04 dezembro 2012

Cinco livros que eu não me importaria de ganhar do papai noel




Atualmente me falta tempo para ler, não livros. Sim, senhoras e senhores, quando este post foi escrito, eu estava na marca dos cinquenta e dois livros comprados/emprestados e não lidos – e contando (dê uma espiada aqui). Cheguei ao ponto de ficar angustiada – porque as pessoas continuam escrevendo histórias legais? Nunca vou poder ler tudo! O pensamento de que pode ter outro As vantagens de ser invisível por aí que eu nunca vou chegar a conhecer me faz roer as unhas e respirar fundo para não chorar.

Não riam. É triste, e é sério.

Mas é a vida.

Estou tentando me segurar e não ser uma Becky Bloom dos livros, como bem definiu Larissa Siriani nesse vídeo daqui. Só que é claro que as pessoas não deixam de produzir livros legais só porque tenho muito o que ler, e é claro que eu não deixo de descobrir novas obras. Com dor no coração porque provavelmente não os encontrarei a beira da árvore no dia 25, aí vai meu top cinco de mais desejados.





1Cinema pirata, de Cory Doctorow
Propriedade artística e intelectual é um assunto delicado para mim. Acredito na internet como forma de livre disseminação de cultura, mas, bom, os artistas e intelectuais têm que comer. O download de uma música não faz falta para a Madonna, mas um ebook ilegal pode fazer uma grande diferença para um autor iniciante. O fato é que o modelo de criminalização da pirataria é inviável, mas no sistema econômico atual qual a alternativa?
É sobre esse tema que versa Cinema pirata, que se passa em um futuro próximo onde as grandes corporações infiltraram-se nos governos e a única preocupação real é o lucro – tenho minhas dúvidas se isso é realmente no futuro, mas continuemos.
Nos Estados Unidos várias pessoas já se deram mal por download ilegal, mas a punição em Cinema pirata foi levada a outro nível: em um mundo super conectado os “criminosos recorrentes” (que desobedeceram as leis de copyright três vezes) têm o acesso à internet de toda a sua família cortado. Trent, de dezesseis anos, recebe esta dura pena, e morrendo de vergonha foge para Londres, onde combaterá as leis anti-pirataria com alguns amigos. Vi uma resenha que me instigou no Meu jardim de livros um tempo atrás, e o lançamento pela editora Galera aumentou ainda mais a vontade. Será, com certeza, uma das primeiras compras de livros de 2013.




2. Fios de prata: reconstruindo Sandman, de Raphael Draccon
Amo nosso país e coisa e tal, mas ser um escritor por aqui é uma tarefa meio ingrata. Recentemente, porém, alguns escritores de literatura de entretenimento tem se destacado por atingir cifras antes impensáveis em termos de vendas de livros, e Raphael Draccon (que também é curador do selo Fantasy e responsável por indicar as amadas Crônicas de gelo e fogo para a editora Leya) é um deles.
Isso por si só já seria uma razão para ler, mas o enredo de Fios de prata é bastante interessante por si só. Enquanto o protagonista, o jogador de futebol Mikael Santiago saboreia suas conquistas – ele tem o passe mais caro da história – junto a sua paixão Ariana Rochembach (título mundial de ginástica artística) os três deuses do Sonhar entram em guerra: Morpheu, Phanthasos e Phobetor. A elogiada mistura de mitologias de um dos escritores de fantasia mais bem sucedidos do Brasil me fisgou.



3Sob a redoma, de Stephen King
O único livro que li de Stephen King foi O concorrente – mas não sei bem se vale. Como Por isso a gente acabou me mostrou, autores são autores, e seus pseudônimos são pessoas completamente diferentes - e isso é meio que sua razão de existir, não é mesmo? Já errei em ignorar este fato e não o farei de novo.
Pretendo estrear no mundo de King com Sob a redoma, livro que parece ser menos aterrorizante que seus outros – sou uma medrosa de plantão que foi dormir na mesma cama que a irmã só por causa do trailer de A última casa da rua. Neste livro, uma cidade é isolada por uma espécie de bolha, que mata todos aqueles que tentam se aproximar e causa pane nos circuitos dos aparelhos eletrônicos. As conseqüências do isolamento são o principal tema de Sob a redoma, e segundo quase todas as resenhas/comentários que li, as quase mil páginas passam rapidinho – só mais uma pequena mostra de que King é realmente é o rei.



4. Quem é você, Alaska?, de John Green
Apesar de ver alguns probleminhas em A culpa é das estrelas, me encantei com a capacidade de John Green de ser original usando enredos clichês. Quem é você, Alasca? tem publicação no Brasil anterior ao supracitado livro, e impressiona-me que ele ainda não esteja na minha estante.
Miles Halter, um adolescente com uma vidinha pacata e fissurado pelas últimas palavras de pessoas famosas, vai em busca do que o poeta François Rabelais chamou de o grande talvez em um internato no Arizona. Lá ele faz amigos e encontra a linda, inteligente e engraçada Alasca Young, por quem, obviamente, se apaixona.
Além de admirar essa capacidade mágica do John Green de recontar o gasto de forma completamente nova, vou em busca do meu grande talvez pessoal ano que vem, no intercâmbio de um ano que farei para a República Tcheca. Esse fator me faz superar até algo que já me irrita na sinopse – a Alasca parece fantástica demais – e querer trocar figurinhas com Miles sobre a tal jornada extraordinária.



