26 janeiro 2012

F9: Sherlock Holmes: O jogo das sombras



Mesmo mais de uma semana depois (aliás, me desculpem pela ausência, estava na praia e o 3G da Tim é uma porcaria por lá) de ter assistido Sherlock Holmes: O jogo das sombras no cinema, ainda não me decidi sobre a minha opinião quanto ao mesmo.
Em Sherlock Holmes: O jogo das Sombras, Watson, companheiro inseparável de Holmes, está prestes a se casar. Holmes, contudo, tem outros planos para os dois, pois está envolvido no maior caso de sua carreira: pegar o professor Moriarty, brilhante intelectual e assassino que pretende deflagrar uma guerra na Europa.
Li alguns dos livros da série do famoso detetive e simplesmente não conseguia enxergar o Sherlock das telas como o mesmo do livro. O Sherlock que imaginei ao ler era inteligente, arrogante, viciado em cocaína e não tão bonito como Robert Downey Jr. – embora as duas primeiras características que citei lhe conferissem um tiquinho de charme às vezes. Vi somente alguns lampejos disto no ator escolhido: em algumas cenas, o ar de extrema esperteza parecia genuíno, mas no resto, ele continuava com uma aura intangível do Stark de O homem de Ferro.
Porém, quando eu consegui afastar-me do olhar de fan girl, acabei gostando muito do filme: é uma mistura de um roteiro inteligente com cenas de ação bem feitas. Ponto (como sempre, hihi) para Jude Law, que fez o dr.Watson: ele realmente me convenceu, não só como parte daquele filme em especial, mas também como o mesmo personagem que narra os livros.

Não vá esperando uma boa adaptação da obra de Conan Doyle: quanto mais fã você for, mais estupefato ficará. Contudo, para aqueles que querem simplesmente um filme hollywoodiano razoável, o filme cumpre muito bem esta proposta.
Nota: 3/5

7 comentários:

  1. Tbém acho o Robert bonitão demais pra ser Sherlock- e o Jude tbém para ser Watson. Mas fazer o quê se filme para fazer sucesso tem que ser estrelado por bonitões...rs

    ResponderExcluir
  2. Eu quero assistir *_*
    Ai Jude é gato demais, não posso ver este filme com meu marido, coitado...rs
    bjs

    ResponderExcluir
  3. Tcheckov é maravilhoso, Isabel! Eu já tenho reservado desde agora um exemplar de contos para Beatriz ler quando crescer! Leia também os outros contos, o conto " Brincadeira" também é maravilhoso!
    Quando sobrar um tempinho, leia também: "Crônica de uma morte anunciada" e "A Incrivel e Triste Historia de Cândida Erendira e de Sua Avó Desalmada" de Gabriel Garcia Marques.

    ResponderExcluir
  4. Ah eu não gosto desses filmes do Sherlock, no primeiro fiquei até entediada quando fui assisti-lo, por isso esse eu passo;p E ainda por cima não acho o ator bonito, pronto falei!
    Beijos.
    http://booksedesenhos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Olá, Isabel!

    Adaptações sempre deixam a desejar, de certa forma. Para quem é fã de uma determinada obra, em muitos casos, há uma certa decepção quando a mesma vai para as telonas do cinema. Conta-se a dedos as adaptações dignas, porém, devemos ter em mente o que a própria palavra já diz: adaptação, e não uma verdadeira cópia da obra atual. Mas, claro, é difícil para nós, leitores, lidarmos com isso.

    Ainda não vi o filme, mas tenho muito interesse. Quero ver com meus próprios olhos o longa... rs.

    Um abraço!
    http://universoliterario.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Adoro este detetive, li os livros e amei o primeiro filme. Infelizmente não vi o segundo, no dia que fui ao cinema escolhi ver TinTim (que foi horível, super chato).
    Você precisa ver Sherlock da BBC, é muito bom e são só 3 episódios por temporada.

    ResponderExcluir
  7. também fiquei meio em cima do muro sobre o filme. eu gostei muito, mas não é nada do que eu estava esperando. ainda não consegui resenha-lo simplesmente por não ter encontrado as palavras certas!

    ResponderExcluir