhas aulas de literatura na escola. Nenhuma delas foge ao padrão “ensino médio = vestibularvestibularvestibularepuramente”, mas é difícil não me deixar fisgar pelas palavras de Álvares de Azevedo ou Machado de Assis, autores que eu dificilmente leria de outra maneira (provavelmente por preconceito – o mito de serem eles difíceis demais é bastante contagiante, mesmo para eu que não sou muito de “medos literários”).

Contudo, não tive nenhum tipo de identificação pessoal com nenhum deles: é difícil ver algo do enredo de Dom Casmurro ou d’O Cortiço no meu dia-a-dia (a menos que falemos dos impulsos demasiado humanos das personagens, mas isso é outra história). Já com Olive, protagonista de A mentira, o oposto acontece: todos os livros escolares que ela lê estranhamente têm algo a ver com o momento atual de sua vida. A obra em questão: o desafiador A letra escarlate, onde uma imigrante puritana nos Estados Unidos do século XVII sofre ostracismo por parte de sua comunidade ultra religiosa por ser “promiscua” – isso é, ter gerado um filho de um relacionamento extra conjugal.

Soa estranho que isso seja parecido com a vida de Olive, mas todos sabemos o quão possível é. Como o título indica, tudo começou graças a uma mentira: a de ter perdido a virgindade durante o fim de semana com um amigo do irmão – cujo falso encontro com havia sido sua desculpa para não acampar com os pais hippies da melhor amiga, a “vítima” de Olive.

Como um raio, os rumores da suposta promiscuidade de Olive se espalham pela escola – principalmente graças a Marianne, presidente do conselho de estudantes cristãos e caricatura da religiosa que tenta enfiar sua crença goela abaixo (dos outros). Isso não é o suficiente para desestabilizar Olive, mas é para que seu amigo Brandon (perseguido bem no estilo bullying de filme americano por ser gay) lhe peça um favor bastante incomum: fingir ter transado com ele, de forma que seus perseguidores amenizem sua violência depois do “exemplo de heterossexualidade”.

Logo uma fila de meninos “rejeitados” se forma a frente de Olive: todos querem, de alguma forma, afirmar sua masculinidade (de mentirinha) perante os colegas assim como Brandon – ganhando assim uma vida mais fácil na selva que é uma high school americana. O nível de maldade das fofocas só aumenta, o que faz com que Olive use um contra-ataque bastante incomum: um A escarlate no peito, o símbolo da promiscuidade entre os imigrantes d’A letra escarlate, que pulsa a mensagem de “não ligo para o que vocês pensam”.

Não esperava nada além de um filme leve quando comecei a assistir; não me arrependi e ganhei um adicional: A mentira é também inteligente, rindo dos papéis sociais que são atribuídos a meninos e meninas na adolescência ao invés de somente reafirmá-los. Olive é engraçada, solidária, ousada e inteligente – embora complique bastante sua própria situação as vezes – um estilo de protagonista perfeito para esse tipo de filme: aquela que gostaríamos de ter como amiga. Emma Stone, ainda no início da carreira, está impecável: é como se a personagem tivesse sido feita por encomenda.

Ao contrário dos livros para adolescentes, os filmes voltados a esse público vem cada vez mais me desagradando por sua falta de mensagem e, principalmente,personagens caricaturais, que não desafiam os velhos papéis (principalmente de gênero), somente os reafirmam. A mentira não é nenhuma dessas duas coisas, o que o faz um dos melhores teen movies - e comédia, aliás, gênero que raramente me agrada – que já assisti.








OBS.: Realmente mudei o sistema de dar notas: de 0 a 5 era curto demais. O fato é que tem filmes/livros que adoro o suficiente para dar 5, e outros que amo tanto que gostaria de dar 1000 haha.

15 comentários:

  1. Também não me identifiquei com Dom casmurro e O cortiço, mas eles e tantos outros (Capitães da areia, A cidade e as serras...) contem temas que ainda são atuais e são a realidade de muita gente e que ao lerem provavelmente se identificarão muito, né?

    Faz tempo que quero assistir esse filme, mas sempre esqueço =/
    Ultimamente também não tenho gostado tanto de filmes adolescentes e chego a ficar chateada, pois eu adorava! Já que você gostou vou dar uma chance ao filme o quanto antes, porque olha... só eu sei o quanto estou desanimada! heheh

    ResponderExcluir
  2. Faz um tempo que eu queria ver esse filme, mas confesso que eu havia me esquecido dele, gostei da estória, parece ser muito engraçado, mas faz muito tempo que não fazem filmes desses jeito, né? os de hoje em dia parecem muito forçados, sei lá. Gostei e muito obrigada por me lembrar HAUSHAUSHS

    Tem resenha nova lá no blog, quer ler?
    http://falleninme.blogspot.com/ Desde já obrigada!

