12 fevereiro 2012

L13: Emma

À primeira vista, o cotidiano dos homens e mulheres da aristocracia inglesa do século dezoito pode parecer terrivelmente entediante: os homens não trabalhavam muito; a vida das moças girava em torno de conseguir um marido e das mulheres em torno do casamento; os preconceitos de classe eram mais acentuados e as regras sociais pormenorizadas a um nível quase insuportável. A fala era polida demais, as ocupações e diversões escassas e a educação feminina extremamente limitada.
Por isso que devo chamar Jane Austen de fada: ela realizou a mágica de fazer essa sociedade tão intrincada, parada e diferente parecer fascinante, mesmo sob o olhar de uma jovem do século XXI. A falta de “atrativos femininos” de Jane Austen a fez nunca se casar, usando então o tempo que outras mulheres dedicariam aos seus maridos para observar a natureza de seus pares.
Natureza humana esta que pode ter mudado de foco com o passar das décadas, mas não de essência: identifiquei-me com várias das características de Emma (infelizmente, mais com seus defeitos do que qualidades), personagem principal do livro homônimo, e conseguia encontrar semelhanças entre os meus conhecidos e os da heroína. Mesmo com a ascensão da mulher, o fim de uma aristocracia e de um modo de vida como narrado e a constante e lenta “criminalização” de preconceitos de classe; a essência humana continua (para o bem e para o mal) a mesma.
Emma é mimada por seu pai e pela sociedade: como se não bastasse sua riqueza (trinta mil libras de herança, uma fortuna enorme na época), ainda é bonita e inteligente. Morando em uma cidade com poucas pessoas que poderia considerar “de seu nível”, é rapidamente cativada pela doce e bela Harriet Smith, jovem pensionista em uma escola de damas e de procedência familiar desconhecida –  algo que era considerado quase um crime para uma moça na época.
Ignorando os conselhos de seu bom amigo Sr. Knightley – que, ao contrário dos outros heróis nos livros de Jane Austen que li, me cativou bastante por sua racionalidade – Emma prossegue com esta amizade, que, como era de se esperar, tem conseqüências desastrosas. A chegada de Frank Churchill, filho do Sr.Weston (marido da ex-governanta e mãe de criação de Emma), criado por seus tios no seio da alta sociedade inglesa, torna a situação ainda mais confusa e complicada.
Mesmo parecendo longo, o livro passa rapidinho, até rápido demais. Embora sua prosa seja muito boa (descritiva sem ser maçante, com diálogos brilhantes e reviravoltas boas e críveis) não é esta a maior qualidade de Emma ou de qualquer outro livro de Austen que eu já tenha lido: a autora não esconde de seus leitores a falta de beleza, inteligência ou o gênio ruim de quaisquer de seus personagens. Até mesmo os mais irritantes (como o Sr.Woodhouse, pai de Emma, que é o que nós, no século XXI, chamaríamos de hipocondríaco) tornam-se suportáveis pela extrema humanidade contida em si. Não há nenhuma tentativa,de fazer heróis perfeitos ou vilões maus demais para serem reais. Na verdade, essas duas categorias – heróis e vilões – são inexistentes: todos os personagens são salvadores ou algozes, dependendo por qual ponto de vista ou do momento que estão passando.
 Obrigada, Jane Austen, por não ter se casado ou feito qualquer coisa esperada das mulheres da sua época: se contrário fosse, não teríamos suas brilhantes análises da natureza humana.
Nota: 5/5

[Esse post foi feito para o Desafio Literário 2012]

22 comentários:

  1. Eu adoro Emma, é meu favorito da Jane Austen. E uma das coisas que eu mais adoro na autora é justamente o que você falou, não tem mocinhos e vilões. Terminei de ler Mansfield Park ontem e, embora seja bem evidente quem a autora defende e quem condena, os "vilões" são muito reais. Têm falhas enormes de caráter? Sim. Mas tem características que os salvam e encantam a todos em volta (como acontece muitas vezes, né?)

    Esse livro teve o casal mais irritante da obra de Jane Austen: Sr. e Sra. Elton. Esses eu não consegui perdoar.

    Adorei sua resenha, você escreve muito bem. Sempre que leio alguma coisa aqui fico impressionada :)

    Beijo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. noossa, o sr. e a sra. elton são realmente péssimos. engraçado, tô lendo mansfield park, comecei ontem hahahahah obrigada pelos elogios, adoro suas resenhas tb! :D

      Excluir
  2. Oii
    É preciso ler algo da Jane
    O mais próximo dela que já cheguei foi Orgulho e Preconceito, assisti o filme.. e li partes do livro.

    Emma tem filme, né?
    Porque lembro da capa..

