16 março 2013

[LIVRO] Uma questão de confiança + sorteio + booktour




Ah, as capas! Por mais vezes que o método de julgar o conteúdo por elas se mostre falho, é um hábito muito difícil – impossível até, eu diria – de se abandonar. Na vida, na leitura, nos filmes, é bem difícil desvencilhar a primeira imagem do conteúdo, e só surpresas muito grandes (e muito boas ou muito ruins) conseguem fazê-lo.

Pela arte e sinopse de Uma questão de confiança, eu esperava um chick-lit um pouco mais tenso, com conflitos comuns entre mulheres recheados com o desaparecimento da filha de uma delas. Grande, grande engano.


O subúrbio londrino de Victoria Place parece ser um oásis para a criação de proles: parques bonitos, boas escolas, vizinhos amigáveis – nada para atrapalhar uma infância bonita e feliz.

Mas há sempre uma exceção para provar a regra. Engenheira de som brilhante (porém desempregada) Callie é mãe em tempo integral de Rae, uma garotinha de cinco anos que veio ao mundo com uma rara doença de coração. Mesmo a zona de perigo tendo sido deixada há muito tempo, as seqüelas ainda são presentes, limitando suas brincadeiras e afastando possíveis amigos.

A ausência do trabalho e uma estranha hostilidade cordial (parece ser estranho, mas é o pior tipo – não há pessoa para se afastar ou problema para ser resolvido) dos seus vizinhos levam a vida de Callie a um nível quase insuportável de solidão: completamente dependente do ex-marido, a mulher não tem para onde sair e uma única amiga, a sua vizinha americana Suzy. Esposa de um executivo em ascensão e com três filhos saudáveis, a bela jovem mulher parece ser o que esperamos de uma moradora de Victoria Place – ou não.

Uma questão de confiança é um suspense psicológico muito bem estruturado, onde até mesmo a menor palavra fora do lugar faz uma grande diferença. Conforme fui conhecendo cada uma das personagens, me impressionei sobre o quanto a casca de alguém pode esconder, e – como os críticos metidos diriam – as páginas se viraram sozinhas.

De certa forma, Uma questão de confiança é irregular em termos de escrita. O foco varia entre três mulheres completamente distintas, e é de se esperar que a narrativa possuísse diferenças claras – mas não é o que acontece. Mas digo irregular não só por isso: enquanto os capítulos de Suzy e Callie são escritos em uma linguagem padrão de livros para entretenimento, os de Debs são fantásticos. Não se pode dizer que essa professora recém chegada no bairro se mudou – na verdade, ela fugiu, depois de ser hostilizada continuamente na sua última cidade. Cheia de tiques e com um casamento que malmente completou seis meses, Debs é a melhor personagem de todo o livro – sem ter direito a seu nome na contracapa.

Em uma palestra no TED, a blogueira e fashionista Tavi Gevinson defendeu que boa parte da angustia feminina quanto a si própria advêm do fato que a ficção, de forma geral, trata as mulheres como seres simples, e nós, obviamente, falhamos miseravelmente ao tentar nos encaixar nesse padrão de comportamento. Nós não somos simples, nunca seremos, e Uma questão de confiança é uma das raras obras que não se incluem na reclamação da jovem feminista. Terminei-o me sentindo mais burra do que nunca por julgar o livro pela capa – Callie, Debs e Suzy são bem mais do que parecem.

Ei, duas novidades: a primeira é que a fofíssima Bruna Camporezi, autora de Os segredos de Landara (minha próxima leitura) me cedeu um exemplar para o primeiro booktour do blog! Clique aqui e saiba como se inscrever.

A segunda é o sorteio de Uma questão de confiança. Como sempre, farei-o pelo Rafflecopter (ele é meio temperamental, então se não aparecer, atualize a página). O resultado sai no dia 02/04 e o ganhador terá 48h para me responder.


a Rafflecopter giveaway

17 comentários:

  1. Eu li esse livro a algumas semanas e gostei bastante! Em virtude de tanto Suzy quanto Callie esconderem segredos uma da outra, o que em outras palavras é falsidade, eu me identifiquei bastante com Debs. Achei que o livro é bem escrito e gostei do trabalho gráfico, só o final foi rápido demais ^^ Ah e nao posso negar que gostaria que uma tragédia acontecesse (haha maldade)

    (desconstruindoaspalavras.blogspot.com.br)

    ResponderExcluir
  2. Eu não tinha vontade alguma de ler esse livro, mas a sua resenha me fez mudar de opinião.
    Eu jamais esperaria uma Chick-lit, a capa entrega ahahaha e o que eu esperaria seria uma história um pouco confusa, não sei enfim...
    Estou com certeza participando da promoção =)

    Beijos,
    Carol e seus livros.

