29 abril 2012

Os Vingadores

Não sou lá muito fã de Big Brother. Assisti quase toda a temporada em que Jean Wyllis foi o campeão, e, em momentos de tédio e falta de TV a cabo na praia, pesco dois ou três episódios – não com prazer ou desgosto, mas simplesmente com indiferença.


Mas mesmo estando longe de ser uma fã do programa, me irrito profundamente com as campanhas anti-BBB que são feitas online antes e durante a sua exibição – além dos incontáveis “graças a deus” e “ufa!” quando o programa acaba. Alegam que o Big Brother não traz cultura ou conhecimento para seus espectadores. Mas quem na terra assiste BBB para ficar mais “culto”? Qual seria o problema de entretenimento só por entretenimento?

Essa defesa do BBB acaba funcionando bastante ao meu favor – não pelo reality show da Globo em si, mas sim por outras duzentas coisas que adoro mas que, de fato, não acrescentam em nada no meu “repertório” ou me fazem refletir. Apesar de inconscientemente endossá-la às vezes, odeio essa perspectiva de que tudo na vida tem que ter uma utilidade prática – até mesmo as coisas feitas nos seus momentos de diversão e relaxamento.

Nesta lista de “entretenimento por entretenimento” estão os filmes do multiverso Marvel. Comecei a assisti-los por pura falta de opção – na cidade onde moro, só há um cinema, que tem o dom de quase nunca passar filmes que não sejam de criança/de ação/de comédia – e depois, por ter de fato tomado gosto pelas cenas de ação bem-feitas e produção impecável. Alguns deles têm também o poder de surpreender: adorei as referências históricas nos recentes Capitão América e X-Men: Primeira Classe – este último tão legal que é um dos poucos filmes que me fizeram pagar um indecentemente caro ingresso de cinema mais de uma vez.

Os Vingadores está sendo bastante elogiado no Tumblr, e, apesar de preferir os supracitados, compartilho em parte da empolgação. O enredo em si é bastante trivial para o universo das HQs: o semi-deus rejeitado Loki planeja a dominação da terra. Para isto, ele necessita do Tesseract, uma fonte inesgotável de energia encontrada pelas Indústrias Stark e estudada pela agência de espionagem SHIELD, com as pesquisas comandadas pelo Dr. Erik Selvig.

Depois de capturar o Tesseract, Loki hipnotiza (afinal, ele é um semi-deus bem fraquinho, mas ainda é um semi-deus) o Dr.Selvig e o agente Clint, para que ambos o ajudem no seu propósito de abrir uma fenda no espaço com o mesmo. Fenda esta por onde passariam soldados alienígenas Chitauri que, em troca do Tesseract, fariam com que os terráqueos se prostrassem aos pés de Loki.

Diante da ameaça, Nick, diretor da SHIELD, reinicia a iniciativa Vingadores – um time de super heróis usado para defender os Estados Unidos a Terra. Os Vingadores não são exatamente tão heróicos assim: o seu líder, o Capitão América, acaba de acordar de um “sono” de 50 anos e não está habituado ao mundo moderno; o playboy Tony Stark, o Homem de Ferro, tem problemas com modéstia e trabalhar em equipe; o Dr. Bruce, que ao menor sinal de raiva, pode se transformar em Hulk, matando a todos; a assassina profissional da SHIELD Natasha (ou Viúva Negra) vive entre crises de consciência por seu trabalho e Thor, por ser irmão de Loki, não tem certeza se deve ou não se juntar aos Vingadores.

Talvez o principal problema do filme – que não o tornou tão bom quanto outros da Marvel que assisti – sejam os personagens. Fora Tony Stark – que brilha por sua imodéstia charmosa e ironia sem limites – todos os outros  são muito pouco explorados no tocante as suas personalidades. Desde o início do filme, os seus problemas pessoais e a falta de química entre os Vingadores são bastante enfatizados, e é uma pena tal desperdício. 

De resto, o filme faz magnificamente bem o que se propõe. As cenas de ação são impecáveis, e ocorrem com uma freqüência que torna impossível o tédio. O que alguns milhões de dólares não podem fazer?

Embora de fato não sucite muitas reflexões a primeira vista, Os Vingadores (e outros filmes do gênero) não é exatamente vazio. A defesa as posições americanas perante o resto do mundo é bastante sutil – bem mais sutis do que o ultra-patriotismo em Capitão América, por exemplo – mas estão lá. Através de uma metáfora – onde os inimigos não são seres humanos de países ou etnias diferentes, e sim alienígenas feinhos e poderosos – o indefensável é defendido e justificado. Não sei o quanto essa "mini lavagem cerebral subconsciente" ajudou na construção do império que os EUA são hoje, mas chuto que bastante. O que seria da Terra do Tio Sam sem sua indústria de entretenimento?
Nota: 4/5



15 comentários:

  1. Eu admito faço parte da galera que acredita que tudo na vida tem que ter uma utilidade prática. Mas eu adoro super heróis, por que eu acho que eles encaixam na "utilidade pratica" de certa forma. Sério, cada super herói tem uma filosofia por tras da história. Principalmente o Hulk, meu favorito. Eu adorei os vingadores, tinha comprado o ingresso com 10 dias de antecedência, e adorei a Scarlet Johanson como viúva negra. Adorei. Adorei.
    Pronto, passou o momento nerd.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também adorei, adorei, adorei! Nerds unidos jamais serão vencidos - ou bullynados?

