10 junho 2012

Destino


Penso muito sobre essa tal de “liberdade”. Com certeza é uma das coisas mais maravilhosas e arriscadas do mundo: mesmo a liberdade relativa que possuímos em nossa sociedade (que varia de acordo com lugar e status social) pode dar terrivelmente errado – escolher o que quer, quando e onde fazer (além de ter que lidar com as conseqüências de uma escolha ruim) nem sempre é tão agradável como pode soar a primeira vista. E mais: como usufruir completamente de nossa liberdade sem interferir na alheia? Como garantir a paz se cada um pode fazer suas escolhas – e essas escolhas nem sempre serão feitas pensando em quem está a sua volta?

No mundo de Cassia, protagonista do livro Destino, a Sociedade (como o governo é intitulado) escolhe o que você come, o que você faz, com quem você casa, no que você trabalha, como e quando você se diverte, quando você morre. Dar liberdade em pequenas doses é a chave para que isso tudo funcione: logo quando um indivíduo pode começar a pirar com essa vidinha regrada, um pequeno gosto de algo que lhe é normalmente proibido serve como antídoto.

 O Banquete do Par é um exemplo nítido disso: marcando o início da vida adulta, a ocasião permite roupas extravagantes, comida em excesso e o melhor de tudo – o recebimento de seu “par”, ou seja, a pessoa que lhe é designada para casamento de acordo com genes, gostos e preferências.
Ter um par que mora na mesma cidade – ainda mais no mesmo bairro – é quase impossível, por isso Cassia tem a impressão de sonhar quando o rosto de Xander, seu melhor amigo desde sempre, aparece na tela: estava ali a promessa de um futuro seguro ao lado de alguém a quem ela já amava e queria bem. A garota então chega em casa, curiosa para checar o microcartão com as informações do seu par – mesmo que conhecesse quase todas.

Cassia, porém, tem uma surpresa: é o rosto de Ky Markshall – o filho adotivo dos vizinhos, proveniente das perigosas Províncias Exteriores – que aparece na tela. Esse erro no sistema de uma das partes mais importantes para a estabilidade da Sociedade faz com que Cassia comece a duvidar da eficiência da mesma. Juntamente com a dor da morte do avô – que, assim como todos, partiu dessa vida no seu aniversário de 80 anos – e a curiosidade para descobrir quem realmente Ky é, Cassia faz algo para ela inédito: burlar as regras.

Apesar de a premissa de Destino não ser das mais originais – afinal, uma sociedade super-controlada é o que move vários outros livros distópicos, incluindo grandes como 1984, Admirável Mundo Novo e Fahrenheit 451 – a execução fez com que não parecesse com nada que li antes: é assustador ver tanta obediência sem questionamento. As pecinhas, como em um quebra-cabeça grande, vão se encaixando perfeitamente, demonstrando um enorme planejamento por parte da autora. A passagem de Cassia de “alienada” para “lutando pela liberdade” sinaliza exatamente o tipo de personagem que gosto: a que não nasce sabendo tudo, simplesmente evolui durante a história.

O maior problema do livro é a escrita: não sei se a tradução atrapalhou, mas a forma com que Destino é escrito é bem irregular. Algumas passagens são impecáveis; já outras, cheias de pequenas cacografias e coisinhas básicas do tipo que poderiam ter sido evitadas com mais atenção.

Mas, ainda assim, é um ótimo livro. Afinal, boas distopias são apenas um reflexo exagerado do nosso mundo – e Destino, com certeza o é.

E talvez não seja nem tão exagerado assim.

Nota: 4/5

20 comentários:

  1. Oi Isa!
    Eu to bem curiosa para ler essa distopia, apesar de já saber tudo sobre o enredo depois de tanta gente ter me falado sobre o livro.
    Olha, se você não tivesse citado outros livros que se parecem com ele, eu até diria que era um enredo que possui certa originalidade. :)
    Adorei a resenha. E gostei bastante do seu final. Deixou uma ar de... não sei, alguma ameaça, talvez? ASUHHSUAHSUA Gostei.

