05 outubro 2012

Feita de fumaça e osso + sorteio!


Tive dois motivos especiais (e extremamente pessoais) para passar Feita de fumaça e osso na frente das minhas listas de leituras e de resenhas. Os dois deles foram relacionados a protagonista Karou, porque ela:

a) tem cabelo azul e
b) mora em Praga.
O primeiro é bestinha, mas fez com que eu me identificasse já que tive cabelo azul, acho lindo e provavelmente voltarei a ter em breve. O segundo justifica-se não só porque Praga é uma cidade de sonho, mas também porque é a capital da República Tcheca (oooh), país que escolhi para fazer meu intercâmbio – um ano letivo de ensino médio, iniciando-se em agosto do ano que vem. Como uma típica pré-intercambista, anseio bastante pelo dia de deixar o ninho e por enquanto vou me resumindo a procurar o máximo possível sobre o país que chamarei de casa por dez meses.



Mas nem o cabelo azul nem estudar arte em Praga são a coisas mais peculiares sobre Karou: a garota foi criada por quatro Quimeras, donas de uma loja de desejos cuja moeda franca são dentes de animais e humanos.
Karou quer saber mais sobre os desejos, as quimeras e sua própria origem, mas Bramstone, chefe da loja e forjador dos desejos não lhe revela sequer uma vírgula. A curiosidade só aumenta quando algo estranho começa a acontecer: Karou realiza desde que tinha idade suficiente algumas tarefas ao redor do globo, buscando dentes com negociantes que não podem por uma razão ou outra ir na loja. Suas tarefas só aumentam, mas o estoque de dentes continua baixíssimo – o mais baixo que a garota se lembra. O que está acontecendo com os dentes? E para que eles servem, afinal?

Uma coisa que detesto em alguns filmes e livros é o jeito com que as regras do universo paralelo ou os elementos fantásticos são introduzidos: mesmo escritores habilidosos falham miseravelmente em colocá-los de forma natural. Por isso o trope (personalidade constante em filmes, livros, séries etc) do newbie é tão freqüente – é mais fácil introduzir um universo fantástico quando um personagem está fazendo o mesmo.

Foi isso que mais amei em Feita de fumaça e osso. A originalíssima mitologia do livro é colocada de forma tão natural e fluida para nós quanto é para Karou. As descrições de Praga ficam somente um pouco atrás: já li um pouco sobre a cidade, mas os parágrafos em que Laini Taylor fala dela são melhores do que os de qualquer guia de viagens.

No auto-biográfico Comer, rezar, amar, Elizabeth Gilbert relata o quão pasma uma amiga psicóloga ficou ao atender refugiadas cambojanas, que haviam cruzado o oceano em barcos fugindo da chacina que ocorria em seu país. Preparada para traumas e relatos terríveis da guerra, a profissional em questão foi bombardeada com problemas banais casos amorosos falidos, amigas fofoqueiras e filhos rebeldes.

Onde quero chegar com isso tudo é que, querendo ou não, alguns sentimentos (ou todos eles, mas com uma percepção diferente) aparentam ser universais. E amo quando um autor percebe isso e faz seu personagem assim: ainda que Karou viaje para quatro países diferentes em um dia, com dentes de elefantes trocados por desejos de conhecimento na mala, ela é real. Sim, suas tarefas e mistérios são boa parte de sua vida – mas as brigas com a família quimera, almoços com a melhor amiga Zuzana e o coração partido por Kas também.

A escrita da autora é maravilhosa em todos os pontos, exceto nos diálogos. Não sei se inspirada por cenas de ação hollywodianas, os diálogos do livro durante cenas de luta foram tão artificiais como os dos supracitados filmes. Esse foi o único ponto que faltou para que o livro ficasse “redondo”, A+.

A Ed.Intrínseca gentilmente cedeu um exemplar do livro para sorteio (o primeiro sorteio do blog mas vou fingir que sou madura e nem estou soltando fogos de artifício com isso). Para participar, é só seguir as instruções do aplicativo abaixo. A promoção termina no dia 13/10, e o(a) ganhador(a) terá dois dias para responder o email. O envio do livro será realizado pela própria editora.


a Rafflecopter giveaway




25 comentários:

  1. COMPREI O MEU HOJE *O* tô muito empolgada pra ler!

    ResponderExcluir
  2. Já estou participando *o*
    Olha, eu curti a página do facebook pelo meu perfil pessoal Ingrid Buarque, posto que o meu blog não tem página ainda, tudo bem para você?

    Quanto aos motivos que fizeram você passá-lo na frente foram super plausíveis, ahahahah. Ah e cabelo azul? Sério? Iraaado! kkk
    Beijo!

