07 maio 2013

[SÉRIE] Les Revenants



Um acidente acontece em uma cidadezinha francesa durante um passeio escolar, e nele, trinta e oito adolescentes locais morrem. Entre eles está Camille, cuja morte desmantelou a sua família: seus pais, Claire e Jerome, passam por um complicado processo de divorcio; este último parece sucumbir aos poucos ao alcoolismo e Lena, sua irmã, está cada vez mais distante de todos. Enfim, as preces da mãe ferida acabam sendo atendidas da pior maneira possível: um belo dia, Camille, o seu” bebê”, volta dos mortos.



Como se isso não fosse por si só curioso o suficiente, há também alguns adendos na situação de Camille – sua última lembrança é do passeio escolar. Não há zumbis os fantasmas aqui. Tudo é complicado não só para sua família, que recebeu este presente de grego, mas também para ela mesma, que não sabe como lidar com a situação de ser uma “renascida” que não viu luz branca nem atingiu iluminação espiritual – na verdade, ela não se lembra nem mesmo do acidente que provocou a sua morte. O mundo continuou a girar sem Camille, e aceitar isso pode ser mais complicado do que parece.



Embora a garota tenha um pouco de sorte em relação a Simon: morto há dez anos (ela está somente há quatro) a vida de sua única pessoa na cidadezinha e grande amor, Adéle, se modificou completamente desde então. Não há mais espaço para um noivo que morreu no dia de seu próprio casamento na felicidade caseira leve da mulher, com um novo marido – o capitão da polícia da cidade – e filha.



Fechando o ciclo, há Julie que não ser é uma “renascida” ela mesma, mas passa por sua cota de situações curiosas ao encontrar Victor, um estranho garotinho. No início, a reação é a de se esperar (checar na polícia se há alguém procurando por ele) mas ao perceber que Victor aparentemente não tem família, os elos entre ele a jovem e cautelosa enfermeira se tornam estranhamente maternais. Isso não impede, porém, que Julie constate que há algo de muito macabro e bizarro com o garoto.

A primeira série que realmente assisti foi Lost – minha mãe costumava comprar os DVDs (entulhados no armário da sala até hoje) e fazíamos maratonas no final de semana. Gostei do formato de uma história contada em vários episódios de quarenta minutos ao invés de somente em duas horinhas, e realmente me apaixonei por todo aquele mistério, os personagens, a ilha.



Mas mesmo para alguém com pouquíssima experiência em seriados era óbvia a enorme confusão em que os produtores estavam metidos: como explicar todos aqueles fenômenos loucos sem uma desculpinha estúpida? Temi quanto a isso com Les Revenants, mas o caráter eminentemente sobrenatural da série a salvou.

Mas não foi só isso: ao contrário de Lost (que perdeu um pouco da qualidade lá pela quarta temporada) Les Revenants é impecável do início ao fim. Não há um só ator ruim no elenco, com destaques para a intérprete de Lena – que encarna perfeitamente uma adolescente obviamente confusa pela volta da irmã – e de Adéle. Duas jóias vindas da França que eu nunca havia ouvido falar, mas que prestarei mais atenção no futuro.

Até porque para cumprir o proposto pelo enredo era obviamente necessário uma dose forte de emoção. Embora o mistério cative e prenda de uma forma que me fez assistir os oito episódios em cerca de um final de semana, não é esse o sustentáculo de Les Revenants, e sim as reações dos personagens. Se lidar com a morte de um ente querido é difícil, imagine com a sua volta? Os personagens religiosos da série aceitam isso de forma melhor, como era de se esperar, mas só a reação dos renascidos já seria o suficiente – a solidão e deslocamento são quase palpáveis. Não é terror, é um suspense psicológico dos bons.

Pode parecer, mas Les Revenants não dá medinho não. Palavra de uma medrosa profissional.

Pouco a pouco, outros personagens são introduzidos – renascidos ou não – e outros mistérios também. Não há explicação racional (ou até mesmo dentro do universo paranormal da série) para nenhum dos fenômenos, mas isso não fez muita falta – ao menos não para mim.

