07 janeiro 2015

O doador de memórias (livro)


Em teoria, conhecer o passado nos ajuda a tomar decisões mais acertadas para o presente. Guerras poderiam ter sido evitadas se os governantes olhassem para a história, e em nossas vidas passos mais acertados poderiam ter sido dados se usassemos o ontem como referência. Não vem funcionado muito bem, mas bom, é o que temos.

A sociedade de O doador de memórias, porém, escolheu esquecer. Mas não escolheu esquecer só os fatos históricos de guerras e destruição, mas os personagens desconhecem também qualquer coisa fora dos limites bem planejados e regras milimetricamente executadas de suas comunidades. Adotou-se a chamada Mesmice, e junto com a fome, a guerra e a violência, exterminou-se também os sentimentos profundos, o amor, as cores e a diferença. Esta última ainda existe, é claro, mas de forma tão sutil e controlada que não traz o problema e a beleza que o divergente geralmente carrega consigo.

Tudo na sociedade é controlado pelos Anciões, do qual o mais importante provavelmente é o Recebedor de Memórias - por que sim, se a história é um ótimo guia, as comunidades não sobreviveriam sem ajuda para tomar suas decisões. Além de todos os fatos já ocorridos, o Recebedor contém em si toda a dor e a beleza perdida pós a mesmice, e é o único a possuir livros que não o manual de regras.

Uma das poucas ocasiões em que se celebra as diferenças nas Comunidades é a cerimônia dos doze, na qual todas as crianças recebem sua futura profissão, decidida pelos Anciões. Jonas, nosso protagonista, espera a dele com ansiedade - a escola, dedicada principalmente ao aprendizado das regras da Comunidade, ficará em segundo plano, e a profissão será aprendida.

Mas Jonas não recebe uma profissão comum, como seus amigos - nada de diretor de recreação, Criador de bebês ou cuidador de idosos: ele será treinado para o mais importante posto na Comunidade, o de Recebedor de Memórias.
Introduzido em um mundo de belezas e dor que nunca havia imaginado existentes, fica em Jonas a dúvida do que seria mais egoísta: privar a sua comunidade do amor ou apresentar a eles a dor.

O doador de memórias é um daqueles livros que divide qualquer um que os resenha. Em primeiro lugar, é importante observar que se o leitor já conhece algumas das distopias mais famosas (clássicas e contemporâneas) ele ou ela vai certamente encontrar vários pontos semelhantes. Há a supervigilância de 1984, as escolhas impostas desde cedo de Divergente e até mesmo alguns toques de Admirável Mundo Novo, ao passo que a autora suprime na construção do mundo instituições que vemos como naturais, como a família "vivípara".

Mas sendo os livros supracitados e O doador de memórias pertencentes ao mesmo subgênero, semelhanças são inevitáveis. Afinal, se torcessemos o nariz toda vez que um autor de fantasia utilizasse elfos em sua obra, acusando-o de plágio, o fantástico seria inexistente na literatura.

Isto sendo dito, não foi exatamente a semelhança com outras distopias que me incomodou em O doador de memórias, e sim tudo que é inexplicado ao final do livro. É impossível colocar aqui sem dar spoilers, mas aqueles que nem eu que são fãs de histórias onde não sobra ponto sem nó ficarão um pouquinho frustrados.

Só que, apesar dessa minha resistência, O doador de memórias tem pontos que conquistam. Com a linguagem simples do ponto de vista de um menino de doze anos, o livro é maravilhoso em descrever cheio de emoções a primeira vez em que Jonas vê a neve, sente a brisa do mar no rosto e entende o real significado da palavra amor, considerada anacrônica pelos padrões da comunidade. Como The Children of Men (embora em um nível bem menos profundo) O doador de memórias dá uma sensação de vazio estranha quando se vira a última página, acompanhada pela vontade de chorar em posição fetal na cama.


8 comentários:

  1. que saudade de chorar lendo um livro!
    já li a metade de ODDM ano passado, mas tive que parar porque meu tempo começou a ser todo para outras áreas, mas possivelmente eu o leia em breve, mas eu não curto muito essas tais "pontas soltas", dai fico meio receoso!
    parabéns pela resenha.

    gabryel fellipe - quimeras mirabolantes

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gabryel, tem umas continuações... Talvez tenham resolvido isso lá, né? Ou ao menos eu espero ahah

      Excluir
  2. cara o final desse livro da uma tristeza pq vc quer saber se deu tudo certo mesmo ;w;

    Seguindo o Coelho Branco

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, é meio mal explicado... Mas tem continuações :3

      Excluir
  3. Oi Isabel, tudo bem?
    Adorei sua resenha! Parabéns, você escreve muito bem :D
    Ah, esse livro me lembrou um pouco Divergente, pelas coisas que você contou sobre a estória - se você ainda não leu toda a trilogia, não sei se você entendeu, hehe). Sinceramente não sinto muita vontade de ler esse livro, desde a primeira crítica que li, achei ele mais do mesmo. E agora você dizendo que nem tudo ganha um desfecho... confesso que desanimei de vez.

    Beijos,
    http://winterbird.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem uns aspectos que lembra sim hihi Mas afinal, é o mesmo gênero... Enfim, é uma série, mas não sei se vou ler todos...

      Excluir
  4. Bom... Não acho que tenha semelhanças com outras séries, porque o modo como eles vivem nesse livro é extremamente rígido, eles nem mesmo conseguem visualizar as cores né. E o final, apesar de também ter ficado um pouco frustrada, dá a entender tudo o que vai acontecer depois daquilo. Creio que a autora deixou tudo pra nossa imaginação, mas que é óbvio: as coisas voltaram a ser como eram antes, como são atualmente :/ Por isso ele é ótimo pra refletir bastante a respeito de até que ponto seria bom se manter vivendo daquele jeito?

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br
    Tem resenha nova no blog de "Encarcerados", vem conferir!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É, eu tb não achei tanto... Mas a parte de escolhas importantes feitas na idade X, por exemplo, é semelhante a alguns outros livros.

      Excluir