      Excluir
  2. Ah... te falar que estou com o Nicolas.

    ResponderExcluir
  3. Também acho que cinema é entretenimento ( especialmente qdo estamos mal)!E, falando em vingadores, deixei este link aqui- se é que vc ainda não viu- dos " vingadores vintage". DIVIRTA-SE!
    http://kibeloco.com.br/2012/04/25/os-vingadores-the-avengers/
    Bj

    ResponderExcluir
  4. Sobre o Big Brother, concordo com você, essa coisa ridícula em dizer que ele não traz cultura nenhuma é ridículo, pois quem disse que ele foi criado para algo mais além de entreter as pessoas? Eu hein, não gosta então é só não assistir, qual o sentido de ficar criticando sem argumentos relevantes? As pessoas não tem mais o que fazer, sério.
    Eu também não acho que tudo que a gente gosta, lê, assiste tem que ter uma utilidade prática!
    Já esse filme Os vingadores eu não sinto vontade de assistir, não faz muito meu estilo =s heheheeheh

    ResponderExcluir
  5. eu não assisto BBB, não por achar que não é um programa culto e que não vai me acrescentar em nada (isso é óbvio),mas porque eu boicoto a globo kkkkkkkkkkkk
    pra compensar, vez ou outra eu assistir o ìdolos na record, não sou chegada a assistir TV, inclusive passo semanas sem ligá-la, e se meu marido não ligar a bichinha é só enfeite decorativo na minha estante. Enfim, entretenimento por entretenimento eu prefiro os filmes e as séries. Mas ultimamente meu tempo escasso não me deixa cultivar esse hábito. mas esse filme eu estou louca para assistir. Recentemente assisti capitão américa e curti bastante. Vou ter que esperar sair na locadora :(
    bjos

    ResponderExcluir
  6. Eu gosto desse tipo de filme e tenho muita vontade de assistir
    E deve ser muito bom ter todos reunidos

    Beijos
    @pocketlibro
    http://pocketlibro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Só estou vendo comentários bons desse filme que eu me animei pra assisti-lo. Gosto de filmes assim com super herois,e as vezes por mais bobo ou mal feito que seja (que não é esse o caso) eles são divertidos. Adorei o post *-*

    xoxo,Jess ;)

    ResponderExcluir
  8. Não sou muito fã de filmes de super heróis assim. Sempre fui mais pro lado da Barbie e sua floresta mágica... Enfim.
    Mas pelo seu post, Os Vingadores vale a pena ser visto, né? Confesso que me deixou com uma pontinha de vontade... Talvez eu até o assista algum dia desses, rs


    Beijinhos, Amanda Cristina.
    www.primeiro-livro.com

    ResponderExcluir
  9. Hey, comecei a acompanhar seu blog há pouco! Bom... o que eu tenho a dizer? Sempre adorei a Marvel! E... portanto não são filmes para mim que tomo como "cultura inútil" - o que eu costumo dizer de BBB.
    Enfim, sou uma menina-garoto. Super-heróis são melhores que princesas, e "os vingadores" foi demais!
    Gostei da sua crítica, porém eu daria um 5!
    Au revoir!

    ResponderExcluir
  10. Oii!
    Gostei bastante da sua opinião, eu ainda não vi Os Vingadores, mas concordo com a análise que vc fez!
    Mesmo assim, estou muito ansiosa para assistir! *-*
    Beijos!

    ResponderExcluir
  11. Todos possuímos uma percepção diferente sobre diversas coisas. Eu, por exemplo, acredito que mesmo que uma produção/criação seja extremamente surreal e fantasiosa, ela pode sim ser capaz de nos ensinar diversas coisas. É como se alguns de nós fôssemos capazes de enxergar o lado humano disso, e a sensação é incrível.

    Adoro história de super-heróis e estive esperando pela estreia de os vingadores há bastante tempo. Ao ver o filme senti que a espera valeu muito a pena, porque a produção aos meus olhos foi majestosa e contagiante. Confesso que mal posso esperar para assistir o filme novamente, pois vou adorar me sentir uma criança de novo ao ver os grandes heróis brilhando nas telonas.

    Um agraço!
    http://universoliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Oie...
    eu fui assistir esse filme e posso dizer que simplesmente eu adorei e estou louca para ver o próximo =]
    e vou confessar os meus personagens favoritos nesse filme foram o Huck e o Homem de Ferro rsrs
    Obg pela visita lá no blog!
    tem resenha nova lá se vc quiser ir lá e deixar um coment...
    http://falleninme.blogspot.com
    Bjão

    ResponderExcluir
  13. eu to muito afim de ver esse filme! pra mim é puro entretenimento "de massa" - detesto esse termo - tipo, ver só pra me distrair e fim. claro, existe algum pensamento por trás da história, mas dificilmente eu pensaria a respeito. é que eu curto super heróis mesmo e nesse filme tem o Thor. E o Homem de Ferro. e sim, sou dessas. HAHAHAHAHA

    ResponderExcluir
  14. Oi, Isabel! :) Eu ainda não assisti o filme.
    E, apesar de toda a metáfora e senso crítico por trás das cenas de Ação, admito que o longa foge bastante do meu gênero.

    Mas não descarto a possibilidade de conferir em DVD.

    Bjs ;)

    ResponderExcluir