    Beijos
    Nana - Obsession Valley

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. tem filme sim! não assisti ainda, mas planejo uma "maratona jane austen" para um desses recessos do primeiro semestre, postarei as resenhas aqui :D

      Excluir
  3. Jane Austen é uma delícia, pena só tê-la conhecido na faculdade. Ainda bem que ela é bem direta, pois a gente tinha que ler os livros dela em inglês e, para mim, até as versões adaptadas eram ( e são) difíceis! Mas muita gente da minha idade conheceu uma parte de Jane na adaptação modernosa de Ema em " Patricinhas de Beverlly Hills. Bem, já é uma coisa...rs
    Tenha uma ótima semana!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. meu deus, li o livro todo e não percebi que patricinhas de beverlly hills era a adaptação de emma! hahaha enfim, é bastante moderna msm.
      ela é bastante direta no uso da lingua inglesa meesmo, o que é bem legal, visto que comprei dois livros dela (mansfield park e sense and sensibility) no original... achei que teria problemas com a língua, mas entendia quase todas as palavras. tenha uma boa semana também! :D

      Excluir
  4. Olá Isa
    ainda não li Emma, mas a expectativa é grande, aliás Jane é minha diva mor.
    Amei a resenha, como sempre as suas resenhas são sempre bem explicadas, e nos dá uma boa ideia do que iremos encontrar pela frente.
    Pretendo ler Emma esse mes.
    bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hahah, obg pelo elogio :D enfim, leia msm, é muuito bom, e tá baratinho pelas edições da saraiva de bolso :D (edições de bolso são meu salva-vidas literários para quando a grana tá curta haha).

      Excluir
  5. Oi Isabel!
    Conheço as histórias da Jane mais pelos filmes do que pelos livros. Vi Emma com a mulher do Coldplay :)
    Adoro seu estilo de escrever.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. baseado na obra de jane austen, só assisti "orgulho e preconceito", que é muito bom e fiel. acho que até pelo fato da obra ser muito "pormenorizada", não dá espaço para "viagens" de diretores e roteiristas tanto quanto outros livros...

      Excluir
  6. Sei q essa autora escreve histórias mais voltada para o publico feminino, mas ei já ouvi falar tão maravilhosamente bem dela q ate fiquei curioso para ler alguma coisa rs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. verdade, pelos enredos girar em torno de estórias de amor, atraem muitas meninas. mas, por descrever tão bem os personagens e a prosa ser beem legal, vale a pena para qualquer tipo de leitor :D

      Excluir
  7. Eu confesso q prefiro os livros mais "fantasioso" mas me interessei nesse, gostei da resenha, deu vontade de ler o livro ;) Meu preconceito era com os lobisomem mesmo, os vampiros eu gosto rsrs
    Realmente "Calafrio" me fez quebrar esse preconceito ^^

    Agente já postou outra resenha lá, quer ler? http://falleninme.blogspot.com/ desde já obrigada!
    - Paty

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. siim! as vezes é bom sair do gênero literário que geralmente lemos. por isso que tô amaando o desafio literário.

      Excluir
  8. Oi Isabel!
    Obrigada pela visita ao meu blog :)
    Eu ainda não li Emma, só assisti o filme, mas faz tanto tempo que não lembrava da história até ler a sua resenha.
    Realmente, Jane Austen foi uma melhor à frente de sua época (ainda bem!).

    Beijos,
    Sora - Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hahah, tô baixando todos os filmes para uma maratona de jane austen no futuro. tem algumas adaptações muito boas!

      Excluir
  9. Acredita que não conheço nada da autora
    Se eu já tiver visto antes não saberei dizer se é dela
    Mas gostei bastante da indicação

    Beijos
    @pocketlibro
    http://pocketlibro.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ela é beem legal! vc parece gostar de chick-lit, por suas postagens, e ela é como chick-lit, só que um pouco mais sofisticada, entende? vale a pena!
      beijo

      Excluir
  10. Isabel, quero parabeniza-la por sua escrita. Adoro ler suas resenhas porque, além de clara e transparente, você transcreve de forma empolgante e singular. Parabéns mesmo.

    Sobre livro, confesso nunca ter lido nada da Jane, mas não posso deixar de citar na excitação e curiosidade que senti ao ler o que você nos ofertou sobre Emma. Não duvido da qualidade da obra, e espero sinceramente conferir em breve. Parece mesmo ser excelente.

    Um abraço!
    http://universoliterario.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  11. Sou fã de Jane Austen e suas figuras femininas. Bela escolha!

    ResponderExcluir
  12. Quero ainda esse ano fazer um tour literário pelos domínios de Jane Austen.

    ResponderExcluir