16 maio 2013

[TAG] Melhores universos fictícios

Imagem adaptada de Sodahead.


Ando pensando muito nisso de universos fictícios. O meu gênero favorito – ficção distópica, como o nome do blog pode muito bem sugerir – baseia boa parte de sua qualidade em um mundo diferente do nosso, mas isso não fez a minha tarefa atual (estruturar um universo de fantasia épica para um livro que pretendo escrever) mais fácil.

Pois é, apesar de já ter feito uns rabiscos de distopias e umas coisinhas sobrenaturais (muito inspirada pela série dos irmãos Winchester, da qual já fui fã) nunca realmente mergulhei fundo na construção de um universo paralelo e fantástico. E como é difícil! Todos os aspectos devem ser pensados e bolados a partir das diferenças que o tal tem em relação ao nosso, e cada coisinha conta.

Pensando nisso, procurei alguma tag ou lista que me permitisse expor os meus favoritos aqui. Não achando uma que gostasse, dei o meu melhor para criar uma própria. Regras no final do post. Vamos aos mundos maravilhosos que me fizeram viajar e aqueles que o habitam...

1. Mundo de fantasia favorito:



Essa é, talvez, a escolha mais complicada de todas – talvez por existirem tantas boas obras no gênero, talvez por cada mundo ter seu charme, é bastante complicado.

Depois de matutar bastante, porém, fico com A arma escarlate, de Renata Ventura – o chamado “Harry Potter do [morro carioca] Dona Marta”.

Pois é: a autora traz os elementos mais interessantes das aventuras do bruxinho inglês (uma escola de magia e todo um universo de bruxos) para o nosso país. Mas não é só isso. Cada página de A arma escarlate exala uma brasilidade única, me fazendo imaginar o tanto de pesquisa feito para a autora para resgatar e misturar os elementos das culturas que formam o nosso país. Ao tornar mais complexo um mundo que povoou minha infância, A arma escarlate já ganhou uma fan girl.

2. Mundo de distopia/ficção científica/steam punk favorito:



Reluto um pouco em colocar isso aqui – este maravilhoso seriado é um assunto para um post futuro – mas não tem jeito: em menos de uma hora (cada um possui uma história diferente) o escritor do segundo episódio da série inglesa Black Mirror conseguiu me cativar e me maravilhar com essa assustadora sociedade.

Só há basicamente um emprego para os jovens saudáveis: pedalar em bicicletas, criando a energia que alimenta e auxilia basicamente tudo. Cada pedalada gera uma espécie de crédito, necessária para tudo, desde os alimentos até mesmo o direito de não assistir a comerciais.



Os mais esforçados são listados em um ranking no corredor, mas eu sinceramente não veria a necessidade de fazer além do básico: a única coisa que se faz, além de trabalhar, é se entreter – quase sempre, as duas coisas ao mesmo tempo. Não, não é o tipo de entretenimento que tanto amo, com livros, filmes, séries e The Sims, mas sim um estilo barato, com joguinhos violentos que consomem a alma, pornografia e reality shows de besteirol, desrespeitosos com qualquer um que não se encaixa no padrão de empregado perfeito das bicicletas.



É isso que se faz em todo segundo que não se está dormindo, criando uma cultura uniformizante e, de certa maneira, improdutiva. Como uma boa distopia, este episódio é um espelho para nós mesmos – exagerado, sim, mas possível – pautado na nossa busca por distração. Uma das poucas coisas recentes que gostei tanto que quase me fez voltar a escrever fan fics.

3. Eu moraria em...  



Embora ser uma semideusa possa ser algo potencialmente perigoso, é basicamente irresistível – como não querer conviver com os mitos gregos, com toda a sua diversidade e várias interpretações? Portanto, eu facilmente conviveria com os deuses de Percy Jackson e os olimpianos, a série fabulosa criada por Rick Riordan. Mesmo se minhas missões não fossem complexas e difíceis como as de Percy ou Jason, ainda valeria pelas histórias a contar do Acampamento Meio Sangue, seus centauros e treinamentos.

(resenhas dos livros um e dois do spin-off Os heróis do olimpo.)

4. Adoro, mas viver lá, nem pensar:



Aqui qualquer distopia ou fantasia medieval se encaixaria – mesmo que nem todos concordem com essa lógica, não gostaria mundo de morar em um lugar com governo ditatorial ou sem remédios e água encanada. Vou então de Dustlands, série iniciada por Caminhos de sangue e seguida por Rebel Heart.

Aqui temos o mais puro do pós apocalíptico: a civilização como conhecemos acabou, dando lugar a vilas e casinhas isoladas e um deserto assolador, tão grande e cruel que tem de ser atravessado de barco. Não é lá muito original, mas é fantasticamente retratado pelos olhos de Saba, garota arisca que nunca viu um livro e retrata suas emoções da forma mais crua possível.

Mas mesmo com toda essa ótima construção, prefiro o meu chuveiro.

5. Ótimo para uma visitinha:



Graças a uma terrível e letal arma, a maior parte dos habitantes do mundo de Puros, livro de Julianna Baggott, ficou com terríveis e peculiares seqüelas: o tal flagelo fez com que os seres humanos se juntassem ao ambiente que os cercava, fosse este um objeto, animal, outra pessoa ou até mesmo árvores e a terra.
As imagens que criei a ler Puros foram as mais terríveis e fascinantes possíveis, por isso minha estranha escolha repousa aqui.

Indicados: Luciano, Luara, Dasty, Cida e quem mais quiser fazer.

