13 novembro 2012

Cidade de vidro



Encontrei-me elogiando Cassandra Clare em mais de uma ocasião (a saber, no  primeiro e no segundo volumes de Os instrumentos mortais, assim como na adorável As peças infernais aqui e aqui). Não retiro os elogios, mas o que teria ocorrido em Cidade de vidro? Estaria eu mais intolerante com os erros dos escritores que leio? Ou a queda brusca de qualidade foi a natural em autores de trilogias?

[Poderá conter spoilers de Cidade das cinzas.]



Agora é a batalha final: a trama de Valentine vai finalmente se realizar e a divisão e a corrupção entre os caçadores das sombras se acentuam. Clary enfrenta seus próprios fantasmas. Me irritou um pouco que ela tenha dado muita atenção a seu relacionamento proibido com Jace em detrimento de salvar sua mãe do coma, mas vai, deixo passar – um romance estilo Romeu e Julieta é bem mais agradável de se ler do que um problema realmente sério.

Mas agora o segundo problema poderá ser resolvido: graças a um recado deixado por uma amiga de sua mãe, Clary descobre que, com a boa vontade de um feiticeiro excêntrico, poderá salva-la. A viagem a Idris, aliás, não poderia ser mais conveniente – na cidade dos caçadores das sombras naquele momento decide-se o futuro de todo o submundo.

O enredo é o mais interessante de toda a série Os instrumentos mortais até agora e o romance Alec/Magnus ficou a coisa mais fofinha do mundo – juro, eles são um dos meus casais favoritos da ficção. O que me incomodou, então?

Vamos começar pelos diálogos. Eles são tão... americanos! Sei que é um termo vago e talvez até mesmo meio preconceituoso, mas não existe outro que caiba – é como se Clare tivesse decidido recortar diálogos de roteiros de filmes estilo sessão da tarde e colá-los no arquivo de seu livro, uma experiência neo-dadaísta bastante falha.

Depois tem Clary. Nunca morri de amores por ela, mas em Cidade de vidro, passei da apatia para o desgostar. Em metade do livro ela se lamenta, na outra enfatiza o quão forte digdindigdindigdin ela é por ter passado por tudo que passou. Ah, peraí! Verossimilhança, Cassandra, VE-ROS-SI-MI-LHAN-ÇA!
Sei que a capacidade de escrita e a cultura geral de Cassandra Clare permitem algo melhor. É como se dois livros tivessem virado três por um esforço tremendo que deu no que deu. Espero ansiosamente por Clockwork princess, terceiro volume de As peças infernais, a fantástica prequel de Os instrumentos mortais – mas dessa última já tive o suficiente.




17 comentários:

  1. Isabel, eu quero ler esta série, então me assustei com os possíveis spoilers, rsrs, assim que ler volto aqui.

    Mas já adianto uma coisa: desfechos de trilogias tendem a me incomodar, raramente são o que esperava ou tomam o caminho que gostaria que tomasse.

    ResponderExcluir
  2. Isa, eu ainda não li a série, então quis me poupar dos spoilers, ainda bem que vc deixou o aviso!! Fiquei chateada de saber que a série acaba caindo assim a ponto de uma nota C- .... Mal vejo a hora de reduzir a pilha de livros que tem esperando para me dedicar a essa série tbm!!

    xoxo
    http://amigadaleitora.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Acho que eu já tinha falado que esse é o que mais gosto dos três...? Claro que eu li faz praticamente dois anos, e hoje poderia ser diferente, mas... É o livro que tem o melhor plot dos três e entendo a mimimizisse (da Clary e do Jace) porque tem um monte de coisa ruim acontecendo com os dois. Não acho que a Clary aqui seja muito diferente da Clary nos outros livros, então não consigo enxergar isso que você tá criticando.

    De qualquer maneira: faz bem em parar por aqui. City of Fallen Angels é muito ruim, tirando um outro momento que é mais engraçadinho. City of Lost Souls eu comprei porque sou abobada mesmo - to desde agosto lendo e achando um saco (ou: praticamente abandonei).

