11 dezembro 2012

Sessão de terapia + resultado do sorteio




Você pode até não gostar de novela, mas dizer que os populares dramas globais são mal-feitos é um pouquinho demais. Acompanho alguns seriados americanos e sou viciada em mini-séries de época britânicas, e posso dizer que os nossos equivalentes raramente deixam algo a dever em termos de produção – geralmente é ao contrário.



Quando se fala de inovação da trama e qualidade do enredo, porém, novelas freqüentemente pecam – o que não é difícil, considerando que elas vão ao ar seis vezes por semana durante meses. Pelo risco de ver mais do mesmo, não me incomodo em acompanhar uma há alguns anos, mas os elogios freqüentes a produções nacionais mais curtas despertaram minha curiosidade.

Resolvi começar por Sessão de terapia: franquia israelense de sucesso no mundo todo, veio ao Brasil com as devidas adaptações culturais e direção de Selton Mello, seguindo Theo, um terapeuta, na sua semana carregada de dores alheias.



Rainer Maria Rilke dizia que o jovem poeta que não consegue encontrar poesia em seu cotidiano deve culpar a si, e não à rotina. Essa premissa é bastante seguida em Sessão de terapia: embora alguns dos pacientes possuam problemas que não se encontra em qualquer esquina, a maioria sofre de males pouco extraordinários, que encantam exatamente por sua falta de ineditismo.





As segundas-feiras, Theo atende Júlia, uma médica bonita e com várias questões em seu relacionamento – casar ou não casar com seu namorado de longa data, eis a questão? Por isso ela acaba desenvolvendo um caso do que Theo se refere como “transferência” – é óbvia desde os primeiros minutos de sua consulta a sua atração por seu terapeuta.



Na terça, conhecemos Breno, um atirador de elite talentoso e arrogante que, ao assassinar um traficante, atinge por acaso uma criança. O que já seria problemático por si só revela muito para Breno sobre seu próprio caráter – dúvidas sobre sua sexualidade e a falta de autonomia sobre suas próprias decisões vem à tona rapidamente logo na primeira sessão. Breno é o personagem mais detestável – ninguém gosta de um dono da verdade – mas me pareceu o mais complexo e, até agora, o meu favorito.



Quarta-feira é o dia de Nina, uma ginasta de quinze anos que sofreu um acidente de bicicleta e agora necessita de um laudo para atestar sua sanidade mental – a companhia de seguro do carro que a atropelou está convencida de que a menina tem tendências suicidas, não querendo assim pagar a indenização que custearia seu tratamento – algo essencial para sua rápida convalesça e sua volta à ginástica. Nina apresenta uma postura birrenta e infantil, decidida a somente pegar o laudo e nunca mais voltar à terapia, escudo que vai se esvaindo a medida que seus problemas familiares vão se revelando.



Quinta-feira é o dia de uma terapia de casal: Ana, uma gerente publicitária bem sucedida, e João, um ator desempregado. Depois do primeiro filho, foram cinco anos exaustivos e mal-sucedidos de tratamento de fertilidade, abandonado por conselho médico. Um ano depois, quando Ana está terminando de se recuperar de não ter conseguido, o filho vem – mas não é mais tão desejado assim. Para Ana, abortar é óbvio, para João, não só um crime, como um assassinato.



E finalmente na sexta temos a terapia do próprio terapeuta, com sua conhecida de longa data Dora. O que parecia no princípio uma conversa civilizada vai revelando aos poucos um rancor por muito tempo destilado, só superado pela necessidade crescente de Theo de ajuda – lidar com seus pacientes (quase sempre esquivos ou hostis – é difícil revelar-se a outrem, mesmo que essa pessoa seja um profissional contratado e preparado para lhe ajudar) fica cada vez mais difícil.

Em Sessão de terapia, vemos que até mesmo os problemas mais complexos têm raízes simples, e a magia na série vem desse elemento cotidiano muitas vezes ausente na ficção. Cada episódio é uma aula de como estruturar um bom dialogo, com elementos que dão uma profundidade e aproximam os personagens do espectador de tal maneira que é difícil convencer-se de que eles não são reais.

Praticamente não existem cenas externas ao consultório de Theo, mas é difícil ficar entediado. Sessão de terapia passa em doses homeopáticas de trinta minutos no canal GNT de segunda a sexta às 22h30min e tem reprises aos sábados (a partir das 22h) e aos domingos (a partir das 18h50min) mas também dá para ver pelo YouTube graças a boas almas (o que seriamos sem elas?).

Ia quase me esquecendo: o resultado do sorteio!