Les Revenants foi renovado para mais uma temporada, e será importado para os Estados Unidos com uma versão que provavelmente se chamará Rebound. Ambas as coisas (segunda temporada e versão americana) são daquele tipo que podem dar maravilhosamente certo ou epicamente errado – afinal, não é exatamente fácil se equilibrar na corda bamba entre mistério sobrenatural e historinhas de zumbis.

OBS.: A trilha sonora (feita exclusivamente pra série) é instrumental e FABULOSA.

OBS2.: A série é baseada em um filme. Caso queiram a resenha também, não deixem de dizer abaixo ou lá no post de Les Revenants no Facebook :)

14 comentários:

  1. Resenha resenha resenha!

    E essa série, tem com legenda?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem sim, Mareska! Eu baixei no O melhor da telona :) http://www.omelhordatelona.biz/series/les-revenants/3451-les-revenants.html

      Excluir
  2. Isabel, eu parei no primeiro episódio, tô acompanhando muita coisa então estou guardando ela pra quando entrar de férias em junho, mas eu gostei muito do que vi - as últimas cenas são excelentes, ali que eu percebi a extensão da série - e quero acompanhar. Acho que muito do que se passa tem a ver com o garotinho, não sei, ele é nem estranho. Também acho que Lost se perdeu um pouco, tanto que assisti apenas até a metade da quinta temporada, mas agora decidi voltar do zero, termino a primeira este fim de semana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Falei "estranho" mais no sentido "ligado a coisas sobrenaturais" mesmo. Poxa, o que fizeram com Lost foi muito tenso...

      Excluir
  3. Ok,a resenha dessa serie me surpreendeu, vou ficar de olho, realmente parece ser algo que vale à pena ser assistido.

    Thoughts-little-princess.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Oi Isabel!
    Eu sou viciada em séries de TV, mas assisto só as americanas... Talvez porque só passam essas na TV a cabo (não assino os canais de outros países, o pacote é mais caro e acho que não tem legendas). Mas fiquei com muita vontade de ver essa série! Adoro histórias sobrenaturais e adorei a comparação de Lost (saudades).
    Faça a resenha do filme sim, fiquei curiosa para saber se ele é igual ou se é um prequel da série.

    Beijos,
    Sora - Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não tenho o hábito de acompanhar essas séries via TV. Tenho até alguns canais internacionais, mas que não passam coisas legais assim e, como vc disse, não tem legenda (isso complica muito HDUASD). A maior parte faço download mesmo... :)

      Excluir
  5. Eu Isabel, eu (medrosa de carteirinha) também achei que a série era de matar do coração. Se não é, acho que vou procurar para assistir, já que a proposta me animou bastante.

    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Oi Isabel,
    você sempre trazendo resenhas de séries que me motivam a procurar coisas novas!
    Adorei saber sobre essa série, vou procurar, inclusive o filme,
    Posta a resenha do filme aqui pra gente também!
    Tem promoção e post novo no blog
    endless-poem.blogspot.com.br
    Beijão

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aaah, obrigada :) Tento dar uma garimpada legal, para achar coisas que geralmente não vemos muito por aí... :) Postarei a do filme sim!

      Excluir
  7. oi querida,
    parece bem tenso, mas mesmo assim muito interessante. Fiquei com muita vontade de conhecer!
    boa semana
    ;*

    www.redbehavior.com

    PS: não fala mal de LOST :(( hehehe

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poxa, não é nem mal, é uma constatação! HUDASDAS

      Excluir
  8. Eu gostei, faz tempo que não vejo nada que me dê arrepios. Vou aproveitar as férias e assistir. Baixando agora.

    Bjos!!

    ResponderExcluir
  9. Aii que tudo de bom! Adoreii essa dica de série e com certeza veria...é minha cara!^^ Vou compartilhar na Página do Projeto Ação Literária que esse mês é sobre suspense.
    Beijos!
    Paloma Viricio- Jornalismo na Alma.

    ResponderExcluir