24 novembro 2012

Amanhecer, parte II




Dez entre dez manuais de escrita rezam que para que um livro exerça aquele fascínio mágico e conquiste o leitor as páginas iniciais devem ser bem escritas e cativantes. Como leitora, já tive a oportunidade de provar isso: não confio em sinopses, então muitas vezes o primeiro capítulo folheado em uma livraria acaba sendo o juiz se comprarei ou não.


Com filme, a lógica também funciona – algumas cenas iniciais são simplesmente apaixonantes. A de Obrigado por fumar, por exemplo, é adorável, estruturada toda em forma de uma propaganda de cigarro dos anos 50, os créditos em caixas de cigarro. O monólogo de Mark Renton, em Trainspotting, se tornou uma das minhas quotes favoritas do cinema, sem falar das imagens mezzo assustadoras, mezzo poéticas que iniciam Melancolia.

E, estranhamente, a cena inicial de Amanhecer parte II também entrou para este seleto grupo. É,é.



Dentre os poderes vampíricos da Bella está o de acordar de um sono de três dias maquiada.

Minha irmã já havia comentado comigo que Stephanie Meyer deveria arrumar um buraco e se enfiar lá por tanta vergonha – com o material de vampirinhos escrito pela americana, a roteirista fez um filme até que bem legal. E ela tinha razão.



Gosto bastante da tendência atual de dividir o fechamento de uma série em duas partes – foi assim com Harry Potter e assim será com A esperança (livro três da trilogia Jogos Vorazes).  É algo bastante inteligente, já que todo final de série tem, de fato, duas partes: a preparação, onde todos os problemas se agravam e o final de fato, onde tudo fica lindo (ou não) e são amarradas as pontas soltas.

Sinceramente lembro muito pouco da primeira parte de Amanhecer – a maior parte das minhas lembranças são oriundas da leitura do livro, do qual, confesso, já fui fã. Bella agora é uma vampira recém criada forte e sedenta, feliz com sua família quase perfeita – além dos Cullen e do amorzinho-para-toda-a-eternidade Edward, há agora Reneesme, uma menininha meio humana meio vampira que, por seu sangue (ops) sobrenatural, começa o filme como uma recém nascida (assustadora, aliás: os efeitos de computação gráfica no seu rostinho foram péssimos) e termina com uns sete anos.

Quando não está sendo feita por computação gráfica, Reneesme é na verdade bem fofa

Mas como eu não falaria bem de um filme só de pôneis e caramelos, o problema não tarda a aparecer. Em uma visita social, Irina, vampira de um clã amigo, vê Reneesme, que lhe passa uma impressão errada – e perigosa. Foi aí que confirmei minha suspeita (levantada pelos comentários da minha irmã e pela tal cena inicial, uma mistura linda de closes da natureza branqueada pela neve) de que esse filme teria um tom diferente do resto da saga: não pouparam violência ao mostrar o ocorrido a mãe de Irina, uma vampira que criou uma criança imortal.

Se já é difícil para um vampiro adulto controlar a sua “sede” e não revelar o seu segredo aos humanos por morte em massa, para alguém mais novo é pior ainda – aldeias inteiras foram dizimadas pelas crianças imortais, que param de envelhecer quando são transformadas. Ao ver a habilidosa Renesme, Irina acredita ser ela um desses monstrinhos destruidores, indo direto aos Volturi – a família de vampiros mais poderosa existente, que tenta garantir que os humanos não descobrirão a sua existência.

Ao inserir um pouco mais de violência e retirar o mimimi, a roteirista realmente operou uma pequena mágica em Amanhecer parte II. Além disso, ela não cometeu o grande erro daqueles que adaptam sagas consagradas pelo público (Jogos Vorazes, por exemplo), e não me pareceu assumir que o espectador era necessariamente um fã, dando (quase) todas as explicações necessárias para os não iniciados que ocasionalmente entrassem no cinema.

Graças aos céus, esse filme só teve uma (!!) cena de vampiro brilhando. Yey!
A falta de foco em Bella/Edward foi essencial para essa melhora de qualidade – salvar Reneesme era o argumento central, e o casalzinho eram apenas mais dois vampiros contribuindo para isso. Só me irritei de fato com a personalidade ervilha de Bella uma vez (ela parecia não compreender o egoísmo – ou ao menos não se sentir culpado com isso –  contido em dizer ao seu pai que ele perdeu sua única filha, quando, na verdade, ela estava meio que mais viva do que nunca) e, impressionantemente, Edward perseguidor/super protetor desapareceu completamente. Os amigos dos Cullen, vampiros de todas as partes do mundo, são muito interessantes - do tipo que dá vontade de escrever fan fic com. No seu final, a saga Crepúsculo ganha de volta um pouquinho do meu respeito.


