19 março 2013

[LISTA] 4 séries recentes que me decepcionaram


Como alguns devem ter percebido pelos posts do blog, ando meio viciada em séries. Sempre tive com elas uma relação de amor e ódio: adoro a maneira com que os personagens podem se desenvolve plenamente (afinal, ficamos com eles por mais tempo do que em um filme) mas a enrolação e falta de enredo de algumas (ou puro enjôo mesmo) podem me garantir um lugar no pódio de “abandonadoras de séries”.

Ando acompanhando muitas estréias e descobrindo boas séries antigas graças a blog Temporadas (única parte da revista Veja que serve para alguma coisa) e a maravilhosa rede social Banco de séries. E é óbvio que tive algumas decepções...

1. Do no Harm



Jason é um brilhante neurocirurgião que, estranhamente, não é workaholic como se espera – graças a uma suposta diabetes, o médico só trabalha entre as nove e as seis.

Suposta porque a história é bem diferente: durante a noite, o seu alter ego, Ian, toma conta, sendo o oposto de Jason em todos os aspectos e tendo lhe causado muita dor e confusão no passado. Nos últimos anos, graças a um fortíssimo sonífero, Ian foi sufocado pelos braços de Morfeu, mas aquilo não poderia durar para sempre – no aniversário de Jason, ele volta, mais destrutivo do que nunca.

Uma adaptação moderna de O médico e o monstro, Do no harm tem uma proposta é legal e um enredo decente para o primeiro episódio –  mas só isso. A escorregada na escolha dos atores foi épica: embora o interprete de Jason/Ian consiga diferenciar bastante os dois, não vai mais longe do que isso – e não posso nem começar a falar dos secundários.

O fato dos dois serem extremos também me irrita – essa coisa de bem e mal é para histórias de crianças, uma desculpa para aqueles escritores preguiçosos não dispostos a desenvolver essa coisa linda chamada complexidade. 

Basicamente natimorta, a série foi cancelada no segundo episódio.

2. Underemployed



Mesmo que de uma forma mais leve, Underemployed tem uma proposta semelhante com Girls: mostrar os romantizados vinte e poucos anos de uma forma mais real – quem disse que a juventude torna tudo perfeito tem memória fraca. Para isso, a série segue um grupo de quatro amigos um ano após a formatura na faculdade, e nada é como imaginado – Daffne ainda é uma estagiária não paga em uma agência de publicidade; Sophia não conseguiu terminar o primeiro livro e trabalha em uma loja de Donuts; o lindo Miles serve mesas ao invés de estampar outdoors como modelo da Calvin Klein. Lou e Raviva estão em uma situação mais complicada e permanente: ela está grávida de nove meses, fato escondido do namorado ativista enquanto teoricamente perseguia seu sonho de ser cantora em Los Angeles.

Não lembro de ter assistido uma série da MTV antes, e realmente gostei das piadinhas, dos diálogos e da trilha sonora. Lá pelo episódio cinco, porém, Underemployed passa a ficar cada vez mais repetitivo e chato – mais uma das provas que os americanos devem aderir ao hábito britânico de séries curtas – fato que me fez abandoná-la na sétima parte.

3. Revolution



Quase explodi de felicidade quando, depois de Jericho, consegui encontrar um seriado pós apocalíptico decente – vocês podem ver toda essa euforia aqui. A lua de mel durou três episódios, onde um mundo sem eletricidade me parecia lindo (do ponto de vista visual – quem aqui sabe acender fogueiras?) e interessante, mas a falta de enredo logo se mostrou. Sim, gostei bastante dos novos governos surgidos nos Estados Unidos, mas a valorização forçada da família por parte de Charlie e a maldade mal-calculada da milícia Monroe não me convenceram.

4. Cult



Depois de assistir The Following (comentei a estreia aqui e venho acompanhado os episódios no dia seguinte a seu lançamento na gringa e garanto: fica cada vez melhor) cultos começaram a me interessar. É curioso como pessoas se encontram tão desesperadas por conforto e aceitação que se propõem a desafiar até mesmo os níveis mais básicos da lógica e da moralidade.

A série explora algo bem comum: os fandoms, grupos de fã de um determinado trabalho que muitas vezes demonstram um nível de incrível dedicação – lembro de me maravilhar com as teorias de Lost no finado Orkut, óbvio trabalho de muitos episódios reassistidos e bastante análise.

