24 junho 2012

Maria cheia de graça


Maria tem dezessete anos. Maria é colombiana, pobre e precisa trabalhar para ajudar no sustento da família.

Maria está grávida.

Este fato, juntamente com ter perdido seu emprego (por não agüentar ser humilhada por seu patrão), terminado com o namorado (pela recusa em casar com alguém que não ama – mesmo que esteja grávida deste alguém) e as brigas constantes em casa fazem com que a garota sinta o peso inteiro do mundo sob seus ombros. Com a família precisando do dinheiro, Maria só tem duas opções: pedir desculpas a seu chefe e recuperar seu trabalho ou ir a uma cidade maior – porque o seu povoado não possui nada além da fábrica de flores para uma jovem sem formação ou experiência – e conseguir alguma coisa por lá.

O orgulho e a teimosia – corretos, aliás, embora imprudentes – lhe fazem optar pela segunda opção – ainda que se pôr rumo a Bogotá, batendo de porta em porta, seja mais difícil do que duas frases murmuradas para o seu supervisor. Maria, contudo, não chega a precisar disso tudo – no caminho, ela encontra Franklin (rapaz que conhecera dias antes em uma festa) que lhe oferece algo mais rentável e rápido: trabalhar como mula de drogas.

Não sei se isso é devido a algum tipo de ultra sensibilidade minha, mas senti as emoções de Maria em cada pedacinho do filme: o medo de ter que criar um filho diante de condições tão desanimadoras (para dizer o mínimo), a ansiedade para arrumar um trabalho e, finalmente, a tensão, a terrível tensão derivada do fato de que ela, indo rumo ao país mais obsessivo do mundo, tem sessenta cápsulas de cocaína no seu estômago.

Maria cheia de graça é magnífico: sutil, com diálogos bem simples e coloquiais, mas isso – aliado a qualidade do elenco – transmite a mensagem de forma perfeita. Os cenários – na maior parte do tempo, vizinhanças pobres colombianas na própria Colômbia – são simples, mas, ainda assim, perfeitos para o que se propõe. O filme mostra que não é só o desespero que leva a atos desesperados e impensados e sim uma vida inteira de privações e “pequenas torturas” acumuladas – uma hora se cansa, se perde a capacidade de pensar nas conseqüências do que se faz e só se pensa em mudar um pouco aquilo.

No pôster de divulgação, lê-se: “baseado em mil histórias reais”. Real, real, real. Canso-me de usar essa palavra para os filmes que assisto e livros que leio – corro o risco dela se tornar, para mim, tão vazia quanto “bom” ou “legal” – mas essas quatro letras valem mais do que mil outros adjetivos elogiosos.

Nota: 5/5




11 comentários:

  1. Este filme realmente é muito bom! E realista, como vc bem contou! Eu adorei a ideia do poster e toda a ideia subentendida nela!

    ResponderExcluir
  2. Assisti esse filme em uma aula de biologia no colégio (não sei bem por que, já que a gente nem trabalhou em cima dele) e lembro que era no meio de um feriadão e todos os meus colegas ficaram chateados por ter que ver esse filme ~chato~.

    Ok, agora passando o comentário aleatório. Até hoje não sei como termina :( Queria saber, mas não sei se me animo a ver de novo (e o negócio todo de engolir as cápsulas é muito incomodativo de assistir). Acho que a parte de ser tão real é o que mais incomoda. Porque tem tanta gente vivendo essa vida e eventualmente se submetendo a esse tipo de coisa e isso é horrível de se pensar.

    ResponderExcluir
  3. Isabel!
    Eu também uso muito esse adjetivo "real" e tenho o mesmo medo de se tornar vazio nas minhas resenhas, mas às vezes esse é o único que cabe para descrever um livro/filme. :)
    Nunca tinha ouvido falar desse filme, mas confesso que — apesar de gostar de ler sobre histórias REAIS, ver já são outros 500 para mim — fiquei muito interessada no filme, apesar de saber que eu vou ficar incomodada como a Fê disse aí em cima. Mas adorei a dica, vou guardá-la para quando quiser assistir algo assim. :)
    ADOREI a frase do pôster, muito boa!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Oi Isa
    Não conhecia o filme, mas enredos que trazem assuntos condizentes com a realidade sempre me chamam atenção. Criar um filho com marido e toda uma estabilidade já é assustador (Experiência própria), imagina arcar com tudo isso sozinha? nem imagino.
    Como estou grávida e fragilizada, tenho certeza que se assistir irei chorar horrores...
    vai pra listinha
    bjos

    ResponderExcluir
  5. Oie...
    Parabéns pela resenha!
    Achei a estória muito realista e muito interessante, dica anotada !=]
    Tem resenha nova lá no blog, quer ler?
    http://falleninme.blogspot.com/ Desde já obrigada!
    Bj

    ResponderExcluir
  6. Já vi o trailer deste filme. O que você escreveu ficou muito bom, mas este filme não é bem minha praia... De vez em quando vejo estes filmes mais realistas, mas depende da história e de se estou no clima:)

    ResponderExcluir
  7. Essa estoria me pareceu bem tensa
    E da muito pano para manda
    Fiquei curiosa

    Beijos
    @pocketlibro
    http://pocketlibro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Parece ser bom mesmo...
    Foi indicado pro festival de Cannes? Porque normalmente esses filmes são.
    Está na minha lista de "pra assistir".
    Estou em semana de provas e estou morrendo. ~~tenho 20 matérias, saca só. Acho que vai ficar pra semana que vem. X.X

    ResponderExcluir
  9. Lembro até hoje de uma novela da globo que mostrou as pessoas entrando nos EUA clandestinamente e uma das mulheres ficava treinando com uvas enormes para engolir sem morder e então levar as drogas e no meio do caminho alguma deve ter estourado e ela morreu. É muita coragem, não? Na verdade é como você disse: é desespero.
    Fico triste com essas histórias justamente por elas serem tão reais e faço questão de assistir! Vou anotar aqui junto dos outros filmes que você já falou e eu senti vontade de ver também heheheh

    ResponderExcluir
  10. Hey
    Ah já assisti esse filme, mas nem inteiro.
    Mas lembro que é um filme forte e a atriz se sai muito bem

    Pena que depois foram colocá-la logo em Eclipse 'Crepúsculo', num papel tão pequeno onde nem lembrava nada o grande talento desse filme :(

    bjs
    Nana - Obsession Valley

    ResponderExcluir
  11. Olá!

    Eu já tinha ouvido falar do filme meio tortamente (?), mas não sabia detalhes. Ao primeiro momento, quando a gente lê o título e vê o cartaz, pensa logo que se trata de um filme baseado em passagens da Bíblia ou que, pelo menos, é uma releitura moderna dela. Mas aí a gente se engana, né? É completamente diferente!

    O enredo me lembrou vagamente de um outro filme que assisti uma vez, mas que não me recordo o nome. Só lembro que era de uma mulher de alguns país latino, que trabalhava e sofria horrores para tentar se manter.

    Gostei da sua análise do filme, muito bem feita!

    Bjins

    www.dicasoutravessuras.blogspot.com

    ResponderExcluir