19 agosto 2012

As vantagens de ser invisível e tatuagens literárias


Sou louca para fazer uma tatuagem, e quase todas nas quais já pensei são frases de livros que, de alguma maneira, marcaram a minha vida. Por isso o Contrariwise – que reúne tatuagens literárias de várias pessoas ao redor do globo – é um dos meus sites favoritos na internet. As minhas preferidas são as do poeta e.e. cummings (sim, se escreve com letra minúscula). Alguns tatuam estrofes inteiras, mas as palavras desse poeta são fortes o suficiente para funcionarem como frases soltas.


Jack Kerouac, ícone da geração beat, também inspira muita gente.


Kurt Vonnegut é bastante popular por lá, e isso me influenciou a comprar o seu livro Slaughterhouse Five, tido como um dos maiores livros anti-guerra de todos os tempos. A frase “so it goes” (algo como “assim vai” em português) é repetida 127 vezes em todo o livro, fato que incentivou os blogueiros do Contrariwise a procurar o mesmo número de tatuagens com essas três palavrinhas. Já conseguiram 44.





Três pequenos e significativos fatos acabam atrasando meus planos: a) não tenho dezoito anos (nem permissão paterna para fazê-lo antes disso); b) tenho um medo razoavelmente grande de agulhas para vencer e c) quero ter certeza, daquelas absolutas e irredutíveis, de valer a pena escrever permanentemente alguma frase no meu corpo.

Mas As vantagens de ser invisível me deu uma nova tatuagem para pensar em fazer e um desejo tão calmo e tranqüilo de vê-la na minha pele que meu medo de agulhas foi para escanteio. Sofro enquanto faço essa resenha: sei que minhas palavras nunca descreverão o que senti enquanto lia esse livro, mas vou tentar – afinal, coisas boas devem ser compartilhadas.


Charlie é invisível. Não literalmente, mas quase: extremamente observador, o garoto prefere tecer suas observações sobre o mundo na arquibancada, sem nunca se envolver.Isso até conhecer Patrick e Sam, os amigos que qualquer um gostaria de ter: divertidos e estranhos, gentis e sinceros, os dois meio-irmãos tiram pouco a pouco Charlie do seu casulo, apresentando-o ao “mundo real”.

Não faz meu estilo resumir o enredo de um livro em basicamente cinco linhas (por isso que detesto a maioria das sinopses e trailers) mas dizer qualquer coisa a mais do que isso seria arriscar dar spoilers preciosos.

As vantagens de ser invisível é o retrato mais real da adolescência que já vi – e considerando que praticamente respiro livros que tentam sê-lo, isso é bastante coisa. A historinha do menino introspectivo que faz amigos e muda sua vida completamente com isso pode parecer clichê, clichês não seriam clichês se não acontecessem freqüentemente – e, lhes garanto, é um clichê extremamente bem elaborado e, sobretudo, bem escrito. O livro é estruturado na forma de cartas para alguém desconhecido a Charlie e ao leitor, que escreve de uma forma sem floreios ou enfeites que eu gostaria de aprender.


Li este livro em uns dois dias, e foi quase como uma dor quando terminei. Me arrependi de ter feito a leitura tão rápido: gostaria de tê-lo feito como uma degustação, lentamente, aproveitando o máximo possível o sabor de suas linhas. Sei que já falei isso umas duas vezes aqui no blog, mas As vantagens de ser invisível é provavelmente o melhor livro que já li. E isso, assim como uma tatuagem, é realmente para valer.



15 comentários:

  1. É só ler novamente, livros bons são para serem degustados, e se este é bom, pq não?
    Sobre tatuagem: conselho de chata, mas vá lá: espere até os 23 anos, vc mudará muito até chegar nesta idade...e olhe que adoro tatuagens!Tenho uma rosa nas costas e o meu arrependimento foi não tê-la feito maior ( isto pq fiz esta tatu aos 30 anos...)
    Boa semana pra vc!

    ResponderExcluir
  2. Oi Isabel!
    Não se arrependa de ter lido rápido, ás vezes isso acontece de tanto que a gente gostou do livro. Deixe passar alguns meses e pegue para ler de novo!
    Eu já pensei em fazer uma tatuagem, mas não tenho coragem!

    Beijos,
    Sora - Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
  3. Quando vi, a resenha já tinha terminado :( Estava gostando muito dela. Bom, então, vamos ao comentário: eu tenho um pé atrás com esse livro. Tenho a impressão de que não é muito o tipo de coisa de que eu gosto porque tenho medo de que ele seja... pretensioso, talvez? É meio difícil explicar uma implicância infundada, então nem vou tentar.
    Mas eu confio muito nas suas resenhas. E se você gostou tanto assim, e o livro se tornou um favorito, acho que eu devo dar uma chance. Só ouço coisas boas a respeito desde que ouvi falar pela primeira vez.
    (Sobre tatuagem: a ideia de fazer uma nunca me atraiu muito porque... Agulhas. E a coisa do permanente me deixa apreensiva.).

