18 abril 2013

[FILME] A busca




Ler aventuras demais me fez uma menina preocupada com logística, e acho que foi por isso que nunca pensei em fugir de casa. Sumir sim, mas só se for virando pó em um toque de mágica – e mais impossível do que isto de fato acontecer seria uma Isabel que junta suas trouxinhas e livros em uma tentativa infantil de evitar os problemas.


Por isso a perspectiva de Pedro, personagem do filme nacional A busca, me é um pouco alienígena. Theo e Branca, seus pais, são pessoas bastante diferentes – enquanto ele é bastante focado na carreira e no status, ela é uma típica sonhadora. Sua vontade de estudar na Espanha, por exemplo, baseia-se não no acréscimo profissional que isso poderia trazer, e sim na magia do lugar, fato tratado com leve e sutil desdém por Theo. Talvez por isto estejam em um processo de divórcio, que alterna a calmaria com a tormenta.



Depois de uma briga, Pedro diz que vai passar o fim de semana numa viagem com o amigo – desculpa para ganhar tempo para sua tal fuga. Desesperado, seu pai vai à sua procura, tendo como pista uma ligação telefônica e um cavalo adotado.

Quem acompanha o blog há mais tempo sabe que eu nunca uso trailers de filmes ou sinopses de livros – são duas das coisas mais enganadoras do mundo, no mínimo nos passando uma parte minúscula da história e, em casos extremos, adulterando-a por completo. O trailer de A busca foi um desses últimos casos infelizes – sim, Pedro foge como retratado no trailer, mas o desespero (que me fazia esperar um drama dos bons) foi exagerado, aqueles poucos segundos que se perdem na imensidão de duas horas.


Porque, no final, A busca é um romance de formação de um homem já adulto que, pela necessidade de achar seu filho, começa a prestar mais atenção nas coisas e pessoas ao seu redor, conhecendo melhor a si mesmo e, obviamente, ao filho. Aliás, dois grandes trunfos: as “figuras” que Theo encontra no caminho, aqueles personagens secundários memoráveis que podem transformar  por completo uma obra; e a cenografia, rica, feia, suja, bela, real. Temo dizer que, sem isso, A busca seria só um filme comum, que prometeu a profundidade de um oceano e nos devolveu a de uma poça.

Porque por melhor que a atuação de Wagner Moura e Marina Lima (respectivamente Theo e Branca, os pais desesperados) o final de A busca dá uma sensação de vazio, de emoções e passados não explorados. Para um filme morno, uma resenha morna e uma nota idem – infelizmente, mesmo vacinada, fui pega pelo truque do trailer fabuloso de novo. 


16 comentários:

  1. Isabel, também sou desta opinião quanto à trailer e sinopses. O filme não me deu aquele estalo para assistir, na verdade faz um bom tempo que não assisto a um filme, principalmente a algum que me agrade.

    No geral eu gosto do Wagner Moura, mas desta vez ele vai esperar.

    ResponderExcluir
  2. Oi Isabel, tudo bem?
    ei vi o trailer desse filme também, e achei que ele seria espetacular... até ler sua resenha. Não tenho o habito de ir ao cinema, só quando realmente quero e muito ver o filme. Mas mesmo com sua critica a certos pontos, vou arriscar e ver o filme assim que sair em DVD.
    Abraços,
    Amanda Almeida
    Você é o que lê

    ResponderExcluir
  3. êba, mais um nacional!
    Já vi comentários sobre o filme, mas não conhecia de fato, agora é só anotar!
    Você sempre trazendo ótimos filmes.
    Clicandolivros.blogspot.com.br
    Beijos *-*

    ResponderExcluir
  4. Os nacionais estão cada vez melhores!
    Esse me parece muito bom!
    Moura arrasa!
    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias
    Livroterapias

    ResponderExcluir
  5. Eu achei o trailer desse filme chato por isso que não fui assistir a ele. To esperando o DVD para poder compra e assistir. Minha irmã tem a mesma opinião que a tua em relação a esse filme, ela me falou que o começo é muito bom mais que com o decorrer do filme o filme começa a fica muito fraco. Bom, antes de falar qualquer coisa vou assistir ao filme, mais espero loucamente que eu o ache bom :)

    Beijos, ameamai.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Oi Isabeçl,
    ainda não tinha ouvido falar desse filme e o que você sentiu no final é o que geralmente sinto em filmes brasileiros (aqueles que não são sobre alguma grande figura da história brasileira).
    Mas eu gosto de sinopses e trailer. É por aí que eu aceito ver ou ler um filme ou livro ou não... eu sou daquelas pessoas que amam spoilers =X
    trágico ahhaha

    Beijos,
    Carol e seus livros.