Regras da Tag:
a) Linkar esse post e o post (ou vídeo) da pessoa que te indicou;
b) Listar cinco mundos fictícios, com as seguintes categorias:
1. Qual o seu mundo de fantasia favorito?
2. Qual o seu mundo de ficção científica/distopia/steampunk favorito?
3. Em qual mundo você viveria caso tivesse a oportunidade?
4. Qual o mundo que você adora, mas nunca moraria em?
5. Qual o universo fictício que você escolheria para uma vistinha?
c) Vale de filme, livro, série, HQ... Não precisa ser, necessariamente, um universo paralelo como o de As crônicas de gelo e fogo, por exemplo – também vale o nosso com elementos especiais, como em Percy Jackson, Harry Potter, Jogos Vorazes...
d) Indicar três ou mais pessoas.

Só lembrando, pessoal: a promoção de Meu amor, meu bem, meu querido ainda tá rolando!

14 comentários:

  1. Não tenho custume de ler ficção, mas me propus a ler alguns para conherceer um pouco desse mundo.
    Tem algum que goste para me indicar???

    beijoss
    http://www.doceestante.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Eu não gosto muito de livros fantasiosos, mas tem um escritor muito bom que me fez devorar histórias assim: Eduardo Spohr, conhece? Acho que você vai gostar. Ah, achei seu blog uma lindeza, todos esses livros da capa são seus? :O Demais!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Alice! Conheço o Eduardo Spohr sim. Tenho ambos os livros lançados dele (Filhos do éden um e A batalha do Apocalipse) dos quais só li o primeiro, e gostei bastante.
      Os livros da capa são meus sim, obg :)

      Excluir
  3. Isabel, vou responder sim, acredito que posto na semana que vem, quando o fizer eu aviso, rs.

    Os mundos inventados me fascinam - pior coincidência citei isso na resenha que saiu hoje - imaginá-los é um bom exercício, nos faz enxergar mais longe que a esquina. Não conhecia essa série, Black Mirror, vou procurar mais sobre ela, os ingleses estão cada vez mais me cativando com suas produções, ao contrário dos americanos, a cada ano mais rasos que um espelho.

    Já estou pensando em minhas escolhas. Dois abraços.

    ResponderExcluir
  4. Oi Isabel, tudo bem?
    Antes de qualquer coisa - você gosta de the sims *-*. Sou apaixonada pelo jogo desde o primeiro, e mesmo que alguns amigos digam que não tive infância, adoro rsrsrs.
    Flor, adorei o seu post e vou responder ta?
    Adorei algumas escolhas e concordo que mesmo perigoso, adoraria ser uma semideusa e participar de missões, mesmo as mais arriscadas, e se nesse meio tempo encontrasse amigos tão leais, seria ainda melhor.
    Ótima Tag.
    Abraços,
    Amanda Almeida
    Você é o que lê

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não joguei o primeiro The Sims e joguei o segundo bem pouquinho, na casa dos meus primos, mas o terceiro (sobretudo com expansões) é muito amor <3

      Excluir
  5. Oi Isabel!
    Nossa, você criou mesmo uma tag! Achei bem bacana.
    Gostei muito de algumas escolhas e sim, eu adoraria ser um semideus. Mesmo sendo perigoso, como até você mesma citou, eu enfrentaria os riscos (ou não). rs
    E eu fiquei meio curioso com o livro "Puros". O seu comentário me deixou interessado.
    Abraço!

    "Palavras ao Vento..."
    www.leandro-de-lira.com

    ResponderExcluir
  6. Gostei da tag e das escolhas, não conhecia todos esses mundos distópicos, mas achei-os bem interessantes. E parabéns pelo trabalho que deve ter sido criar uma tag assim!

    Thoughts-little-princess.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Achei super legal essa tag. Acho que não tenho nenhum mundo de distopia favorito, todos eles tem alguém controlando o poder e o resto sendo basicamente escravos. Escolher um de fantasia também é difícil.

    http://blogprefacio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Achei muito legal essa tag, acho que vou fazer ela, mas vou demorar um bom tempo escolhendo cada mundo... :)

    Beijinhos
    Renata
    Escuta Essa | Facebook | Twitter

    ResponderExcluir
  9. Isabel... Que nome lindo tens! Perdoe-me pela curiosidade, mas foi lhe dado por quem?

    Então, adoro distopias, mas confesso que responder os questionamentos da TAG seria difícil e preciso te falar um segredo vergonhoso: ainda não li Percy Jackson. Mas para me redimir deste erro te contarei outro segredo (que não é muito secreto): minha distopia favorita é Delírio. E eu não li Pandemônio ainda (outra vergonha), mas Lauren Oliver me conquistou, haha.

    Quando eu vi tua foto do perfil blogger me veio na cabeça o cenário da capa do livro O Verão Que Mudou Minha Vida, hahahha. Acho que o sol, posicionado atrás de ti, me fez lembrar do livro.

    Abraços!

    ResponderExcluir
  10. Legal essa tag.
    amo o mundo ficticio de Harry Potter, Percy Jackson e Jogos Vorazes. são tão legais!

    blog TRASH ROCK

    ResponderExcluir
  11. Adorei o post, a ideia e tdo mais, fiquei com vontade de fazer a TAG, quem sabe mais pra frente eu faça.
    Fiquei MUUUUUUUUITO curioso pra conhecer a Arma Escarlate

    ResponderExcluir
  12. Ahhhh adorei a tag! Vou participar, com certeza!

    ResponderExcluir