    ResponderExcluir
  3. Muita gente falando bem desse livro, estou doidinha para ler, espero que seja mesmo bom, participando *-*
    Beijos
    http://docetimidez.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Você fará um intercâmbio???!!! OMG! QUE LEGAL! Lembre-se de produzir um blog contando tudo.
    EU QUERO MUITO LER Feita de fumaça e osso!!! Estou participando da promoção.
    Mesmo sabendo que ficarei super triste se eu não ganhar*rainha do drama*, eu vou participar porque há uma chance de ganhar e se eu ganhar eu é que vou soltar fogos e correr pela rua rindo de felicidade.

    ResponderExcluir
  5. Adorei a resenha Isa, e não posso negar que ri com sua maturidade no ultimo paragrafo do post .. rsrsrs .. bora participar deste sorteio. Tudo bem que a sorte me virou as costa faz algum tempo, mas vou arriscar ... kkkkk

    xoxo
    http://amigadaleitora.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Melhor que suas resenhas só suas resenhas com sorteio!! Hehehe
    Participando!
    Beijos,
    Vinícius - Livros e Rabiscos

    ResponderExcluir
  7. Oie Isa
    eu estava aqui olhando pra capa do livro pensando se deveria lê-lo logo, dai abro seu blog e me deparo com essa resenha.
    Adoro quando mitologias nos surpreendem e o autor consegue ser criativo e original, quanto ao enredo.
    Tmb adorei o cabelo azul da protagonista (fiquei mais boba ainda quando vi a cor do cabelo da autora rS).
    vou lá correndo ler.
    bjos

    ResponderExcluir
  8. Oi Isabel, olha sinceramente eu já vi esse livro rodando pela internet várias vezes e mesmo nunca tendo nem lido a sinopse dele (quem dirá uma resenha) eu sempre tive uma relação de amor e ódio com a obra, é essa capa, eu acho ela bonita de longe, mas quando chega perto, sei lá, não desce. E agora depois de ler sua resenha essa relação só aumentou! Sou totalmente fã de livros onde as personagens são, como você citou: "reais". Onde as tramas não sufocam a parte humana dos protagonistas, acho que isso é essencial para um bom livro e por isso já fiquei super interessada por Feita de Fumaça e Osso, só que aí eu li que os diálogos não são tão bem construídos e fiquei tipo: *suspiro de tristeza* aah =//.
    Normalmente o que me dá a ânsia de continuar um livro são os bons quotes, principalmente de diálogos então não sei como seria a leitura dessa obra em si.
    Por essa e outras, estou obviamente participando da promoção! Vamos ver se se eu ler o livro o ódio sai e fica só o amor.
    Obs: sei como você se sente quanto à Praga, faço isso com livros que se passam na Inglaterra.
    Obs²: Você deve ficar linda de cabelo azul! Queria eu ter a coragem de colorir o meu cabelo assim.
    Obs³: Por sua conta, fiquei ansiosa pra que agosto chegue logo! Espero que você tenha uma boa experiência lá! Um ano não é pouca coisa né, mas quando é o melhor ano da sua vida passa rápido! Aproveite.
    Ótimo post.
    Dá uma passadinha lá no blog?
    Beijos.
    Caroline.
    http://comaliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Estou muito curioso para ler esse livro! Pelo jeito ele é muito bem escrito e evolvente, é uma pena que os dialogos não sejam tããão bons, mas isso nao aparece atrapalhar a leitura!

    ResponderExcluir
  10. Sei bem como é isso de se identificar com uma personagem só por causa do cabelo. Nunca tive cabelo azul, mas...
    Praga é uma cidade dos sonhos mesmo. <3
    Gostei dessa de colocarem com naturalidade a parte original da história, agora sim me interessei ainda mais pelo livro.

    Um beijo,
    Luara - Estante Vertical

    ResponderExcluir
  11. Nossa, não consigo imaginar você com cabelo azul! =o hahahah
    Imagino como você está em relação ao intercâmbio, acho que eu ficaria empolgada com qualquer coisinha a respeito do lugar :p
    Aliás, que cidade "inusitada", achei legal! O pessoal que eu conheço e que fez intercâmbio no colegial foi tudo pros EUA, no máximo Austrália e pouquíssimos países da europa. Provavelmente porque é muito mais caro, né? heheheh
    Já tinha visto a capa desse livro por aí, mas ainda não sabia do que se tratava e agora fiquei bem curiosa!
    Ai que legal que vai ter sorteio, vou participar! Ah, achei muito legal que você não é tosca e vai sortear rápido hahaha Nada contra, mas acho muito nada a ver uma promoção durar 1 mês ou às vezes até mais (eu chego a esquecer que participei...).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. já tá azul, na verdade HDUASHD dia desses vou trocar a foto do perfil. na verdade, uma das razões pelas quais estou indo pra rep.tcheca é pq é mais barato que o resto: a ONG pela qual vou oferece bolsas parciais para países pouco comuns, e como a rep.tcheca já tinha chamado a minha atenção, foi juntar o útil ao agradável :)
      sempre achei estranho isso das promoções! até porque, pelo que percebi, a maior parte das participações é feita nos primeiros dias mesmo.

