21 abril 2012

Moulin Rouge


Com seus números de cancan megalomaníacos, prostitutas, absinto e drogas, Zidler, dono da casa noturna Moulin Rouge, desafoga a elite parisiense do seu tédio burguês no final do século XIX. Porém, ele e Satine – sua maior e mais bonita estrela – tem planos diferentes para si próprios e para o Moulin Rouge: transformá-lo de um prostíbulo aclamado em um teatro de verdade.

Criar um grande espetáculo – que transmita os ideais boêmios de liberdade e amor acima de tudo – também é o sonho de Toulouse e seus amigos, sendo Satine a sua estrela dos sonhos. Quando seu excêntrico roteirista os deixa, tudo parece acabado, até que Christian (escritor inglês que fugiu de seu pai ultra religioso se mudou para Montmare recentemente) aparece.

No melhor estilo Bandini, Christian alega falta de experiência com o amor e com a vida, não podendo então escrever uma peça genuinamente boêmia. Depois de ser convencido por Toulouse e seus amigos que isto não era um problema, a primeira parte da alegação é logo sanada: ele conhece Satine,  se apaixona perdidamente pela mesma e a usa como musa para sua escrita.

Mas não só de paixão vive a arte: para conseguir um bom espetáculo, dinheiro é necessário – neste caso, o dinheiro do repulsivo e fabulosamente rico duque que, assim como Christian, se rende ao encanto de Satine. Usando seu financiamento ao espetáculo como chantagem, o duque se interpõe entre Satine e Christian.

Amor, ciúmes e obsessão são os temas centrais de Moulin Rouge – e, infelizmente, tenho que dizer que esta parte do filme não foi bastante inovadora. Embora a maravilhosa atuação de Ewan McGregor (Christian) e Nicole Kidman (Satine) seja de grande ajuda, a tragicomédia não conseguiu romper as barreiras do clichê neste aspecto do enredo. Quando Christian despejou sobre Satine pela milésima vez que o amor deles superaria tudo – desde o fato de que ela viraria semi-escrava do duque até a falta de um centavo dos dois –  não pude deixar de me irritar levemente.

Isso é um problema - mas não tão grande assim se comparado ao conjunto da obra. Apropriando-se da linguagem dos videoclipes, Moulin Rouge tem uma edição bastante inovadora, com cortes violentos e cenas inacabadas. Somando-se a isto o abuso das cores na cenografia e o exagero na caracterização, não há um segundo de tédio.

Não gosto de Glee por causa de seu enredo – toda aquela coisa de aceitação na adolescência, embora bonita, me sufoca – mas sou apaixonada por seus medleys* de músicas famosas. Ver aquelas pessoas talentosas interpretando juntas músicas que sei de cor por osmose faz meus olhos brilharem, e sempre estão na parte de cima da minha playlist.  

Como não poderia deixar de ser em um bom musical, foram os medleys que me encantaram em Moulin Rouge. A mistura e modificação de músicas pop – nem sempre reconhecíveis – foi feita de maneira sublime, assim como a sua execução –  quem diria que Obi Wan Kenobi e a Feiticeira saberiam cantar?
Nota: 4/5

9 comentários:

  1. MOULIN ROUGE!!!!!!!!!!
    Eu amo este filme. Não sou fã de musical, mas tem alguns que gosto e este é lindo, maravilhoso. Espetacular, espetacular. A trilha sonora é magnífica! Adoro Ewan, e ele canta super bem. Todo mundo neste filme estava excelente.
    Obs: Não tenho paciência com Glee, mas de vez em quando procuro as performances do elenco no you tube porque eles são muito talentosos.

    ResponderExcluir
  2. Já assisti esse filme é achei perfeito!
    Nicole está ainda mais linda e maravilhosa.
    Vim agradecer pela visita no meu blog, flor.
    To seguindo seu blog já, se puder segue o meu.
    manuscritodecabeceira@blogspot.com
    Bjs.

    ResponderExcluir
  3. Ainda não tive a oportunidade de assistir a esse filme
    Mas tenho muita vontade e ate uma professora minha já comentou sobre ele...
    E amei as cenas escolhidas

    Beijos
    @pocketlibro
    http://pocketlibro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Sempre quis assistir a este filme, por ser fã de musicais. Gosto muito da Nicole e não sabia que ela cantava. Agora preciso assistir urgente rs
    bjs

    ResponderExcluir
  5. A nota que vc dá de 0 a 5, não é? Pq se não for, tenho um amigo de Salvador que vai te matar...rs
    Pra mim, neste filme, a apoteose é o " Tango de Roxane" É lindo! Fora que até agora achei que foi o melhor papel de Nicole Kidman- contando com Dogville e tudo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. é de 0 a 5 sim ahaha :) senão seria REALMENTE baixa :D

      Excluir
  6. Já assisti esse filme e gostei bastante, mas não lembro tão bem das cenas pois já faz bastante tempo que vi.

    Gostei bastante do seu comentário lá no blog heheh Espero um dia ter uma quase "mini biblioteca" em casa, também. Na verdade não me surpreendi ao saber que você lê desde "sempre", só não consigo acreditar em todo blog que vejo por aí que diz gostar de ler desde sempre. Não é maldade minha, mas o brasileiro não lê muito, apesar do número de leitores ter crescido nos últimos anos.
    Só não sou e nunca serei a favor de leituras obrigatórias, pois como você mesma disse, quem não gosta de ler não vai ler do mesmo jeito e para um professor indicar um livro ele não precisa necessariamente "obrigá-los" a lê-lo e fazer uma prova. Enfim, mas cada um tem sua opinião ;)

    Me dei a liberdade de indicar um site para você, espero que goste!
    As receitas da Pamela são uma delícia, ainda não fiz nem metade, mas das que fiz não me arrependi de nenhuma. Além das massas que são uma delícia, os cookies são maravilhosos e a queijadinha também, o que ainda não fiz mas está a espera faz tempo são os brownies :) Meu único conselho é: para qualquer receita desse site, nunca colocar o tanto de manteiga que diz na receita pois fica muito gorduroso. http://www.pamelabrandao.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OMG, esse site *_* adoreiadoreiadorei! receitas de cozinheiros profissionais ou de quem cozinha muito frequentemente SEMPRE são exageradas em manteiga ou açúcar! sério, todos os que acompanho - nigella, jamie oliver, patricia scarpin (...) - são meio exageradinhos nas medidas...
      obrigada pela indicação :)

      Excluir
  7. Ainda não assisti esse filme,porém tenho vontade!Ainda mais porque uma das atrizes é a Nicole Kidman e como tenho ouvido falar este foi um dos seus melhores papeis, então preciso conferir ;P
    Adorei o post.
    Beijos.

    ResponderExcluir