28 dezembro 2014

Domingo preguiçoso: projeto de escultura


Não sou grande usuária do Tumblr, mas sempre que entro acho uma ou duas coisas que chamam bastante a minha atenção e me fazem repensar minha opinião sobre essa rede social que é, mais do que qualquer outra, um poço de desculpas para a procrastinação.

A coisa legal que achei para esse Domingo Preguiçoso é simples – um projeto de arte. Usuária de anti-depressivos e outros remédios afins, a autora dessa “escultura” a montou com quase mil potinhos de remédios e ao invés de rótulos como Prozac ou Percocet, eles têm, na verdade, os motivos pelos quais ela tem de tomá-los, todas as coisas (intencionais ou não) que as pessoas lhe disseram que causaram seus problemas psicológicos. O ditado de língua inglesa que diz que “paus e pedras podem quebrar meus ossos, mas palavras nunca me machucarão” não poderia estar mais errado.


O conceito em si já renderia um ou dois parágrafos de reflexão, mas como não é esse o objetivo dessa coluna, lhes deixo com as fotos (reblogadas milhares de vezes no Tumblr) do projeto e algumas traduções:
"Vaca", "vadia, "gorda".
"Você é uma bagunça", "você é feia", "você é muito gorda pra essa roupa".

4 comentários:

  1. Tumblr é uma armadilha de Satanás: toda vez que faço o login só volto pra vida 5hs depois. Tenho certeza que aquilo consome força vital: não tem outra explicação.

    Me apaixonei pelo conceito da obra. Tomo muitos remédios e a maior parte deles por problemas que me afetam porque são alvo de críticas dos olhos dos outros. A minha racionalidade entende perfeitamente que há coisas que são naturais, não são imperfeições e sim características, mas é muito difícil lidar com a crítica dos outros e seus olhares de repúdio e nojo como se a culpa fosse minha, como se eu escolhesse ter características diferentes do padrão.

    Até mais :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Siim, o Tumblr é meio que um buraquinho negro para tempo perdido haha
      Que bom que vc se identificou! É difícil não se influenciar pelo dito pelos outros...

      Excluir
  2. Oi Isabel!
    Eu tenho uma relação de amor e "ódio" com o Tumblr: amo as inspirações, mas morro de medo dos spoilers hahaha!
    Adorei o projeto, sensível e reflexivo. Muitos não levam depressão a sério, é um tema a ser discutido.
    Feliz Ano Novo!
    Beijos,

    Priscilla
    http://infinitasvidas.wordpress.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai, os spoilers... Pior coisa do tumblr! Aqueles gifs são lindos,mas revelam demais hahaha

      Excluir