27 novembro 2012

O filho de netuno




Em O herói perdido (volume um da série Heróis do Olimpo, de Rick Riordan) Jason, herói romano do acampamento Júpiter e filho deste último ilustre, foi ao já conhecido acampamento meio sangue, aprendendo e lutando lado a lado com os heróis gregos.

Agora é a vez de Percy Jackson, filho de Poseidon e protagonista de Percy Jackson e os olimpianos, de perder suas lembranças: ele não se lembra de nada de sua vida antes da loba Lupa, a lendária figura romana, resgatá-lo e treiná-lo. Depois de uma jornada um pouco penosa, o rapaz chega ao acampamento Júpiter, tão diferente do que ele conhece que a amnésia é até conveniente.



Assim como na história, os romanos são duros e belicosos, sempre alertas para a guerra e pouco misericordiosos com covardes e inimigos. Frank, filho de uma oficial canadense morta no Afeganistão e com milenar sangue chinês, crê se encaixar na primeira categoria – ele se sente tão patético quanto a maioria dos adolescentes.

Já Hazel é mais segura quanto a isso, mas guarda segredos tão grandes quanto a suas origens que não ousa se aproximar de ninguém. Não é como se alguém quisesse, aliás: ser filha do deus da morte traz uma aura fantasmagórica quase que natural. Agora os três terão que superar seus próprios medos e cruzar seus limites contra um inimigo maior e mais poderoso do que qualquer um já enfrentado, sendo a morte a única opção junto a vitória.

Amei essa fan art, tipo... muito!
Em termos de qualidade geral, O filho de netuno é bem parecido com O herói perdido, confirmando minha suspeita de que Rick Riordan é o melhor que há em literatura de entretenimento infanto-juvenil – a queda de qualidade sempre esperada por leitores de séries basicamente não ocorre em seu caso.
Gostei levemente mais deste volume graças a apresentação da mitologia romana – a novidade caiu bem. Graças a vastidão de histórias gregas, Rick Riordan não precisou ser repetitivo durante toda a série Percy Jackson e os olimpianos, assim como também em O herói perdido, mas o acampamento Júpiter deu um ar diferente e bem vindo.

Apesar de não lê-la tanto assim, literatura infanto-juvenil geralmente me agrada. É difícil escrever de forma simples, e os autores desse gênero são mestres – muitos deles chegando o primor de inserir aspectos mais adultos sem se tornarem entediantes para os pequenos. É o caso de Lemony Snicket em Desventuras em série (uma das minhas séries favoritas para todo o sempre), com milhares de fatos que parecem aleatórios, só que não são, e os sofrimentos bem maduros dos Baudelaire.

Rick Riordan faz isso de maneira mais sutil: os seus personagens são bem complexos, com passados bem bolados e características bem distintas entre si, mas que acabam se completando. Fazendo com que o leitor relacione sentimentos de Percy, Hazel ou Frank as suas experiências, ele desmitifica que entretenimento é igual a, necessariamente, historinhas fúteis.

Em A marca de Atena, ambos os acampamentos se cruzarão na luta contra Gaia, e é difícil saber como vai terminar – com certeza com um final feliz, mas quem disse que não existem mil versões dele?




10 comentários:

  1. Oii!!
    Ainda não li nenhum dos livros da série, mas meu namorado está lendo e adorou o primeiro, apenas ressaltou que achou longo demais e por isso, em alguns trechos, muito entediante, rs.
    Altamente compreensível devido ao livro hiper grosso que temos, kkk.
    Gostei da resenha e fico feliz em saber que o ritmo da série não cai no segundo, e até melhora \o/
    Beijo!

    ResponderExcluir
  2. Olá!
    Eu ainda não li nenhum livro desse autor, acredita? Tenho O Ladrão de Raios, mas ainda não o li por falta de tempo e por falta das continuações também.
    Parabéns pela resenha!
    Beijos

    Andressa
    http://umdiaacadalivro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Nunca gostei da série, li várias resenhas, matérias e sinopses, mas nada.
    Nunca fui cativado pela história, mas sua resena esta muito boa.

    Bjos!

    http://livronasmaos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oi Isabel!
    Ainda não li nenhum livro da série... Queria ler, mas desanimo só de saber que é série.
    Eu li o primeiro livro de Desventuras em série mas não curti, achei muito triste!

    Beijos,
    Sora - Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
  5. Oi Isabel!
    Eu super tenho vontade de ler os livros do Rick, tenho um livro dele aqui mas ainda não comecei a ler. Bem, vou tentar ler logo. Sua resenha está ótima! Bom saber que a queda de qualidade não existe aqui. E eu também sou super afim de ler Desventuras em séries.

    Beijos;
    Leticia- ObsessionValley.

    ResponderExcluir
  6. Simplesmente amo Percy Jackson! Esse livro é muito bom (assim como todos da série), adorei!!!!! :DDDDDDDD

    Beijokas :*
    Blog da Mylloka

    ResponderExcluir
  7. Isabel,

    Eu tenho uma dificuldade com Riordan - acho até que já comentei sobre aqui - tentei ler Percy Jackson e OS Olimpianos mas parei no primeiro volume, não gostei, acabei não indo em frente. Mas depois de ler algumas resenhas - como a sua - me vem aquela vontade de tentar novamente, quem sabe...

    E também gosto muito de literatura infanto-juvenil, ela sempre me agrada, é simples de se entender sem, ao mesmo tempo, menosprezar o leitor. Me sinto em casa.

    Grande abraço.

    ResponderExcluir
  8. Oi Isabel, já li os livros da série dos Olimpiados e gostei tanto que li tudo numa paulada só... Mas depois entrei numa ressaca de Riordan que só consegui ler um livro dele - A pirâmide vermelha - e nem gostei tanto assim.
    Acho que esse tempo talvez já tenha passado, tenho outros livros do autor que preciso ler.
    Espero que goste da história como a maioria dos que a leem, sei que o autor tem a habilidade de intricar enredos de uma forma como poucos.

    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Pronto, aqui estou eu de novo desesperada para ler os livros do Rick, a cada resenha que leio fico mais empolgada e interessada :( Preciso comprá-los quando terminar de ler todos os livros acumulados na minha pilha de 'vou ler' :(

    Beijos. Tudo Tem Refrão

    ResponderExcluir
  10. Um colega meu de cursinho (que também era meu colega de van), leu a série inteira de Percy Jackson ao meu lado esse ano. Nunca tive um interesse muito grande de lê-la, devido meu desapontamento com relação ao filme, embora ache Logan Lerman um dos jovens atores mais talentosos da atualidade. Contudo, adoro história clássica e literatura-juvenil - costumo brincar que não passei mentalmente dos 13 anos - o que já é um bom motivo para deixar essa leitura como possibilidade futura.

    Como relação a resenha, já disse que você tem um talento incrível para resumir uma obra e comentá-la de uma forma extremamente empolgante? Ainda quero aprender a resenhar assim. =)

    Beijos!

    ResponderExcluir