O tal culto dentro de Cult é, estranhamente, o próprio fandom de Cult. Como dizem por aí, a vida também imita a arte, e assassinatos – exatamente da mesma maneira que na série fictícia – começam a acontecer.
Tenho medo dos fandoms do Tumblr algumas vezes, mas isso não é o suficiente para fazer  a premissa de Cult verossímil – mas vamos lá, é ficção, não é? Marquei a estréia na agenda. Depois de um piloto fraco e um segundo episódio ainda pior, desisti da série: os protagonistas não são bons atores e o enredo parece ser bem enrolado – depois da supracitada Lost, não quero nenhuma série com Deus ex machina no final.


Não se esqueçam do sorteio e do booktour, que ainda estão no ar. Além disso, uma novidade: as autoras parceiras Eleonor Hertzog e Bruna Camporezi estarão em Belo Horizonte nesse sábado com mais oito escritores para uma tarde de autógrafos! Mais informações abaixo:

Clique para ampliar.



26 comentários:

  1. Eu nem posso comentar muito sobre séries porque não assisto a nenhuma hahaha
    Eu sempre fico irritada como as séries tem um começo e o meio é interminável e nesse interminável as séries ficam assim, chatas e sem cabimento.
    Acho que tudo que é bom deve ter um fim... assim agente não fica com uma imagem feia da coisa sabe???

    Beijos,
    Carol e seus livros.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É examente isso! Melhor fazer a menos do que a mais, neste caso. Você meio que lesa o espectador e a imagem da série...

      Excluir
  2. Oi Isabel, tudo bem?
    Já passei por isso algumas vezes de começar toda empolgada uma série e simplesmente parar de ver. Mas acredito que esta faltando um pouco mais de criatividade por parte dos produtores americanos, ou por sua vez, eles bem que podiam aderir as mini séries.
    Abraços,
    Amanda Almeida
    Você é o que lê

    ResponderExcluir
  3. Oi Isabel, já vi uma resenha positiva de Cult, e eu fiquei com vontade de ver, mais as outras que citou não são meu estilo..

    beijos
    Mila
    http://dailyofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oie Isa
    sou viciada em séries, mas ultimamente nem tenho assistido a tantas pela falta de tempo. Dessas não vi nenhuma, e já estão na minha lista negra hhahahah
    Eu assisto PLL, White Collar (adoro), The Following, Teen Wolf, TWD, e só, mesmo assim sempre atraso alguns episódios por falta de tempo :(
    bjos

    ResponderExcluir
  5. Oi,

    de todas as citadas, já vi apenas Do no Harm, mas, diferente de você, eu estava gostando da história. Concordo que os extremos do protagonista são até meio clichê, mas gostaria que a série não tivesse sido cancelada.

    Bjs

    ResponderExcluir
  6. Oiii..
    Céus, não posso nem comentar e compartilhar de ideias. Não assisto séries (aqui em casa não tem os canais - #BAD)
    Sou apaixonada por House M. D. (rs ~ meu amor platônico)

    Beijos
    luizando.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aqui em casa até tem os canais, mas geralmente os horários são incovenientes haha Geralmente só assisto essas sit coms longuinhas, tipo The Big Bang Theory ou Two broke girls...

      Excluir
  7. Estou olhando tantas séries ultimamente que nem posso procurar por mais alguma pra assistir haha
    Nunca ouvi falar em nenhuma dessas mas já vi críticas negativas quanto à "Girls".

    Isabel, fiz um questionário no blog para saber o perfil dos leitores e opinião sobre o blog em geral. Se tu puder responder, eu agradeço muito
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem muuita crítica a Girls pela forma crua com que eles retratam a realidade. Pessoalmente, vejo como aspecto bom!
      Vou responder o questionário sim :)

      Excluir
  8. Poxa, só porque eu queria assistir "cult" :/
    Adorei os seus comentários!
    Beijos!

    http://primasxavier.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Eu acabei não solicitando "A pousada Rose Harbor" mas me arrependi. É que a princípio a sinopse era vaga e sem graça. Bom sobre a postagem eu nao posso falar muito porque aqui em casa só tem tv aberta :/
    Ah, muito obrigada pela visita *----------*

    (desconstruindoaspalavras.blogspot.com.br)

    ResponderExcluir
  10. Caraca.. eu nunca nem ouvi falar dessas series ahuauha ainda bem pq parecem horriveis mesmo
    Só me interessei pelo Revolotuion por saber do que se trata, mas sabendo que fica ruim, nem começo a ver....

