24 janeiro 2014

9 planejamentos de autores famosos



Sou uma grande fã de planejamentos, ou, no inglês, outlines - aquele resuminho básico dos acontecimentos que vários escritores fazem com o objetivo de traçar uma linha dos acontecimentos em suas obras. Achei nesse post aqui alguns planejamentos de livros razoavelmente famosos, indo de Harry Potter e a Ordem da Fênix até algumas outras que nunca ouvi falar. Eis então a bagunça da mente de um escritor em produção:



Light years, de James Salter. Não conheço o autor nem a obra, mas o planejamento parece ser um bem limpo e simples em três atos.




Harry Potter e a Ordem da Fênix, de JK Rowling. Parece meio caótico, mas analisando de perto, é na verdade bem detalhado - temos os meses do ano escolar em que ocorreram cada capítulo, paradeiro de personagens centrais e por aí vai.



Catch-22, de Joseph Heller. Muito, mas muito detalhado e gigantesco (clique na imagem pra ampliar): parece cobrir todos os pontos necessários numa estrutura de história.



Trópico de Capricórnio, de Henry Miller. Alguém mais não entendeu muito bem esse?



Uma fábula, de William Faulkner. Método bastante interessante, esse de escrever nas paredes - apesar que mandar pintar toda vez que for escrever um novo livro deve ser bastante trabalhoso...



A redoma de vidro, de Syvia Plath. Depois de um vídeo da Tatiana Feltrin, fiquei bastante curiosa quanto à obra, por isso não analisei tão de perto o esquema por medo de spoilers. 



Harlot's Ghost, de Norman Mailer. É, na verdade, uma timeline, que não é tão completa, mas parece ter sido feita com um esquema de cores interessantes.



A caixa preta, de Jennifer Egan. Adoro a autora, e A caixa preta foi um projeto interessante: um conto postado no Twitter, cada mini capítulo com 140 caracteres.



Frank Sinatra has a cold, de Gay Talese. Não é um livro ou conto, mas segundo o pessoal do Flavorwire, era muito interessante para ser deixado de fora. Concordo.


3 comentários:

  1. Eu nunca tinha visto esses planejamentos, muito legal! Sou louca para ler "Redoma de Vidro", Sylvia Plath é incrível, mas nunca acho :(
    Beijos,
    destemidagarota.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Esses planejamentos são novidade para mim. Sei que escrever um livro dá o maior trabalho e que o autor tem de pensar em cada mínimo detalhe, mas eu nunca tinha visto como acontecia na prática.

    ResponderExcluir
  3. Oi Isabel, tudo bem?
    Que interessante esses planejamentos. Eu faço alguns quando escrevo e os meus no geral são simples. Mas vendo todos estes, percebo que preciso aprender um pouco mais, acredito que o planejamento ajude e muito na construção da estória e também em manter o foco.
    Abraços,
    Amanda Almeida
    Você é o que lê

    ResponderExcluir