15 janeiro 2013

Overdose: produções de época – parte um


Provavelmente Jane Austen é a culpada.

Começou com algumas mini-séries com enredos baseados nos livros da autora; agora sou uma completa viciada em produções de época. Meu padrão (graças as novelas da globo que embora previsíveis, tem uma ótima produção e quase sempre precisão histórica) nesses termos é bem alto, o que já me faz excluir alguns filmes (como, por exemplo, essa versão de Emma ou essa de Razão e sensibilidade). Não só por isso, na verdade: toda a ironia usada por Jane Austen se perde, tornando os filmes pouco mais do que comédias românticas (ou dramas românticos, como a versão de Orgulho e preconceito com Keira Knighley).

Mini-séries da BBC são justamente o contrário: raramente me desagradam. Talvez seja por isso que sejam parte componente de quase toda minha lista de favoritos, que, por ter ficado meio grandinha, será dividida em três terças. Espero que gostem!


1. Norte e sul (2004)



Depois de sair do clero, o Sr.Hale se vê obrigado a se mudar do bucólico sul inglês para Milton, uma cidade industrial no norte, com todos os problemas e prosperidade concentrada que a modernidade traz.


Sua filha, Margaret Hale, sente muitas saudades de sua terra natal - a sua casa no sul era seu pequeno pedaço de paraíso - mas se vê obrigada a se adaptar ao jeito com que as coisas são feitas em Milton. Sem a delicadeza e sociedade que geralmente associamos a ficção desse período, o Norte não é um choque somente para a personagem, mas também para o espectador.
           
O Sr.Thorton, que já esteve a beira da miséria e hoje é dono da maior fábrica de algodão da cidade, é o contato do Sr.Hale em Milton. Tensão e inimizade logo surgem entre ele e Margaret, que não consegue compreender a maneira dura com que Thorton trata seus empregados. Sua única amiga na nova cidade é Bessy, operária e filha de um líder sindical, Higgins, um dos personagens mais interessantes que já vi em mini séries do gênero.

Por retratar os problemas, paradoxos e dilemas da modernidade, Norte e sul não é parecido com nada que você já tenha visto. Os nativos de Milton são frios, duros e indelicados, e isso os torna fascinantes aos olhos de um espectador acostumado as boas maneiras e regrinhas do campo várias vezes já retratadas - que não são completamente dispensados, já que Margaret os representa, mas estão presentes mais a nível de contraste.

No YouTube: um dois três quatro (legendado)

2. Upstairs/downstairs (2012)



Assim como Norte e sul, Upstairs/downstairs tira um pouco o foco da aristocracia - mas só um pouco. Sir Hallam Holland e sua mulher, Lady Holland, se mudam para uma suntuosa casa em Londres após alguns anos morando nos Estados Unidos - ele é diplomata. Com a ascensão de Hitler e o crescimento do fascismo na Inglaterra (ao qual a irmã de Lady Holland, Persie, adere) é fácil que o espectador relacione as cenas ao já conhecido, tornando impossível desgrudar até terminar os três maravilhosamente produzidos episódios da primeira temporada.



A primeira obra com que entrei em contato com a vida dos criados das grandes casas foi Downton Abbey. As duas primeiras temporadas desta última são maravilhosas, mas alguns acontecimentos meio forçados (geralmente motivados pela saída de atores do elenco) fizeram com que o enredo sofresse uma queda brusca de qualidade. Upstairs/downstairs foi o meu substituto: aqui, também temos a vida dos criados em foco, com a personalidade de cada um desenvolvida de forma sublime – como só o retrato de diferentes em situações extremas pode fazer.

No YouTube: trailer (sem legendas)

3. Emma (2009)



Emma Woodhouse é tão bonita quanto mimada, e alguns estranhos quando digo que, de Jane Austen, ela é minha heroína favorita (resenha do livro aqui).

Não sei, acho que me identifico com a sua falta de senso.


Uma adaptação ao pé da letra, a mini-série de Emma é lindamente produzida, com uma ótima escolha de elenco (o que, infelizmente, faltou ao filme). Com suas manias de casamenteira, essa queridinha da sociedade consegue ser bem sucedida as vezes - as vezes. Seu novo empreendimento - tornar Harriet (pensionista de uma escola local e filha bastarda de algum comerciante) uma dama e arrumar-lhe bom casamento - é taxado como desastroso por seu bom amigo Knightley, mas as certezas de Emma são absolutas. O único item mais “tradicional” dessa parte da lista, Emma serve para todos aqueles que já tiveram algum contato com a obra de Jane Austen  e gostaram. Ou até mesmo aqueles que (eu sei que vocês existem!) a acharam chata – o ritmo imposto difere bastante da escrita em um jeito positivo.