    Um beijo,
    Luara - Estante Vertical

    ResponderExcluir
  2. Quero tanto ler esse livro!
    Concordo com você, liberdade é muito relativo... é meio que podermos escolher aquilo que separaram para podermos escolher.. err, deu pra entender? Enfim. hahaahha
    Deve ser horrível não poder escolher o próprio marido, ou pior, não poder escolher se quer ou não se casar e ainda pior saber que tem que morrer com 80 anos. Credo. Mas na china é um pouco assim, não? As mulheres só podem ter 1 filho e se tiverem mais do que 1, sofrem as consequências, por exemplo.
    Adorei sua resenha :)
    *preciso desse livro*

    ResponderExcluir
  3. Bel, já fiquei com um pé atrás acerca desse livro, mas também não posso deixar de negar que já senti muita curiosidade pela leitura. Gostei dos pontos explanados em sua resenha... bacana saber que ele soube sobressair mesmo em meio ao clichê. Espero um dia ter a chance de lê-lo. :)

    Um abraço!
    http://universoliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oi Isabel!
    Eu já li esse livro e também gostei. É legal mesmo observar a evolução da Cassia.
    Estou lendo Travessia agora, mas não estou curtindo tanto. O que está me atrapalhando é a narrativa: um capítulo é contato pela Cassia e outro pelo Ky. Acho muito confuso!

    Beijos,
    Sora - Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
  5. eu não li Destino ainda, mas fico balançada entre a curiosidade e o preconceito :P Acho a sinopse meio boba e sem gracinha, mas ao mesmo tempo tanta gente que leu gostou e eu acabo ficando com uma vontadezinha de ler :P Como nem comprar ainda eu comprei... vou deixar pra decidir mais pra frente.

    ResponderExcluir
  6. Eu quero muito ler esse livro, desde o dia que eu vi ele eu me apaixonei ^-^ Capa linda, a história parece ser muito boa.
    Eu gostei muito da resenha também, porque explicou tudo direitinho e me deixou com mais vontade de ler... sem falar que eu gosto de livros que falam sobre um futuro ruim kkkk tipo Jogos Vorazes, sabe? Sei que não tem nada haver uma história com a outra, mas me lembra kkk

    Agente já postou outra resenha lá, quer ler? http://falleninme.blogspot.com/ desde já obrigada!
    - Mica

    ResponderExcluir
  7. Oi Isa
    eu senti a mesma coisa ao ler Destino, não sei se foi a tradução, ou se foi a narrativa da autora que realmente oscilava muito, mas pra metade do livro a história me envolveu de tal forma que eu não conseguia largar o livro.
    Estou ansiosa para conferir a continuação.
    bjos

    ResponderExcluir
  8. Fiquei mais interessada ainda em ler Destino, tem várias distopias por aí que queria ler, mas acho que essa vai pro topo. Acho que vou me irritar com a extrema obediência sem reclamações que você citou que tem no livro. Hm. rs

    Beijos ><
    Meu outro lado

    ResponderExcluir
  9. Vou ser sincera,distopia não é meu genero preferido,então eu não leria tão cedo,mas pela sua resenha,acho que pra quem gosta iria aproveitar bastante o livro,porque parece ser muito interessante ;)
    beijos!

    ResponderExcluir
  10. Oie...
    Tudo bom?
    Ahhh já li o Feios e o Estilhaça-me que falavam em distopias... Mas Destino nunca li... Muito boa a sua resenha....

