29 janeiro 2013

9 personagens mais frustrantes + resultado da promoção!




Provavelmente por minha falta de costume, listas são os posts que mais me dão trabalho – mas não deixam de ser divertidíssimas de fazer. Ao ver esse tema proposto pelo meme Top Ten Tuesday (ignorem o fato de que só tem nove itens aqui) eu não poderia deixar de fazê-lo, mas tive um probleminha: qual das definições de frustrante usar? No final, acabei me decidindo por aqueles com potencial, mas que de uma maneira ou de outra, acabaram com minhas expectativas.
É isso.

9 – Daenarys Targaryan, da série As crônicas de gelo e fogo

Daenarys começou como uma personagem bastante interessante – uma possível herdeira do trono de Westeros tentando se livrar das garras do irmão controlador. Da metade de A guerra dos tronos em diante, porém, a arrogância dela (“eu sou do sangue do dragão!”) me fez querer abandonar a leitura.

OK, não. Mas mesmo assim.
Tio George, porque ela tá na série, hein?

8 – Lou, de A visita cruel do tempo

Em A visita cruel do tempo – um dos melhores livros que já li na vida – seguimos um personagem por capítulo, mas Lou, um famoso produtor musical, é quase onipresente, representando tudo de ruim do mundo da fama. Nessas quatro ou cinco aparições, temos a imagem de um homem que não merece o ar que respira, destruindo os filhos, acabando com as ex-esposas e apresentando adolescentes influenciáveis a drogas pesadas. Lou só não está em uma posição mais elevada nessa lista porque é com ele que as habilidades fantásticas de Jennifer Egan de misturar passado/presente/futuro se mostram mais.

7 – A família Reed, de Jane Eyre

Jane Eyre é a biografia de uma órfã da sua infância até a vida adulta. Essa primeira foi passada em parte na casa do irmão de sua mãe, o amável Sr.Reed. Com a sua morte, porém, ela foi deixada nas mãos da tia e dos primos que a odeiam, culpando-a de todos os males ocorridos na imensa e rica propriedade. 

Mesmo com a comida escassa e os uniformes frios e piniquentos, a partida de Jane para um rígido colégio de caridade é um alívio e a punição (as irmãs Brontë são completamente moralistas e Charlotte não deixaria isso passar) dos Reed, merecida.

6 – Bella, da saga Crepúsculo



Todos nós conhecemos a historinha da humana que se apaixonou pelo vampiro – e a premissa é em parte cativante. A saga poderia até ser boa caso Stephanie Meyer tivesse se dado ao trabalho de criar uma protagonista menos "donzela em apuros", sempre dependente do namorado e do melhor amigo. Apesar do milagre feito pela roteirista no último filme da saga, isso não ajudou muito Bella: diante dos vampiros carismáticos ficou ainda mais sem sal.

5 – Edward, da saga Crepúsculo

Aqui já é caso de polícia, ou de psiquiatra: a obsessão do vampirinho pelo amor de sua vida ultrapassa todos os limites da sanidade e do bom senso. O ápice é quando ele a proíbe a visitar seu amigo em Lua Nova (!!!) – qualquer semelhança com casos punidos pela Maria da Penha é mera coincidência. Mesmo com meu tom pseudo-jocoso, é triste: Edward e Bella são um modelo de relacionamento para muitas meninas por aí...

4 – Min, de Por isso a gente acabou

Minha decepção com Por isso a gente acabou foi monumental – finalmente entendi porque autores escrevem sob pseudônimos e com seus nomes reais – e Min é parcialmente culpada por isso. Na carta para seu ex imbecil, Ed, ela discorre longamente (aproximadamente o livro inteiro, descontadas as ilustrações) sobre o namoro dos dois. É nessa que vemos uma menina legal e fã de cinema se transmutar na namorada zumbi de um jogador de basquete – só faltaram os pompons e o uniforme de cheeleader.


Segundo o vídeo da série TropesxWomen do canal Feminist Frequency (uma daquelas jóias maravilhosas da internet que todo mundo deveria assistir na escola): “Manic Pixie Dream Girl é um termo criado por Nathan Rabin para descrever a personagem feminina que existe para ajudar o geralmente branco e definitivamente heterossexual herói a relaxar e curtir a vida.".
EXATAMENTE ISSO, Clementine!
E eu que achei que Clementine ia ser diferente – deve ter sido o cabelo colorido. O que nós sabemos sobre ela, seus sonhos, aspirações, passado? Nada – só que ela é uma “garota fodida tentando encontrar sua paz de espírito”.
OK, OK.

2 – Tally, da série Feios

No mundo de Feios, todos passam por uma cirurgia aos dezesseis anos, os deixando teoricamente perfeitos, com a saúde indestrutível e aparência maravilhosa. Por ansiar por essa cirurgia, Tally é meu tipo de protagonista distópica favorita – a “alienada” (AARGH, morte a essa expressão!) que vai abrindo os olhos. Embora evolua politicamente,a personalidade de Tally só vai piorando, atingindo o ápice de arrogância em Especiais, terceiro livro da série.
Não é por menos que o meu favorito é Extras, narrado por uma nova personagem (e com um enredo daquelas idéias que eu gostaria de ter tido).


