07 janeiro 2014

3 podcasts literários + maratona



Os podcasts para mim foram uma descoberta bastante grata – embora eu goste bastante de ler na minha hora e vinte minutos diária de locomoção para e da escola, às vezes as condições espaciais (ainda não me treinei a ler em pé) impedem que isso seja possível.

Mas não só nessas situações – os podcasts são uma maneira extremamente dinâmica de ouvir discussões entre autores e blogueiros, agregando em cada minuto milhares de informações. Assim como no YouTube, temos no Brasil algumas joías de podcasts, e aqui estão os literários que acompanho, sem ordem de preferência. Peguem os fones de ouvido e usem bem as horas no trânsito:

Com punhados de convidados ilustres no cenário da literatura brasileira, o GhostWriter foi um dos primeiros que descobri e que acompanho ansiosamente cada episódio até hoje.
Por onde começar:

Não são muitas edições, mas o Iradex é extremamente bem produzido. Se alternando entre entrevistas, indicações e análises de livros famosos, o podcast dá ótimas dicas e tem alguns dos melhores bate-papos entre escritores e entrevistador que já vi.
Por onde começar:

Cheio de bom humor e com um sotaque maravilhoso dos podcasters, o Cabuloso alterna conversas sobre obras relevantes com discussões atuais sobre o mercado literário e entrevistas.
Por onde começar:



O post de hoje é meio que duplo: venho aqui também para anunciar minha segunda participação na maratona literária durante a semana que vem. A ideia é simples: aumentar a sua taxa de leitura usual, de acordo com suas possibilidades.  O meu plano era fazer uma maratona temática de livros coming of age, mas o correio não gosta muito de mim e ainda não entregou todos os pedidos que fiz antes do natal. De qualquer maneira, minha meta é de cinco livros, que incluirão, obrigatoriamente, os já entregues Just Listen e It's kind of a funny story. Que os jogos comecem!


3 comentários:

  1. Amei o post! Comecei a academia e queria ouvir podcasts enquanto estou lá :) Obrigada pelo post! O que eu faço também é baixar o áudio de vídeos no YouTube e passar pro celular! Vou selecionar os podcasts agora mesmo! Obrigada pelas dicas :D

    Clara
    @mmundodetinta
    maravilhosomundodetinta.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Oi Isabel, tudo bem?
    Eu não tenho o habito de ouvir podcasts, mas a cada dia tenho pensado em mudar isso. Obrigada pelas dicas de canais, foram todos anotados.
    Abraços,
    Amanda Almeida
    Você é o que lê

    ResponderExcluir
  3. Boa sorte na maratona! Nunca tinha parado para ouvir nenhum postcast, achei muito legal!
    Beijão,
    destemidagarota.blogspot.com

    ResponderExcluir