05 maio 2013

[LIVRO] Clockwork princess (As peças infernais #3)




Eu adoro doces.

De qualquer tipo – desde os caseiros da vovó até os mais elaborados – mas tenho uma quedinha por esses que você compra no caixa do mercadinho. Pirulitos, chicletes e balas fazem brilhar meus olhos, e apesar de estar um pouquinho velha para colar tatuagens de brinde da Hello Kitty nos pulsos, não tenho muita vergonha de ainda fazê-lo.
Como tudo na vida, doces em excesso não fazem muito bem, então tento pegar leve. É uma pena que Cassandra Clare tenha esquecido de aplicar essa lógica a triângulos amorosos.
A partir daqui, pode conter spoilers de Anjo mecânico (livro um) e Príncipe Mecânico (livro dois).


Enquanto a ameaça do Magister e seu exército de autômatos se aproxima cada vez mais, Tessa se prepara para o seu casamento com Jem. Mesmo na época vitoriana, tamanha pressa não se justificaria aos, respectivamente, dezessete e dezoito anos – mas o noivo tem tempo de vida reduzido, e cada dia que passa é um dia a menos na vida conjugal dos pombinhos.

Eu sinceramente tive a forte impressão em Principe mecânico de que Tessa aceitara o casamento com Jem apenas por pena. Um dos poucos trunfos de Clockwork princess, porém, é clarear um pouco isso, mostrando que o coração da garota se divide, de fato, em partes iguais entre Jem e Will, o primeiro em sua gentileza, o segundo em sua intensidade.

Geralmente meus resumos de acontecimentos dos livros são gigantescos, mas dessa vez não há muito o que falar. Clockwork princess se resume em uma resolução meio capenga para o problema com o magister, o triângulo amoroso e um (somente UM, e acabou) acontecimento surpreendente. Desde Crepúsculo eu nunca havia conseguido me irritar tanto com um “quem é mesmo o amor da minha vida?” dessa maneira. Eu não sabia que esse nível de blábláblá era possível em linguagem formal do século dezenove!

Por falar nisso, nesse último volume Cassandra Clare conseguiu levar a sua narrativa do estilo da época da rainha Vitória à perfeição – me senti como quem lê Jane Austen, ou uma das irmãs Bronte. Embora o crescimento de Tessa seja evidente, a sua evolução não compensa o resto do livro como personagens bons costumam fazer – infelizmente: eu realmente queria gostar mais das histórias dos caçadores das sombras, que habitam um dos mundos mais fascinantes que já li.

Ainda depois de Cidade de vidro, eu ainda tinha esperança em Cassandra Clare – tinha. Mas como em um capítulo final de novela, Clockwork princess se resumiu em casamentos, gravidezes e deus ex machina.



19 comentários:

  1. Nossa, e olha que eu esperava muito mais da sua resenha, aliás do livro. Poxa, é uma pena ter um desfecho estilo mulherzinha, sinceramente, essas autoras tem que parar com isso! Hoje a mulher não é mais assim, de modo geral sim, mas especificamente não.
    Adorei sua resenha!

    ResponderExcluir
  2. por mais que eu me irrite com finais assim tipo o livro é da mulher huhuhuashu ela faz o que quiser xp ok nao resisti tinha que comentar isso....uma vez falei do final de um livro reclamando e uma menina me disse isso 0-0 tipo nada haver.
    mas falando sério agora, vi mt gente falando que esperava mais desse livro. é uma pena que nao tinha sido tudo que o pessoal espera né.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cassie Clare é meio que especialista em frustrar as expectativas dos leitores haha

      Excluir
  3. Não li toda a resenha pra não ter nenhum spoiler, porque ainda não li nada da Cassandra Clare :( Ok, me mate UHAHUAHUA. Enfim, estou mega curiosa pra ler!

    Um beijo, Karine Braschi.
    Geek de Batom.

