09 abril 2013

[SÉRIE] Emily Owens MD




Emily Owens MD mexeu com dois aspectos que há muito me intrigavam na ficção.

O primeiro deles é o nível de segurança que os chamados “adultos” parecem ter. Como assim não existem dúvidas e crises sobre si depois dos vinte e cinco? Emily, uma médica no seu primeiro ano de internato (feito lá na terra do tio Sam somente após quatro anos de universidade e três de pós-graduação) sabe muito bem disso. Uma típica “nerd” durante a escola e a faculdade, ela agora ingressa no Denver Hospital, com uma pontinha de orgulho por ter conseguido ser uma das poucas a ingressar no programa com a Dra. Gina Bandari, uma cirurgiã de ponta.



Eis que a tal “vida adulta” não é tão diferente da escola como Emily esperava: há a garota má (Cassandra, sua ex-colega de classe), a quedinha (Will, um de seus melhores amigos) e até a professora assustadora (a própria Dra.Bandari). Além disso, a própria Emily mudou muito pouco, com a mesma insegurança, lealdade e gentileza que, de vez em quando, a colocam em situações hilárias.

Falando em gentileza, é esse o segundo aspecto que há muito me intrigava: Emily é a primeira médica da televisão que realmente se importa com os pacientes. É claro que, a sua maneira, House também o fazia, mas não se envolvia de uma maneira tão direta e emocional como a Dra.Owens. Ela os ama, genuinamente, com reações de partir o coração para cada decisão mal tomada. Isso é um problema para quem tem que lidar com a morte diariamente? Sim. É fascinante? Também.



Mais realista do que muitas séries (como a supracitada House) Emily e seus colegas trabalham com vários casos por episódio, o que não os tornam menos interessantes. Não são exceções da medicina ou coisas do tipo, mas os doentes tem panos de fundo (familiares e pessoais) tão inteligentemente montados que não dá para não se envolver. É aquela coisa: muitos ficcionistas não dão atenção o suficiente para os personagens secundários, perdendo a complexidade imensa que eles poderiam apresentar.



Falando em complexidade: apesar de parecerem bem clichêzinhos, os colegas e amigos de Emily são, na verdade, muito bons. Sim, de vez em quando os roteiristas caem naquele hábito de contar em conversas super emocionais e inoportunas, e não realmente mostrá-los agindo, mas não é tão freqüente assim, então relevemos. Aqui, o princípio de Walt Disney (para cada lágrima, uma risada) é seguido a risca, e enquanto me emocionei com os pacientes de Emily, ri com sua falta de jeito na vida pessoal.

Emily Owens MD, na real, só tem um defeito: foi cancelada. No décimo terceiro episódio, com um final que não foi exatamente, bem, um final.  Meio estranho – como séries péssimas duram temporadas e temporadas e uma tão legal não? Mesmo com parcos 13 episódios, a série não deixa de valer a pena.


19 comentários:

  1. Eu tenho talento pra seguir séries que são canceladas no primeiro episódio, e Emily Owens foi mais uma delas. Parei lá pelo sexto episódio, mais por falta de tempo que por não ter gostado mesmo. Ela é uma série bonitinha, a Emily é carismática - principalmente para quem se reconhece um pouco nela - pena que não durou muito.

    ResponderExcluir
  2. Essa série parece bem legal, vou ver se baixo pra assistir.
    Beijos, sucesso.
    http://pandainvertido.com/

    ResponderExcluir
  3. Nunca tinha ouvido falar dessa série!
    Eu não sou muito chegada a esses tipos de show não!
    Eles parecem ser intermináveis, nunca tem fim e o meio se estende tanto que perco o fio da meada e a paciência e tudo fica bem tosco!!!
    Espero que não aconteça nesse porque me interessei bastante =)

    Beijos,
    Carol e seus livros.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, cancelaram no episódio treze, e acho que não vão retornar :/

      Excluir
  4. Oi, tudo bom?
    Parece muito boa, gosto de séries médicas desde criança (deve ser porque quero ser médica desde criança também rsrss)
    Pena que foi cancelada...
    Tem post novo lá no blog!
    Beijão
    endless-poem.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Só não começo a ver pois foi cancelada. Tenho vontade, mas pra acabar do nada não dá.
    Beijos,
    Nataly Nunes
    http://critiquinha.com/

    ResponderExcluir
  6. Que chato ter sido cancelada né? :/ Nunca tinha ouvido falar, mas curti bastante. A proposta de ver a vida adulta de um jeito mais "adolescente" é super legal.

