31 janeiro 2012

Retrospectiva de Janeiro e Perspectivas para Fevereiro

Inspirada no pessoal do Desafio Literário e em algumas blogueiras YA, farei uma retrospectiva/perspectiva todo último dia do mês.
Retrospectiva de Janeiro
Foi um mês bom, literariamente falando. Não li tanto quanto eu deveria durante o tédio que assola os dias de férias, mas, ainda assim, cumpri a maior parte das minhas metas.
Número de livros lidos – Onze
Melhor livro – Essa é bem difícil... Li muitos livros bons este mês. Contudo, acho que o prêmio vai para Em Chamas, segundo livro da trilogia Jogos Vorazes e meu preferido da série.
Pior livro – Engraçado isso: o melhor e o pior indo para a mesma série. Contudo, eu tenho que dizer A Esperança, da série Jogos Vorazes. Não sei se é porque esperava grandes coisas pro final da série, mas é difícil contentar-me com um desenvolvimento podre e um final água com açúcar. Também não gostei muito da coletânea de contos Amores Infernais.
Surpresa do mês – Na verdade, foram dois: Anna e o beijo francês, de Stephanie Perkins – que provavelmente é o melhor, senão um dos, livros adolescentes que já li – e A breve segunda vida de Bree Tanner, de Stephanie Meyer, que me surpreendeu por ser da criadora dos vampiros nada assustadores de Crepúsculo.
Desafio literário – Os igualmente maravilhosos Como água para Chocolate e Escola dos Sabores. Muito obrigada aos organizadores do desafio pela maravilhosa escolha de tema, foi muito bom conhecer este gênero, deparando-me logo de cara com dois livros muito bons!
Clássico – Acho que Pergunte ao pó, de Jonh Fante, deve contar, mesmo sendo um clássico americano e moderno. O mesmo para Como água para chocolate.
Perspectivas para Fevereiro
Acabei estabelecendo o mesmo número de livros para Fevereiro. Mesmo com a escola, sinto que a maresia das férias me faz ler menos - a indisposição causada por ficar o dia todo desocupada é tanta que até fazer algo que nos dá prazer é difícil.
Desafio Literário – O tema é “nome próprio”, ou seja, livros que tenham em seu título o nome de seu personagem.
Emma, de Jane Austen – afinal, Jane Austen sempre é bom, né? Adoro os romances de costumes feitos pela escritora inglesa, que ao mesmo tempo falam de amor e das tradições cheias de escrúpulos dos ingleses no século dezenove.
Olga, de Fernando Morais – assisti ao filme-biografia, e estou doida para ler o livro :D
Baudolino, de Umberto Eco – este livro é bastante especial para mim, porque foi o que minha avó estava lendo antes do derrame que levou à sua morte. Antes eu acreditava que Umberto Eco era provavelmente um pouco complicado demais para mim, mas dei uma folheada no livro e creio que possa lê-lo sem maiores problemas.
Drácula, de Bram Stoker.
Outros – Comecei a ler ontem A naúsea, de Sartre, e provavelmente só terminarei mês que vem haha. Já que lerei Emma, de Jane Austen, pretendo ler também outros livros da autora, tais quais Razão e Sensibilidade e Mansfield Park. Também pretendo ler o clássico de Dostoievski, Crime e Castigo; o brasileiro Cidade de Deus ; o de não-ficção (aliás, nova meta minha: um livro de não-ficção por mês) As veias abertas da América Latina e A sociedade do Anel (o primeiro livro da série O senhor dos anéis).

9 comentários:

  1. Oi Isabel.
    Interessantes os livros escolhidos para o seu desafio literário. Eu costumo não criar metas de leituras, por isso vou lendo o quanto posso.
    Beijos.
    http://booksedesenhos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Acho que tenho problemas. Não consigo gostar de Jane Austen. :(
    Drácula, de Bram Stoker é outro que quero ler e muito!

    Gostei da sua lista e do seu blog. Parabéns!

    xxx

    Gleice
    @MPessoais
    www.murmuriospessoais.com

    ResponderExcluir
  3. Oi Isa
    Só li um livro em janeiro, comecei o ano MUITO preguiçosa. Mas agora peguei o ritmo novamente!
    Drácula do Bram está no livro que estou lendo.
    É o último HAHA ainda estou no Frankenstein da Shelley

    beijos
    Nana - Obsession Valley

    ResponderExcluir
  4. Eu sou péssima para cumprir minhas metas.
    Preciso urgentemente de Em Chamas!
    Anna e o beijo francês é meu livro queridinho, amo esta história. Tentei ler A sociedade do Anel, mas achei chato, já o Hobbit é encantador.

    ResponderExcluir
  5. êeeeeeeeeeeeeee
    finalmente algúem que tmb achou A esperança morno, sério, eu já estava achando que eu era doida.
    Eu ainda prefiro Jogos Vorazez, acho que teve mais romance, ação, suspense e o inesperado. O último livro ficou faltando algo, sei lá o que, mas achei que o final aconteceu tão rápido...enfim...
    Bjs

    ResponderExcluir
  6. Que ótimo diva *__* Você ainda leu muito hahaha kkkk
    Mas o bom é que o mês foi proveitoso pra você hehe
    Parabéns pelo post, demais.
    Sucesso em 2012, e um ótimo fevereiro viu? Beeijão ;*


    Ewerton Lenildo - Academia de Leitura
    papeldeumlivro.blogspot.com
    @Papeldeumlivro

    ResponderExcluir
  7. Sempre tive vontade de ler Como água para chocolate! E Anna e o Beijo Francês tb é um dos meus favoritos livros para jovens! Adoro essa autora!!
    Quero muito ler Emma, já li alguns da autora, mas esse parece ser muito bom (vi a minissérie, que é muito boa!).
    Beijos!

    ResponderExcluir
  8. nossa, onze livros em janeiro
    eu só li 4, uma vergonha ...
    mas gostei bastante da ideia

    Beijos
    @pocketlibro
    http://pocketlibro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. só li quatro livros em janeiro :(
    Em Chamas foi também meu preferido de JV, mas não fiquei decepcionada com A Esperança. Talvez tenha sido porque não criei grandes expectativas, mas achei que o final foi perfeito, sem mais nem menos.

    ResponderExcluir