    -Mica

    ResponderExcluir
  3. Este filme é tão legal. Mentiras viajam na velocidade da luz!!:) Emma estava excelente. Só não curti o mocinho porque achei que precisava de um cara mais hot, entende? E o senhor Gossip Girl é muito sem graça. Achei este filme leve e esperto.

    ResponderExcluir
  4. Olá!
    Gostei muito dos seus comentários, ainda mais pq o filme, de certo modo, a surpreendeu. Este é o tipo de longa metragem que dificilmente eu pegaria para assistir sozinha... mas, não sei, acho que vou mudar isso aí. Você não é a primeira pessoa que diz que A Mentira não desagrada... gostei! :)

    Um abraço!
    http://universoliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oi,

    já vi e gostei bastante. A Emma Stone é mesmo uma ótima atriz e o filme não deixa a desejar.

    Bjs

    ResponderExcluir
  6. Hey! Pensei que esse era mais um filme teen, leve, fácil de assistir e d'eu gostar, mas nada demais. Lendo sobre ele aqui, ele é mais do que isso e já gostei, claro que quero assistir agora <3

    E ah, parabéns pela parceria com a Intrínseca, fiquei feliz em ver o link do seu blog lá na lista o/ As resenhas aqui são mais do que ótimas e merece essa parceria *_*

    Beijos
    Meu outro lado

    ResponderExcluir
  7. Oi
    Não conhecia o livro, mas fiquei curioso para poder conferir. É um filme bem convidativo. O blog é ótimo! Sigo!

    Lucas / Era uma vez...
    livrosecontos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Oi Isabel!
    Esse filme já passou mil vezes na tv a cabo, mas sempre perco o começo... Como não gosto de pegar filmes pela metade, acabo nem assistindo.
    Mas gostei da resenha, vou ver se consigo me programar pra ver!

    Beijos,
    Sora - Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
  9. Gostei do sistema de dar notas, bem diferente.
    Não vi este filme ainda, mas gosto de estilo.

    Vanessa - Balaio

    http://balaiodelivros.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  10. Hey
    Acho que sou a única alien que não assistiu esse filme ainda.
    HAHA
    Ao contrário de muitos... eu não beijo o pé da Emma Stone..
    Acho uma boa atriz.. e ponto.. sem adoração nem nada.

    Aliás quando esse filme foi lançado nem a conhecia..apesar de ter assistido uns filmes antes com ela..Mas né por esse que ela ficou mais conhecida.. mundialmente.
    Minha meta era assistir por causa de outros atores.. Cam Gigandet <3 aquele lindo HAHAHAHA

    Li A letra escarlate para faculdade..achei interessante a 'inspiração' haha

    beijos
    Nana - Obsession Valley

    ResponderExcluir
  11. Eu adorei esse filme, e me diverti muito! Fiz meu namorado assistir comigo e até ele gostou, pois é realmente inteligente e diferente, sem aqueles besteiróis que nos fazem pensar porque perdemos tempo com isso. Eu adorei, e recomendo muito!

    Beijos

    ResponderExcluir
  12. Ah, Isabel, estou seguindo aqui, se puder retribuir ;)

    ResponderExcluir
  13. Eu gostei bastante deste filme, quando peguei para assistir pensei que era chato, e eu ainda não ia muito com a cara da Emma. Hoje em dia adoro todos os filmes dela ... kkkkkkkk

    Xoxo
    http://amigadaleitora.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  14. Juro para você, na época do Ensino Médio, enquanto eu estudava literatura, achava que todos os livros que li, de alguma forma tinha ligação com minha vida. Acho que por isso rolou uma super identificação com meu escritor favorito Álvares de Azevedo. Quando li sobre a vida dele e também alguns dos seus livros, achei-o extremamente parecido comigo em diversos pontos.
    Adorei A Mentira quando assisti. Também estava desapontada com os filmes adolescentes que estavam surgindo, achei que depois de As Meninas Malvadas, nenhum mais tinha se destacado. Aí chega esse filme todo diferente (apesar dos clichês) com uma mensagem super legal.

    ResponderExcluir
  15. Ótima resenha,adoro seu jeito de escrever (:
    Agora,falando sobre o filme,diferente da maioria das pessoas,eu realmente não gosto dele. A personagem da Emma é realmente legal e tem umas cenas muito divertidas,então até entendo porque muitos gostam dele. Acho que deve ser uma coisa "minha" mesmo. Mas eu ainda concordo quando você diz: "Ao contrário dos livros para adolescentes, os filmes voltados a esse público vem cada vez mais me desagradando por sua falta de mensagem e, principalmente,personagens caricaturais, que não desafiam os velhos papéis".

    ResponderExcluir