5. Quem poderá ser a uma hora dessas?, de Lemony Snicket
A série Desventuras em série foi uma das que mais marcou minha infância. Nela, os irmãos Baudelaire passam por todo tipo de situação complicada, daquele tipo que lhe faz derramar lágrimas amargas de raiva e querer fazer um uniforme de cheerleader só para torcer pelos nossos heróis.
Nos últimos livros, o autor, Lemony Snicket, se torna levemente parte da história – não por uma aparição de fato, mas algumas conexões importantes entre ele e os personagens são descobertas. Quem poderá ser a uma hora dessas? é uma espécie de prequel de Desventuras em série, que me fará, no mínimo, revisitar as horas deliciosas que passei lendo na infância.


Como esse post é parte da top ten tuesday (meme criado pelo blog The broke and the bookish, com listas temáticas toda terça-feira, que me fez finalmente aprender a diferença entre tuesday, terça-feira, e thursday, quinta-feira - mas vocês não precisavam saber disso) deveria ter dez itens, mas ficou simplesmente grande demais – sou implicante com sinopses e careço de capacidade de síntese.

21 comentários:

  1. ALAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA(...)AAAAAAAAASCA! Deu até vontade de reler! Tô tentando não fazer lista de desejados esse mês, mas tô de olho em uns da iD.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OMG, agora fui olhar os lançamentos da iD e realmente estão muito bons!

      Excluir
  2. adorei sua listinha. Esse cinema pirata não me interessava, isto até ler sobre o que se tratava. Gostei.
    Quem é você, Alasca? é muito bom. recomendo mil vezes.
    Tmb quero Quem poderá ser a uma hora dessas?, será um dos próximos títulos que irei solicitar para a editora.
    Assim como a Mareska, a maioria dos livros que estou de olho são da ID, mas acho que neste natal não vou ganhar nada :(
    bjos

    ResponderExcluir
  3. OI
    adorei sua postagem de hoje! Adorei a frase inicial (me identifiquei horrores) e adorei os livros que vc está desejando principalmente Sob a redoma! eu tenho lá minhas implicancias com esse autor mas adorei a sinopse q vc forneceu! Do john Green eu comprei a culpa é das estrela e se qnd ele chegar, se eu gostar (estou criando mtas espectativas apesar de ter lido essas pequenas críticas como a q vc fez)vou procurar outros livros dele. Lemony Snicket é um ótimo escritor, vc leu o livro dele (com pseudônimo) por isso a gente acabou? MARAVILHOSO - recomendo!
    tem postagem nova no blog, espero vc lá!
    bjinhus

    TÍTULOS DE LIVROS

    ResponderExcluir
  4. Sob a Redoma e Quem É Você, Alasca também estão na minha lista... hehe

    Abraços!

    http://livronasmaos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Adorei o post, achei divertido srrsrs
    enfim, da sua listinha eu quero muito o Quem é Você Alasca, coloquei na minha estante de desejados no skoob assim que terminei a culpa é das estrelas, adoro o John Green!!!
    Cinema Pirata e Quem pderá ser a uma hora dessas tbm parecem ser bons, quero ler.
    Vou tentar fazer uma listinha tbm, é que são tantos desejos *--*
    vou te adc no Skoob

    Beijos
    Boa semana

    ResponderExcluir
  6. Pois eu já acho que vc é ótima com textos, inclusive com as sinopses...já mostrou este post pro "Papai Noel" ( aqueles que moram com vc? Uma indireta, eles iam gostar de saber desta sua lista)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eles lêem meu blog, então com certeza verão isso aqui DHAUYSDHUAS

      Excluir
  7. Isabel, também não me importaria viu ;) Cinema Pirata está na minha mira, mas teria que ser presente, não me vejo comprando. Já o Sob a Redoma é uma exceção, pois geralmente não me dou bem com Stephen King, mas este tem me chamado a atenção, mas o preço tá bem salgado ainda.