22 comentários:

  1. Oi Isa,
    Adorei o seu blog, ele reuniu as duas coisas que eu mais gosto: livros e filmes *-*
    Muito bacana o post.

    Vim retribuir e agradecer a visitinha lá no meu blog :)
    Super obrigada ;)
    Adorei o seu cantinho e estou te seguindo ;)
    Me segue também?

    Beijinhos
    Renata
    http://escutaessa.blogspot.com.br
    http://www.facebook.com/BlogEscutaEssa
    @blogescutaessa

    ResponderExcluir
  2. Já falei que adoro teu blog? E que amo ler tuas resenhas (antigas ou novas) e resenhas de filmes... enfim.
    Ainda não vi Amanhecer parte 2, só a parte 1, estou esperando os fãs chatos saírem do cinema pra eu poder ir... mas sei lá, não vou com esperanças, nunca gostei de nenhum filme, gostava dos livros (o primeiro é o melhor) e mesmo assim nem era fã, não é a toa que nunca li todos (somente li os três primeiros).
    Acho que semana que vem vou no cinema, depois que você falou me deu vontade de ver o filme ^^

    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Oi Isabela, muito bom seu ponto de vista, eu fui assistir ao filme, mais sou fã então eu gostei muito né... hehe
    Mais adorei ler o que vc escreveu..

    bjs
    http://dailyofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Hahahaha
    Eu li com alguns trechos da matéria e realmente a Stephanie deveria se enterrar e nunca mais sair, ela destruiu com os vampiros.
    Adoro estórias de vampiros e essa foi tensa, eu li todos e tenho todos os livros, mas não sou fã da série. Os filmes foram um fracasso pra mim, mas este último foi muito bom, o melhor de todos, a cena de luta deu vida ao filme.

    Bjos!

    Livro Nas Mãos
    http://livronasmaos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Olá!
    Eu ainda não assisti a esse filme, mas já vi a cena da luta e fiquei angustiada. Por mais que eu não acompanhe mais a série, li todos os livros e ainda tenho sentimentos pelos personagens.
    Beijos!

    Andressa
    http://umdiaacadalivro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Pelo que andei ouvindo, seu b- foi bem generoso, rs
    Não sei, eu não vi o filme (na verdade, nenhum deles). Mas essa cena da Bella maquiada antes de acordar, ai ai, quem me dera ter esse poder!

    bjs

    ResponderExcluir
  7. medo de assistir esse filme, rs se bem que as opiniões estão bem diversar, e seu B me alegrou rs jurei que fosse dar um C. SOu fã da série (crepuscólica whou), mas ainda prefiro os livros aos filmes. Lembro da parte I porque chorei compulsivamente no casamento da Bella (vergonha).Só espero não me decepcionar com esta adaptação.
    bjos

    ResponderExcluir
  8. Sinceramente não gosto de Crepúsculo. Acho muito zuada a história, mas não tenho nada contra as fãs da série, respeito e tudo....

    Beijokas :*
    Blog da Mylloka

    ResponderExcluir
  9. Quero MUITO ver o último filme porque tenho um carinho especial pela série <3 mas tô esperando o burburinho passar. Odeio gente que grita no cinema.

    ResponderExcluir
  10. Oie Isabel =D

    Não sou muito fã da saga, mas já que vi todos os filmes até aqui vamos lá ver como a história termina rs...

    Particularmente eu acho os filmes muito melhores que os livros. Por isso tenho esperança que Amanhecer Part II seja no minimo um bom filme.

    bjus;***

    anereis.
    mydearlibrary | bookreviews • music • culture
    @mydearlibrary

    ResponderExcluir
  11. Ainda não vi o final da saga, mas pretendo ver amanhã. Você escreveu muito bem, gostei das críticas e dos argumentos. Também me interessei pelo filme que você citou "Obrigado por fumar". Assistirei o mais rápido possível.
    Depois quero saber se a sua sapatilha com quadrinhos deu certo, viu?

    ResponderExcluir
  12. Olá!
    Vou assumir de vez: gosto de Crepúsculo, mas tenho certo ceticismo. Acho que pelo fato de o primeiro filme da saga ter sido de baixo orçamento e pela trilha sonora alternativa, Crepúsculo meio que me ganhou. Digo meio, porque depois veio a papagaiada dos vampiros-fada que brilham no sol e dos lobisomens sem camisa (fanservice explícito e idiota). Dito isto, assisti Amanhecer parte 1 e gostei. Estou com bastante expectativa para a segunda parte e realmente espero que tenham deixado o romancezinho mimim de lado e partam para a ação.

