30 março 2013

[LIVRO] O processo

                                               


Como blogueira, meço pessoalmente a qualidade de um livro, série ou filme só por um aspecto: o quanto eu me diverti.

Acredito que não sou a única – afinal, qual seria o sentido dos blogs se não fosse esse? Ainda que se fale sobre desenvolvimento de personagens, o conhecimento que se ganhou e a riqueza ou inovação da trama, diversão é o melhor termômetro. Para quê ver a opinião de um leigo, então, se existe a opinião de vários profissionais por aí? Pela existência dessa óbvia diferença entre um blogueiro e um crítico cultural que expõe o que acha em um jornal ou revista, nunca consegui compreender muito bem a opinião desse cara aqui sobre os blogs literários.

Segundo o tal crítico inglês, um cidadão qualquer que expõe suas opiniões em um diário virtual é uma ameaça a qualidade da literatura. Depois de ter lido o texto umas trinta vezes (ele está nos meus favoritos – do computador, não do coração –  desde o dia que foi posto no ar no site do The Guardian), levantei algumas possibilidades:

a) estou sofrendo de uma séria falta de capacidade interpretativa ou

b) o tal crítico não sabe bulhufas sobre blogs ou (o mais provável)

c) ele quis chamar a atenção

Não estou dizendo que o mundo dos blogs literários é lindo e colorido – tem gente que corta uma mão por livro de graça, muda magicamente de opinião só para agradar autor/editora e coisas assim – mas lê quem quer. E se todos os relacionados a produção de livros fossem tecnofobos, o número de jovens leitores seria bem menor.

Maas devo admitir que existe uma pressãozinha para não maldizer determinados livros (sejam as modinhas literárias, sejam os clássicos). Os que os fazem não recebem tomates, mas um certo ar de heresia os ronda. Digo isso não porque irei dizer que O processo é ruim. Não, não é isso. Eu só não gostei da leitura, e vejamos meus porquês.

“Alguém certamente havia caluniado Josef K.”. Certamente mesmo: Josef, nosso protagonista sem sobrenome, é acordado no seu trigésimo aniversário por dois inspetores que tem como tarefa detê-lo. O motivo? Ninguém parece saber, e é algo escondido do leitor – não até o último momento como um suspense, mas de forma definitiva.

Por que, afinal, acaba não sendo lá tão importante: O processo é todo sobre os emaranhados fios da justiça que não é tão justa, algo tão absurdo que me fez correr para São Google e perguntar sobre a existência do surrealismo na literatura.

Assim como Dostoeivsky (uma de suas influencias segundo o posfácio da minha edição de bolso linda da Cia. Das Letras), Kafka tem a estranha mania de retirar páginas e páginas dedicadas à reflexão de um determinado tema levemente relacionado, dando um ar de não ficção.

Tenho um professor sensacional na escola, mas as aulas dele me geram certa irritação – não porque sejam chatas, mas porque sua matéria não me interessa e boa parte dela será inútil até mesmo no vestibular. Não, não estou aderindo a corrente que diz que a educação deve ser meramente utilitarista, mas não consigo evitar de me sentir como uma piloto de Kart em uma Ferrari. Tantos outros aproveitariam todo aquele conhecimento melhor do que eu! Não tenho empolgação, base ou interesse para lembrar qualquer uma daquelas coisas daqui a três anos, nem paixão para entende-las a fundo agora.

Lendo O processo me senti da mesma maneira que nessas aulas. Não é uma leitura particularmente difícil (em termos de linguagem, por exemplo, é bem simples) mas passei o livro quase todo com uma sensação de que eu estava perdendo algo. 

26 comentários:

  1. Confesso que não gosto de ler esses tipos de livros.
    Sei lá, rs ...
    Mas adorei o que vc escreveu, e vc escreve MUITO bem hein :D

    Beijos
    http://caroleblablabla.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Eu também não gosto de ler esses tipos de livros :/

    Hey, você mudou o layout! Gostei! É mais bonito que o anterior!