No YouTube: trailer (sem legendas) um dois três quatro (com legendas)

Alguém aí já assistiu alguma dessas séries? E o que acharam?

OBS.: As imagens (quase todas, de qualquer forma) foram tiradas desse excelente Tumblr. Só tomem cuidado com spoilers de séries que pretendem assistir!

22 comentários:

  1. Eu adoro Downton Abbey, mas parece que para os atores ingleses, personagens para a Tv tem pouca importância. Que pena, não?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exato! E essas oportunidades de "tentar carreira" no exterior surgiram exatamente por causa da grande repercussão da série - e agora eles deixam o espectador na mão. Uma pena...

      Excluir
  2. Isabel, eu adorei "Upstairs/Downstairs", pena que não teve uma vida longa neste retorno, pois qualidade, com certeza, havia.

    E concordo com o que diz de "Downton". Apesar de ser, ainda, minha série favorita, a qualidade vem caindo, e o Fellowes tem de se desdobrar para dar seguimento à história em meio a saída de tantos personagens importantes - achei o final do especial de Natal, bem mais forte e cru do que a série costuma apresentar, um tipo de vingança do autor, mas pode ser coisa minha.

    Não conhecia "Norte e Sul', vou atrás dela, as séries inglesas, na maioria das vezes, deixam as superproduções americanas no chinelo, quando se fala de roteiro e fotografia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Haa, concordo com você nisso. A mesma coisa foi na última temporada...
      Enfim, acho que nem cabe comparar séries britânicas e americanas em questão de roteiro: embora algumas dos EUA sejam legais, é muito raro - por mercado, número de episódios etc. Uma pena: se juntassem o know-how técnico, os bons atores e um bom enredo, as séries seriam bem mais bombásticas...

      Excluir
  3. Particularmente, não gosto MESMO de produções de época, mas outro dia parei pra ver um pedaço da novela "Lado a Lado" e me surpreendi com a Marjorie Estiano, o figurino, a fotografia e toda a produção de cenário. É coisa de alto nível, muito sólido, apesar de parecer bem mais moderninho do que seria. Mas não tenho paciência pra acompanhar, não. O único livro da Jane que preciso ler é "Orgulho e Preconceito".

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Em comparação a Emma,acho Orgulho e preconceito chatinho aha Sério! Mas não deixa de ser maravilhoso anyway.

      Excluir
  4. Oi, Isabel! Você deve saber que eu gosto dessas produções de época também, né?

    Não vi Norte e Sul ainda, mas PRECISO ver. Ouço falaram bem já faz uns dois anos, e parece mesmo ser maravilhosa.
    Essa versão de Emma é a coisa mais linda de todos os tempos. A Romola Garai é incrível (aliás, deixa eu aproveitar e indicar aqui: já assistiu The Hour? É de época também, mas se passa nos anos 1950, nos bastidores de um noticiário da BBC. É ótima. A Romola é a protagonista da série).
    Downton é um caso de muito amor e um pouco de decepção. Essa temporada teve uma queda brusca de qualidade mesmo. Eu acho que o problema maior é que a série não parece estar indo a lugar algum, diferente das temporadas anteriores. A segunda temporada já teve alguns momentos que me fizeram revirar os olhos e sentir vergonha alheia (o Matthew nos últimos episódios - acho que você vai entender o que quero dizer). Ah, e assista Parade's End: é situada mais ou menos no mesmo período, mas é ~bem diferente. Outro tipo de história.

    Eu não gosto muito de Razão e Sensibilidade, mas gosto desse filme que você citou lá no começo. Acho que tem boas atuações e é muito bem feito (talvez porque eu realmente não ligo muito pra esse livro). Aquela versão de Emma eu resolvi excluir da minha lista de to-watch. Não simpatizo muito com a Gwyneth Paltrow, então não faço muita questão de ver ela interpretando a Emma.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelas indicações!
      Enfim, Romola é realmente fabulosa. Ela está MUITO bem (ainda melhor do que em Emma) em Desejo e Reparação.

      Excluir
  5. Isabel, respondendo ao seu comentário no meu blog: siiiim, eu adoro suspense e mistérios! hahaha É por isso que eu sou tão apaixonada por romance policial.

    Sobre o seu post: cara, eu adoro qualquer coisa que seja de época. Simplesmente ADORO. Sabe a novela "Lado a lado", da Globo? Pronto, é a minha novela favorita de todos os tempos. ~Suspiro por você, Edgar~ ~Laura e Isabel, suas lindas, suas mulheres revolucionárias~ ~ok, parei~

    Eu curto muito os livros da Jane Austen. E, pra nós, que amamos coisas de época, os livros dela são um prato cheio. Ah, e as adaptações feitas pela BBC são magníficas.

