31 julho 2012

Dez personagens com quem eu trocaria de lugar por um dia


Esse foi um top dez bem difícil para mim: como o nome do blog indica, meu gênero preferido é distopia – e a maioria dos personagens desse gênero não tem vidas que posso chamar de agradáveis. Mas como são só vinte e quatro horinhas, vocês verão que minha lista não é feita só de algodão doce e arco-íris – embora eu ainda prefira não ter meu nome na Colheita.


10 – Tessa Gray, da série As peças infernais (resenha do primeiro livro aqui e do segundo aqui)
Tessa não tem uma boa surpresa de boas vindas: logo que chega na Inglaterra vitoriana para morar com seu irmão em Londres, ela é seqüestrada pelas Irmãs Sombrias, duas feiticeiras. Logo algo extraordinário lhe é revelado: a pacata garota de Nova York tem o poder de assumir a forma de outros humanos e até mesmo ler seus pensamentos, bastando somente um objeto da “vítima” em questão. Tessa nem sempre é uma mocinha forte no melhor estilo Katniss Everdeen, mas seu lado meio “mística” compensa esse defeito.


9 – Shay, da série Feios (resenha do terceiro livro aqui e do quarto aqui)
O mundo criado por Scott Westerfeld é assustador: graças a uma operação que todos passam aos dezesseis anos, a “perfeição física” é alcançada – acompanhada de uma boa redução no livre arbítrio, o que garante a paz mundial. Mesmo sabendo o quão destrutivo era o sistema anterior, Shay pretende fugir da operação – e a única maneira de fazer isso é fugindo para a Fumaça, uma espécie de resistência para aqueles que querem continuar “Feios”. Era ela, e não Tally (que é MUITO chata) que deveria ser a protagonista da série (desejo semi-realizado na série de mangás que contam os livros a partir do ponto de vista de Shay, que pretendo resenhar em breve) e seria fascinante me indignar com esse estúpido mundo perfeito na pele dela.


8 – Artemis Fowl, da série Artemis Fowl
Artemis Fowl é meu anti-herói preferido: herdeiro da lendária família Fowl, o garoto é um gênio (do “mal”). Sua maneira de ganhar dinheiro? Subornar o povo que mora no subterrâneo – fadas, elfos, goblins e outras criaturas mais – e que vem se mantendo escondido há milênios. Preciso dar mais razões?



7 – Tender Branson, de Sobrevivente
É claro que um livro de Chuck Palahniuk não poderia faltar por aqui.
Pense em choque cultural, pense na vida de Tender Branson: depois de morar os seus primeiros dezessete anos em uma comunidade religiosa isolada do resto do mundo (e sem coisas tipo eletricidade ou comida enlatada) ele cumpre seu destino e vai para o mundo de fora. Tender tem as idiossincrasias mais legais do universo, e seu status de “celebridade da auto-ajuda religiosa” lhe coloca em situações inusitadas.



6 – Cersei Lannister, da série Crônicas de gelo e fogo (resenha do primeiro livro aqui)
OK, eu também odeio Cersei Lannister e acho que ela é quase que o mal encarnado. Em A guerra dos tronos, a rainha dos sete reinos mente, adultera, mata e comete todo tipo de outras injúrias que se possa imaginar em nome do poder. É exatamente essa falta de escrúpulos e excesso de sagacidade que a tornam uma personagem fascinante, com pontos extras por não ser uma vilã plana – algumas características “redentoras” (como amar incondicionalmente seus filhos e fazer tudo por eles) garantem que isso não aconteça.




5 – Emma, de Emma
Emma é bonita, inteligente, rica, adorada e talentosa – sem fazer nada para isso. Além da vida fácil, trocar de lugar com minha mocinha preferida de Jane Austen seria ótimo pelo ambiente em si: a aristocracia inglesa daquela época não é onde eu gostaria de passar uma vida (três palavras: machismo, tédio e doenças) mas experimentar seus modos e costumes por vinte e quatro horas seria fantástico.

4 – Jean Baptiste Grenouille, de O perfume
Jean Baptiste tem um olfato único, conseguindo sentir cheiros a quilômetros e quilômetros de distância. O livro de Patrick Suskind me fez prestar mais atenção nesse subestimado sentido, e me frustrei por isso: o meu é tão ruim (pelo menos em comparação ao de Grenouille) que a poesia do livro não me pareceu tão real.


3 – Anna, de Anna e o beijo francês
PERGUNTA: O que é melhor na vida de Anna?
a) morar em um internato em Paris
b) saber tudo sobre cinema
c) seus amigos super estranholegais
d) Étienne St. Claire
e) todas as alternativas acima



2 – Qualquer um em A bússola de ouro
A bússola de ouro, minha última leitura, me deixou de queixo caído pelo seu clima steampunk. Mas não é a mistura de clima antiguinho com tecnologia de ponta que me interessa mais nesse caso, e sim os dimons: a alma humana em forma de um animal, que acompanha seu dono do seu nascimento até a morte – servindo como companheiro, conselheiro e, no caso dos adultos (cujos dimons têm forma fixa) maneira de conhecer mais a si próprio.



1 – Harry Potter, da série Harry Potter
Ao trocar de vida com o bruxinho eu desejaria para ele um dia bom, no qual uma aventura maravilhosa qualquer em Hogwarts terminasse bem e com louros, não em morte e destruição – embora isso faça parte. Harry Potter (assim como quase todos os personagens acima) sofre bastante. E isso, do meu ponto de vista de leitora, é bom: quem gosta de personagens com vidas perfeitas?




Esse post é parte do Top Ten Tuesday, meme criado pelo blog The brook and the bookish. Mais sobre aqui. 