    Beijokas da Mylloka

    ResponderExcluir
  3. Queria muuuuuito ler livros assim, mas ambos sabemos que o entendimento é o mais importante! u_u

    Acho que eu me perderia um pouco nesses livros. Acho tão legal!!! *-*
    hihihi
    Bjo, Apanhador de Livros*

    ResponderExcluir
  4. Oie Isabel!

    Eu gosto de ler esse tipo de livro que tem um "q" mais critico no estilo de narrativa. O problema é que nem tudo mundo gosta não é?

    Particularmente eu compartilho do mesmo pensamento que seu. Goste de livros, séries e filmes que me divertem e me passam alguma coisa boa. Se tiver que "criticar" um livro que recebi de parceria o da modinha por que ele não alcançou esse objetivo, critico mesmo. Afinal não existe unanimadade em tudo no mundo né.

    Ótima resenha!

    Feliz Páscoa para você e sua familia!
    bjus;***
    anereis.
    mydearlibrary | bookreviews • music • culture
    @mydearlibrary

    ResponderExcluir
  5. Oi Bel *-*
    Já tinha ouvido falar nesse livro em algum lugar e não me chamou atenção em momento algum. Depois da tua resenha, o meu interesse diminuiu ainda mais. Amo livros, de todos os gêneros, formas e tamanhos, mas tem alguns que realmente não são para os meus olhos. E eu to boba até agora com esse crítico. Ao meu ver, blogs literários ajudam bastante na formação de novos leitores. A coisa mais inteligente dos blogs é usar essa área para incentivar a gostosura que é a leitura.
    Feliz páscoa e muito chocolate <3 haha
    Beijão, Unsaid Things

    ResponderExcluir
  6. Oi!
    Eu não conhecia o livro, mas conheço outras obras do autor, apesar de nunca ter lido.
    Concordo com você sobre avaliar uma leitura, filme... Preciso me divertir, para curtir a leitura.
    Enfim, gostei de saber sua opinião, mesmo sabendo que não foi totalmente positiva.
    Abraço!

    "Palavras ao Vento..."
    www.leandro-de-lira.com

    ResponderExcluir
  7. Oie Isa
    O Processo é um clássico, e só isso é motivo pelo qual eu quero ler.
    bjo

    ResponderExcluir
  8. O típico caso de "meu santo não bateu com o do livro". Quem dera fosse fácil criar afeto súbito por cada livro que se lê, mas assim não existiria diversidade cultural, muito menos senso crítico. Tive interesse em Franz Kafka por causa de A Metamorfose (que infelizmente, até agora ainda não se concretizou), e com tanta gente afirmando que o cara é um gênio, dá até medo de dar pitaco. Mas acho que o que prevalece no final é mesmo a satisfação do leitor =D

    Abraço!
    Clara
    labsandtags.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Concordo com vc, meço a qualidade pelo tanto que me diverti ou até mesmo o tanto que me emocionei, o quanto o livro fez algum sentido para mim. E é muito chato quando o livro não te prende. Quando o que vc lê te dá a impressão de que está entrando por um ouvido e saindo por outro, nesse caso o ouvido não seria o ideal nessa frase para o que eu quero dizer né. Mas enfim, não conhecia este livro, e acho que ele não me chamaria tanto a atenção tbm!

    xoxo
    http://amigadaleitora.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Taí um livro que não me interessaria jamais... Não adianta o autor ter nome, e nem gente que faça resenhas apontando mil qualidades (talvez falsas) se é o tipo de livro que agrada 1 em 1 milhão...

    Bjos
    Flavia - Livros e Chocolate

    ResponderExcluir
  11. Ainda não conhecia o livro, embora o autor seja bem consagrado. Acredito que muitas pessoas dão opiniões falsas e dizem que tiveram uma boa leitura, apenas pra se passar por cult. Então, sempre que leio uma resenha positiva de algum clássico, ou de um autor renomado, que não tenha muitos argumentos, desconfio.
    É a pura verdade: muitos blogs só estão aí para ganhar livros. Não para passar para o leitor aquilo que realmente sentiu. E é bem difícil encontrar blogs sinceros assim (aliás, o Distopicamente é um dos poucos e bons)...
    Não gostei nem um pouquinho do texto desse jornalista. Até parece que só quem entende tudo pode dar sua opinião. Liberdade de expressão existe aí pra isso, não é?

