30 novembro 2012

Submarino + sorteio!



Oliver Tate gosta de livros, escrever e devaneios no meio da aula.

Se identificou?

É, eu também.

Um belo dia, ele decide que a bonita, reservada e não excessivamente popular Jordana Bevan seria a candidata perfeita a namorada – afinal, o único defeito aparente dela é um leve eczema e uma tendência a piromania. Basicamente, a garota dos sonhos de Oliver.






Mais rápido do que ele esperava, Oliver e Jordana começam a namorar e tudo são flores e filmes de super 8 durante algum tempo. Nem mesmo a reserva dela quanto a sua vida pessoal é um problema – Oliver adoraria conversas filosóficas sobre família se não acreditassem que seus pais estão à beira do divórcio.






Não sei muito bem o que pensar sobre Submarino. O aspecto visual, fotografia e trilha sonora do filme são adoráveis, assim como os personagens. No início, eu detestava o fato de que não sabíamos nada sobre Jordana além do seu eczema, personalidade bullie e corte de cabelo fofinho, mas acreditem: o motivo para isso é bom o suficiente.


Seria egocêntrico revelar que eu também?

E o que falar de Oliver? Quem lê minhas resenhas há mais tempo sabe que sou um pouco chata quanto a verossimilhança dos personagens – detesto quando eles são legais demais para existir, tipo Hazel de A culpa é das estrelas ou Clementine de O brilho eterno de uma mente sem lembranças.

Porque é uma crença geral de que se você colocar várias características estranhas nos seus personagens eles vão se tornar completamente legais e peculiares – o que não é bem verdade. É como aquele hábito pré-adolescente de procurar bandas desconhecidas por horas na internet só pela remota possibilidade de poder dizer “eu já conhecia antes de fazer sucesso!” para seus amigos invejosos em um futuro próximo.

Só que a mágica estilo Chuck Palahniuk se operou em Submarino, e abracadabra: Oliver não é portador da síndrome do special snowflake, esse mal que atinge nove entre dez personagens de filmes e livros “alternativos”. Todos os seus defeitos, qualidades e gostos estão bem no lugar, sem excesso.

Depois de tantos elogios, porque eu disse que não sei o que pensar sobre Submarino? Pois bem: a história. Garoto tentando lidar com a primeira namorada e problemas familiares é, err, um pouco batido. Tudo bem que Submarino faz isso com cenários e personagens totalmente fora do comum, mas os elementos e andamento do enredo poderiam se encontrados na sessão da tarde fácil fácil.

Por mais que eu deteste romances melosos, porém, Submarino chega facilmente ao B+: afinal, na sessão da tarde não temos sotaque galês, personagens legais ou cenas em super 8.









Psiu, não feche a página ainda. A editora Intrinseca de novo disponibilizou gentilmente um mimo para sorteio: um kit super fofo do maravilhoso A culpa é das estrelas, do Jonh Green, que resenhei uns tempos atrás aqui. O kit contém bolsa, marcador, pingente, pulseira e bottom (fotinhos aqui e aqui) e será enviado diretamente da editora. O/a vencedor(a) terá 48h para me responder via Facebook depois do sorteio. Participem!

a Rafflecopter giveaway

28 comentários:

  1. Oi Isabel!
    Não conhecia esse filme, mas fiquei com vontade de ver! Parece ser bonitinho!
    Vou participar da promo também ;)

    Beijos,
    Sora - Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
  2. Já tinham me falado pra ver esse filme, mas tem tantos na frente... queria ler o livro. Me falaram bem dele!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nem sabia que tinha um livro, na verdade, fui saber agora haha

      Excluir
  3. Gostei do visual e gosto das personagens "legais demais". Não quer dizer que eu deixe os outros de lado, mas gosto de quando um filme consegue exercer bem o poder imaginativo através de uma personagens estranha. Me deu vontade de ver por isso: http://24.media.tumblr.com/tumblr_me56u5Hdjb1qj3oh1o1_500.gif

    Épico.

    E sobre "Na Estrada", eu sei da "lenda de Kerouac" e seus amigos, mas, como disse, aquele é o filme. Um filme, pra dizer melhor. A preocupação de como ia fluir nas telas deveria ter sido um pouco melhor esculpida. Se não dá pra mudar no roteiro, então é trabalho da equipe arranjar um jeito de manter tudo nos conformes com o que tem, o que senti falta. Mas chegou QUASE lá.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade. Mas temos que considerar que o tanto de fã de Kerouac enchendo o saco caso o roteirista mudasse muito o estilo de narrativa não ia ser algo agradável ahahah

      Excluir
  4. Amei! Preciso assistir esse filme, tipo, AGORA.

    Tô participando da promoção! :)

    http://www.kindageek.net/

    ResponderExcluir
  5. Oi Isabel!

    Não me interessei muito pelo filme, apesar de parecer muito bom!
    Participando do sorteio!

    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Adorei a resenha sobre o filme, muito bom mesmo.
    Adorei tanto o filme que vou tentar alugar esse final de semana, fiquei fascinado.

