23 abril 2012

Anjo mecânico (série As Peças Infernais)


Depois da morte de sua tia (sua única parente viva nos Estados Unidos) a orfã de dezesseis anos Tessa parte para a Inglaterra de 1878 com a esperança de uma nova e melhor vida ao lado de seu amoroso e irresponsável irmão. A recepção que recebe, porém, não é como a esperada: ao invés de ter Nate a esperando no sujíssimo porto britânico, Tessa é recebida pelas Irmãs Sombrias – duas feiticeiras incumbidas de treiná-la para utilizar seu poder (cuja existência Tessa ignorava) a preparando para se casar com alguém desconhecido e bastante poderoso chamado apenas de Magister.

Ao ser resgatada por Will e James, dois Caçadores das Sombras (grupo de pessoas responsável por manter a Lei, evitando choques entre os Habitantes do Submundo e os humanos) Tessa vê que nada é como ela imaginava: todo um mundo sobrenatural se abre a sua frente. Ela não está sozinha ou é uma aberração, mas seu poder é único o suficiente para ser almejado por muitos. Acolhida pela boa Charlotte, diretora do Instituto de Londres (uma espécie de quartel general dos Caçadores das Sombras) ela começa a perceber que nunca reaverá sua vidinha antiga de volta.

Anjo Mecânico é o primeiro livro da série As Peças Infernais, pré-sequencia para  a mundialmente famosa Os Instrumentos Mortais. Confesso que ao começar a ler o primeiro livro desta última série, Cidade dos Ossos, quase desmaiava de sono – por isso, Anjo Mecânico foi uma surpresa muito boa.
A narrativa é frenética – cortes em pontos essenciais, passando de um foco de personagens a outro, fazem com que a leitura flua melhor e largar o livro seja uma tarefa ingrata. As referências a poemas e livros famosos na época não torna a leitura um hipertexto desagradável (como sempre temo ao ver muitas notas de rodapé) e sim enriquecedor.

Não entendo a fascinação que muitos parecem ter pela Inglaterra – na verdade, acho a Terra da Rainha bastante sem graça (salvo o sotaque) se comparada a outros lugares no mesmo continente – mas as descrições de Cassandra Clare da Londres vitoriana são fantasticamente elaboradas, dando um toque bastante especial ao livro. Os costumes também são abordados: Tessa fica bastante chocada com o comportamento de Charlotte – ela usa calças, luta e fala de igual para igual com seu marido Henry.

Faz bastante parte da evolução da protagonista, aliás: no início, Tessa é cheia de não-me-toques, dando demasiada importância ao que era (ou não) esperado de uma dama naquela época. Com o tempo, ela vê que tal comportamento não é adequado a sua nova vida, não servindo ao seu propósito de achar seu irmão.

De forma geral, os personagens são agradáveis, exceto por Will. Sei que arrogância e humor ácido em um par romântico para a mocinha em potencial podem ser transformados em um grande charme – mas Casssandra Clare passou da conta com Will. Usando como justificativa o seu passado desagradável, ele se torna irascível em alguns pontos. A insinuação de um complicadissimo triângulo amoroso entre ele, Tessa e James (que considera Will como seu irmão e é bem mais agradável que o mesmo) também não me agrada muito – talvez seja trauma de Crepúsculo e seus teams. Não gosto de gritinhos de fãs ao assistir adaptações para o cinema – mesmo que, em alguns casos, eu mesma tenha que me controlar para não da-los.

9 comentários:

  1. Sua resenha ficou muito bem feita, parabéns! Você escreve muito.
    Sou muito fã da série Os Instrumentos Mortais e não vejo a hora de ler essa nova, parece-me que será ainda melhor. Antes de ler sua resenha eu tinha certas dúvidas disso, mas agora estou muuito empolgada.
    Adoro a Inglaterra Vitoriana, principalmente porque na maioria dos livros torna-se uma época de rebeldia pra as mulheres =)

