26 dezembro 2014

Dark Places (livro)


Segundo Osvald de Andrade, dá pra ter poesia até na dor e no elevador – mas a ficção as vezes parece ter se esquecido disso.

Seguindo a tendência adotada por filmes hollywoodianos, é hábito de muitos escritores só mostrar o lado belo da coisa, mesmo quando retratando coisas que na vida real nunca são boas. A morte de ente queridos, a pobreza extrema e até mesmo algumas doenças entram nesse jogo artificial de maquiagem – anorexia e cleptomania são hoje escolhas comuns de vamos-dar-um-problema-para-este-personagem pelo glamour embutido na magreza e no material.

Esse mundo embelezado e cheio de glitter nem sempre me desagrada – doenças deixadas de fora, por que não ter uma visão mais suavizada das coisas as vezes, quando o dia a dia já é difícil demais? Sair disso, porém, é sempre bom – fiquei feliz, portanto, ao ler Dark Places. Dois adjetivos que cabem para este livro? “Cru” e “sujo”, eu diria.

Em meados dos anos 80, na fictícia cidadezinha americana de Kinakee, no Kansas, viviam os Day – que poderiam ser os típicos agricultores de filme do sul estadunidense, bronzeados e felizes, se não fosse por uma crise econômica que lhes tira parte esmagadora de sua renda. Abandonada por seu marido, Hunter, a matriarca da família, Patty, faz de tudo para conseguir sustentar seus quatro filhos – três meninas e um menino, Ben, de quinze anos, que com a adolescência se torna obscuro e irrascível.

De pão a sabonete, tudo falta para os Day, menos rumores. Ben está na boca de todos na cidadezinha onde moram, sendo acusado de executar rituais satânicos, óbvia fonte de ódio e olhares tortos de vizinhos.

A má imagem do Ben na cidade provavelmente é um empurrãozinho para que ele seja condenado a prisão perpétua pelo assasinato de sua mãe e de duas das suas irmãs – a única prova é a palavra de Libby, a mais nova, então com sete anos e única sobrevivente. Sem muitas investigações, Ben é trancafiado e Libby motivo de atenção nacional.

Quase trinta anos depois, Libby é, ao mesmo tempo, um lixo de pessoa e alguém a se sentir pena – nunca conseguiu manter um emprego, sobrevivendo de doações. A fonte, é claro, seca um dia, levando a má sucedida mulher a procurar desesperadamente por maneiras de ganhar dinheiro que não envolvam trabalhar de fato.

É claro que, depois de três décadas, o interesse nela é pouco – foram-se as oportunidades de contratos de livros e palestras motivacionais, nas quais, apesar da insistência de seu advogado, Libby nunca aparecia. O fato é que ocorrem muitos desastres em um país tão grande, e uma garotinha deixada orfã por um irmão psicopata nos anos 80 não atraí a atenção de muita gente – pelo menos não gente considerada sã.

O que não é o caso, felizmente, de um grupo que Libby encontra – detetives amadores obcecados com massacres, eles lhes dão dinheiro o suficiente em uma ou duas horas para que ela possa pagar o aluguel. O que ela não esperava, porém, é o início de um curioso questionamento: Ben assasinou ou não toda a sua família?

Não é a minha primeira experiência com Gillian Flynn – há algum tempo, li Garota Exemplar, e gostei bastante. Dark Places não é nem de longe tão surpreendente e de tirar o sono quanto a esse último, mas tem personalidade, assim como seus personagens. Não me entenda mal: todos em Garota Exemplar são maravilhosamente contruídos, mas como se identificar com alguém tão inalcançável como Amy? Todos em Dark Places, por sua vez, parecem um pouquinho com alguém que conhecemos, e essa familiaridade empresta ao livro um senso de realidade gigantesco – diferente do que geralmente ocorre em romances policiais que envolvem massacres. Gillian se esforça no sentido de fazer com que o leitor se identifique com Libby – não necessariamente por personalidade, mas sim por sentimentos. Libby está o tempo inteiro com medo ou raiva, tendo uma sinceridade ímpar em admiti-lo. Foi esse aspecto que fez com que Gillian Flynn fosse bem sucedida – afinal, somos todos Libby Day, mesmo que só um pouquinho.


4 comentários:

  1. Oi, Isabel! Que bacana entrar em seu blog e dar logo de cara com uma resenha de um livro da Gillian Flynn (uma das minhas autoras preferidas)! Adorei a resenha e fiquei com ainda mais vontade de ler o livro! Esse é o único livro da Gillian que eu ainda não li, estou esperando que lancem ele no Brasil (já que não sei ler em inglês) para assim poder lê-lo! Espero que façam isso logo, pois estou doido para ler "Dark Places"!

    Abraço

    http://tonylucasblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada :) Enfim, a Gillian é fabulosa mesmo. Creio que agora com o filme de Dark Places e ela ganhando bastante projeção graças a Garota Exemplar, alguém compre os direitos e publiuque por aqui!

      Excluir
  2. O livro pelo visto tem a mesma premissa que Garota Exemplar, e acho isso um pouco estranho já que foi escrito pelo mesmo autor, então parece até falta de criatividade. Mas gostei da sua resenha, é bem como você falou, a realidade crua e suja, assim como os personagens que provavelmente são cheios de defeitos, os tornando mais humanos

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br
    Já conhece os multi talentos? Vem conferir!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não é tãããao parecido não... Envolve assasinatos e pessoas com problemas, mas isso é quase td livro, né haahhaha :)

      Excluir