    Assisto "Downton Abbey" e simplesmente AMO. Tô atrasadona com ela, aliás, acho que ainda tô no 3 episódio da segunda temporada. Preciso voltar a ver. Espero que não sinta esse decaimento dela, porque eu realmente adoro essa série e não quero ver a qualidade dela caindo. :/

    Adorei sua listinha. Tô esperando a continuação. ;)

    Um abraço!

    Sacudindo Palavras

    ResponderExcluir
  6. Concordo com vc!
    Adorei o post, apesar de não ser ,muito fã de coisas de época!
    Beijos
    Rizia-Livroterapias
    http://livroterapias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Eu também adoro as séries de época da BBC *-*
    Adorei a Norte e Sul, fiquei realmente encantada, suspirei e chorei no final (omg)
    Outra que achei bonitinha também, foi a Lark Rise to Candleford

    Beijinhos
    Renata
    http://escutaessa.blogspot.com.br
    http://www.facebook.com/BlogEscutaEssa
    @blogescutaessa

    ResponderExcluir
  8. Oi Isabel!
    Acredita que eu não costumo acompanhar as séries da BBC?! É que eu não tenho tanto tempo. :/ Mas não tiro o mérito delas, já que todo mundo diz que elas são ótimas mesmo.
    Gostei muito da indicação de Downstair/Upstair. Talvez se sobrar um tempinho, eu veja. :)

    Um beijo,
    Luara - Estante Vertical

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poxa, mas tem umas tão curtinhas! Upstairs é muuito bom!

      Excluir
  9. Essas produções de época realmente são uma delícia, e ,apesar de eu não gostar muito de seriados e preferir filmes, fiquei com vontade de assistir à algumas séries da lista.
    Beeeijos

    ResponderExcluir
  10. Oie Isabel!

    Eu amo essas produções de época *-*
    Elas são lindas!!! Figurino, fotografia tudo é muito delicado <3

    Amei o post!

    bjus;***
    anereis.
    mydearlibrary | bookreviews • music • culture
    @mydearlibrary

    ResponderExcluir
  11. Ola Isa,
    confesso que não sou muito fã de séries de época. Mas, das que você citou gosto bastante de Upstairs/downstairs. Acho super bem produzida. Ah, e realmente é impossivel de desgrudar antes de acabar.

    ResponderExcluir
  12. Ei Isabel, eu só assisti mesmo aos filmes, que eu achei fofinhos, mas como não conheço realmente a obra de Austen não tenho como fazer uma comparação.
    Adorei as fotografias, vou procurar alguns desses para assistir.

    beijos

    ResponderExcluir
  13. Não assisto à séries, por conta do hábito mesmo... Mas essas produções de épocas são muito bem feitas!
    Lado a Lado é a única novela que eu gosto realmente, pois o modo como eles produzem e contam sobre os fatos histórias é incrível!

    Beijos

    ResponderExcluir
  14. Olá !
    Nossa eu sou uma completa apaixonada por produções de época e leia-se aqui minha escritora favorita Jane Austen, as produções da BBC são minhas preferidas, tanto de Emma como de Orgulho e Preconceito, confesso que não simpatizo com a Keira Knightley, como Lizzie Bennett... acho que não combina, muito menos o Sr. Darcy, já na produção da BBC, o meu herói favorito Sr. Darcy é interpretado brilhantemente pelo Colin Firth que sim deu cara e voz ao Darcy de Jane Austen. Amo Emma, da BBC, acho a atriz com a cara da menina mimada que é a personagem do livro. Enfim, adoro tudo :)
    Estou começando a ver Downtown Abbey, parece promissora.
    abraços
    Melissa
    http://decoisasporai.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também! Quase todo mundo acha aquela versão brilhante, mas nem. Vou falar dessa de Orgulho e preconceito na terceira parte do post :)

      Excluir
  15. Tipo assim, aquela que nunca leu Jane Austen. Também não li Harry Potter, nem Crepúsculo, nem Agatha Christie... Peixe totalmente fora do aquário. =P
    Mas voltando à postagem... amo filmes de época! Acho lindas as produções que capricham nos figurinos, no cenário, que têm cuidado com o vocabulário... Mas não sou de acompanhar séries, não quero me prender à TV. rs
    Beijinhos!
    Giulia - Prazer, me chamo Livro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também não li um bocado de coisas que consideram "básicas", não se sinta sozinha haha Mas Jane Austen vale MUITO a pena, viu?
      Enfim, não assisti nenhuma dessas na televisão, baixo tudo :)

      Excluir