20 janeiro 2012

L10: Escola dos sabores (Desafio Literário 2012)


Não adianta: sou uma das do time que escolhe livro pela capa e pelo nome. Por isso que não hesitei em pedir Escola dos Sabores, de Erica Bauerminster, de presente em um amigo secreto – me iniciando assim no até então desconhecido gênero da literatura gastronômica e cumprindo o primeiro mês do Desafio literário 2012
.
Não, literatura gastronômica não é livro de receita, e sim uma estória onde a comida e o ato de cozinhar são atores importantes no enredo, feito Escola dos Sabores que conta, através de lembranças despertadas por uma aula de culinária, a trajetória dos participantes da mesma.
Há Lillian, a professora e renomada chef, que curou a catatonia da sua mãe através de pratos preparados com muito amor e sensibilidade; Claire, a jovem mulher que perdeu sua própria identidade e noção de individualidade depois de ter filhos; Isabelle, cujas lembranças estão se perdendo com o passar da idade; Chloe, garçonete cujo relacionamento está em crise; Carl e Helen, casal aparentemente feliz, mas com um problema que os incomoda há anos; Ian, engenheiro de software que procura estabilidade; Tom, que quer recuperar o prazer pelo ato de comer depois da morte de sua mulher, que era chef de cozinha e finalmente Antonia, imigrante italiana que veio arriscar-se como decoradora do outro lado do oceano.
Sou suspeita para falar de qualquer coisa relacionada a comida: amo cozinhar e mais ainda comer. Mas o jeito que Erica Bauerminster escreve há de cativar até mesmo aqueles não tão fascinados por essas duas artes: ela descreve as sensações produzidas pela comida de uma forma maravilhosa e liga as trajetórias pessoais dos personagens a mesma muito bem. Apesar de conhecer muito bem a emoção de estar diante de um prato bem preparado,fiquei com uma certa inveja da capacidade de “metaforizar” as coisas e dos sentidos aguçados da autora: no conforto de um prato de purê bem feito ou na explosão de sabores de um taco. As descrições e comparações, aliás, são o ponto alto do livro: o enredo é meio mulherzinha, mas as imagens criadas durante todo o livro são tão fantásticas que valem a pena. Adorei, um ótimo começo para o Desafio Literário 2012.

12 comentários:

  1. Olá!

    Primeiramente quero agradecer-te pela visita em meu blog. Estou retribuindo e, além disso, seguindo-te também. Adorei o blog... parabéns, e sucesso!

    Quanto ao livro, vou confessar-te que não tinha ouvido falar do mesmo até então. Todavia, fiquei encantada pela capa e diagramação da mesma... realmente encantador. Este parece ser o tipo de leitura leve e deliciosa de ser lida, e parece ser mesmo muito bom. Adorei!

    Um abraço!
    http://universoliterario.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Muito obrigada por ler meus textos maternais, Isabel!E a sua proposta de leitura para 2012 é realmente muito boa! Se você não se importar com uma sugestão, leia os contos de Anton Tchekhov, são curtos e maravihosos! Existe um deles chamado "Angústia" que é espetacular.

    ResponderExcluir
  3. É bom quando o livro nos agrada né? Achei bem interessante este, por nunca ter lido nada igual.
    E diferente de você não consigo comprar um livro pela capa, sempre tenho que ler a sinopse para ver se me desperta curiosidade.
    Beijos.
    http://booksedesenhos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Excelente resenha, apesar de saber que o livro não faz meu tipo, eu li a resenha, porque tenho mania de blog literário:) a capa do livro é linda e acho que influencia todo leitor, inclusive aqueles que dizem que não ligam pra capa... Aham...
    Rende um filme interessante.

    ResponderExcluir
  5. Aww, adorei sua resenha, nunca li um livro de culinária, mas eu também adoro cozinhar!
    Ótima dica!!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  6. Adorei a resenha, nunca li nenhum de literatura gastronômica, venho percebendo isso agora. Adoro ~tentar~ cozinhar, e comer é minha parte preferida, simplesmente amo comer. Logo quando vi tua resenha me lembrei de Tomates Verdes e fritos, fico namorando o livro toda vez que vou no sebo e um dia o compro, o filme está aqui em casa, quem sabe não me conquista?

    ResponderExcluir
  7. taí um gênero que eu nem sabia que existia: literatura gastronômica! caraca hahaha! mas adorei a resenha e vou dar uma conferida. mas vem cá.. não bate uma fominha lendo livros assim não?

    ResponderExcluir
  8. Já li um livro com o tema gastronômico. Fiquei muito interessada em ler esse livro. Eu não conhecia e vou adicionar no Skoob pra não esquecer o título.
    O curioso é que mistura comida, conflitos sociais e emoção.

    Bjs ;)

    ResponderExcluir
  9. Nunca li nenhum livro desse gênero
    Mas me parece ser muito bom
    E eu sambem tenho essa de julgar o livro pela capa
    Fazer o que, se gosto de coisas agradáveis as olhos...

    Beijos
    @pocketlibro
    http://pocketlibro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Oii
    Obrigada pela visita no Obsession
    Adorei o blog e já estou seguindo

    Eu não conhecia esse livro, e acho que compraria ele pela capa também que é linda.

    Vou colocar na listinha haha

    Uma ótima terça
    beijos
    Nana - Obsession Valley

    ResponderExcluir
  11. O título é bem interessante e diferente, gostei muito da sua resenha! Fiquei bastante encantada com o enredo e com certeza entre Carl e Helen tem coisa, né? Outro livro que tem como gênero a literatura gastronômica é Chocólatras e eu gostaria muito de ler, você já o leu? (:

    Adorei o blog e quero saber todas as novidades! Já estou seguindo. Espero que curta o meu!
    http://www.pronomeinterrogativo.com

    ResponderExcluir
  12. Eu quero ler este livro!!!! Gostei da sua resenha, boa escolha.

    ResponderExcluir