08 janeiro 2013

Dez metas literárias para 2013

Essa sou eu, voltando aos doze anos.


Não estabeleci metas propriamente numéricas esse ano para nada – números não mudam hábitos. Com a leitura não foi diferente: os livros já fazem parte de minha vida, não preciso dizer que lerei 10 ou 100 para provar isto a mim mesma.

Contudo, existem algumas coisas em relação a literatura que quero fazer. Geralmente, listas nesse estilo são difíceis de escrever, mas não essa – talvez porque inclui ambas metas como leitora e escritora. No final, as duas coisas acabam dando na mesma. {Sem ordem de prioridade.}


1.Comprar menos livros



É complicadinho admitir isso, mas talvez eu tenha exagerado em 2012.
OK, talvez não: eu exagerei. Algumas dezenas de livros fazem poeira no meu armário (onde guardo os não-lidos) e fico um pouco aflita só de olhar. Já estou um pouco conformada com a ideia de que provavelmente nunca lerei os livros que tenho (já que continuarei comprando-os) muito menos todos que quero, mas não comprar livros até agosto é meio que uma questão de sobrevivência: no final do oitavo mês, parto para um intercâmbio na Repúbica Tcheca. Limite de bagagem recomendado pela organização: um volume de 20 kgs. Ou seja, é comprar um Kobo ou um Kindle – e sentir saudades imensas do cheiro das páginas.

2. Ler mais clássicos



Não desprezo os livros contemporâneos – não, de jeito nenhum – mas clássicos são clássicos por alguma razão – nem que seja relevância histórica, o que já é bom. Não li tantos assim em 2012, e pretendo compensar de algum modo em 2013.

3. Participar (e ganhar) do Camp NaNoWriMo (abril e julho) e NaNoWriMo (novembro)


O Office of Letters and Lights é uma organização sem fins lucrativos dos Estados Unidos que, todos os anos, organiza alguns projetos para escritores. Eles são realizados em diferentes estilos, mas a ideia principal é escrever um trabalho de ficção (contos, romances, novelas etc) de 50 mil palavras (mais ou menos cem páginas) em um mês. Parece loucura, mas é possível – ainda mais com a ajuda online de várias pessoas que estão passando pela mesma coisa. Eu já consegui, e espero conseguir mais três vezes esse ano.  {Mais sobre aqui e aqui.} 

4. Revisar o meu livro

No NaNoWriMo do ano passado, escrevi algo, hã, não muito revisável – a história é uma bagunça tão grande que sinceramente não saberia por onde começar. Porém, nos meses anteriores trabalhei em uma distopia young adult que pode parecer decente depois de um bom trato (e digitação – é, ela está escrita em um caderno).

5. Revisar os livros dos Camps NaNoWriMo



Para não repetir o “fracasso” do NaNoWriMo, me comprometerei a revisar o que escrever nos Camps de abril e julho – talvez isso me anime a não colocar no papel na tela a primeira coisa que vir na minha cabeça.

E, na real, revisar é a melhor coisa que você faz por sua escrita. Só em revisar os textos daqui do blog descobri alguns erros bem feinhos que sempre cometi, e estou começando a corrigi-los ainda no primeiro rascunho.



6. Reler mais livros



Quando eu era criança, tinha o hábito de reler livros até as páginas se soltarem, a capa se perder em algum lugar e as páginas ficarem manchadas. Decorei trechos de Harry Potter, O diário da princesa, conhecendo os meus favoritos melhor do que o quintal de minha casa.

Comecei a refletir sobre isso depois de ler este post, e o questionamento é relevante – não vamos ler todos os livros legais do mundo mesmo, então porque não aproveitar aqueles que já amamos? [A tempo: já reli Cidade da penumbra, e vem por aí 1984, Admirável mundo novo, A visita cruel do tempo e mais alguns favoritos. Stay tuned.]