    ResponderExcluir
  3. Oie Isabel!

    Eu percebi o estilo do livro pela capa e pela sinopse, motivo pelo qual eu não o solicitei para a editora. Eu já esperava uma história um pouco tensa mesmo, e como ando procurando leituras mais leves esse livro não me chamou a atenção.

    No contexto geral parece ser uma história muito boa mesmo, mas densa demais para mim no momento.

    Ótima resenha!

    Beijus e uma ótima semana para você!
    ;***
    anereis.
    mydearlibrary | bookreviews • music • culture
    @mydearlibrary

    ResponderExcluir
  4. Confesso que não me interessei de primeira pelo livro.
    Mas espero poder ler ele em breve, para tirar minhas conclusões.
    Adorei sua resenha.

    E participando da promo.

    Beijos
    http://caroleblablabla.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. oi flor,
    Estou com minhas leituras tão atrasadas, mas esse é o livro que quero ler em breve se possível.
    Sua resenha só me confirmou o que já esperava.
    Beijos

    Mari - Stories And Advice


    ResponderExcluir
  6. Isabel, não solicitei este por achar que seria só mais um romance meloso mal executado, agora me arrependi e muito ;) livros mais tensos costumam me agradar, principalmente se os personagens forem bem estruturados - e não há quem não fique curioso a respeito de Debs depois do que você disse sobre ela.

    Fica a notada a dica de leitura.

    ResponderExcluir
  7. Eu ainda não li esse livro, mas ele está na minha cabeceira para ser um dos próximos. Com uma ou outra exceção, os livros da NC de janeiro surpreenderam, e eu gostei disso, já que esperava coisas bem diferentes.
    Adorei a resenha, e só fiquei mais curiosa para ler logo.

    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Puxa, eu sempre saio do Distopicamente me xingando por não conseguir acelerar meu fluxo de leitura... É quase tão frustrante quanto poder escolher um único livro em uma livraria para comprar. Enfim, concordo perfeitamente com a blogueira: Salvo raras exceções, as personagens femininas da ficção são personificações de extremos. Ora uma doce donzela em perigo, ora uma víbora cruel e assustadora. Inocentes, mal sabem que pode haver tanto um cordeiro quanto um lobo na alma de uma mulher (e em sua mente também).

    Beijos =*

    ResponderExcluir
  9. Esse livro está aqui me esperando, vi alguns elogios e estou bastante instigado a ler ele ^^

    Boa sorte para os participantes da promoção :P

    David - Leitor compulsivo

    ResponderExcluir
  10. Eu vi esse livro nas livrarias do shopping, fui ler a sinopse e me interessei. Agora com a resenha, me fez querer cada vez mais. O fato do foco da narrativa ser diferenciado e meio que "dividido" entre as 3 mulheres, me lembrou de um livro adolescente que eu li (Conselho de Amiga). Estou curiosa para ler esse livro, mesmo que eu não ganhe, já adicionei ele na lista dos desejados e é capaz deu comprar na Bienal.

    Xx
    www.likeparadise.com.br

    ResponderExcluir
  11. Adorei sua resenha. Não tinha vontade de ler esse livro, mas fiquei encantada com ele! Participando do sorteio...

    Beijos!
    meumundoecolorido.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  12. Vim agradecer pela visitinha feita no meu blog, fiquei muito feliz =^u^= gostei bastante da resenha sobre o livro, parece ser muito bom, mas ultimamente tenho me interessado mais por histórias 'fantásticas', e sobre julgar o livro pela capa, querendo ou não sempre faço isso, rsrs sempre olho a capa primeiro... rsrs beijos.

    ResponderExcluir
  13. Gostei da sinopse do livro quando vi e as resenhas me deixaram com mais vontade de ler. É legal esse livro, tem uma história bem bacana e gostei do jeitinho dele, parece ser um leitura leve e gostosa, sem ser chata.

    ResponderExcluir
  14. A capa é super linda, o que não poderia ser diferente vindo da NC não é? Estou muito ansiosa para ler esse livro, a sinopse é bem interessante *-*

    Beeijos,
    http://isteh.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  15. Quero ler esse livro pelo tema tenso mesmo gosto de livros assim e nem sabia nada dele a té ler sua resenha, quero descobrir o que Callie, Debs e Suzy são, quero ter o prazer dessa leitura e não dava nada pelo livro vendo a capa que é linda.

    ResponderExcluir
  16. Otimo livro,gostei do enredo e quando vi a capa achei interessante........

    ResponderExcluir