30 julho 2012

“Por isso a gente acabou”, coisas e livros que marcaram minha infância




Sou da “geração Harry Potter”, por assim dizer. Eu seria uma leitora de qualquer jeito graças as influências familiares; portanto, não pertenço ao grupo que “aprendeu a ler” graças a JK Rowling – o que não me tornava menos intensa na minha tarefa de roer as unhas esperando pela próxima aventura do bruxinho, escrever fanfics mirabolantes, esperar ansiosa na porta do cinema e ajudar (ou pelo menos apoiar) a tal da “máfia dos livros” na tradução amadora do último livro da série – como se esperar alguns mesezinhos para a tradução (que, na minha humilde opinião, sempre foi boa) oficial doesse (e doía mesmo!).

Contudo, se eu pensar melhor, não foi Harry Potter que mais marcou minha infância em termos de leitura, e sim Desventuras em série. A série de treze livros escrita por Lemony Snicket não possuía magia – isto é, se você não contar o leve clima steampunk – como seu tema, e sim algo bastante incomum para livros “quase-infantis”: os infortúnios dos irmãos Baudelaire. Embora cheio de referências que eu não conseguia à época compreender e a tristeza extrema dos acontecimentos Desventuras em série não deixava de ser meu queridinho.

Como ficou claro nos últimos livros, Lemony Snicket não era um nome, e sim um pseudônimo. No cartório, ele se chama Daniel Handler e também é escritor – embora de um gênero bastante diferente do dos livros que marcaram minha infância – e, infelizmente, ao que parece, com uma qualidade radicalmente diferente também.

Destes, o primeiro que caiu nas minhas mãos é Por isso a gente acabou. Min, uma adolescente de dezesseis anos fã de cinema, termina com o namorado Ed, que é seu oposto: o típico atleta popular dos filmes americanos – embora o autor tente quebrar isto de forma vaga e ineficiente com o fato de que ele é bom em matemática. Min então escreve uma carta para Ed, narrando os acontecimentos dos dois meses que passaram juntos – e, obviamente, o porquê (ou os porquês) do término.

O enredo é meio meh, e o livro também. O autor escreve de uma forma fantástica, com toda a intensidade que alguém na situação de Min tem, mas ela é simplesmente chata e melodramática demais. Quanto ao Ed, algumas berinjelas tem mais personalidade, e o fato dele e da Min não terem nada em comum, nada que pudessem conversar além de trivialidades me irritou. Foi também uma “bola fora” o fato do livro ser lotado de referências a filmes e músicas que não existem quando a realidade já nos provém bem nesse quesito.

Gostei da mania da Min de guardar tudo que marcou o namoro dos dois – até mesmo duas tampinhas de cerveja – o que rendeu as ilustrações fabulosas do livro. Da minha parte, não guardo nada que não possa ser útil – na verdade, um dos meus sonhos de consumo é poder guardar “minha vida inteira” (leia-se livros, roupas, computador e tudo mais que preciso para sobreviver) em no máximo uma mala, sem me prender demais as coisas que tenho aqui e ali. Me dá uma agonia olhar para o meu quarto e saber que provavelmente sentiria falta de qualquer coisa que tem aqui – me sinto meio materialista, presa.

Na minha edição de Por isso a gente acabou há uma etiquetazinha amarela e chamativa que diz “Daniel Handler é o autor de Desventuras em Série, Lemony Snicket”. Por favor, permita-me discordar. Lemony Snicket não é Daniel Handler, ao menos não de verdade – e Por isso a gente acabou é a maior prova disso.

Nota: 2.5/5

PS.: Ei, criei uma página do blog no Facebook. Curtam aqui ou aí do lado. :)

14 comentários:

  1. Ola isabel, nao li nenhum dos livros que citou e menina eu guardo td do meu namoro... afi mais ja nos meus 3 anos ja nao guardo tanto vai... adorei a resenha, Vc escreve muito bem, parab´rens

    obrigada pela visita la no blog
    http://dailyofbooks.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Oi Isabel (: Então, quando comecei a ler a resenha eu pensei que você tinha gostado do livro, pelo contrario acho que você se decepcionou com o autor, mas acho que esse livro 'Por Isso A Gente Acabou' é do tipo que se lê de mente aberta, sem esperar muito porque se não kkkkkk achei legal a mania da Min de guardar tudo, queria fazer isso kkkkkkkkkk E eu também sou muito apegada as minhas coisas, é me sinto materialista ):

    Agente já postou outra resenha lá, quer ler? http://falleninme.blogspot.com/ desde já obrigada!
    - Mica

    ResponderExcluir
  3. Oie Isa
    morri de rir na parte: lgumas berinjelas tem mais personalidade kkkk
    já tinha lido outras opiniões sobre o livro, e como o mesmo não era lá essas coisas. Eu comprei, porém ainda não tive oportunidade de ler.
    Mas vejo tanta resenha negativa, que fico adiando, adiando...rs
    bjs

    ResponderExcluir
  4. Adorei a resenha Bel, muito boa.
    Senti uma tremenda vontade de conhecer o trabalho desse autor, ou como no caso,desses dois autores kkkk.