7. Tomar cuidado com trilogias e sagas

Já expressei minha revolta com esse problema do mercado editorial de livros para jovens adultos mais de uma vez por aqui, mas não custa falar de novo: é impressionante como uma parte esmagadora dos livros desse gênero sejam séries. Dá até para entender que uma parte deles realmente necessite de mais de um livro para desenvolver a história (ou não assustar o leitor com uma bíblia) mas você vê que as coisas estão passando um pouquinho do limite quando uma prateleira inteirinha de sua estante é de séries inacabadas. O que me leva a...

8. Terminar/continuar trilogias e sagas



A dança dos dragões, o quinto livro de As crônicas de gelo e fogo, chegou a minha casa no final de agosto, como presente de aniversário para a minha irmã. Pandemonium, continuação de Delírio, está disponível no Book Depository há alguns meses. Já vi Travessia, continuação de Destino na promoção no Submarino algumas vezes. Como assim eu deixei de ler o que se passa em séries que gostei tanto? 

9. Prestar atenção nas pessoas e nas coisas  – e escrever sobre isso



Segundo o Gotham writers’ workshop, um personagem deve ser uma colcha de retalhos – e seus pedaços de tecido características daqueles que você conhece, misturadas a fim de criar alguém real e verossímil. Já tentei fazer isso e deu certo, portanto, pretendo registrar esse tipo de jóia do dia a dia em um diário. Minhas tentativas de mante-los vem dando errado nos últimos, sei lá, dez anos, mas com a motivação correta...

10. Mostrar o que escrevo para outras pessoas

Ah. Essa é difícil.

Não sou propriamente tímida na vida real – ao menos não muito – mas quando falamos de minha escrita, a coisa muda. Ainda lembro que quando comecei o blog, abria-o de cinco em cinco minutos, esperando algum tipo de comentário de escárnio – ou pior, nenhum comentário. O mal do escritor iniciante me atinge também: tenho medo de fazer com que ooutros percam tempo com as minhas palavras. Já consegui vencer isto com a não-ficção – resta mostrar ao resto do mundo meus universos imaginários ;)

Me contem: quais suas metas literárias para 2013?

{Esse post é parte do Top ten tuesday, meme do blog The broke and the bookish, que propõe listas temáticas as terças-feiras para blogs literários.}


28 comentários:

  1. Sao metas bem interessantes,mais conseguir n comprar livros e complicado...sorte ai e como sempre, voce arrasou no post.

    ResponderExcluir
  2. Nossa!
    Adorei suas metas!
    Muito realistas
    Espero que consiga cumprir todas
    pretendo reler mais livros tb
    Beijos
    Rizia - Livroterapias
    http://livroterapias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oie Isa
    adorei suas metas...o de não comprar livros até agosto principalmente rs estou tentando me manter assim, mas já não compro 1 livrinho sequer desde abril do ano passado. Mas vou segurar as pontas para a bienal do RJ, quero esbanjar nela rs
    Também gostaria de reler mais livros, mas sempre fico naquele impasse de ler os livros de parceria, e acabo não tendo tempo. Uma frustração total.
    Que você consiga cumprir suas metas \o/ e bora mostrar essa distopia ai pro mundo muié. Tenho certeza que vindo de você, será um sucesso. Não desanima não, revisa e "vamo que vamo"
    bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aaah, obrigada ^_^
      Não vou pra Bienal do RJ, só a de Salvador. É lá para Maio, e tô com medinho de não conseguir me controlar hahaha

      Excluir
  4. Boa sorte com as suas metas: e adorei a cara nova do blog!

    ResponderExcluir
  5. Gostei da sua meta, bem interessante e diferenciada! E, menina, você vai para a Repúbica Tcheca?! Que legal! Apesar de que tenho a impressão de que já sabia disso... Posso ter lido em algum post anterior, acho. Enfim! Concordo com muitas coisas da sua lista, principalmente o itens que falaram sobre sagas juvenis, comprar menos livros e reler os queridinhos! :D

    E boa sorte com seus projetos! E, sei lá, vai publicando seus escritos aos poucos no blog, algo como um capítulo de vez em quando e vê como se sente à respeito! Mesmo trabalhos escolares eu já ficava nervosa por saber que um professor iria ler, que dirá se eu escrevesse um livro, haha.

