25 fevereiro 2015

Em busca de WondLa (livro)


Já começando com a minha promessa de ler mais ficção científica nesse ano, comecei a minha leitura de Em busca de WondLa, uma série infanto-juvenil que repousa na minha estante há bastante tempo.

Eva Nove não conhece nada além do seu Santuário, onde vive com Mater, uma robô designada para treiná-la em habilidades de sobrevivência. Ela nunca conheceu outro ser humano ou criatura que não fosse Mater, e deseja fortemente ver o mundo lá fora.

Muito interessantemente, o autor escolheu não manter o mistério sobre o que aconteceu com a humanidade: logo nos primeiros capítulos Eva tem seu Santuário invadido e é obrigada a fugir, sem Mater. Rapidamente a garota descobre que tudo que lhe foi ensinado é virtualmente inútil – o mundo que ela é encontra é muito diferente da terra que ela deveria esperar.Não estamos falando só da ausência de humanos – vegetação e animais são completamente diferentes. Além disso, ela está sendo perseguida por uma criatura chamada Feraptor, que coleciona seres vivos e quer o espécime raro que é Eva em sua coleção.

Em busca de WondLa progride basicamente como qualquer outro livro inicial de uma série: o ambiente e os personagens nos são introduzidos, com o autor fazendo bom proveito da ignorância de Eva sobre o planeta que ela habita. Apesar de reconhecer um certo mérito na criatividade e descrições do autor, eu não pude evitar um pouquinho de decepção: mesmo o livro sendo um infanto-juvenil, eu esperava um mundo bem melhor construído e com características diferentes. Mas pode ser também a minha falta de costume com leituras de ficção científica falando.

Através de Andrílio, alienígena que se dispõe a ajudar a garota, conhecemos mais e mais sobre o planeta e sua história, enquanto Eva foge de Feraptor. Como um infanto juvenil que se preze, o gostinho de aventura inserido na escrita rápida e sem complicações é simplesmente fabuloso, confirmando a minha impressão de que livros desse gênero são para todas as idades. As ilustrações (feitas pelo próprio autor) são lindas e dão um aspecto magnífico ao livro, ajudando no processo de imaginar as criaturas e paisagens ali descritas.


Com muitas pontas soltas a se atar, Em busca de WondLa é um livro inicial de série clássico, mas muito bem feito.  

0 comentários:

Postar um comentário