    Bjokas
    Flavia - Livros e Chocolate

    ResponderExcluir
  11. "Basicamente natimorta, a série foi cancelada no segundo episódio." Isso deve ser algum tipo de recorde oO ultimamente não acompanho série nenhuma, a não ser que The Lizzie Bennet Diaries conte! Mas tô colocando em dia Game of thrones. Ando com tão pouco tempo livre que a vontade de acompanhar alguma série direito acaba diminuindo. Talvez colabore pra isso o fato de que também ando meio cansada desse negócio de uma temporada durar praticamente 22 episódios.

    ResponderExcluir
  12. Isabel, das que você citou eu só não assisti a Under Employed, mas por que ela não me interessou de modo algum. Eu gosto de Revolution, mas acho que o andamento está bem fraco, tem que acontecer alguma coisa pra acelerar o ritmo, tornar a narrativa mais dinâmica. Quanto ao Cult, eu ainda não sei se gosto ou desgosto, tô no meio do caminho. Já Do No Harm eu gostei e me surpreendi de ter durado tão pouco, já que era até bem produzida - principalmente em comparação a Zero Hour, que sobreviveu apenas três episódios.

    ResponderExcluir
  13. Tem algumas séries que deixam a desejar por falta de preguiça do diretor da série mesmo, isso é que me entristece também. Por exemplo, a série começa com tudo e você acha que vai dar certo mas ai acontecem coisas escrotas e você é praticamente "obrigada" a se desinteressar. Triste isso.

    Xx
    www.likeparadise.com.br

    ResponderExcluir
  14. Oi! Já vi algumas série mas não me interessei por nenhuma. A unica capaz de chamar minha atenção foi Underemployed, mas acabei deixando de lado e nunca baixei o pilot. Sem falar que já acompanho muitas outras e quase não tenho tempo pra elas. :/

    Beijos, Leitura da Vez.

    ResponderExcluir
  15. Oi Isabel! Abandonei tantas séries este ano, e ainda assim estou com várias para colocar em dia. Estas aqui que você citou não cheguei a ver nenhuma, e acho que nem verei.
    Bjos!!

    ResponderExcluir
  16. realmente, essa é a palavra que eu queria falar, agradável aos ouvidos :D

    nossa, tem muita série tosca vindo e séries que eram boas foram canceladas ;s

    das séries que você citou, eu já assisti revolution. e eu acabei não seguindo, mas gostei dos três primeiros eps que assisti :D

    gostei de você fazer um post sobre isso, acho que é bom ter algumas opinições e crítias de séries não muito boas :D ahuahuah

    ótimo post.

    beijos :*
    japona.mairanamba.com

    ResponderExcluir
  17. Ai, ai... Eu só não acompanho mais séries porque me falta tempo, já que eu ADORO! Mas é bem irritante quando elas começam a desandar, né? ;~
    Eu ainda não tive oportunidade de ver nenhuma dessas citadas, e agora, pensarei 500 vezes antes disso. Tenho que concordar que as propostas são boas, pena que não suprem a expectativa ;~

    Só não me inscrevo no booktour, que eu adoro participar, porque esse ano me prometi fazer menos coisas do tipo, já que preciso ler meus livros.

    Beijos

    ResponderExcluir
  18. Sou viciada em séries, TVD, SPN, Smash, OUAT, BaTB, Arrow ... kkkk
    Tenho vontade de assistir Cult, é a única ai.

    Beijos
    http://caroleblablabla.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  19. Não conheço nenhuma dessas séries... Na verdade acompanho poucas...

    Beijos,
    meumundoecolorido.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  20. Nossa não conheço nenhuma de séries, realmente não estou dentro do mundo de séries, acompanho uma ou duas no máximo!

    Beijos, beijos e abraços. www.7hings.com.br, hey te espero lá..!


    ResponderExcluir
  21. Tive muita vontade de assistir Underemployed, pois as séries da MTV são legais, sua grande maioria. Mas ouvi uns comentários que a série era bem chatinha e acabei nem baixando.

    ResponderExcluir