    Bjão!

    http://livronasmaos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Queria assistir a esse filme há um tempinho e ontem comecei a vê-lo, cheguei na metade, e aí uma amiga veio me visitar, de modo que eu parei o filme e cabô tudo né. Como a história, justamente, não me prendeu, eu meio que fiquei sem motivação pra carregá-lo novamente, além do fato de que eu ODEIO começar a assistir a um filme e não terminá-lo, mas se tem uma coisa que me ganhou, além da fotografia, foi a trilha sonora. Só amor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É essa minha principal reserva quanto ao filme: é uma história tão contada e recontada que não prende, sabe? Mas a trilha sonora é muito amor MESMO (alex turner <3) assim como a fotografia - sobretudo da parte em super 8. AMO super 8, câmera + filme + projetor = sonho de consumo

      Excluir
  8. Olá, Isabel!

    Eu já ouvi falar nesse filme, mas não sabia ao certo do que se tratava. Gostei de sua opinião vou ver se brevemente eu assisto esse filme.

    Abraços.
    Entre Livros e Livros.
    http://musicaselivros.blogspot.com.br/
    O blog está de cara nova, dá uma passada por lá e comenta!

    ResponderExcluir
  9. Oi, obrigado por visitar o EPL. Essa é a primeira vez que visito o seu blog e achei bem legal, logo de cara encontro essa resenha e achei bem legal esse filme que eu ainda não conhecia. Gostei da resenha e de conhecê-lo, a narrativa parece ser super legal, identifiquei um pouco com ela.

    Abraços
    www.entrepaginasdelivros.com

    ResponderExcluir
  10. Awww, esse filme deve ser uma graça!
    Sou suspeita, porque adoro romances, então vou assistir com certeza!
    Sempre dando ótimas dicas, Isabel! *-*
    Beijos!

    ResponderExcluir
  11. Isabel, preciso ver este filme! Não o conhecia e fiquei maravilhado pelo jeito como o descreveu. Tenho de assistir, vou em busca já!

    Grande abraço.

    ResponderExcluir
  12. Nao conhecia esse filme, mas pra ser sincera nao me chamou muito a atenção
    Talvez assistisse se visse passando na TV, mas procurar, não procuraria ahahaha

    Bjokas
    Flavia - Livros e Chocolate

    ResponderExcluir
  13. Amo esse filme! Adoro tudo nele e fiquei surpresa quando você falou do ponto fraco, porque não reparei nisso. Achei o Oliver, a história, a trilha sonora, tudo tão bonito e diferente que fui fisgada.
    Sou louca pra ler o livro que deu origem ao filme, deve ser igualmente fantástico.

    ResponderExcluir
  14. Oi Isabel!
    Já tem um tempinho que eu vi esse filme. O único motivo que me fez procurá-lo foi a trilha sonora que tem o meu amado Arctic Monkeys. Quando soube que eles iriam estar na trilha fui atrás do filme só por causa deles. Conclusão: ME APAIXONEI. Sério, o Oliver tem um jeito tão legal, a preferência dele pela própria companhia me traduz em alguns momentos. :)
    Não tem nada de original no filme, mas a fotografia e todo o enredo levado de uma maneira "diferente" ou "britânica" eu diria me encantou.

    Um beijo,
    Luara - Estante Vertical

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exato. Acho que cada país meio que acaba tendo uma identidade em termos de arte, e tem algo de descolado na arte britânica hihi

      Excluir
  15. Oie Isa
    não assisti o filme, mas faz o meu gênero.
    Infelizmente não tenho tempo para assistir tantos filmes quanto queria, mas assim que puder este será o primeiro da minha lista.
    Bjs

    ResponderExcluir
  16. oi isa,
    qnt ao seu comentário no blog, eu ainda não li anjo mecânico, tenho vontade, só me falta a grana! kkkk
    eu comecei a ler o que você escreveu nessa postagem e confesso que mtas coisas me arrancaram risada, um bilhão de problemas e é a menina dos sonhos! kkkk
    achei interessante e vou procurar o filme p assistir!
    bjinhus

    TÍTULOS DE LIVROS

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. haa, entendo :/ é esperar as típicas promoções de janeiro para riscar alguns livros da wishlist, né... :(

      Excluir
  17. Ain eu adorei, parece ser um filme bem fofinho, vou tentar encontrar pra baixar, rsrsr, me julgue.
    Já participando da promoção

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. nem julgo, baixo muito filme também ahaha na verdade, em épocas mais ocupadas (sempre) a maior parte dos filmes que assisto é via download...

      Excluir
  18. Eu preciso muito ver esse filme, esses gifs e fotos me conquistaram, mas mais ainda a sua descrição e sua opinião sobre ele. Adorei e estou participando da promo.

    Beijos. Tudo Tem Refrão

    ResponderExcluir
  19. Hmm... não conhecia esse filme... vou ver se tem para baixar na internet ou assistir pelo youtube mesmo.

    Beijokas :*
    Blog da Mylloka

    ResponderExcluir
  20. Também não conhecia o filme!!
    Nossa, que ótima promoção., vou participar ^^
    Beijos
    http://dailyofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  21. Tô louca por esse livro, já pedi pra todo mundo de Natal :)

    ResponderExcluir
  22. participando. tentando quer dizer.

    ResponderExcluir