14 abril 2013

[LIVRO] A fúria dos reis


O céu do magnífico mundo de As crônicas de gelo e fogo é cortado por um cometa escarlate – que, curiosamente, parece trazer com sua emblemática cor o caos. (a partir daqui, contém spoilers de A guerra dos tronos e/ou da primeira temporada do seriado).

Sucessões de vez em quando se provam algo complicado, e quando há acusações de traição e incesto e ambição desenfreada na jogada, paz é dificilmente algo a se esperar. Temos no amado Norte o jovem rei do inverno Robb Stark, que, apesar de sua pouca idade, já empunha uma espada em nome da honra de seu falecido pai e de suas irmãs.

É difícil para Lady Stark ver sua forte e fria casa do Norte aos pedaços. Uma de suas filhas, Sansa, está sob custódia dos Lannister – uma condição tão sofrida quanto a do seu irmão que luta em batalhas sangrentas – e admito que meu coração amoleceu um pouquinho para a menina sonhadora e mimada, que coloca os pés no chão e adquire força durante A fúria dos reis. Sansa cresce, como há de se esperar, e tenho boas expectativas para ela na continuação.

Já Arya só se reafirmou como uma de minhas personagens favoritas: depois de conseguir um jeito de desaparecer, ela se vê na perigosa condição de ser uma menina disfarçada de menino dentre vários delinqüentes a serem levados para servir na Patrulha da Noite. Há lá também um Stark (talvez não de sangue e com certeza não de nome, mas de coração), o bastardo Jon Snow, que entre os ossos tremidos dos valentes servidores da patrulha da noite tem de se arriscar para além da muralha, que separa Westeros dos temíveis monstros e selvagens dos contos.

Robb não é o único a querer um trono para si: os irmãos Baratheon, diante da traição de sua cunhada, também querem a sua fatia. De um lado temos o carismático e despreparado Renly, comandante de tropas e navios sem fim; do outro, o carrancudo Stannis, que tem como seu único trunfo uma habilidosa feiticeira a seu lado, Melisandre. Ela é, aliás, a prova clara de que o aspecto “fantasia” é crescente na série: enquanto no primeiro livro acontecimentos irreais com um toque de magia são por pouco perceptíveis, isso vai se tornando cada vez mais importante no decorrer da história.

Mas é claro que não podemos nos esquecer dos Lannister e seu leão de ouro. Enquanto Lord Twyn marcha contra o rei no Norte, sua filha Cersei cuida dos assuntos do reino, falhando levemente em fazer seu filho Joffrey de marionete. Porque, afinal, o inimigo acaba morando ao lado: o seu brilhante irmão, o anão Tyrion, serve temporariamente como mão do rei (ignorando a “maldição” que o cargo parece possuir) e entre manter sua concubina segura e criar um exercíto pessoal, atormenta bastante a irmã mais velha. Mesmo sem o irmão-amante, Jaime (que está em custódia dos Stark) nem o pai, ela não é uma dama nada frágil e não tem grandes problemas em se proteger da ameaça do seu próprio sangue.

Pintado esse panorama, temos o segundo volume de As crônicas de gelo e fogo. Como eu ainda me surpreendo com George Martin? Sua maestria não me é desconhecida. Dessa vez, ao contrário de A guerra dos tronos, li sua obra em inglês, e embora a tradução esteja boa (não concordo muito com as reclamações pela edição brasileira ser uma adaptação da portuguesa) não há nada como conferir sua narrativa deliciosa no original.

A sua bem feita construção de mundo se faz mais evidente nos capítulos em que temos a narrativa da infeliz e estúpida Daenerys (não consigo gostar dela, por mais que me esforce). No seu caminho para angariar exércitos para a sua tão sonhada conquista de Westeros (que espero que nunca aconteça) a garota passa por civilizações além dos sete reinos com histórias e tradições fantásticas que ultrapassam muito o europeu medieval comum em livros de fantasia.

Em A fúria dos reis, se torna mais evidente do que nunca a facilidade com que George Martin trabalha com muitos personagens. Embora isso seja de se esperar em livros com quase mil páginas, o autor desenvolve cada um muito bem, até mesmo os que seriam considerados secundários. Dou destaque a Brienne, uma soldado a serviço de Lord Renly, que mesmo sendo praticamente inigualável com uma espada em punho, tem inseguranças e paixões bastante adolescentes.

