31 outubro 2012

O herói perdido


Algo comum a todo aspirante a [insira coisa aqui]:

demorar para perceber que você só aprende a fazer fazendo.

perceber que a prática, jovem Padawan, não leva a perfeição, mas te deixa mais longe da completa inabilidade.

Enfim, me toquei há pouquíssimo tempo que o próximo bestseller não ia somente se materializar em um arquivo Word de duzentas páginas com espaço duplo em Times New Roman 12 – mas isso é outra história. O ponto principal (do qual, como sempre, me distraio) é que a escrita, como qualquer outra coisa, evolui com o tempo caso você continue praticando.

Percebi isso como nunca lendo O herói perdido. Rick Riordan, seu autor, também é o papai de Percy Jackson e os olimpianos, série literária de sucesso tão grande que com certeza foi fator motivador para essa nova empreitada.



Como todo bom escritor de literatura de entretenimento, Rick tem uma linguagem bastante simples e acessível, além de um jeito bem interessante de distribuir os acontecimentos. Isso percebi desde Percy Jackson, mas a fluidez do texto (que já era boa) melhorou. Não gosto muito da maneira com que ele faz capítulos – terminar em uma parte bombástica, estilo Goosebumps, é quase sempre possível e nunca feito – mas bom, a perfeição é muito para se pedir, certo?

Embora algumas caras conhecidas apareçam em O herói perdido, os protagonistas são outros: Jason, Piper e Leo. Os três são alunos da Escola da Vida Selvagem (que trocando em miúdos, é nada mais que um reformatório) e estão indo para uma excursão no Grand Canyon. Já nas primeiras páginas, aparece o primeiro problema: embora Piper e Leo afirmem que sejam, respectivamente, namorada e melhor amigo, Jason não lembra de nada de sua vida pregressa nem como foi parar ali. Ele nem sabe quem é.

Os três são semideuses, e, aos quinze anos, já passaram bastante da idade de serem reclamados por seus respectivos pais divinos – coisa possível graças ao pacto dos deuses gregos com Percy Jackson no verão anterior. Abismada com o fato de seus novos companheiros terem sobrevivido aos monstros (que se atraem pelo cheiro de semideus) Annabeth os leva até o Acampamento Meio-Sangue, local onde serão treinados e protegidos.

Mas é óbvio que a amnésia de Jason não é algo normal, e mais coisas estranhas vão aparecendo sobre o garoto – ele tem uma estranha mania de se referir aos deuses por seus nomes romanos e fala latim. A resposta está em Hera: a poderosa e invejosa deusa roubou as memórias de Jason – e só as devolverá caso ele a resgate.

Piper e Leo também enfrentam seus problemas. A primeira graças ao seu pai mortal: ele foi capturado por um terrível gigante, que só o soltará caso Piper traia seus amigos. Já Leo carrega a culpa de algo que ocorreu anos atrás, relacionado a um dom lhe concedido por seu pai olimpiano. Os dois são os personagens mais interessantes de toda a série – além de uma “história de fundo” muito boa, ambos não tem nada de heróico em suas personalidades, coisa que vai se desenvolvendo de forma muito leve e natural ao curso do livro – e, ainda assim, nenhum vira o Rambo. Não gostei muito de Jason, mas em geral não simpatizo com heróis. Prefiro perdedores.

O herói perdido é literatura de entretenimento de primeira. Ainda que haja bastante informação sobre mitos gregos embutidos no livro, não espere grandes ensinamentos, moral ou inovação – como um filme de Hollywood, o único objetivo é entreter o leitor.

Isso é bom, de vez em quando, mas limita a nota máxima que atribuo – em um mundo com tantos livros bons, não posso dar A+ para algo que leio só para relaxar. 


18 comentários:

  1. Oii!
    Já falei que gosto do jeito que você dá nota aos livros? rs.
    Bom, tenho O heroi perdido na estante, mas nunca criei coragem para tirá-lo dela e começar a leitura. Gostei bastante da série do Percy Jackson e da escrita fluida do Rick Riordan, mas digamos que a coragem não chegou e com o tempo até a vontade de ler diminuiu, rs. Fico feliz que Rick tenha crescido e melhorado a escrita, mas sinto que ainda não estou no momento de ler mais mitologia e tal, e também, estou atolada de livros de parceria, haha.
    Beijo!!

    ResponderExcluir
  2. Tô com o primeiro da série Percy Jackson aqui, mas não li ainda porque por enquanto não é prioridade. Mas parece ser consenso geral que a série vai ficando cada vez melhor. Isso me anima!