19 comentários:

  1. Hey, segundo blog que vejo com esse meme, amei *O* Mesmo ficando por fora de alguns personagens. rs Me impressionei com você querendo ser Jean Baptiste de O perfume D: Só assisti ao filme, mas se o livro for parecido, a única coisa boa nele é o seu sentido apurado não?! rs

    Beijos
    Meu outro lado

    ResponderExcluir
  2. Também trocaria com o Harry pra dar uma folga a ele xD

    http://himi-tsu.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Oi,

    adorei sua listinha!!! Amaria trocar de lugar com esse personagens, principalmente com a Anna de Anna e o beijo francês!

    Bjs

    ResponderExcluir
  4. Eu gosto demais do Jean Baptiste também! Ele é muito humano- mas acho que não gostaria de ser ele não, tudo para ele deve ser muito confuso. E sofrido!
    Agora se é para ser um Lannister eu queria ser o anão. É o meu personagem preferido!

    ResponderExcluir
  5. Bel, te deixei um e-mail, mas já que estou aqui, vale reforçar: seu livro foi postado e segundo o sistema dos correios deverá chegar aí com oito dias úteis (o que eu acho um absurdo já que somos vizinhas tsc tsc tsc). Enfim... me avisa quando chegar aí, ok?

    Sobre a postagem... show de bola! Show! E, olha, eu também gostaria de ser a Anna por um dia. Lógico né... todas as alternativas postas por você... ahahaha! Adorei.

    Um abraço!
    http://universoliterario.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Oi Isabel!
    Que legal esse top 10!
    Viver no mundo de Harry Potter é um sonho, né?! *--*

    Beijos,
    Sora - Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
  7. Acho que eu trocaria de lugar com a Anna de Anna e o Beijo Francês, amei este livro.

    Vanessa - Balaio

    http://balaiodelivros.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  8. De todos, eu só tenho "Anjo Mecânico" - que por sinal, é maravilhoso - e, "Sobrevivente", que na verdade, abandonei por um tempo. É meio complicado. Espero retomar a leitura o quanto antes!

    Beijos,
    www.estanteseletiva.com

    ResponderExcluir
  9. Eu só não trocaria de lugar com personagens de livros distópicos. Sou muito azarada, ia acabar morrendo logo!

    ResponderExcluir
  10. Nooooossa, quantos personagens fascinantes (a maioria estou dizendo só pelos resumos que você fez, já que só li Feios e Harry Potter). Tem vários aí que ainda espero ler um dia.

    Beijos

    ResponderExcluir
  11. Ah, eu trocaria de lugar com Emma (mesmo não tendo lido esse livro, sendo de Jane Austen e vivendo naquela época já está valendo!), e com a Anna (só pra poder dar uns pegas no St Clair, claro! hahah). Mas óbvio que, depois de ler O Perfume, queria muito ter o olfato do incrível Grenouille! ^^
    Beijos.

    ResponderExcluir
  12. Ah, nem sei dizer o quanto eu gostei desse post :) UAHUSUHAHUSUAH Vários dos personagens citados são personagens os quais eu trocaria de vida por um dia também. Adorei.

    Estou seguindo. Beijos. Tudo Tem Refrão

    ResponderExcluir
  13. Amei o post, muito legal mesmo!
    Acho que eu não trocaria de lugar com personagens de livros distópicos, do jeito que sou azarada... hahahahah
    Alguns desses livros eu nem conhecia, fiquei muito curiosa para saber mais sobre A bússola de ouro! Você vai fazer resenha dele?
    Também trocaria de lugar com a Anna, mas não gostei muito do St. Clair!
    Como assim você queria ficar um dia no lugar do cara do O perfume? Não li o livro, só assisti o filme e tenho medinho dele! ahahah Nem falo nada de olfato, o meu é péssimo, tenho rinite =x

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. eu também tenho hihi exatamente por isso que gostaria de trocar de lugar com ele: o olfato...

      Excluir
  14. Primeira vez que vejo esse meme por aí! Eu adorei o seus personagens. Principalmente do primeiro. <3 Ah, Harry Potter, me dê um pouco de magia!

    Um beijo,
    Luara - Estante Vertical

    ResponderExcluir
  15. De todos os livros citados eu só li Harry Potter #vergonha.
    Gostei do post, nunca tinha visto isso em nenhum outro blog *-*

    Beijos Bruna.
    Sweet Shyness

    ResponderExcluir
  16. Uau, você realmente curte a Shay HAHAHAHA eu, por outro lado, odeio a garota. Sério. Mas uma coisa concordo, também gostaria de, em suas palavras "me indignar com esse estúpido mundo perfeito na pele dela!
    Emma, ainda não li, mas também gostaria de passar 24h na Inglaterra da época - no máximo, uns três meses...
    HAHAHAHAHA Anna e o beijo francês, ao contrário do caso de Emma, iria necessitar, mais ou menos, um ano! 24 horas é muito pouco, o que é isso...

    Beijocas, Ni, NinhadaLiteraria.com

    ResponderExcluir
  17. Adorei seu top10! Sério que tem mangá da série Feios? Onde você está lendo?
    Quanto a Cersei, confesso que adoro ela, apesar de ser uma piranha haha. Não li o livro ainda, mas, na série, gosto muito dela. A Bússola de Ouro é um amor de livro, achei sensacional quando li.

    ResponderExcluir
  18. Quando li o primeiro livro das crônicas gostei muito da Cersei, só que depois eu desisti dela e agora queria ser a Arya, o Jon ou o Duende. No caso do Harry Potter queria ser a Luna Lovegood.

    ResponderExcluir