    Adorei seu blog... Já estou seguindo...
    Depois dá uma passadinha no meu para conhecer... Relíquias da Lylu =D
    http://reliquiasdalylu.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. amo a capa desse livro e to interessada em ler a um bom tempo, espero ter a oportunidade ^^

    http://himi-tsu.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Amo esse tipo de livro e estou louca por esta serie
    Mas ainda não tive oportunidade de ler
    E uma coisa bacana é que todas as capas são padrão

    Beijos
    @pocketlibro
    http://pocketlibro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  13. Menina, fico pensando aonde você encontra esses livros! Acho que não teve um que você tenha resenhado que não me desse vontade de ler. Até hoje estou com o "Estilhaça-me" na memória, só não o comprei ainda por ter acabado de adquirir outros livros. Mas tudo o que escreveu naquela resenha me deixou vidrada no livro, quero muito! E nesse também, a curiosidade chegou e não vai me largar tão cedo. ;D

    E achei super original você ir pra um intercâmbio na República Tcheca! Espero que quando estiver por lá nos mantenha informados. Com certeza será uma experiência singular.
    Beijo!

    ResponderExcluir
  14. Hey Isa
    Espero ler esse livro ainda esse ano..
    Óbvio que a história lembra um pouco The Hunger Games haha mas esse foi lançado antes, né?
    Ouvi dizer que ia ter filme, mas nunca mais li nada sobre.

    Cacografia? Que isso! De repente rola uma outra revisada dele quem sabe

    beijos e uma ótima sexta
    Nana - Obsession Valley

    beijos e uma ótima sexta
    Nana - Obsession Valley

    ResponderExcluir
  15. Estou louca para ler esse livro! Já vi várias resenhas muito boas sobre ele. Vi que já saiu o segundo também. Como eu disse antes, adoro distopias e realmente adoro os livros que você lê faz resenhas. Preciso ler todos!

    ResponderExcluir
  16. Devo ser a única pessoa que não gostou de Destino, não é possível! Nunca fui muito fã de distopias então talvez isso tenha interferido no meu gosto e tal... Mas sei lá, não gostei mesmo de Destino. :P


    Beijinhos, Amanda Cristina.
    www.primeiro-livro.com

    ResponderExcluir
  17. Taí um livro que tenho muita curiosidade de ler.
    Entrei numa promoção, mas não levei rs.
    Muito interessante o enredo da história, qro logo ler.
    Caixinha de Correios e novidades no Blog!
    Passa lá!
    manuscritodecabeceira.blogspot.com
    Bjs.

    ResponderExcluir
  18. Via esse livro em altas resenhas, via pelo skoob da vida, via nos sebos, nas lojas de livros, etc. Nunca tinha me interessado. Acho que a capa nunca me chamou a atenção, não de verdade. Até que dia desses tava me distraindo no Hiper e decidi, sabe-se lá o porquê,ler a sinopse dele. Né que me despertou a atenção? Capaz de ser bom mesmo, e gosto desse tipo de personagem, que evolui durante a estória.
    Adoro os comentários que tu faz sobre os livros, Isabel, é de uma maneira bem diferente, e isso é muito bom, sério. :3

    ResponderExcluir
  19. Oiii!
    Quando esse livro foi lançado nos EUA, eu queria ler MUUITO! Mas aí várias resenhas negativas, acabei desistindo, então depois li outras positivas ultimamente, mas perdi um pouco da vontade de ler livro distópico. Só li Jogos Vorazes, mas acho que eu JÁ OUVI tanto desses livros que cansei! HAHA Vou ler Delírio em breve, quem sabe eu leio Destino mais para frente? (Às vezes eu entro na moda dos distópicos quando não for mais moda hahaha)
    Beijos!

    ResponderExcluir
  20. Olá!

    Vi este livro na livraria, dei uma lidinha na sinopse e até que me interessei, mas ainda não tinha parado para ler resenhas sobre ele até ler a sua. E, bem, você falou sobre uns pontos que de fato despertaram mais ainda a minha atenção.

    Ainda não entendi essa loucura toda por mundos distópicos, parece que a cada dia mais livros com esse pano de fundo pipocam por aí. Vou dar uma atençãozinha, porque ainda não li nenhum sobre isso, nem mesmo os mais famosos (tenho preguiça, rsrs).

    Bjins

    www.dicasoutravessuras.blogspot.com

    ResponderExcluir