    ResponderExcluir
  6. Metas reais, fáceis e difíceis aos mesmo tempo. Exagerei em 2012 também na compra de livros, demais até.
    E preciso tomar cuidado com séries também, já comecei algumas e não terminei de tão chatas. E preciso revisar meu livro também e quem sabe, enfim, publicar ele esse ano.

    Bjão!

    livronasmaos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Oi Isa!
    Primeiro de tudo, adorei o novo layout! De onde é a imagem do cabeçalho?

    Você já viu que eu não tenho intenção nenhuma de seguir metas esse ano, mas na minha cabeça tem alguns detalhes que são difíceis de ignorar, como o de ler mais clássicos. Quero ler, porque além do que você disse sobre a relevância histórica e a razão dessas histórias terem se tornado tão importantes através do tempo, é uma linguagem completamente diferente dos livros YA. O jeito que as pessoas falavam era diferente e elas próprias eram completamente diferentes do que somos hoje. Acabei de ler Orgulho e Preconceito e fiquei louca por mais! Quero ler ainda todos da Jane Austen, Anna Karenina, Os Miseráveis, O Sol é para Todos, O Apanhador no Campo de Centeio, Jane Eyre...

    Você vai fazer um intercâmbio! Eu pretendo fazer daqui a uns três ou quatro anos, porque vou ganhar de aniversário de 15, mas ainda não tenho certeza para onde. Nova York, ou Londres, ou Bélgica, ou Escócia e a lista é interminável, hahaha. E, como é só daqui algum tempo, vou ganhar um dia na livraria! Isso pelo menos vai me manter um tempo longe das comoprar, haha.

    Eu planejo voltar a escrever esse ano. Tenho uma ideia para um romance histórico martelando na minha cabeça e já tenho algumas páginas escritas. Escrevia fanfictions há um tempo e aprendi a lidar com as outras pessoas lendo o que eu escrevo. Adoraria ler algo seu um dia!

    Essa história de séries é mesmo complicada. Tem algumas que nem vou continuar, porque não ficaram nas minhas favoritas e eu não iria conseguir completar nem a metade.
    Beijinhos! - e desculpe pelo comentário enorme, hahaha.
    http://thebooksthief.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A imagem é da minha estante! ahah
      E intercâmbio é mesmo demais. Acho que é um dos presentes de aniversário que mais valem a pena - se você achar um em conta (tipo o que eu vou fazer) sai mais barato do que ir para a Disney ou dar um festão.
      Da sua lista, indico muito Jane Eyre e O sol é para todos. São duas leituras rapidinhas e muito boas!

      Excluir
  8. OI Isabel ^^
    Das sua metas, comprar menos livros em 2012 foi a minha e consegui ^^
    Desejo ler mais clássicos e vou tentar, assim como concluir as séries que estão no meio rs

    Feliz Ano Novo :D
    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Concordo com você na questão das séries/trilogias. É chato. Minhas metas literárias pra esse ano são basicamente ler 85 livros e ler todos os livros da Jane Austen. Acho que posso incluir "ler Os Miseráveis" também. Queria ler antes do filme.
    maravilhosomundodetinta.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. Acho que praticamente tenho as mesmas metas que você quando se trata de escrever e ler. Tenho uma conta no NaNoWriMo e pensei em tentar, mas, sei lá, não gosto de escrever sob pressão. Gosto de escrever quando quero, sem falar que demanda muita pesquisa. Tenho essa mania de pesquisa. Antes de escrever determinada coisa leio bastante sobre. E só depois de ter a ideia bem trabalhada, ponho-me a escrever. É uma coisa que leva tempo e um mês é muito pouco :P