    ResponderExcluir
  5. Bah, morria e não sabia que Daniel Handler é o mesmo autor de Desventuras em séries D: Legal essa série ter marcado sua infância, é uma série de livros com um enredo nada felizinho, com clichês e estórias com finais felizes pelo que leio sobre eles por aí mesmo. Por isso a gente acabou está sendo aquele livro que ou você ama ou você odeia, já li resenhas super positivas dele e outras negativas, como mais ou menos a sua. Enfim, isso só desperta ainda mais minha curiosidade em lê-lo, quero ter minha própria opinião o/

    Beijos ><

    ResponderExcluir
  6. OI Isabel..

    Acho que não gostou né, pela nota..É legal a pessoa guardar coisas de um namoro, mas tapinhas rs. Dizem que os opostos se atraem, mas isso não acontece no livro, pelo jeito.O fato de ter citações de filmes e músicas, não eram reais?me pareceu que não, pelo que disse. Quando vc começou falando de HP e depois de Desventuras, eu pensei, será que enxerguei o livro errado rs. Os livros de HP também não me motivaram na minha infância, nem Desventuras, o primeiro só li o primeiro volume, vergonha né, mas quero e vou ler os demais, já o segundo não li nenhum, mas quero ler os livros, pois como gostei do filme, provavelmente irei gostar dos livros. A série Vagalume que me marcou, pois sempre pegava livros na escola, e está série prevalecia.

    Beijos :D

    ResponderExcluir
  7. Eu sou bem curiosa para poder ler este livro, assim que eu tiver uma oportunidade pretendo faze-lo!! Adorei o blog, estou seguindo!!

    Xoxo
    http://amigadaleitora.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Tem um Book Tour do livro A Casa das Orquídeas acontecendo la no meu blog, se vc ainda não leu este livro e desejar participar é só se inscrever preenchendo o formulário http://amigadaleitora.blogspot.com.br/2012/07/book-tour-casa-das-orquideas.html

    Xoxo

    ResponderExcluir
  9. Oii Isabel!
    Que pena que vc não gostou tanto desse livro... eu, ao contrário de vc, nunca li nada do Lemony, mas li esse livro e The Basic Eight, outro assinado pelo Daniel Handler e gostei de ambos.
    A Min pode ser meio melodramática, mas eu tb seria, se tivesse na situação dela, afinal, ela está escrevendo uma carta pro namorado, acabou de descobrir que foi traída.. sei lá, eu tb ficaria haha. xD
    Beijos!

    ResponderExcluir
  10. Também sou da geração Harry Potter, eu já gostava de ler antes de conhecer a saga, mas meu amor pelos livros aumentou depois que fui para Hogwarts. Desventuras é maravilhoso, só encontrei seis volumes na biblioteca.
    "Por isso a gente acabou" parece interessante, mas não me causa necessidade urgente de ler.

    ResponderExcluir
  11. Sou da geração Harry Potter, mas também não aprendi a ler com ele. Já gostava de ler muito antes de conhecer a saga. Só li o primeiro livro de Desventuras em Série ): queria ler todos. Vou ver se compro o box no fim do ano que é mais fácil.
    Jura que você não gostou do livro? Eu não tive muito interesse nele quando lançou, mas li várias resenhas falando que o livro era bom e fiquei com vontade de ler. Acho que depende da experiência de cada um, como você leu Desventuras em Série, provavelmente fez uma comparação e não gostou. Talvez quem não leu, acabou gostando um pouco mais. Vai saber.

    ResponderExcluir
  12. Eu estou com vontade de ler este livro, porém já vi algumas resenhas, assim como a tua, colocando pontos negativos na história. #medinho Pelo menos a leitura vale pelas ilustras, que são lindas :)

    Beijo grande :*

    ResponderExcluir
  13. Ei Isabel, final bem radical o seu. :D Não sabia que os autores eram os "mesmos", e infelizmente ainda não tive oportunidade de ler Desventuras em Série. Tenho muita curiosidade, bem como de ler este livro, apesar de alguns comentários negativos que tenho lido. Espero ter uma outra opinião.

    Beijos

    ResponderExcluir
  14. Quando vi esse livro na livraria me apaixonei e fiquei com muita vontade de ler!
    Praticamente todas as resenhas que li deram nota baixa para o livro então eu nem espero mais grande coisa dele, sabe? Mas fiquei brava quando soube por uma resenha o desperdício de papel, folhas e mais folhas com quase nada de texto ou apenas coloridos.
    Já tinha ouvido falar que era do mesmo autor de Desventuras em série, eu não li mas falam muito bem desses livros e ri muito com a sua conclusão de que definitivamente não são a mesma pessoa HAAAHAHAHAH
    Olha, ainda sinto curiosidade pelo livro e acho que lerei, mas tipo assim, só se eu encontrar um e-book por aí mesmo ou ganhar alguma promoção, vai saber... heheheeh

    Você foi rápida para fazer o banner, hein? E ainda mudou a imagem do topo! heheh

    ResponderExcluir