20 julho 2013

Sábado + livro = < 3: As bruxas de Oxford



Graças a nossa eterna e coletiva síndrome do floco de neve especial, todo mundo gosta de passar uma fase da vida gostando de algo único e realmente peculiar (mas só nas suas cabecinhas), abraçando bandas indie antigas ou aprendendo maia.

Eu também tive uma fase especialmente intensa disso, claro, mas meu interesse não era musical nem de estilo – eram bruxas.

Sim, bruxas. Creio que a paixão tenha começado graças aos inúmeros livros lidos e filmes assistidos sobre as mesmas, sem nunca ceder a versão preconceituosa do senso comum de que elas seriam necessariamente más. Quando descobri uma religião chamada Wicca veio a certeza: elas não eram más mesmo, e minha obsessão pelo assunto só aumentou, indo diminuir gradualmente com a diversificação de temas nas minhas leituras.

Por isso, não deu para não sentir nostalgia com As bruxas de Oxford. Malena vive uma situação que eu rezava para viver há uns anos atrás (a descoberta repentina de poderes mágicos) e as ilustrações lindas em todo início de capítulo me lembraram uma versão melhorada dos Almanaque Wicca. É uma história de bruxas a moda antiga, mas passa longe de ser clichê ou desinteressante.

Tudo começa com a velha história de sempre: uma garota estranha (nesse caso causada pelo albinismo e número enorme de irmãos) se muda para uma cidadezinha. Os motivos dos pais de Malena são bastante válidos: unir mais a gigantesca família de sete filhos, que quase não se vê na correria da cidade grande.

Para isso eles vão para Oxford, na sua cidade de origem, comprando um imóvel conhecido como “Casa Azul”. Casas comuns não tem nome nesse século, por isso há de se acreditar que há algo bastante especial na tal Casa Azul – segundo os locais, ela está amaldiçoada.

A “maldição” recai sob Malena, cujo corpo começa a ser controlado por uma bruxa que lançou um feitiço de vingança sob as suas irmãs (que também estão a solta) décadas e décadas atrás. Enquanto ela tenta impedir a sua segunda eu, Malena também tem que sofrer com os problemas comuns de adaptação e fazer amigos. Aqui fica a minha primeira crítica: não sinto que eles tenham sido explorados o suficiente. Tudo é fácil demais para Malena – ela encontra logo amigos legais e fiéis e não tem tanta dificuldade assim com o seu “grande amor”.

Correndo o risco de parecer repetitiva, há minha velha ladainha – autores brasileiros, qual é o problema de fazer livros que se passem no Brasil? Infelizmente, em pontos culturais e do dia a dia As bruxas de Oxford não deixou de padecer da quase inevitável artificialidade quando se escreve um livro que mostra a cultura alheia sob o olhar de um nativo. Com certeza a autora conseguiria encontrar uma cidadezinha macabra no nosso país que seria um cenário mais verossímil para As bruxas de Oxford.

Mas a partir daí tenho quase que só elogios: a leitura é bastante fluida, e embora eu sinta que tudo se desenvolveu rápido demais em alguns pontos, gostei do encadeamento dos acontecimentos. Ao contrário de oito entre dez autores nacionais, Larissa Siriani parece não ter tido problemas em fazer inúmeras revisões, e não encontrei as frases truncadas que infelizmente já estão quase virando regra.

Mesmo com a impressão de que a vida de Malena é muito perfeita às vezes (se esquecermos da parte de hã, ter seu corpo controlado por uma bruxa sanguinária) eu consegui simpatizar muuito com a personagem – afinal, ela é só uma garota comum. Não me contradigo aqui: Malena é “estranha” somente a quem vê de fora, por uma condição genética e de nascimento. Em seus desejos, interesses e paixões ela é completamente igual a eu e você, e é muito bom que Larissa Siriani não tenha tentando criar um floco de neve especial que coleciona isqueiros, assiste a versão original de Star Trek e pinta o cabelo de branco – esses daí já bastam na vida real.


A edição é linda, não só pelas ilustrações, uma das razões pelas quais anseio para ter o segundo volume da trilogia na minha estante – a outra, é claro, querer saber o que vai acontecer com essa jovem bruxa de Oxford.

5 comentários:

  1. Hey!
    Eu curto bruxas tbm. Talvez não tanto quanto você ahuahuha mas curto :3 Eu não conhecia esse livro, mas quem sabe eu não procuro por aí para ler? Parece bem legal pelo que vc contou. ^^
    Bjoos

    penny-lane-blog.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Oie Isa
    já tinha visto esse livro pela blogosfera, e tenho muita vontade de lê-lo.
    Gosto quando a autora utiliza elementos comuns para compor os personagens.
    Essa capa ficou muito linda.
    bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Siim, a capa é maravilhosa *_* As ilustrações do livro de forma geral tb!

      Excluir
  3. Li e adorei haha Obrigada por todos os comentários, Isabel <3 Espero que algumas das suas dúvidas quanto às "facilidades" da Malena sejam explicadas nos próximos volumes :)
    Quanto à questão da localização geográfica da história, foi mais por uma questão de desafio pessoal mesmo; depois de só ambientar histórias em solo brasileiro, eu queria tentar escrever sobre um lugar longe e fora da minha realidade também. Acho que isso explica porque tem um ar meio claro de não-pertencimento haha. Mas faz parte, no desenvolvimento como autora também :)

    Beijão!!

    ResponderExcluir
  4. Oie Isabel =)

    Tenho bastante curiosidade para ler esse livro, até por que gosto de "quase" todas as histórias de bruxas que leio.

    Também acho um pouco forçado quando os autores nacionais não ambientam o livro por aqui mesmo, mas acredito que dependendo do tema fique mais fácil de escrever usando referencias histórias que outros países mesmo.

    Adoreia resenha! Fique ainda mais curiosa para ler a série =)

    Beijos e um ótima semana;***

    Ane Reis.
    mydearlibrary | Livros, divagações e outras histórias...
    @mydearlibrary

    ResponderExcluir