Talvez o maior trunfo (que como qualquer coisa boa é também um defeito) de toda a série seja a dificuldade em apontar um culpado. Cersei é má, mas como não ser, quando se é de uma família tão poderosa que a maldade se faz necessária para proteger seus filhos e a si mesma? Catherine, a quem eu havia detestado por seu péssimo tratamento ao bastardo Jon Snow (ele não tem culpa por quaisquer erros que Ned tenha cometido) se tornou uma das minhas favoritas agora, ao lutar de forma intensa e apaixonada por sua família. Até o pequeno Bran tem que tomar decisões difíceis, sendo o Stark em Winterfell.

Termino essa resenha, de novo, com a impressão de que ela é (e nunca será) digna de George Martin. Protelei muito ler essa continuação (assim como provavelmente protelarei o próximo) com a justificativa que os spoilers (cortesia da minha gentil irmã caçula) tiraram um pouco a graça. Besteira: não queria (e ainda não quero) esperar eras e mais eras por Os ventos do Inverno, sexto livro que parece que não vai sair tão cedo...




20 comentários:

  1. Estou super curiosa pra ler esse livro. As resenhas sobre ele são maravilhosas e eu adoro esse gênero! Ah, tô seguindo o blog.

    Um beijo, Karine Braschi.
    Geek de Batom.

    ResponderExcluir
  2. Não tem um dia que eu não passe pelas Lojas Americanas e veja este livro que não queira comprar / a saga inteeeira.
    Ah.. Adorei sua forma de avaliar: A+
    Muuuito legal!

    Beijos e uma linda semana, Lu
    http://luizando.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Eu estou no terceiro livro e admiro o autor cada dia mais, ele consegue nos prender nesta história enorme, o que não é fácil, de forma única. Eu li este aqui faz mais de 1 ano e a história ficou tão marcada em mim que quando comecei o terceiro parecia que tinha acabado de fechar o outro.
    Bjos!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também tive essa impressão entre o primeiro e o segundo, Cida! Ao contrário de muitos livros (Percy Jackson, por exemplo: adorei, mas não lembro nadinha da história) cada detalhezinho ficou marcado em mim...

      Excluir
  4. Ainda nao li esse serie nem vi o seriado...
    Apesar de estar super curiosa, preciso voltar ao brasil e comprar os livros em portugues, de preferencia mais baratos...
    Eu nao divido da capacidade do autor, entao eu ja esperava uma resenha positiva =)
    Adorei a resenha como sempre!

    Beijos,
    Carol e seus livros.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Carol, não sei se você paga diferente por estar aí na Inglaterra, mas geralmente o preço do BookDepository nessa série é bem legal, até melhor do que no Brasil (de vez em quando, na verdade, mas ainda assim). Caso compre aqui, indico bastante comprar o paperback de bolso em inglês ou o box com as cinco edições de bolso (em português mesmo) no submarino, que sai bem baratinho (sobretudo se for numa daquelas promoções loucas deles ahah).

      Excluir
  5. Oie Isa
    eu confesso que li a primeira parte do primeiro, e como assisti a série antes, acabe achando muito parecido e abandonei a leitura. Eu sei, heresia, mas em breve quero voltar a ler. Uma pena que aqui no Brasil os livros demoram a sair, e quando saem sempre tem probleminhas com as edições.
    Bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. No caso de séries famosas, tipo essa, a coisa tá até beem interessante, sabia? Geralmente o lançamento é quase simultaneo, e eles tão aumentando cada vez mais o padrão de qualidade... Ainda bem!

      Excluir
  6. Eu preciso ler essa série. Desde de quando ela foi lançada aqui no Brasil, me interessei. Tenho certeza que não irei me decepcionar com esses livros. Parabéns pela resenha, Isa.

    ResponderExcluir
  7. Eu tô lendo o 5º livro já tem uma vida.

    Concordo com você sobre a dificuldade de achar um culpado. Eu achava a Cersei tão desnecessária, mas no 4º livro, quando passa a ter capítulos dela e a gente começa a saber o que se passa naquela cabecinha Lannister, eu comecei a criar uma simpatia por ela.