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então, muita gente no NaNoWriMo - eu inclusive - faz toda a pesquisa e o planejamento antes de começar a escrever. Guarda as coisas num caderno ou pasta do word, sabe? Não é trapacear hahah
      Sem contar que os escritos do NaNo são um rascunho bem "rústico" mesmo, que COM CERTEZA necessitará de revisão e tal :)

      Excluir
  11. Tomar cuidado com trilogias e sagas é mesmo uma boa. Vou prestar atenção nelas também e tentar finalizar aquelas que eu comecei no ano passado e que já tenham um final. É muito ruim ficar com a história pendente na nossa cabeça.
    Comprar menos livros é uma meta pra várias pessoas. Acho que só vou comprar Silêncio e Finale e parar por aí. Mas só porque eu já li Silêncio (emprestado) e preciso do livro na estante (ou espero a Bienal e torço pra encontrar livros com ÓTIMOS preços, rs.
    Esse ano vou tentar participar do Camp também. Ano passado participei do NaNo WriMo, mas não consegui terminar. =/
    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Haa, isso sem contar que as vezes dou uma pausa tão grande entre livros de sagas que mal lembro o que aconteceu no anterior!

      Excluir
  12. Nossa, quantas metas! rs
    A única à qual aderi foi o DRD 2013, da Clícia do Silêncio Que Eu To Lendo, mas terminar trilogias e outras séries é uma boa também, entende? rsrs
    Beijos,
    Vinícius - Livros e Rabiscos

    ResponderExcluir
  13. Isabel, também gostei do novo layout ;) Muito bom.

    Quanto a comprar menos livros eu estou tentanto, e até conseguindo, desde o ano passado, mas no fim do ano me descopntrolei. Tenho tanta coisa que sei que n]ao vou conseguir ler que bate até um desespero.

    Em parte por isso não me permito releituras. Por mais que gostaria de fazê-las, nãoi tenho tempo hábil para elas, ao menos não agora.

    Os clássicos sempre me atraem, e são sempre uma boa pedida.

    E muito bacana o intercâmbio na Republica Tcheca - me piscou um alerta sobre "Feita de FUmaça e Osso" ;)

    Grande abraço.

    ResponderExcluir
  14. Oi Isa! Eu consegui ficar um mês sem comprar livros, mas esta semana não resisti. Sagas também é um problema que compartilho com você, nem sei o que fazer.
    Vamos ver, eu pretendo terminar umas quatro este ano.
    Boa sorte com suas metas. Bjos!! Cida

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu número de sagas que quero terminar (pelo menos aqueles que já foram lançados, claro) gira em torno disso tb :)

      Excluir
  15. Acho que sou bem controlada nas compras, só vez ou outra que me gasto nessas coisas. Caraa, não sabia da existência desse NaNoWriMo, muito legal, porém não é pra mim, já me cria um bloqueio psicológico e... NÃO.
    Eu tenho vontade de reler váaaaaaaarios livros, é o tipo de sentimento que vou empurrando com a barriga pra um futuro chamado nunca, sempre fico pensando que ainda há muita coisa que eu não li e que quero fazê-lo, então vou dando prioridade ao desconhecido. .-.
    Nossa, também preciso tomar cuidado com sagas, meu deus, tenho cerca de 8 livros de House Of Night, e nem é tãaaaaao amor assim, tudo bem que ficam lindos demais juntos, mas convenhamos. Só não foi muito estrago porque comprei cada um por 10 conto, mais ou menos, então dá pra levar. Comecei a ler As crônicas de gelo e fogo essa semana e já tô completamente apaixonada, tô terminando o primeiro, mas não vou ler os próximos agora, eles fazem parte dos tipos de livro que não se deve deixar a leitura de lado por muito tempo, e minhas aulas voltaram, ou seja, os próximos só nas possíveis férias.
    Ai, gente, a décima é muuuuito difícil, morro de vergonha quando falam algo relacionado ao meu blog, e só de lembrar que alguns conhecidos sabem (meu deus, por que eu deixei isso acontecer???) da existência dele... SÓ JESUS.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A parte dos fóruns no NaNoWriMo e tal acaba surtindo o efeito contrário - te estimula. Você fica tipo "tanta gente consegue, porque não eu também?".
      House of night realmente não é tão amor ahha Comprei os meus baratinhos tb, mas enjoeei em Caçada e troquei tudo no Skoob.
      Desencanei com isso de deixar os conhecidos lerem meu blog. Tipo, não falo nada de que me envergonho aqui, então tudo OK, tem gente que revela coisa muito pior na internet haha Mas literatura é algo mais íntimo, sei lá...
      Ah, obrigada pelo elogio ao layout :D