    Dois abraços ;)

    ResponderExcluir
  8. Não creio que QUEM É VOCÊ, ALASCA? é obra do cara que escreveu A CULPA É DAS ESTRELAS. É isso mesmo ou eu estou confundindo as pessoas? Mas gente, morria e não sabia. Enfim, A Culpa É Das Estrelas eu já comprei, agora QEVA eu estou desejando há um século, não acho esse livro em nenhuma loja, nenhum alfarrábio e nos sites da vida eu só o via custando os olhos da cara, não tô podendo. Mas quero muuuito.
    Eu só li o primeiro volume de Desventuras Em Série, meu sonho ter o box, porque a narração é do jeitinho mágico que eu gosto, além dos personagens serem bastante peculiares. É só amor.
    Eu TENHO que ler algum livro de Stephen King antes de morrer, é um absurdo que eu não tenha lido nada dessa pessoa, já tendo ouvido várias críticas positivas sobre. Inclusive quero ler esse que você falou, embora eu já o tenha visto, e é bastante enorme né? Só Jesus. Tem que ser muito bom mesmo.
    Comprei uns 4 volumes de As Crônicas de Gelo e Fogo, se eu não gostar desses livros, juro que perco a vontade de viver.
    Também fico pensando nisso, nas coisas que eu não vou ter tempo de ler, os lugares que eu não vou conhecer. Meu Deuss, é muito triste você ser privada dessas coisas, principalmente tendo conhecimento disso. Não tô dando conta nem dos livros da biblioteca, nem dos meus, quanto mais dos que eu não tenho, dos que ainda vão escrever.
    E minha mãe ainda acha de brigar comigo porque "gasto demais com livros" e olhe que compro raramente, e nem são caros. Poderia estar comprando drogas né, mas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você lê em inglês? Pq na Saraiva tem por uns dezenove reais ( título original: Looking for Alaska) além do BookDepository e do BetterWorldBooks (são sites estrangeiro de frete grátis, mas que precisam de cartão internacional pra comprar). E você quase com certeza amará As crônicas de gelo e fogo, tem pelo menos um aspecto que agrada a qualquer tipo de leitor.

      Excluir
  9. Ai, ai Isabel, eu também tenho essa tendência deprimente toda vez que vejo a quantidade de livros que quero ler, mas que nem sempre poderei. Esse ano li só 44 ainda, isso contando aqueles extensos da faculdade o.Õ E me deixa triste sabendo que muitos mais que isso saem todos os meses ;~
    Mas realmente vale listarmos alguns que queremos mais, sempre temos boas surpresas, e pelo menos esses sabemos que teremos condições de ler.

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  10. Caramba, essa é boa, Becky Bloom dos livros, to quase lá hehehe
    pelo menos esses ultimos meses eu quase não tive salário, e o pior, são tantos livros bons, que vc compra e não tem tempo de ler todos..
    E vc só vai comprando, e todo mês sai lançamentos maravilhos...
    Agora, vamos ver sua lista ^^
    Cinema pirata não é minha praia..
    Stephen king eu adoroooo muito...
    Quem é vc Alasca? Sempre quis ler este livro, sempre tive curiosidade por ele, e acho que nunca li resenha dele..

    Beijoss
    http://dailyofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Sob a Redoma ajgshdauifjsdkapisufdhbn eu amo a linha de escrita do Stephen, também quero este, os outros eu não sabia da existência.

    ResponderExcluir
  12. Alasca é MUUUITO bom!!! *cry*
    Tb quero ler "Quem poderá ser a uma hora dessas?", deve ser ótimo!!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  13. Queria ler a culpa é das estrelas, do john green, mas esse Quem é você Alasca parece ser muito bom! ^^

    Beijokas da Mylloka :*

    ResponderExcluir
  14. Adorei sua lista! Me interessei muito por Cinema Pirata e também estou louca para ler Fios de Prata e Quem é você, Alasca?
    Ah, te enviei o e-mail para você participar do site do amigo secreto. Se inscreva até dia 12 para nós podermos sortear!

    ResponderExcluir
  15. Eu também estava louca por "Quem é você, Alaska?" (não pelos mesmos motivos que você, mas ainda assim), aí vi ele em inglês todo bonitinho e agora já está na estante. AI QUE LEGAL! INTERCÂMBIO! Compartilhe suas experiências com a gente no blog! Principalmente pelo fato de que você vai para um país que não faz parte da listinha dos mais escolhidos (eu acho. Normalmente é EUA, Canadá ou Inglaterra) *-*

    ResponderExcluir
  16. Sempre me pego pensando nisso: em como a vida é pequena demais e tem tanta, mas tanta coisa para ser feita. São muitos livros para ler, muitos filmes e séries para ver e habilidades para melhorar, além de tantas outras coisas. É mais ou menos aquela velha história: se a vida está boa demais, por mais feliz que você deveria ficar, você fica um pouco triste por saber que aquilo logo vai passar e o seu mundo voltará a ficar preto e branco. Ou menos colorido. Enfim... Eu não conhecia nenhum desses livros que você citou (what a shame!), mas eles parecem ser incríveis. Pesquisarei sobre eles. O que me chamou mais a atenção foi o "Quem é você, Alasca?". Ainda não li "As vantagens de ser invisível" e nem "A culpa é das estrelas", mas pretendo ler. Também tenho um sério problema em resumir as coisas... eita!

    ResponderExcluir
  17. Quero muito esse do John Green e o do Lemony Snicket! Sou dessas que só pede livro de presente. HAHA.

    http://www.kindageek.net/

    ResponderExcluir