    ResponderExcluir
  4. Bell, tenho uma vontade imensa de fazer uma tatu tb, embora eu tenha a permissão dos meus pais tenha meio medo tanto da agulha quando de me arrepender. Pode parecer muuito clichê mas tenho vontade de escrever uma frase do livros A menina que roubava livros ou até de Pé na Estrada, porque como você mesmo citou, Jack Kerouac é uma inspiração.
    Mas já falando sobre As vantagens de ser invisivel,eu já ouvi falar do livro e tb do filme que vai ser lançado (ou já foi lançado, não sei direito). Pela sinopse não senti realmente enteresse, mas agora estou totalmente afim da leitura, vou tentar ler sim. Ótima resenha!

    ResponderExcluir
  5. Olá. Eu acho tatuagens muito bonitas, principalmente frases assim. Mas eu não tenho coragem de fazer, principalmente por medo das agulhas e da dor e também de me arrepender depois. Mas te incentivo a fazer sim viu!
    Pela sua resenha, me deu muita vontade de ler o livro, parece ser uma história bonita. =)

    ResponderExcluir
  6. Mais uma pessoa que amou esse livro! Vou ser sincera,esses tipos de livros por mais interessantes que parecam,não me atraem,simplesmente não é o meu estilo. Mas quem sabe um dia,eu possa pegar emprestado e me apaixonar assim como você e várias outras pessoas (:

    ResponderExcluir
  7. Oie Isa
    adoro tattoos de frases. Eu tenho 2 tatuagens: uma borboleta na lateral da barriga, e um coração com tribal acima do bumbum (me fugiu o nome agora da região kkkkkkkk).
    E te garanto, não dói tanto assim viu. Engraçado que eu sentia cócegas e o tatuador morria de rir. Quero fazer uma frase, ou o nome dos meus filhos, mas estou esperando porque pretendo fazer concurso pra oficial, e minhas tattoos são escondidas pela roupa, e não posso fazer em local visível. Gosto da frase: I feel infinite!
    Quanto ao livro vamos lá. Confesso que no começo odiei um pouco o jeito do Charlie, e cheguei a pensar que ele tinha problemas mentais sérios...mas aí o final me pegou tão, mas tão de surpresa, que eu chorava e não conseguia terminar de ler, e fiquei 1h com o livro no colo tentando digerir tudo. Definitivamente ele é meu favorito tmb.
    Adorei sua resenha.
    bjos

    ResponderExcluir
  8. Nunca pensei em fazer tatuagem com citações de livros. É uma ótima ideia, mas acho que preferiria alguma imagem que me lembrasse meu amor por escrita. Já pensei em penas (as de escrever).
    Estou louca para ler esse livro e também assistir o filme. É a primeira vez que leio uma resenha dele e como você ficou tão entusiasmada, deve ser muito bom!

    ResponderExcluir
  9. Bel, lê o livro novamente em uma outra oportunidade. Se foi realmente tão bom você irá sentir as mesmas sensações na releitura... e poderá o fazer de modo mais demorado, reaproveitando cada fato. Tenho certeza que valerá a pena.
    Sobre a tatoo, não tenho mjuita coragem e nem vontade para tal, mas acho bacana coisas assim, mais simples, como uma frase mesmo... pensa bem e faz quando for o momento... ;)

    Um abraço!
    http://universoliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Oo, muito legal mesmo essas tatuagens. É como o livro ficasse em você. Para quem gosta, eu mesmo não tenho vontade de fazer algo fixo assim.

    Philip Rangel
    Entrando Numa Fria

    ResponderExcluir
  11. Oi Isabel, adorei sua opinião sobre o livro. Já tinha lido outra resenha dele, mas nem de longe tão bem escrita e empolgada quando a sua.
    Acho que preciso de um livro assim no momento, vou procurar para tentar a leitura ;D

    Quanto às tatoos, também acho que tem umas lindas, mas não tenho coragem, nem pelo medo de agulha (que eu tenho), mas sim pelo medo de me arrepender depois.

    Beijos

    ResponderExcluir
  12. Esse foi um dos melhores que li esse ano!

    E também morro de medo de agulhas, mas tem uma frase de um poeta cubano que eu tatuaria sem medo!

    ResponderExcluir
  13. Oie...
    gostei muito do texto!
    E esse livro as vantagens de ser invisível me parece ser muito legal !
    DICA ANOTADA =]
    Obg pela visita lá no blog!
    tem resenha nova lá se vc quiser ir lá e deixar um coment...
    http://falleninme.blogspot.com
    Bjão

    ResponderExcluir
  14. Tatoos são legais, principalmente de frases. Mas não sei se faria, não é medo de agulhas, é de me arrepender depois!! ahsuaaha
    As vantagens de ser invisivel, pretendo ler assim que for póssivel =)

    ResponderExcluir
  15. Também gostaria de ter lido mais devagar As vantagens de ser invisível, adorei o livro e se tornou um dos meus favoritos!
    Não conhecia esse site com fotos de tatuagens literárias, vou dar uma olhada :)
    Eu já quis muito fazer uma tatuagem quando era mais nova, mas nunca soube exatamente o que tatuar e também morro de medo de agulhas e fico feliz que não tenha tatuado nada, acho que teria me arrependido. Só vou fazer tatuagem quando tiver um significado muito grande pra mim, senão não faço questão.

    ResponderExcluir