      Excluir
  12. Adorei a resenha, adorei o blog e vou adorar ganhar este livro!rs

    Bjo Bjo

    Myla

    ResponderExcluir
  13. Esse foi um dos lançamentos que mais aguardei!!! Adorei esse livro. A sinopse dele já me convenceu de cara e quero demais ler. História boa, pelo que já apurei...

    ResponderExcluir
  14. Isa você como sempre araza! Tenho certeza que quem ganhar essa obra vai fazer muito bom uso, desconhecia esse livro, mas pela sua descrição e os comentários da para criar uma boa expectativa. Fiquei curiosa para te ver de cabelo azul! rsrs Estou torcendo para que vc tenha uma experiência incrível na R.Tcheca! Bjs Isa, saudades!

    ResponderExcluir
  15. Oi, Isa!
    Tipo, que máximo você ir fazer intercâmbio em um país meio inusitado (li a tua explicação, na resposta do comentário da Raquel) e também adorei saber que você tem cabelo azul, coloca na foto de perfil? Eu vou fazer mechas azuis nos meus fim do mês e estou ansiosa, porque nenhum dos meus amigos têm e de cara já vão me zoar...

    Sobre o livro: me decepcionei com o que você disse sobre os diálogos. Na verdade, acho injusto com o próprio autor quando ele faz uma história boa, crível, e então peca num detalhe tão importante. Mas não diminuiu muito a minha vontade de ler o livro. *---* Claro que vou participar da promo.

    Gislaine,
    Jeito Inédito

    ResponderExcluir
  16. Estou LOUCA para ler esse livro. A capa e o nome me chamaram muita atenção, assim como a sinopse. Também adoro cabelos azuis, sempre tive vontade de ter. Se algum dia irei pintá-los, só será depois de ter cabelos vermelhos que é meu maior sonho haha
    Quanto a história, ela parece ser realmente fantástica. Deu-me mais vontade de ler. Espero ganhar a promoção!

    ResponderExcluir
  17. A capa é uma das coisas que mais chama a atenção, além de comentários vindos de outras pessoas que tiveram a chance de ler ele e recomendam. A história parece ser ótima e bem intrigante, espero que ganhe, sorte né?!

    ResponderExcluir
  18. Mais um livro que a capa mexe comigo. rs
    Repúlblica Theca deve ser o sonho mesmoo! ahsuaha
    Resenha perfeita e espero que a sorte venha ao meu favor.

    Lucas / Era uma vez

    ResponderExcluir
  19. Eu sinceramente só leria esse livro pela capa, achei ela linda, mas a história em si também parece boa, a Intrinseca tá investindo pesado em mitologia né... Espero ler, achei interessante.

    ResponderExcluir
  20. Quando o livro foi lançado não chamou minha atenção, mas depois vi muita gente comentando o livro, e lendo sua resenha fico cada vez mais curiosa pra ler. adoro o tema sobrenatural e também adoro anjos.

    ResponderExcluir
  21. Oi Isabel ^^

    Acho que sua resenha foi a mais completa que li até agora. Parece uma história muito boa. Adoro quando é falado sobre um país, um pouco mais do que o padrão que estamos acostumados. Não li nada sobre quimera, apreciaria a leitura. Até o nome da personagem é diferente. Realmente algumas cenas de ação em alguns livros deixam a desejar. Cabelo azul a personagem e você também, esse livro tem muitos pontos em comum com você. Nunca cheguei a ler nada detalhadamente sobre Praga. Imagino sua ansiedade, será uma viagem e tanto. Acho bonito alguns cabelos coloridos, já tive vontade de pintar de rosa rsrs ou pontas ou mechas, acho que não teria coragem para pintar todo..atualiza a foto mesmo para vermos ^^
    ah eu cheguei a preencher o form,mas parecia que tava depois da hora sem lá, mas como o form tava aberto ainda, se tiver fora do prazo, beleza, só avisando pra vc não achar que eu tava louca (o que de fato as vezes eu sou rs)

    Beijos:D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. agora que fechou o form kkkkkk, isso que é participar nos 5 segundo finais do segundo tempo, mas foi só por participar, já que foi sua primeira promoção e pode soltar os fogos rsrs ^^

      Excluir