21 maio 2013

[MINI-SÉRIE] Black Mirror




Quando se fala de filmes, livros, música, seriados, a linha que separa o “adorei!” da adoração é mais tênue do que se possa pensar. Black Mirror a cruzou.

Fazer algo bom não é fácil, mas existem sete bilhões de pessoas no mundo com talento e suor suficientes para mais coisas maravilhosas do que jamais poderemos usufruir de. Já algo que desperte adoração deve ser milimetricamente calculado e ao mesmo tempo espontâneo. Algo genuíno, belo, maravilhoso. Black Mirror é tudo isso, e arrisco a dizer que a série curtinha de três episódios por temporada (cada um representando uma história isolada) não sai da minha cabeça desde que a assisti pela primeira vez.

Geralmente quando se fala do poder exercido pela mídia sob nós não se sai muito do “a mídia aliena”. Particularmente detesto o termo “alienação” e todos os seus derivados – mesmo que eu esqueça momentaneamente (o que não ocorre) o seu uso em geral elitista, é complicado não aplicá-lo de forma arrogante. Ora, então você realmente sabe qual é a verdade e agora quer iluminar a todos nós?

Black Mirror não teria ganho a minha adoração se não fosse muito mais fundo no tema – seus três episódios são três nuances da nossa relação com o quarto poder, e qualquer um que o assistir com atenção o suficiente verá seu comportamento representado, hora ou outra, nos personagens.



No piloto, The National Anthem, o primeiro ministro britânico Michael Callow é acordado por seus assessores graças a uma vídeo ameaça. A vítima não poderia ser (politicamente para Callow, ao menos) pior: a princesa Susanne, popular com seus súditos por ter uma forte presença no Facebook.

Raramente a segurança de nações poderosas deixa tais brechas, mas de qualquer maneira, uma princesa seqüestrada por um terrorista não é nada de extraordinário, certo? Espere até ouvir a barganha: em troca da vida de Susanne, o primeiro ministro deverá fazer sexo com um porco, transmitindo o ato em rede nacional. Rapidamente o vídeo da ameaça ganha a internet, e especulações são feitas.



A dúvida se o ato ocorrerá ou não permeia o episódio, mas não é isso o mais fascinante, e sim a espetacularização de uma situação completamente absurda, coroada com um final pouquíssimo previsível e fantasticamente real.



O universo do segundo episódio me deu uma invejinha criativa: como eu queria ter sido seu criador! Nele, a única ocupação para jovens fisicamente aptos é pedalar em bicicletas para a geração de energia, o dia inteiro acompanhados por programas e joguinhos – que são, aliás, a única forma de entretenimento deste planeta. Cada pedalada gera um determinado nível de créditos, utilizável para as coisas comuns, como comida, até outras como o direito de secar as mãos no banheiro.



Mesmo com mais de quinze milhões de créditos em sua conta, Bing não liga muito para isso – as distrações que o sistema oferece não são muito interessantes para ele. Até que ele arruma um jeito de gastar essa bolada: ao ouvir a voz de anjo de Abi, uma menina bastante doce que acaba de começar a trabalhar, Bing se oferece para pagar a participação da garota no O popular, cruel show de talentos que é a única forma de ascensão social.



15 milhões de méritos critica a nossa sede insaciável por entretenimento, perpassando pela idiotização do mesmo – os jovens que engordam ou desenvolvem problemas de coração, por exemplo, viram faxineiros, ridicularizados por programas de TV e humilhados por seus pares. Além disso, o episódio mostra de forma quase cruel o ciclo vicioso em que nossa sociedade está fadada a viver, com trabalho incansável para comprar as mesmas porcarias que nos darão um prazer raso e passageiro, constantemente renovado para que não haja um só momento de reflexão. Melhor do que muito livro de filosofia.

Todo mundo que já discutiu pelo MSN ou Facebook sabe: não é boa coisa ter registros desse tipo de situação. Como desculpas seriam válidas se as palavras estão escritas em algo quase tão duradouro como pedra? No terceiro episódio de Black Mirror, The Entire Story of you, esse probleminha ocasional da geração Z é elevado a um nível extremo.



Liam é um advogado desempregado, com histórico de ciúmes, portador (como quase todos de seu mundo) do Grão, dispositivo que guarda todas as memórias do indivíduo em vídeo, em uma inteligente linha do tempo. Útil para resolução de crimes, um desastre para as relações interpessoais.

Isso fica claro quando a esposa de Liam, Fion, se reencontra com um velho caso de verão. Aí a espiral de ciúmes começa, em um círculo doentio alimentado por velhas memórias e a sagacidade de advogado de Liam. Nada diferente do que ocorre desde que o mundo é mundo, mas aqui as certezas são absolutas, não há relativização e as mentiras doem mais.