    Beijoss
    Thaís - Instinto de Leitura

    ResponderExcluir
  2. Eu gostei desse livro (aliás, fiquei felicíssima em ver que a Galera acabou lançando como "Anjo Mecânico" e não "A Mecânica dos Anjos", como ia ser), mas diferente de você, prefiro Os Instrumentos Mortais. Eu adorei Cidade dos Ossos. Mas acho que a Cassandra Clare evoluiu bastante como escritora e provavelmente por isso Clockwork Angel tenha uma narrativa melhor.
    Também não gosto muito do Will. O Jace, de CdO tem essas mesmas características do humor ácido e da arrogância, mas acho que nele existe o tal do charme porque elas não foram exageradas, como no Will. Mas gosto do triângulo amoroso. Diferente de Crepúsculo, os três personagens estão muito ligados, e acho que isso traz possibilidades bem mais legais (e... poxa, não posso dizer algo como "Team Jem!" hahaha).
    Enfim. Apesar de ter gostado, ainda não me animei a ler o segundo. Ando meio cansada dessa coisa de a autora só escrever sobre Caçadores de Sombras. Ela deveria se esforçar mais pra procurar outros assuntos, porque acho que ela consegue.

    Adorei a resenha :) Desculpa pelo comentário imenso!

    ResponderExcluir
  3. Sério, que Cidade dos Ossos lhe deu sono??!!!
    Cada leitor é de um jeito né? :)
    Eu AMO este livro, sou apaixonada pela série Os Instrumentos Mortais, estou esperando o lançamento do quarto livro no Brasil.
    Não vejo a hora de ler Anjo Mecânico.

    ResponderExcluir
  4. Oi Isabel!
    Ai eu também fiquei entendiada com Cidade dos Ossos! Por isso nem tenho vontade de ler essa outra série da Cassandra Clare... Mas que bom saber que ela é melhor, quem sabe eu leio?

    Beijos,
    Sora - Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
  5. Oi Isa
    mais uma que bocejou ao ler Cidade dos ossos rs
    Eu não curti muito, apesar de admirar a inteligência da autora em elaborar os diálogos.
    Eu estava bem curiosa a respeito desse livro, pois uma amiga minha que tmb não curtiu muito CDO, gostou muito dessa série. É aguardar maio chegar para tirar minhas conclusões, mas pela sua resenha tenho certeza que irei gostar muito.
    bjs

    ResponderExcluir
  6. Sinceramente a Galera Record só lança livros sensacionais.
    Por isso qro tanto a parceria com ela rs.
    Adorei essa série, pretendo ler com toda certeza.
    Novo post no meu cantinho, passa lá?
    manuscritodecabeceira.blogspot.com
    Bjs.

    ResponderExcluir
  7. Verdade que vc gostou mais dessa série do que Os Instrumentos Mortais?! HAHAHA Eu prefiro Cidade dos Ossos sem pensar duas vezes! xD
    Mas tb adoreiiiii Anjo Mecânico, preciso ainda comprar Clockwork Prince, que falaram que é AINDA MELHOR do que esse!!!
    Adorei a resenha!! Tb fiquei meio "aaaah-tired" com essa insinuação de triângulo amoroso, maaas... fazer o quê. :P
    Beijos!

    ResponderExcluir
  8. Estou louca para ler esse livro! Li Cidade dos Ossos e gostei bastante, preciso dar continuidade a série já que o segundo livro está comigo (só falta tempo). Adoro histórias de época e mesmo também não achando graça em Londres, deve ser muito mágico o livro. Espero que seja um tanto sombrio.

    ResponderExcluir
  9. Ei, Isa!
    Acho que falar na resenha do livro da Jane Austen que estava evitando ler a tua resenha de Anjo Mecânico, mas como acabei de ler o livro e já terminei a minha resenha, vim conferir :D

    Eu simplesmente amei esse livro. Mias maduro que Os Instrumentos Mortais, com uma trama mais densa e personagens mais elaborados, mas de todos os livros que li da Cassie ainda prefiro Cidade de Vidro. E ao contrário de você, sou apaixonada por Londres. Vi que não devia ter tanto medo da sua opinião, mas foi uma boa escolha deixar para ler a resenha só depois de ter lido o livro :)

    Gislaine,
    atualizado, comenta?
    Jeito Inédito

    ResponderExcluir