Parabéns Bruno! Já entrei em contato via Facebook, e você tem 48h para responder. O envio será feito direto da editora.



17 comentários:

  1. Não teve uma versão americana (ou inglesa, não sei) dessa série? Só sei que a gringa tinha vontade de ver. Gostei de saber que tem uma versão brasileira. Parece bem trabalhada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. tem sim! a mais famosa é a in treatment msm, da americana, mas a original é israelense - be tipul.

      Excluir
  2. Eu adoro esse programa.
    Acho ele demais, muito bem escrito, dirigido e complexo.
    Desde o primeiro dia em que vi, fiquei fascinado e adorei sua matéria, ficou perfeita.

    Bjão!

    http://livronasmaos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Já ouvi falar dessa série. passa no gnt, mas nunca vi
    enfim
    AAAAAAAAAAAAA, nem acredito que ganhei, nunca ganho nada *----*
    já tenho destino pra esse livro (niver do meu bff esse mês \o/)
    \o/ viva!!!

    Só não vi nada no facebook.. seria por email não?
    ga_bruno@hotmail.com
    e o face: http://www.facebook.com/brunopverissimo
    vlw de novo
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. eu nunca vi essa serie xp
    e nao assistiria pq nao é mt o meu gosto sabe
    ah parabens pro bruno.

    ResponderExcluir
  5. Oi Isabel, tenho que concordar que os programas televisivos nacionais estão como uma qualidade boa, e alguns de duração mais curta são realmente ótimos! Tem alguns que gosto muito de acompanhar e não acho que perca nada para algo importado.
    Esse não conhecia, vou procurar saber mais.

    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Vejo muitos elogios no facebook, mas nunca assisti. Talvez veja apenas pela versão em DVD porque ando muito sem tempo. O tema é muito interessante, difícil não se prender. Mente humana, relacionamentos, o modo como lidar com os problemas. Isso é encantador!!!!

    Linkei você no blog, beijos!

    Ah, o blog agora tem uma página no facebook, espero você por lá:
    http://www.facebook.com/pages/Liste-Realize/130742933750171

    Beijos,
    Pâmela Rodrigues
    http://listerealize.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Isabel, tenho muita curiosidade sobre esta versão brasileira, vou dar uma olhada no Youtube.

    Sabe que acho triste quem critica a produção nacional só por criticar? Caramba, estamos entre os melhores do mundo no ramo, e se não fosse assim a líder não faturaria bilhões por ano né mesmo.

    De produções daqui eu gostei muito de "A Pedra do Reino", "O Bravo Retumbante", "A Cura", vale a pena dar uma conferida ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ouço MUITO falar de o brado retumbante, depois que terminar essa temporada de sessão de terapia vou procurar com certeza!

      Excluir
  8. Ainda não vi o Sessão terapia,mas confesso que acho bem interessante! Querooo muito ver, vou ver se arruma um tempinho. Parabéns ao sortudo do sorteio.
    Beijos!
    Paloma Viricio- Jornalismo na Alma

    ResponderExcluir
  9. Nossa, nunca tinha ouvido falar nessa série, mas parece ser muito interessante!
    Achei bem legal a idéia!

    http://www.officialgabi.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. hum, não conhecia essa serie, mas parece ser bom, ainda mais se tratando de uma adaptação brasileira.
    bjos

    ResponderExcluir
  11. Nunca tinha ouvido falar dessa série, adoro essas dicas inusitadas que você dá. Achei super legal ser uma série brasileira, apesar de ser baseada em uma israelense. Fiquei com muita vontade de assistir!
    Ah, sorteei já o amigo secreto. No seu e-mail vai estar quem você tirou :3

    ResponderExcluir
  12. Acho que tem uma versão americana dessa série... mas não tenho certeza.

    Parabéns ao ganhador! ^^

    Beijokas da Mylloka
    Blog da Mylloka

    ResponderExcluir
  13. Oi
    não conhecia essa série, na vdd depois que fiquei sem tv a cabo fiquei por fora de mta coisa e tenho mta coisa p colocar em dia, boa indicação!
    tem postagem nova no blog
    espero sua visita!
    bjinhus

    TÍTULOS DE LIVROS

    ResponderExcluir
  14. Nunca tinha ouvido falar dessa série. Vou procurar assistir pq parece ser muito boa. Gosto de séries, mas novelas nem morta.

    Bjokas
    Flavia - Livros e Chocolate

    ResponderExcluir
  15. Nunca tinha sequer ouvido falar, mas estou sinceramente interessada. Parece muito boa! ^^

    ResponderExcluir