    Adorei sua resenha, mas o título também não me agrada em nada. Não é um livro que eu leria agora.

    Beijinhos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Além de ser prepotente, fere um pouquinho a democracia o que ele diz, né? Afinal, livros estão aí para serem lidos - o que a gente faz é basicamente isso, seguido de um comentário...
      Obrigada pela confiança e elogios! :DDD

      Excluir
  12. Com certeza ele queria chamar a atenção!! Devemos considerar que resenhas de blogs podem ser críticas (para o bem ou para o mal), assim como temos críticas de filmes em jornais importantes, cabe a pessoa que lê a crítica saber o que vai fazer com aquilo! Eu adoro ler críticas e resenhas em blogs, mas gosto de tirar minha próprias conclusões!

    Nunca li o Processo, mas já li a metamorfose, e gostei! Acho que leria o processo, mas consciente de que posso não gostar, e já com uma opinião de que ele pode ser não muuuuito interessante!

    Nossa!! Desculpa! às vezes me empolgo!!! ahuahauha

    Bjos
    Ju
    asbesteirasquemecontam.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  13. Oii..
    Não conhecia o livro, e vou te falar que, pela capa, se eu o visse na livraria, nem chegaria perto para ler a sinopse. Vai entender.
    Tenho que aproveitar o comentário da "Juju" (adoro ela) no comentário acima e dizer: acredito SIM que as críticas e opiniões nos blogs são construtivas, mas prefiro eu mesma tirar minhas conclusões. Claro que fico feliz em saber que o livro que quero ler é tido por "bom", mas mesmo se dissessem que ele é horrível, leria com a mesma finalidade: para o meu bem prazer ~ afinal, é por isso que lemos, não é mesmo?

    Não conhecia o livro, mas agora sei do que se trata e falo: sim, ele queria mesmo atenção. E desta forma, conseguiu da pior maneira.

    Beijos, Lu
    http://luizando.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  14. Não me interesso por esse tipo de leitura,
    mas amo a forma como você escreve.

    Parabéns, queria poder escrever tão bem assim

    http://soubibliofila.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Vamos lá...
    O processo é um clássico? Sim.
    Ele deve interessar a todo mundo ou a muita gente por isso? Claro que não. Principalmente porque é um livro que requer um interesse específico em determinados assuntos ou a motivação por assuntos específicos, tais como direito, sociologia, filosofia, etc.
    A leitura não é difícil mesmo. Mas eu concordo e entendo quando você diz ter se sentido um piloto de Kart em uma Ferrari.

    A motivação, o contexto ou a área profissional de uma pessoa importam muito ao ler um livro assim. Gostei do livro, li durante a faculdade (fiz Direito), mas confesso que sempre recebo uns olhares tortos quando critico negativamente certas posições e crenças do Kafka. Me angustia um pouco a insistência na negatividade (já falando aqui de outros livros e contos). Enfim, Bel, curti sua resenha, como sempre.
    Honesta, direta, clara e bem escrita.

    Quanto ao inglês... Bem, todo país deve ter seu Jabor, né?!?! Ou seja, o "cara" que fala sobre tudo e acha que "entende" de tudo, mas sempre critica pelo pior olhar.

    Beijos
    Pâmela Rodrigues
    Blog: Liste & Realize
    Página no Facebook

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada! Enfim, também me irrita isso de termos que concordar com X ou Y que Z falou porque Z é um gênio. Democracia, kdkd?