    ResponderExcluir
  4. Olá!
    Ainda não consegui ler a série, mas pretendo.. Só que não como antes. Eu não tenho muito o que dizer, já que não li nem o primeiro, mas eu gostei da resenha, já aconteceu uma vez de eu super amar um personagem e depois não gostar tanto assim dele em uma série. Mas bem, o enrendo é ótimo pelo menos né, que pena que o livro não lhe agradou muito.

    Beijos;
    Ticia - ObsessionValley

    ResponderExcluir
  5. Nem posso dizer que este é meu livro preferido desta série, porque os amo igualmente:)
    Eu achei que Cidade de Vidro é entupido, lotado de coisas grandiosas e épicas. Alec e Magnus também estão entre meus casais fictícios favoritos.
    Suas observações sobre situações e personagens não tem a ver com as minhas, pois, cada um sente uma história de um jeito, mas acho super interessante ler uma resenha diferente da minha.
    Clary não é uma Rose(VA) ou Katniss Everdeen, mas a considero uma boa personagem.

    ResponderExcluir
  6. Preciso realmente terminar de ler essa série. Sei lá, gostei tanto do primeiro livro que tenho medo de me decepcionar com o resto.

    ResponderExcluir
  7. Nossa, C -. Deu uma caída a série né?
    ainda não li todos, mas gostei mt do primeiro.
    bjs
    www.amodernpinup.com

    ResponderExcluir
  8. Você não é a primeira pessoa que vejo se decepcionar com este livro. Estou com o 1º volume aqui e super ansiosa para ler porque ouço falar muito bem da série, mas pelas opiniões de blogueiros que levo em conta as resenhas, como você, acho que vou acabar me decepcionando também.

    Beijos. Tudo Tem Refrão

    ResponderExcluir
  9. Eu só li o primeiro da série, ainda não comprei os outros, mas acho que foi porque não me empolgou demais *--*

    Beijos,
    Marinah | Blog Marinah Gattuso - @blogmarinah_g - INSTA do Blog: marinahgattuso

    ResponderExcluir
  10. Eu li esse liro no começo do ano e muito muito rápido então nem me lembro direito dele só que gostei bastante e na minha opinião não precisaria de continuação, mas vi algumas resenha do quarto falando que está muito bom, então é ler pra comprovar né.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  11. Bel, não tive interesse pela série desde o início, confesso, Não sei... apenas não me senti instigada. :\ E agora então. ._. Mas quem sabe um dia?

    Um abraço!
    http://universoliterario.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  12. Eu tenho o primeiro livro da série aqui Isabel, mas cadê aquela vontade de ler? :(
    A série ainda não conseguiu me chamar, sabe?

    Um beijo,
    Luara - Estante Vertical

    ResponderExcluir
  13. Não li a resenha por causa dos spoilers, pois eu ainda não li essa série, porém eu tenho muita vontade de ler ela ainda.
    Beijos.

    http://palavrasdeumlivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Oie Issa
    nuss, aqui foi o contrário...rs eu meio que detestei o primeiro, gostei do segundo, e queria casar com a Cassandra nesse terceiro livro rs
    adoro os diálogos tão "americanos".
    bjos

    ResponderExcluir
  15. Oi, Isa!
    Confesso que tenho bastante interesse na série, principalmente agora, já que próximo ano irão lançar o filme. Parabéns pela resenha!

    Hugs literary!
    Natalia.
    http://musicaselivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Eu só li o primeiro livro da série até agora. Mas estou bem curioso para continuar a leitura. Fiquei fascinado pelo o submundo.
    Ótima resenha, como sempre ;D

    ResponderExcluir
  17. Oi Isa!
    Fico triste por você não ter gostado tanto assim dessa série, mas ainda tem outros três. Vai continuar acompanhando?
    Eu amo essa série mesmo que ache que a prequel é um tanto melhor. Não consigo resistir a vestidos, carruagens e todos esses artefatos vitorianos, haha.
    Beijos!
    http://thebooksthief.blogspot.com/

    ResponderExcluir