30 janeiro 2012

L12 - A breve segunda vida de Bree Tanner


Eu poderia pagar de pseudo-cult e dizer que detestei Crepúsculo desde a primeira vez que li, mas isso seria faltar com a verdade. Já suspirei com a série de Stephanie Meyer durante algum tempo, usei uma camisa escrito “I <3 Twilight” para a estréia do primeiro filme e gritei JACOB DELÍCIA no segundo. Contudo, com o passar do tempo, comecei a ver Edward como um imbecil obsessivo; Bela como uma criatura sem sal ou opiniões e vida própria e Jacob como a única criatura com um pingo de juízo em todo esse bolo – e olha que, em termos de obsessão, ele por pouquinho não se emparelha com Edward.
Mas, há duas semanas, lá passo eu nas Lojas Americanas e vejo A breve segunda vida de Bree Tanner por cinco reais. Meus caros, com cinco reais, você no máximo faz um lanche e, de qualquer jeito, esse livro é bastante procurado no site de trocas LivraLivro – qualquer coisa, era só eu trocar por algo melhor.
A breve segunda vida de Bree Tanner é uma história de Eclipse: a fim de matar Bela (que é a mocinha da saga, namorada do vampiro perseguidor obsessivo Edward Cullen e melhor amiga do lobisomem Jacob – é, saquem só como a garota leva uma vida comum) Victoria (cujo companheiro foi morto pelos Cullen) cria Riley, e lhe dá uma missão: fazer um exército de vampiros. Sua última criação é Bree (que tem três meses de idade quando a história é contada), uma garota que fugiu de casa por causa dos abusos físicos do pai e se torna nossa narradora.
Um dos grandes problemas que vi com Stephanie Meyer é que os vampiros dela não me parecem saídos de um conto de terror, e sim de um conto de fadas. Pois bem, isso não se aplica aos recém criados de A breve segunda vida de Bree Tanner: eles são violentos, tanto com os humanos – muitos deles os torturam antes de tomar seu sangue – quanto entre si.
Bree é extremamente carismática e retrata muito bem a fúria dos recém-criados e seu possível par romântico, Diego, é bastante inteligente. Também é bastante interessante ver vampiros com um modo de vida “tradicional” na obra de Stephanie Meyer. Não chega a ser um livro estilo “oh, que livro genial e legal”, mas é bastante diferente da saga que lhe deu origem.
Nota: 3/5

6 comentários:

  1. Eu gosto mais dos vampiros de " True Blood", apesar deles serem também irritantes de vez em quando...mas pelo menos eles tem garras, não brilham no sol e a protagonista é bem mais danada que a Bela!

    ResponderExcluir
  2. eu preciso ler este livro, sério, desde que saiu ensaio comprar, mas esse mes não passa.
    ótima resenha
    bjos

    ResponderExcluir
  3. Nossa esse livro ficou muito tempo no submarino, não sei se ainda está por R$:9,90... O problema é que nunca me animei a comprar por se tratar de certa forma da saga... É algo que não consigo engolir, porém vc falando do livro que ele não é bobo talvez um dia eu leia né,? Bjokas

    ResponderExcluir
  4. Muito legal sua resenha. Eu gosto de Twilight, mas demorei um tempão para comprar o livro da Bree Tanner, que achei bem bonitinho. De todos os livros desta autora, este é que o tem a capa mais bonita.

    ResponderExcluir
  5. Ótima resenha. Eu pensava em comprar esse livro, porque recebi grandes elogios sobre a obra, mas acabei deixando de lado uma vez que não sou uma grande fã de Crepúsculo.

    ResponderExcluir