    À propósito, tem um meme duplo para você lá lo blog. Espero que goste =D http://labsandtags.blogspot.com.br/2012/11/meme-duplo-laco-de-incentivo-leitura_23.html

    Beijos!

    ResponderExcluir
  13. Eu gosto muito do filme. Também confesso, gosto de Crepúsculo e não posso fazer nada quanto a isso. Odiei os efeitos desse filme, achei muito mal feitos, mas adorei por ser mais sanguinários que os outros. Ameeeei os vampiros amigos dos Cullen, me apaixonei pelo Garret haha
    Também acho a Bella egoísta por não querer contar ao pai seu segredo. Adoro o pai da Bella, é um dos meus personagens favoritos e odeio quando ela deixa-o triste. O começo do filme é sensacional, não é? Aquela mescla de cenas brancas com vermelhas.

    ResponderExcluir
  14. eu gostei do filme
    principalmente aquela cena da batalha nao tem no livro

    ResponderExcluir
  15. Sou fanática pela Saga, respeito todas as opiniões, pois gosto não se discute!! Amei esse filme, foi perfeito um desfecho digno para os fãs. Bella/Kristen estava linda, enfim, não vejo a hora de ter meu DVD aqui em casa para ficar assistindo toda hora que eu quiser matar a saudades *-*

    xoxo
    http://amigadaleitora.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Eu assisti uns pedaços desse filme na internet, tipo a parte da criança imortal e a batalha no final, mas se for pra avaliar o filme por aí, não curti... Não gostei dos livros, acho a história mega absurda, forçada, impossível, mal explicada e etc etc etc, e não me desce nem a porrete. Pra mim, a vantagem dos filmes é que por serem adaptações, acabam sendo feitos sem várias partes, o que me poupa de mais detalhes sórdidos ahahahahaha

    Bjokas
    Flavia - Livros e Chocolate

    ResponderExcluir
  17. Oi flor,
    Brigada pela visita viu lá no blog, vou segui o seu e sempre que possível vou conferi as novidades por aqui ^^

    Olha eu gostei bastante desse filme, alias foi o meu predileto dentre todos.
    Beijos

    Mari - Stories And Advice

    ResponderExcluir
  18. Cara, eu não assisti nem o Amanhecer part. I ainda. UAHSUAUHSHUAUHSHUA E essa de ela acordar maquiada foi o fiiiim. Mas ainda assim quero assistir.

    Beijos. Tudo Tem Refrão

    ResponderExcluir
  19. Eu sou fã super assumida de Crepúsculo. Tanto dos livros como dos filmes. São coisas que eu gosto.
    Concordo com você que os efeitos gráficos da Renesmee ficaram muito estranhos, e a cena da Bella brilhando também, ficou meio fora do contexto, eu penso, achei péssimo. E, tudo bem, o filme é focado mesmo na Renesmee e todo aquele problemão com os Volturi, e também sobre a transformação da Bella, mas não seria ruim se fosse focado no amor do casal principal. As pessoas esquecem que, além de falar de vampiros e tal, esse livro é sobre uma história de amor. É o principal, e isso foi mostrado no final de Amanhecer parte II. O filme para mim foi muito bom, adorei a Bella nada frágil... ahahahaha Ótima a sua resenha, bem sincera!

    Beijos,

    Marcelle
    bestherapy.blogspot.com

    ResponderExcluir
  20. Li todos os livros e confesso que já gostei bastante, mas hoje em dia nem ligo mais. Gostei do filme também a "luta" foi bem legal e tenho que concorda eles explicaram bastante coisa mesmo porque em Jogos Vorazes tive que ficar explicando as coisas pros meus pais.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  21. Não vejo a hora de ir ao cinema,a minha prima também não gostou da computação gráfica da Reneesme.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  22. Oi Isa,
    também posso dizer que esse é o único filme da saga que eu realmente gostei, porque os outros pelo amor de Deus, né? O primeiro nem se fala. E acho que a maquiagem dos atores também ficou muito bem feita, bem melhor do que nos anteriores.
    Li Crepúsculo com uns 11 anos mais ou menos e amei, não por causa de toda a história dos vampiros, mas pelo romance, que, cá entre nós sou uma romântica incorrigível. Só que com o passar do tempo o meu interesse na série foi desaparecendo e como você voltei a gostar com esse último filme.
    Beijinhos!
    http://thebooksthief.blogspot.com/

    ResponderExcluir