27 maio 2012

Extras


OBS.: Pode conter alguns spoilers de Especiais, terceiro livro da série Feios.

No tempo dos Perfeitos as coisas eram bem simples: bastavam algumas palavras em voz alta para se obter qualquer bem de consumo desejado – roupas, pranchas voadoras e tudo que se possa imaginar. Isso pode parecer um desperdício horrível a primeira vista, mas não: naquela época eram todos Avoados, sem pensamentos próprios – portanto, sem criatividade ou ambição  suficientes para causarem um estrago.

Mas com as novas mentes borbulhantes de seus habitantes, as Cidades temem a volta ao tempo de destruição ambiental e superpopulação dos Enferrujados – o que não é exatamente uma opção.

A Cidade onde Aya mora encontra uma solução bem criativa para esse dilema: aquele que quiser qualquer coisa além do essencial (leia-se medicamentos, comida e moradia) deve ou ter méritos – conseguidos através de trabalho, estudo ou ajuda a comunidade – ou ser famoso.

Mas por mais que se esforce, Aya não consegue passar da patética classificação de 451.396 no Ranking de reputação – o que significa na prática que pouquíssimas pessoas mencionam o seu nome ou sequer o sabem.  O sentimento de não ser ninguém, dispensável e invisível a oprime. Aya não passa de mais uma na multidão. Uma Extra.

Mas os dias de “mendigar méritos” – ou seja, estudar e fazer bicos de babá – de Aya finalmente chegam ao fim: ao perseguir uma atleta famosa,  a garota descobre um grupo de meninas que surfa em trens magnéticos – algo tão inovador que, se colocado no seu Feed, com certeza a faria subir várias posições no Ranking e finalmente deixar de ser uma Extra.

Com um pouquinho de atuação e um punhado de mentiras, Aya se torna parte do grupo. Mas não sem culpa: as novas amigas – incluindo a atleta – parecem detestar a fama e a fizeram jurar que não colocaria nada no seu Feed – promessa que ela obviamente não pretende cumprir.

A má sorte parece perseguir Aya: ser decapitada por um túnel enquanto surfa ou perder as imagens gravadas por Moggle, sua câmera, se tornam de repente seus menores problemas. Uma noite, dentro da montanha, ela e as outras garotas descobrem um grande segredo – armas, o tipo de coisa que as Cidades concordaram em não ter. Mais do que isso: o tipo de coisa que poderia tornar Aya definitivamente muito, muito famosa – além de provê-la com uma justificativa moral para a traição que cometeria ao colocar a matéria no seu Feed.

As melhores distopias são aquelas que exageram algum aspecto negativo da nossa realidade - de preferência um que nos passe despercebido. Scott Westerfeld é mestre nisso: depois de fazer uma ótima crítica a ditadura da beleza e a homogeneização do pensamento nos três primeiros livros da série Feios, o autor ora ironiza, ora idolatra os tempos modernos em Extras.

A Cidade onde o livro se passa é assustadoramente reconhecível: no seu Feed, Aya tem todos os seus passos, pensamentos e gostos documentados – assim como alguns (muitos) de nós em nossas páginas do Twitter ou Facebook. Afinal, quem não conhece alguém que faz o seu perfil de diário? Ou posta coisas “polêmicas” só para chamar atenção?

As “celebridades” de Extras também são como as nossas: algumas são famosas por serem odiadas; outras por de fato terem o que falar e uma parcela incomodantemente grande simplesmente são famosas por terem nascido.

Em Extras, o maior problema de toda a série é sanado: Tally. Embora ela apareça no livro, o fato de que é Aya a protagonista dessa vez faz com que sua arrogância incomode menos. Aya é, aliás, adorável: é perceptível de que sua obsessão com a fama não é exatamente sua culpa, e a evolução da personagem durante a trama é enorme.

Na capa da minha edição há, como é comum, aquelas detestáveis críticas hiperbólicas de jornais e revistas, recortadas de um jeito tal que se tornem ainda mais exageradas. Doí-me muito ter que concordar, mas o The Times está certo: Scott Westerfeld capturou o Zeitgeist como ninguém. De forma simples, todos os anseios e manias da minha geração estão em uma série distópica que, como livros individuais, não é lá grande coisa – mas é fantástica se pensarmos o conjunto das quatro obras.

Extras é um livro que não deveria nem existir: Scott Westerfeld havia planejado Feios como uma trilogia. Nesse adeus, já sinto saudade: mais uma para a minha lista de “perdas literárias”.

Nota: 5/5

19 comentários:

  1. Fiquei com curiosidade de ler este livro: vai entrar na minha lista de leituras futuras!
    Tenha uma ótima semana, Isabel!

    ResponderExcluir
  2. eu nunca entendi muito bem a serie "feios", "perfeitos" e etc @__@ espero ter a oportunidade de ler algum dia parece ser bem diferente

    http://himi-tsu.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oi Isabel!
    Eu li Feios e gostei bastante, mas sei lá por que, acabei não acompanhando o resto da série.
    Gostei da capa dessa edição, bem diferente! E também gostei do seu comentário sobre as "detestáveis críticas hiperbólicas", eu também não curto.

    Beijos,
    Sora - Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
  4. Oi Isabel.
    Já li Feios e adorei.Espero poder ler em breve Perfeitos, pois estou super curiosa para saber como vai desenrolar a história. E sobre as criticas hiperbólicas também não gosto.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  5. Por enquanto eu só li feios
    E gostei bastante *-*
    To louca para ler o resto

    Beijos
    @pocketlibro
    http://pocketlibro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Ainda não li essa série, mas leio tantos elogios, está no topo da minha lista de desejados <3 E eu amei essa capa do post, na edição brasileira é outra capa né?!