Tão bom quanto o segundo episódio, este critica o nosso hábito de viver no passado, tão presos há lembranças antigas que não há nenhum esforço em produzir novas. Esquecer é péssimo, mas lembrar demais também. O epitáfio de Matadouro cinco seria bastante útil aqui: “tudo era belo e nada doía”.

Gosto de terminar posts com frases legais (que nem sempre soam legais fora da minha cabeça, mas enfim) só que nenhuma que me ocorre é boa o suficiente para Black Mirror. Minha última consideração: largue o que você estiver fazendo com sua vida e vá assistir essa fantástica série. AGORA.

16 comentários:

  1. Cara, eu sou apaixonada por série, mas não conhecia essa. Não sei se foi você que escreveu super bem ou se ela é boa mesmo, rs. Quero muito assistir, nem que seja o primeiro episódio só para ter um gostinho. Você possui algum link para baixar na internet? De qualquer forma, vou procurar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Alice! Baixei no site omelhordatelona :) omelhordatelona.biz/series/black-mirror/3627-black-mirror.html

      Excluir
  2. Ok, você acabou de me fazer baixar mais uma série. vou assistir agora.

    Beijos,
    Carissa
    www.carissavieira.com

    ResponderExcluir
  3. Isabel, eu tinha visto uma nota sobre a minissérie na internet mas de forma alguma ela dava mostras de que era tão interessante como você o fez, e por isso não tinha me interessado por ela até agora. Vou procurar assistir, séries questionadoras que fazem bem seu trabalho estão ficando raras, esta parece ser uma boa pedida.

    ResponderExcluir
  4. Adoro séries, e nunca tinha ouvido falar desa...Por ser histórias diferentes a cada episodio, parece ser interessante. Fiquei bem curiosa para assistir! :D

    Beijo

    ResponderExcluir
  5. Adoro séries, e sim, vou falar com a minha irmã (sempre assistimos juntas) e conferir. Mas na verdade, eu admito que o segundo e o terceiro episódios não me interessaram nem metade do que o primeiro. Sou fascinada por perversidades sexuais. rs

    ResponderExcluir
  6. Eu AMO séries e ão conhecia essa que me parece ser bem estranha, rs.
    Vou pesquisar aqui para assistir. Parece.... diferente rs

    Beijos, Lari.❤
    Vitamina de Pimenta

    ResponderExcluir
  7. Não conhecia essa série. Mas vou baixar ela agora porque me interessei. haha
    beijos

    Marina Alessandra do blog Maior de Idade
    @mariinaale
    @maioordeidade

    ResponderExcluir
  8. Olá Isabel,
    Se eu tinha alguma dúvida sobre essa série, você acaba de me convencer. Sério! Vou começar a assistir hoje mesmo!

    Lucas / Era uma vez...

    ResponderExcluir
  9. Olá isabel, mas como eu nunca ouvi falar dessa série?
    Adorei o contexto e tudo mais, quero muito conferir agora!

    Beijão
    Michelle Boyd
    Little Things

    ResponderExcluir
  10. Adoro as dicas de livros, filmes e principalmente séries que vc dá aqui.
    Fiquei bastante curioso pra ver essa, assim que tiver um tempinho quero baixar

    Beijos.
    www.lisz-tomania.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. Soube dessa série por um comentário que você fez em algum post passado, e fui pesquisar e acabei baixando. Assisti o primeiro episódio e achei muito bom! Com certeza foi um final inesperado, e que te deixa pensando nessa questão de sempre estarmos conectados.

    ResponderExcluir
  12. VOCÊ. MERECE. PEDALAR. SUA. VIDA. INTEIRA.
    EAUHEAUEHAUEHAUEHAUEHAUEAHEUAHEUAHEUAHEAU'
    Sério, depois de me deixar infinitamente viciado nessa série você devia fazer igual no segundo episódio da primeira temporada e ficar lá pedalando eternamente, onde não poderia me viciar em nenhuma outra série!
    Brincadeiras à parte...
    Adorei a série, comecei a assistir graças a você e viciei! *______________* QUERO MAIS, MANDE MAIS! *O*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. HDUASDHASUDAS, muuito obrigada! Fico feliz quando alguém gosta das minhas indicações :) Podexá que vou fazer o post da seugnda temporada o mais rápido possível, além de outras séries tão boas quanto :)

      Excluir
  13. Sobre o mundo cibernético, ciumes e demais paranoias. Black Mirror é as vezes perturbador. Excelente seriado.

    ResponderExcluir