    ResponderExcluir
  3. Sou apaixonada pela narrativa de Rick Riordan. A forma como a mesma flui é algo ótimo. Quando li este livro esperava toda a magia de Percy Jackson de volta, mas, não foi bem assim. Mesmo tendo adorado este livro, eu sentia que faltav algo, mas, não deixou de ser uma ótima leitura ^^
    Adorei sua resenha, e achei super criativa sua forma de dar nota =D
    Beijos
    @PollyanaCampos
    entrelivrosepersonagens.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Nunca li nenhum livro desse autor, mas a maioria das pessoas gosta!
    :)
    Beijos!

    ResponderExcluir
  5. Eu não sabia que as estórias do Rick eram interligadas, que fantástico. Logo vou ler A Maldição do Titã e quero ver se vai me despertar a vontade de ler os outros livros, faz tempo que li o 2º da série do Percy Jackson *-*

    Quanto as Desventuras em Série, já estou no 12º livro e estou realmente ficando triste que esteja acabando. Com certeza o Lemony foi melhorando a cada livro.

    Beijos. Tudo Tem Refrão

    ResponderExcluir
  6. O RR foi obviamente evoluindo ao longo dos trabalhos literários dele, é até interessante observar. Eu já li todos os livros dele publicados aqui, à excessão de A Marca de Atena, e posso afirmar que ele se supera bastante a cada publicação. Não é jogar tempo fora, absolutamente.
    Seu estilo de dar notas é tão... Visual. Adoro. XD
    Amor, Ana.

    http://quemprecisaviver.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Eu não posso dizer nada da evolução literária do Riordan, já que eu ainda não li absolutamente nada dele. Sim, é triste.
    Claro que, depois de tantas resenhas que eu já li sobre os livros dele, conheço bastante e sei que provavelmente eles são uma ótima leitura. :)

    Um beijo,
    Luara - Estante Vertical

    ResponderExcluir
  8. Triste eu ainda não li nada do autor e falam tão bem dos livros dele que morro de vontade, é mais falta de oportunidade mesmo.
    Beijos
    http://docetimidez.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Eu parei com o Rick desde Percy Jackson.
    mas adorei sua resenha.
    bjs
    www.amodernpinup.com

    ResponderExcluir
  10. Nunca li nada do Rick.
    Tenho muita vontade de ler, mas sempre acabo comprando outro livro no lugar, rs
    Preciso ler urgente alguma coisa do autor, urgente!
    bjs

    ResponderExcluir
  11. Ih, eu tentei ler Percy Jackson mas fiquei só no primeiro, não consegui levar a série adiante não, o texto não fluía aí achei melhor dar um tempo, e lá se vão mais de dois anos, eu acho.

    Mas sempre é tempo, quem sabe não o tiro da estante em breve.

    ResponderExcluir
  12. Olá :)
    Eu só li os dois primeiros de PJ, mas já engrenei nessa nossa série. Sem medo de spoilers. Eu sou suspeita para falar qualquer coisa, adoro os livros do Rick, então UASHAUHSAUS Boa resenha.

    Beijos, Vanessa.
    This Adorable Thing.

    ResponderExcluir
  13. Como uma boa fã do Rick, já li este livro.
    Amei! E eu concordo com vc, a escrita dele melhorou,rs.
    Beijos

    cocacolaecupcake.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  14. Oi Isabel!
    Que legal você perceber a evolução da escrita do autor através dos livros!
    Eu não li nenhum livro da série Percy Jackson, então não tenho muita vontade de ler esse.

    Beijos,
    Sora - Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
  15. Adorei o jeito em que você dá nota ao seus livros, é totalmente diferente! E a sua resenha ficou muito boa. Ficou uma critica muito construtiva. Com todo mundo elogiando o Rick por ter escrito Percy eu achei que esse livro também seria elogiado ao extremo, mas vejo que não. Confesso que nunca li nenhum livro do Rick, então não tenho uma opinião exatamente formada sobre ele. Mas agora com a sua resenha, vou pensar duas vezes antes de comprar um livro dele.
    Parabéns pela resenha!
    Beijos,
    http://comaliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Eu também não curti muito este spin-off!
    A série original era muuuito melhor!
    Beijos,
    Vinícius - Livros e Rabiscos

    ResponderExcluir
  17. Adorei a resenha
    Não vejo a hora de ler esse livro, estou no terceito de Percy Jackson e estou gostando, realmente, é uma leitura entreter, mas é legal ne?! Eu gosto do Rick
    ENfim
    Beijos

    ResponderExcluir
  18. Eu acho que essa parte dos caítulos acabarem na hora "H" é pura estratégia, muitos autores fazem isso rsrs dá uma raivinha, mas a gente acaba gostando rsrs mesmo odiando a ansiedade. :p
    Beijokas
    www.idelmaria.blogspot.com

    ResponderExcluir