    Beijo
    Mariana | Sem querer me intrometer

    ResponderExcluir
  7. É incrível, você sempre traz série que eu nunca ouvir falar, adorei essa. Parece ser um pouco cômico misturado com responsabilidade, sei lá. rs

    Beijos e boa noite!
    clicandolivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Oi!
    Eu sou louco para assistir essa série. Parece ser boa mesmo. E os aspectos presentes na mesma que você citou, só me deixaram mais curioso e interessado.
    Importantes aspectos, ouso dizer...
    Enfim, espero assisti-la em breve. (:
    Abraço!

    "Palavras ao Vento..."
    www.leandro-de-lira.com

    ResponderExcluir
  9. Ain me deixou curioso, embora não curta muito o gênero médico de série
    Sério, eu desisti de Grey's (me julgue).
    Ah, odeio quando minhas séries preferidas tem poucos episodios e são canceladas :(

    Beijos
    www.lisz-tomania.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu desisti de Greys também! Fiz altas maratonas com uma amiga e a mãe dela, mas aquela coisa de romanceiznho pra todo lado me cansou, sabe?

      Excluir
  10. Que legal, eu adoro série e essa já vai para a minha lista, com certeza vou ver ;)
    Fiz uma resenha sobre a série Mayday lá no Escuta Essa, depois dá uma passada lá ;)

    Beijinhos
    Renata
    Escuta Essa
    http://www.facebook.com/BlogEscutaEssa
    @blogescutaessa

    ResponderExcluir
  11. Ei Isabel ^^

    Ainda não conhecia esta..normalmente não é o estilo das que eu vejo. Realmente algumas séries ruins estão ai, mas as legais, as que gostamos, eles cancelam, ahh, dá uma raivinha...

    Beijos :D

    ResponderExcluir
  12. Ain, essa série parece ser fofa ;D E mais real que as demais, como você citou. Conheço pessoas que trabalham nessa área que possuem essa sensibilidade bem definida, e também acho que não é tão comum ser bem segura na fase adulta.

    Beijos

    ResponderExcluir
  13. Nunca tive curiosidade para ver essa série por nunca ter lido nada sobre, sempre achei que era mais uma típica série sobre médicos – apesar de ter gostado muito de House –. Pela sua resenha ela parece ser realmente boa, depois vou procurar saber mais, se arrumar um tempinho, até vejo.
    Odeio quando cancelam a série antes do final da temporada e deixam a história no ar, as vezes me dá muita raiva desses americanos que não dão audiência para as séries realmente boas, até porque, é justamente isso que faz as séries serem canceladas! :(

    Obrigada pelo carinho. Beijos :*
    Claris - Plasticodelic

    ResponderExcluir
  14. Hey
    Putz a filha da Meryl Streep não tem muita sorte com séries médicas
    A primeira que ela fez foi Off The Mapp.. foi cancelada.. e agora essa.

    Eu gosto dela, é uma atriz com carisma..
    Não assisti essa série ainda, mas pretendo só por causa dela.
    Adorava a personagem dela em OTM

    bjundas
    Nana - Obsession Valley

    ResponderExcluir
  15. Assisti a série tambem, e tenho que dizr, que AMEEEEEI *-*
    concordo com tudo o que vc escreveu... inclusive sobre aquele final sem sentido, ridiculo, que eu fiquei revoltada o resto do mês! ò.ó
    Hahahaha Bel, vc ja assistiu Greys Anatomy? eu acho que é suuuper parecido e faz bem o estilo que vc descreveu, os medicos se envolvem com os pacientes e tals... Se nao assistiu fica a dica ai! :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não gosto muito de Grey's :/ Assisti a primeira temporada, mas acabei enjoando porque achei os conflitos entre eles clichês demais, sabe?

      Excluir
    2. entendo ^^
      mas legal vc ter gostado de Emily Owens M.D entao :)

      Excluir