    P.S: Não li toda a resenha por conter spoilers. rs

    Beijos
    Meu outro lado

    ResponderExcluir
  7. Só li Feios mas não gostei dele não. :P
    Esse livro me pareceu ser bem um "extra" da triologia, estou certa?
    Enfim... Não é uma série que me interessa :/



    Beijinhos, Amanda Cristina.
    www.primeiro-livro.com

    ResponderExcluir
  8. Bel, li sua resenha nas entrelinhas, pois tenho interesse em ter essa trilogia de quatro. :B Fiquei surpresa quando anunciaram o lançamento de Extras, mas foi uma surpresa boa, ainda mais porque os fãs super aprovaram. Diante de tanta satisfação e aceitação, impossível não querer ler. Adorei!

    Um abraço!
    http://universoliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Ai, meu Deus. *liga o sensor de ódio contra a Tally* *ODEIA A TALLY*
    Eu só li até o segundo livro dessa série e omg omg omg omg omg como eu odeio a Tally! GAHHHHHH!!! Tenho o terceiro para ler aqui, mas vai demorar um pouquinho, porque só de pensar em como ela deve estar mais arrogante nesse terceiro livro... Uh.
    Extras eu quero ler muito exatamente porque ela não é mais a protagonista, HAHAHA, mas tenho que passar pelo tormento de mais um livro com a Tally. Blah.
    Adorei a resenha, Bel!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  10. Oi Linda, nem li a resenha
    com medo dos spoliers (:
    Amo seu blog!

    Beijos,
    Marinah | Blog Marinah Gattuso

    ResponderExcluir
  11. É bom desse jeito, cara? Sempre olhei torto. Eu olho torto pra um monte de coisa, acho que sou vesgo! Mas você sempre me faz ficar interessado. Nem é só pelo jeito que você escreve, mas por observar teus gostos de filme, por exemplo. Dá pra confiar. Mas deixa minhas férias chegarem que eu vou vir aqui opinar se for uma bosta, tô falando sério, porque o livro nem é barato KKKKKKKKK

    Sobre seu comentário no meu post "Game Boy Color", perdi uma oferta absurda de barata também! O cara tava cobrando quarenta reais. Perdi porque viajei. Vou comprar de outra pessoa, também quando as férias chegarem. Preciso de Pokémon na mão de novo, cara, e DS não serve. Tem que ser o old. Old but gold.

    ResponderExcluir
  12. Oi Isabel
    Li algumas partes da resenha com medo de spoiler, e confesso que antes eu não me interessava muito, mas fico muito curiosa com uma distopia que traz uma crítica ao apelo pela beleza.
    Preciso ler essa série urgente.
    bjos

    ResponderExcluir
  13. Nunca ouvi falar nessa série, mas parece bacana!
    Só que meu tempo não permite ler livros, que não sejam os da faculdade, e que mesmo assim estão atrasados.
    Preciso arrumar tempo pra voltar a ler mais coisas!

    Beijão!
    Viva Beleza

    ResponderExcluir
  14. Hey Isa
    Adorei essa capa!!
    Espero começar a série antes do tal filme, que falaram que teria.. vamos aguardar...haha
    Tem uma pseudo ateu no meu facebook que se identificaria com esse livro, então.. HAHA

    Ah aqui onde moro também estreia mais filmes comerciais e tals.. são 5 ou 6 salas sendo que às vezes um filme só fica em 3 ou mais HAHA

    beijos
    Nana - Obsession Valley :)

    ResponderExcluir
  15. Comprei os dois primeiros livros e confeso que estou bem curiosa pra começar a ler.
    Espero não me decepcionar.
    Nova promoção: HADES, da Alexandra Adornetto.
    Confere lá!
    manuscritodecabeceira.blogspot.com
    Bjs.

    ResponderExcluir
  16. Ah, nem vou ler o post então já que eu ainda não li Feios e morro de vontade :p
    Mas o post foi bom para me lembrar que eu tenho que arranjar um tempinho para eles nas férias heheeh
    A propósito, adorei a capa!

    ResponderExcluir
  17. Sempre fiquei desconfiada desses livros, mas tudo o que você escreveu me fez perceber que estava apenas com um conceito muito errado de toda a história. Não sei se foi você que amou a história e passou isso no que escreveu, mas fiquei curiosa agora! Na verdade, você geralmente desperta minha curiosidade quando resenha aquilo que leu ou assistiu! Assim não dá, minha lista de coisas pra ler só cresce. XD

    ResponderExcluir
  18. Você não tem noção da vontade que eu tenho de começar a ler essa série. De verdade, ela parece ser ótima! Tantas críticas positivas. Só de saber que o fim foi uma "perda literária" pra você, isso quer dizer que a série realmente é ótima. :)

    Um beijo,
    Luara - Estante Vertical

    ResponderExcluir
  19. Eu me lembro de quando li "Feios" eu fiquei completamente apaixonada pelo livro,gostei muito mesmo e quis comprar Perfeitos,mas estava tão caro,rs. Conclusão : Até hoje não passei de Feios. Mas meu estilo não é mais como o de antes então não sei se compraria agora,mas ainda acho esse série muito boa.ótima resenha (como sempre!)
    beijos!

    ResponderExcluir