    ResponderExcluir
  4. Quando li que Cassandrinha ia CONTINUAR a série de Intrumentos Mortais pra além do 3º livro, eu broxei até de ler Cidade de Vidro (tanto que não li ainda). Consegui Anjo Mecânico em inglês numa troca pelo skoob, mas ainda não li - confesso que peguei só pela vibe steampunk. E por mais que eu adore Magnus Bane, cheguei à conclusão de que Cassandrinha é autora de um livro só. Porque sim, eu sei que o universo que ela criou gera muito pano pra manga, mas dá a impressão de que nunca mais na vida ela vai escrever outra coisa. Uma pena.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim! Ela se prende muito ao modelo padrão de histórias YA (garoto e garota se apaixonam//conflitinho secundário//enfrentam o chefão). Poxa, um livro assim em um universo ficcional foda? Maravilha. Mas quatro, cinco, seis, sete livros? Não dá, e é tão óbvio que não consigo saber como ela não percebe...

      Excluir
  5. Hey,
    terminei de ler Príncipe Mecânico faz pouco tempo, e já estou louca pelo Princesa Mecânica. Já sei o final porque me deparei com spoilers em um desses sites... Enfim, o livro parece ser lindíssimo.

    Bye,
    Iasmin - Febre Literária.

    ResponderExcluir
  6. Ainda não li nenhum livro da Cassandra, mais pretendo em breve!
    Gostei muito do começo da sua resenha!
    Pelo visto, sempre tem esses triângulos e as vezes realmente isso é irritante!

    Beijos.
    http://absortoemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Isabel, eu ainda tenho uma mínima esperança de ler esta série, então pulei a partir do aviso sobre spoilers. Mas uma coisa eu concordo com você: acredito que os autores estão pegando pesado na quantidade de romance em seus livros,e a ação na maioria das vezes acaba ficando em segundo plano - ou terminam o livro/série correndo pra fechar tudo bonitinho.

    Mas é bom saber que a série não é unanimidade, acho que assim a encaro de forma mais justa.

    ResponderExcluir
  8. Oi Isabel! Se tem uma coisa que já estou enjoada de ler, são melações em triângulos amorosos. Tá certo que um ou outro, às vezes, cai bem, mas acontece que em praticamente todos os livros já temos a presença dele lá. Blé!
    E assim como você: adoro doces. As figurinhas da Hello Kitty ficam guardadas num potinho. :) haha

    Enfim, embora eu não tenha muita vontade de ler essa série, não há como não admitir: as capas são maravilhosas. Essa então, a mais linda de todas. ^^

    Beijinhos!

    ResponderExcluir
  9. Genteeee!
    Que capa maravilhosa! Fiquei encantada!
    http://oacucareiro.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  10. Eu já não estava muito animada com essa série. Só li o primeiro livro e não achei lá essas coisas. Depois da sua resenha, quero menos ainda. haha
    Cassandra Clare me decepcionou com Cidade dos Anjos Caídos, não pretendo ter mais uma.

    Beijos!
    Nataly Nunes
    http://critiquinha.com/

    ResponderExcluir
  11. Estou morta de vontade de ler esse livro!
    Pena que você não gostou muito...
    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias
    Livroterapias

    ResponderExcluir
  12. Da autora li só Cidade dos Ossos - a história não funcionou muito bem para mim, e estou tentando digerir até agora para continuar a ler ess série. Se eu gostar, um pouquinho, ao menos, talvez parta para esta que você citou - muito embora um comentário desse tipo não seja lá muito animador.

    Beijos

    ResponderExcluir
  13. Eu prefiro os Instrumentos Mortais e confesso que estou partindo para o segundo livro desta série esperando um crescimento, mas depois de saber que tudo termina assim, fiquei decepcionada. Vou ler, vamos ver. Bjos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já eu prefiro As peças infernais... Mas tratando-se de Cassandra Clare, não é tanta coisa haha

      Excluir
  14. Bel, que chato quando o foco acaba sendo o triângulo amoroso da trama. e.e Nunca li nada da autora por de fato não ter tido interesse em seus enredos (não estava muito na vibe para tal, apesar de achar a tenática interessante)... quanto a essa série, depois e saber que de certo modo ela se perde no final... enfim, uma pena.

    Adorei a resenha!

    Um abraço!
    http://universoliterario.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  15. Que chato, estava ansiosa para ler príncipe mecânico e clockwork princess. Uma pena que o final da trilogia tenha tantos clichês, pois adorei o primeiro livro da série, anjo mecânico.

    Thoughts-little-princess.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também adorei Anjo mecânico! Mas Principe Mecânico e Princesa Mecânica não deu...

      Excluir