      Excluir
  16. Ahhhh, o blog tá uma lindeza, viu?

    ResponderExcluir
  17. Iniciei a leitura, constatando a sua apregoação acerca do intercâmbio da República Tcheca e parei de ler. Satisfação por saber que, muito de vc irá mudar no período da Europa. Parte destas metas talvez não farão tanto sentido assim, no fim do ano - pois vc já teria, provavelmente atribuídos outras na lista. Boa sorte!

    ResponderExcluir
  18. Olá, Isabel!
    Não conhecia seu blog, mas parei para dar uma olhada e gostei muito daqui, das postagens e, principalmente, o que caracteriza um blogueiro para mim, do seu estilo de escrita.
    Agora, sobre as metas para 2013, acho que foram bem expansivas. Também preciso parar de comprar livros. Tenho uns aqui que estão há mais de dois anos na estante e... nada! haahha Mas faz parte da vida.
    Também estou exausta de tantas séries. Tenho preferido os volumes únicos com uma certa frequência.
    Li uma boa quantidade de clássicos em 2012, embora também queira aumentá-la em 2013. Sou apaixonada por este gênero de Literatura e tenho certeza de que não será uma meta difícil de se cumprir.
    Sobre o NaNoWriMo, eu bem que gostaria de participar, mas ainda não me sinto madura o suficiente para redigir um romance. Por enquanto, fico com minhas crônicas e contos.
    Como vários comentaristas, achei muito bacana você estar indo fazer um intercâmbio na República Tcheca. Sou louca de vontade de conhecer Praga. Espero que goste de lá =)
    Beijo!

    ResponderExcluir
  19. Adorei suas metas, mas as minhas são muito simples!
    Terminar os livros que comecei e ler a montanha que desejo até o fim do ano.
    Hahahahaha!!!
    Simples para quem?!?!?!?
    Isabel, espero que você consiga. Intercâmbio? Conte mais por aqui!!!

    Beijos
    Pâmela Rodrigues
    Blog: Liste & Realize
    Página no Facebook

    ResponderExcluir
  20. Eu ADOREI a ideia do post, tinha que comentar
    já quero fazer uma listinha la no Lisztomania tbm, desse jeitinho
    Ah eu tbm tenho vergonha das coisas que escrevo, não é a toa que 80% dos meus amigos não sabem que eu tenho livro publicado :S

    Enfim.. bom 2013
    Beijos

    PS.: AMEI o novo layout, aquela lá encima é sua estante? Se for eu adorei!

    ResponderExcluir
  21. AMEI SUA LISTA! HAHAHA

    Também quero participar do NANOWRIMO esse ano (na verdade, tava coçando o dedo para participar dele ano passado, ma sia ser loucura)e sobre o intecambio DUDE, NAO LEVE NENHUM LIVRO PRA LÁ. Fiz um pros EUA e me arrependi de ter levado um livro para lá, porque no final, eu queria levar livros que comprei lá para casa e acabei sentindo que o livro que levei ocupou espaço! hahaha

    Sobre reler livros, até legal, mas acho que tem livro inédito demais para ficar gastando tempo relendo!

    Bom 2013 e que voce possa realizar tudo o que escreveu na sua lista!

    Beijos,
    Amanda

    ResponderExcluir