22 janeiro 2013

ESTRÉIA: The Following




Já experimentei aquela tal sensação religiosa quanto a um livro ou filme algumas vezes. Não raro uma obra nos preenche, fala por nós de maneira tão eficiente comparando-se ao “ver a face de Deus” (o tal do amor pela definição do musical Les miserables). Minhas habilidades me impedem de descrever isso de maneira realmente eficiente, mas você provavelmente sabe do que eu estou falando.

É claro que essa sensação muitas vezes ultrapassa a mera satisfação e evolução pessoal – como tudo na arte, os sentimentos fortes causados por ela são passíveis de interpretação. Segundo Edgar Allan Poe, a morte é a forma mais pura de beleza e a insanidade da arte deve ser sentida, não somente apreciada – dois postulados que juntos inspiraram o professor universitário Joe Carroll a cometer catorze mortes cruéis anos trás.




Capturar Joe Carroll foi o ápice e o fim da carreira de Ryan Hardy: as seqüelas físicas (um problema no coração) e psicológicas de lidar com esse assassino narcisista o fizeram incapaz de continuar sendo agente do FBI. Depois de anos vivendo como um zumbi, bebendo demais e remoendo os fatos da captura, Hardy tem uma segunda chance – Carroll escapou, e apenas alguém obcecado com ele conseguiria colocá-lo de volta na prisão.

A maior parte dos serial killers é extremamente carismático – combinando isso com um tipo bem particular de insanidade, não é incomum que eles ganhem groupies enquanto na prisão. Combinando esse estranho fascínio a acesso a internet (lhe dado por bom comportamento) Carroll começa a escrever sua obra prima.

Não só matar a sua única vítima que conseguiu viver, não, isso seria pouco demais. Online, Carroll angariou seguidores, serial killers adormecidos (segundo o FBI, eles existem as dezenas nos Estados Unidos) que seguindo o seu bem arquitetado plano, multiplicariam o rastro de sangue do seu mestre.
Já me enganei quanto a episódios piloto (oi, Revolution), mas The following precisaria de muitos vacilos para se tornar uma série ruim. A premissa é ao mesmo tempo comum e inovadora: existem dezenas de séries de investigação por aí, e um punhado ou dois que mexem com assassinos seriais; mas nenhuma (que eu ou o Google saibam) falando desse tipo de histeria coletiva.


Até mesmo os arquétipos comuns – o policial destruído por seu trabalho, por exemplo – foram executados de uma forma interessante, e embora Kevin Bacon (o ator que faz Ryan) tenha cara de nada, acho que era esse o objetivo mesmo. O interprete de Joe é brilhante, e não poderia ser diferente.

Geralmente tenho problemas com a maneira que obras de ficção contam acontecimentos passados, mas não posso reclamar – os flashbacks foram bem postos nesse episódio. Ponto positivo para os medrosos: ao contrário do que geralmente acontece em obras do gênero, The following não apresentou aquela quantidade imensa, dramática e desnecessária de sangue e miolos – tudo na medida certa, me fazendo ansiar o que quer que venha por aí.

Para aqueles que preferem acompanhar séries na televisão, anotem na agenda: no Brasil, The following estreará no dia 21 de fevereiro, às 22h50. Vale a pena.

OBS.: Promoção ainda rolando lá no Facebook, participem!

14 comentários:

  1. Oi Isabel, já vi a divulgação da série, e tenho que concordar que parece mesmo interessante. Não tive como assistir os episódios que passaram (sei lá se foram muitos), mas tenho curiosidade.

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Júlia!
      Então, a série estreou lá nos EUA ontem :) Ou seja, um episódio só...

      Excluir
  2. Isabel, quero muito acompanhar esta série, e agora com seu aval é que minha ansiedade aumentou. Esta ideia de um serial killer juntar muitos outros em volta de sua figura é genial e também não me lembro de já ter sido utilizada. Tomara que o nível continue, a gente bem sabe que costumam capricha rno ploto e pisar no freio nos episódios seguintes...

    Grande abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A ideia é genial mesmo! Enfim, odeio quando baixam muito a qualidade depois do pilot. Já descartei criadores da minha listinha de para assistir por isso haha Bom, baixei um especial (aqueles pré-series que costumam passar entre um programa e outro) de vinte minutos com alguns trechos de outros episódios. A impressão é que os próximos estão legais, com a introdução de novos personagens interessantes. Mas é esperar para ver...

      Excluir
  3. Parece muito interessante, vou assistir :)
    Adoro séries e esse começou ontem, novinha em folha :)
    Gostei da dica!
    Beijinhos
    Renata
    http://escutaessa.blogspot.com.br
    http://www.facebook.com/BlogEscutaEssa
    @blogescutaessa

    ResponderExcluir
  4. Não conhecia, vou ver se vejo a estreia.
    Adoro serial killers
    beijos

    ResponderExcluir
  5. O que acho interessante é que o criador de The Following é o mesmo de The Vampire Diaries! E não poderiam ser mais diferentes - o que achei fantástico. Adoro TVD, mesmo com as chatices eternas da Elena, mas The Following é incrivelmente superior. Assisti agora a pouco e já me tornei fã!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho TVD um saaco ahahha Não sabia que eram do mesmo criador. São realmente temas diferentes demais!

      Excluir
  6. Eu vi a promo do seriado e achei sensacional, mas agora que eu li seus comentários confesso que fiquei com um pé atras por ser um tanto quanto medrosa :/ Além do mais já tenho vários seriados para assistir :)
    Beijos,K.
    Girl Spoiled

    ResponderExcluir
  7. Olá Isabel, nossa não tinha ouvido falar dessa série ainda, mas parece uma ótima história.Eu acompanho Dexter e acho uma série bem escrita, bem interpretada, enfim é uma ótima série. Essa não parece diferente.
    Com certeza vou ver os primeiros episódios.
    abraços
    Melissa
    http://decoisasporai.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Sou péssima em saber sobre séries que estão estreando. Não fazia ideia dessa e é sobre um dos meus temas favoritos: psicopatas. Vou aproveitar que está no comecinho e acompanhar, a história parece ser bem feita.
    Ah, Isabel, te indiquei um meme! http://spleen-juice.blogspot.com.br/2013/01/campanha-de-incentivo-leitura.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Destesto a Veja, mas o blog de séries de lá (Temporadas) é muuito bom para saber das novidades - não só as americanas e britânicas, assim como de países mais "diferentes". Vou responder o meme sim, obg :)

      Excluir
  9. Ando afastada das séries. Aí chego aqui e leio esta belezura. Pra você trouxe devoção? Em mim gerou curiosidade absurda. Não faça isso com uma geminiana, please!!!!

    Estarei lá, em fevereiro, vendo o início e tentando voltar a gostar do Bacon, depois de alguns filmes em que ele me decepcionou.

    Beijos
    Pâmela Rodrigues
    Blog: Liste & Realize
    Página no Facebook

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hahha, sim! Por esse episódio e a preview, estou achando a interpretação dele passável. Vamos ver como ele vai lidar com os próximos episódios...

      Excluir