1 – Mia Thermopolis, da série O diário da princesa

Já devo ter falado isso por aqui, mais fui obcecada por Meg Cabot durante um tempo. Ela era minha diva, inspiração de escrita e autora favorita.
Bom, as coisas mudam, e foi Mia Thermopolis o estopim.
Como todos devem saber – seja pelo filme da Disney, seja pelos livros – Mia Thermopolis é uma garota nova iorquina comum que naquela fase complicadíssima da adolescência (a do início do ensino médio) descobre ser uma princesa de um minúsculo país europeu. Nos cinco primeiros livros, era bastante aceitável que ela fosse dramática – a idade permitia – mas quando Mia começou a não mostrar nenhum avanço (quando até mesmo eu, Harry e os irmãos Baudaleire estavam amadurecendo) comecei a desconfiar. O pseudo-feminismo, as mancadas extraordinárias (e repetidas) com os amigos e a dependência do namorado deram o veredito: Mia Thermopolis era um saco.

E a vencedora do sorteio de Noite infeliz foi...
Parabéns Giulia! Vou entrar em contato via Facebook e você terá 48h para me enviar seus dados. O envio será feito diretamente pela editora.

14 comentários:

  1. Gostei desta lista ;) Eu concordo muito com a escolha do Edward, mas no meu caso por ele rejeitar transformar Bella em uma vampira - estou para ler o livro três, ainda, Não consigo entendê-lo, pois se a ama nada melhor que poder levá-la ´pra eternidade oras! Dos outros ainda não conheço - quero muito ler Feios, tenho os três primeiros livros da série, e Jane Eyre li há muito tempo, mereço um revival ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso de transformar a Bella em vampira acho que ele justifica bem em Eclipse. O que mais me irrita é a possesividade mesmo...

      Excluir
  2. Se vc não gostou da personagem Mia, imagine eu que assisti o filme pela primeira vez na versão dublada! O casal-vampiro realmente...sem comentários! A sangue de dragão, como eu asssiti só a primeira temporada da série, ainda sou simpática a ela, mas já ouvi que ela vai desandar mesmo.
    Agora Clementine...eu acho este filme tão maravilhoso que não dá pra não gostar dela...
    Bj!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Desanda bastante! Já no primeiro episódio da segunda temporada é bem claro :/

      Excluir
  3. Ah, gostei das personagens que você escolheu!
    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias
    http://livroterapias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Ei Isabel, vários desses personagens aí eu nem conheço. Os que eu conheço, não são assim tão detestáveis, na minha opinião. Mas passam longe de ser os mais amados. Mia Thermopolis foi a personagem que realmente mais me irritou nessa lista, que tipo de idéia a garota tinha o.Õ

    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Totalmente de acordo, principalmente com o casal Crepúsculo e a Mia ://
    Estou seguindo, se quiser retribuir, passa lá.
    Beeeijão. :***

    - Vitamina de Pimenta -

    ResponderExcluir
  6. Bem interessante a lista! Dos citados, só conheço a Mia, e pouco, por ter lido apenas o 1º volume de Diário da Princesa.
    Clara
    @mmundodetinta
    maravilhosomundodetinta.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Não acredito que eu deixei o sorteio passar sem participar! >_<
    Enfim, gostei da ideia do post - e me identifiquei da parte em que você diz que demora pra escrever quando são listas! Acabei de postar um meme, tipo top 10 também, e fiquei dois dias entre escrevendo e arrumando. Perfeccionismo, a gente vê por aqui! :D

    E sobre sua lista, bem, não poderia faltar Edward e Bella! Casal frustrante! E o triste é que era realmente possível ter sido escrita uma história mais interessante, estava tudo lá! Mas fazer o que se nem todos nascem uma Anne Rice, né? E Mia na lista? Hum, gosto dela, mesmo tendo lido apenas os três primeiros. Talvez eu indo atrás dos outros eu venha a me desapontar, vai saber. E adorei a comparação com Harry e os Baudaleire!

    Beijo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os primeiros três (cinco, eu diria) são tranquilinhos. O complicado é quando você começa a perceber que ela simplesmente não evolui, sabe?

      Excluir
  8. Bella e Edward são mais do que merecidos nesta lista. O romance insonso foi o motivo para eu não querer nem saber em continuar lendo a série (só li os dois primeiros livros).

    AH, e não ganhei a promo, rs. Mas parabéns a vencedora!

    ResponderExcluir
  9. Edward e Bella é aceitável, eles são meio dã. Mas gostei dos livros

    A mia, bom só conheço o que vi nos filmes não li os livros.

    Os outros personagens são bem desconhecidos para mim.

    http://enfimshakespeare.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Não acho que Bella e Edward sejam frustrantes, mas acho que eles meio que "forçam demais", ah não sei explicar :s
    -xoxo
    http://s2juuh.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Olha, vou te falar com quais eu concordo Bella e Edward, eternamente e um pouco sobre Daenerys, um pouco porque as vezes eu gosto da sua arrogancia, eu acho que combinou com ela, ela não ficaria bem de princesinha em apuros ( já nao basta Sansa para isso). Mas as vezes ela me irrita, como quando briga com Sor Jora u.u as vezes sua arrogancia passsa dos limites.
    bjs
    naquelemomentoeujuro.blogspot.com

    ResponderExcluir