    ResponderExcluir
  8. Oi Isabel!
    Eu não li os livros, mas estou acompanhando a série na HBO.
    Eu também não gosto da Cersei, mas também não consigo mais culpá-la. Na 3ª temporada comecei a entender melhor a personagem.
    Minhas preferidas são a Arya e a Daenerys (pena que você não gostou dela!)

    Beijos,
    Sora - Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
  9. Olá! Ainda não li essa série mas sempre vejo comentários favoráveis e elogios ao autor e aos livros; gostei da sua resenha, muito bem feita, me parece ser um ótimo livro, lerei assim que puder.
    O bacana dos livros são isso, a gente vai conhecendo os personagens e refletindo sobre as atitudes deles.
    petalasdeliberdade.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Um livro que agrada muito uma amiga minha, é simplesmente louca por essa série (?) /é assim que se chama? /
    Confesso que desde que ouvi falar dela, nunca me interessei em ler ou assistir a série na TV. Sua resenha como sempre é impecável Isa, parabéns =]~
    Só tenho uma dica: tenta usar palavras mais 'fáceis' porque as vezes fica confuso (pelo menos pra mim). ^^
    Beijos amore =*
    http://www.valeuapenaesperar.com/

    ResponderExcluir
  11. Não li o livro, só acompanho o seriado mas sem dúvidas sei que estou perdendo muita coisa em não ler. Amo todo o mundo de game of thrones mas pra mim a maioria dos personagens ou são detestáveis ou burros. A Sansa pra mim é os dois, odeio ela! hahaha

    ResponderExcluir
  12. Ixi ainda preciso ler o primeiro, me disseram que é bem estilo senhor dos anéis. É verdade?
    beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não tem muito a ver, mesmo. O gênero literário é basicamente o mesmo (fantasia épica) mas As crônicas de gelo e fogo é muito mais humano e político, compreende?

      Excluir
  13. Hey
    HAHAHA George gosta de fazer o povo sofrer, isso é fato!
    Esses livros só ficam em promoção quando não posso comprar.

    Mas sou apaixonada pela série...
    Mas gente como não gosta da Daenerys?

    A Arya é uma personagem maravilhosa na série, no livro imagino que ela seja melhor ainda.

    Cersei é uma má que é impossível não gostar

    bjundas
    Nana - Obsession Valley

    ResponderExcluir
  14. Todas as lojas que vem livros aqui na minha cidade tem ele, só fico namorando na prateleira porque nunca dar pra comprar-lo pois vou com outro em mente. Mas eu juro p mim mesma que um dia lerei todos. Amei sua resenha!

    Beijos
    http://comoumrefugio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Oi Isabel ;)
    Eu sou completamente louca pra ler essa série e tenho que confessar que não li sua resenha inteira justamente pra não ver spoilers (sua irmã é do mal rsrsrs)!
    Mas oq eu li só me fez ter mais certeza ainda que eu estou perdendo tempo adiando a leitura (admito que a grossura dos livros me assusta um pouco).

    É bom saber que a série não vai perdendo força com as continuações (coisa que tem acontecido com outras). Como a garota aqui de cima falou eu tbm juro pra mim mesma que vou comprar o primeiro logo!

    Tem resenha nova lá no blog, quer ler?
    Desde já obrigada!

    Fallen In Me
    - PatyScarcella

    ResponderExcluir
  16. Gente, como não amar o George e seus livros épicos?
    Eu fiz minha mãe comprar o box da Edição de Colecionador (eu sei, eu sei, a única coisa de diferente dos livros normais é o tamanho, as capas e a caixa do box) numa promoção louca do Submarino. Eu mesma adoro a Arya, a Daenerys, o Jon, o Tyrion e a Cersei. São personagens nota 10 /ou até mais/. Só que eu não consigo engulir a Sansa, que menina burra e estúpida u.u Ela me dá nos nervos sempre que entra a narração dela da história.
    Tirando ela, o resto do livro é maravilhoso.
    E eu adorei a sua resenha também, muito bem escrita.

    ResponderExcluir