      Excluir
  16. Oi Isabel, tudo bem?
    Bem, antes de mais nada o senhor que concedeu essa entrevista agora esta nos meus favoritos para ler mais tarde, mas dificilmente acredito que estará em meu coração, e acredito que você imagine o porquê. Bem, agora vamos ao livro. Isabel, você não é a unica que se sente assim com relação a Kafka eu também não sou a maior fã. As vezes já me perguntei se falta profundidade de interpretação, pois minha professora de literatura falava com tanta reverencia que me deixava angostiada por não conseguir ver o que ela via nas obras. Mas acredito que é pura e simples questão de gosto.
    Abraços flor,
    Amanda Almeida
    Você é o que lê

    ResponderExcluir
  17. Eu li algo parecido escrito por uma brasileira a algum tempo atrás... fico sem saber o que pensar... as vezes a única coisa que passa pela cabeça é que são um bando de velhos gagás que provavelmente não sabe nem ligar um computador. Triste, mas possível...
    Acho os blogs tão importantes quando uma crítica profissional justamente por medir a diversão que é o que procuramos nos livros...
    Não sou muito fã de clássicos, justamente por não me divertirem hahaha!!!
    Adorei tua resenha...
    O modo como você escreve é muito muito muito bonito! =)

    Beijos,
    Carol e seus livros.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exato. Enquanto o papel do crítico é analisar questões mais acadêmicas, o do blogueiro é só a diversão mesmo. Eu dificilmente compraria um livro por indicação de um crítico, mas já comprei MUITOS graças a blogosfera literária...
      Obrigada pelos elogios!

      Excluir
  18. Odeio essa sensação de estar perdendo algo, não consigo ler um livro que me faça sentir que não o estou entendendo direito. Alguns dizem que tem que ler, pra se acostumar com os dificeis mas porque eu tenho que querer ler os dificeis?

    ResponderExcluir
  19. Conheço o autor mas esse livro é novo para mim. Eu, também como blogueira, faço uso da mesma média que você: diversão. Acabo me apegando os personagens, porque quanto menos "reais" e interessantes forem para mim, menos eu irie me divertir. Uma pena a sensação que o livro passou, a gente sempre acaba lendo algum assim :s

    Gislaine Alves
    atualizado, comenta?
    Jeito Inédito

    ResponderExcluir
  20. Oi Isabel! Nossa, faz tempo que não comento aqui. E me arrependo disso. Ótimo texto, pra variar. Gosto muito das suas resenhas porque elas sempre começam com uma reflexão interessante. E concordo com você. Acabei de ler o artigo que você linkou, e acho que o cara não entende muito sobre blogs mesmo. Aliás, eu acho uma pena quando os críticos profissionais perdem tempo atacando blogueiros. Nunca vi um blogueiro que se achasse crítico literário. Nós só compartilhamos - e lemos - opiniões. Eu acho que ficar comparando crítica literária com blogs é tipo maçãs e bananas. São coisas feitas com intuitos diferentes, de maneiras diferentes.

    Sobre o livro mesmo, não li. Nunca li Kafka e talvez leia um dia. É provável que leia um dia, pra falar a verdade. Mas ainda não sei quando isso vai ser. Ah, e não entendo por que algumas pessoas se sentem tão ultrajadas quando alguém diz que não gostou de um clássico. Não é meu gostar ou não de uma obra que vai tirar dela seu valor ou suas qualidades, né?

    ResponderExcluir
  21. AMEI seu texto, gosto desse mundo não colorido dos blogs apesar de encontrar poucos. E achei que era um livro super difícil de se ler... mas não tenho vontade de qualquer forma.
    Parabéns.
    beijos

    ResponderExcluir
  22. Sabe, eu amo ler livros assim. De verdade. Mesmo de fato não gostando totalmente da leitura ou não entende-os. É que depois de terminar, eu caço na internet o maior número de informações, comentários e qualquer relação que tenha com o livro lido. A partir disso, vou relacionando com o que li. Tem muitos livros chatos que se transformaram diante dos meus olhos em algo legal por causa disso. A Metamorfose de Kafka foi assim. Sou louca para ler O processo porque já fiz um trabalho sobre ele. Tive que ler tanto sobre a história, que quando eu for ler o livro, acho que vou ter uma opinião diferente se eu não tivesse feito aquele trabalho. Essa sensação de estar perdendo algo também raramente tenho. É que eu acho que qualquer livro, por mais ruim ou difícil que seja, vai servir de alguma coisa para a gente.

    ResponderExcluir