    ResponderExcluir
  7. Poxa que pena, esse é um filme que eu estava com uma expectativa gigantesca!!!!!

    ResponderExcluir
  8. Vi o trailer deste filme nos cinemas, depois no Big Brother e me interessei muito por ele.
    É bom saber que por trás de uma grande ação mostra outras relações como entre pais e filhos, assim a história não fica só na coisa monótona da ação.
    Beijo

    ResponderExcluir
  9. Nem vou mentir: cinema brasileiro me dá preguiça por... preguiça minha mesmo, então as chances de ver esse filme são muito muito muito pequenas. Mas achei interessante a coisa do trailer e da sinopse enganarem. Já cansei de pegar livro/filme pela sinopse/trailer e dar com os burros n'água. Mas às vezes surge uma ou outra surpresa boa no caminho.

    ResponderExcluir
  10. Oi Isabel!
    Os trailers enganam mesmo... Tem uns filmes que parece que contam a história inteira no trailer, enquanto outros só mostram as partes legais.
    Esse não é o tipo de filme que eu curto, e depois da nota "morna", dificilmente irei ver.

    Beijos,
    Sora - Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
  11. Vi o trailer esses dias e pensei que o filme seria bom, mas, pelo visto nem tanto. Eu adoro trailers, confesso. Mesmo sabendo que muito deles são melhores que filmes. Acho que quando vou ao cinema, a parte que mais gosto é justamente assistir trailers antes do filme começar. Filmes sempre acabam decepcionando um pouquinho, mas trailers sempre tem aquela tensão, com músicas de arrepiar.

    ResponderExcluir
  12. O que vc falou sobre os trailers é a mais pura verdade! Assistimos, ficamos empolgados e o filme mesmo não é nada daquilo. Isso quando o trailer já entrega boa parte da história, o que chateia bastante. Ultimamente tenho escolhido só pela sinopse mesmo, aquelas bem básicas do IMDB, e tá dando pra acertar. :)

    Ahh, Wagner Moura é tão bom ator que eu até daria uma chance pra esse filme, rsrs. Beijo!

    ResponderExcluir
  13. Oi!
    Eu não tenho uma vontade enorme de assistir esse filme. Só assistiria por curiosidade. Talvez seja um bom filme, mas não estou muito convicto disso.
    E é chato quando um filme, ao acabar, deixa aquela sensação de vazio e inexplorada. :c
    Abraço!

    "Palavras ao Vento..."
    www.leandro-de-lira.com

    ResponderExcluir
  14. Oi Isabel!
    Pra te falar a verdade, eu não entendi muito a proposta do filme e isso me deixou totalmente decepcionada. :( Acho que não verei...

    Um beijo,
    Luara - Estante Vertical

    ResponderExcluir
  15. Ola Isa
    É exatamente isso. Sinopses de filme e livros são sempre enganadoras. Mas acho que tem que ser né...É uma jogada de marketing boa.
    Eu não sinto muito a vontade de ver esse filme e com sua resenha, eu que não me animo muito. Ótima resenha.

    ResponderExcluir
  16. Tinha visto o trailer do filme e ficado muito curiosa a respeito. Tenho que admitir, são sempre enganosos mesmo! Principalmente vídeos promocionais de séries e propagandas de programas... fazem de tudo pra chamar a atenção, e quando tem que nos surpreender, não conseguem! :(
    Tenho dado uma chance aos filmes nacionais e tenho gostado bastante. Adoro o Wagner Moura. Pretendo ver esse filme.

    Obrigada pelo carinho. Beijos :*
    Claris - Plasticodelic

    ResponderExcluir