23 abril 2013

[MÚSICA] Marina and the diamonds + top 3


Apesar de ter gostado de Teen Idle, nem dei muita bola para Marina and the Diamonds da primeira vez que a ouvi. De bobeira durante as férias, porém, resolvi buscar mais músicas da artista galesa, e não deu em outra que não um dos meus maiores vícios musicais até a presente data.

As letras de Marina falam principalmente sobre a juventude – a desperdiçada, a perdida, a que se gostaria de ter. É algo assustador: em algumas é como se ela lesse minha mente e soubesse timtim por timtim o que eu estava pensando em determinado momento.



Já os clipes tem qualidade bem mista – ou Charli XCX e Lana Del Rey me acostumaram mal. Alguns são bem fantásticos e divertidos de se ver; outros geram discussões sobre significados escondidos entre os fãs e muitos são simplesmente sem graça. Mas põe o fone, presta atenção na letra e não deixe que o ritmo pop te engane: Marina and the Diamonds é uma maravilhosa viagem àqueles momentos de indecisão e insegurança.

Meu top 3:

3. Homewrecker (letra completa // tradução // acústico)



"When everything is life and death
You may feel like there's nothing left
Instead of love and trust and laughter
What you get is happy never after"
{"Quando tudo é vida ou morte
Você pode sentir como se não houvesse mais nada
Em vez de amor e confiança e riso
O que você ganha é um "infelizes para sempre""}

2. Oh no! (letra completa // tradução)



"One track mind, one track heart
If I fail, I'll fall apart
Maybe it is all a test
Cause I feel like I'm the worst,
So I always act like I'm the best
If you are not very careful
Your possessions will possess you
TV taught me how to feel
Now real life has no appeal"
"Uma cabeça feita, um coração feito
Se eu falhar, vou desmoronar
Talvez seja tudo um teste
Porque eu sinto que sou a pior,
Então eu sempre ajo como se fosse a melhor
Se você não tiver muito cuidado
Suas posses te possuirão
A TV me ensinou o que sentir
Agora a vida real não tem mais graça"

Vale a pena prestar atenção no clipe desta música: são bem claras as referências e críticas as colegas de Marina na música pop...

1. Teen Idle (letra completa // tradução)

"Yeah I wish I’d been
I wish I’d been a teen, teen idol
Wish I’d been a prom queen fighting for the title
Instead of being 16 and burning up a bible
Feeling super, super, super, suicidal"
"É, eu gostaria de ter sido
Eu gostaria de ter sido uma jovem, jovem ídola
Gostaria de ter sido rainha do baile, lutando pelo título
Ao invés de ter dezesseis anos e estar queimando uma bíblia
Me sentido super, super, super, suicida"

Foi difícil escolher só um trecho para Teen Idle. O fato é que a letra toda é fabulosa, brincando um pouquinho com os esteriótipos (positivos, negativos ou neutros) que a cultura cria para adolescentes  algo que Marina faz, direta ou indiretamente, em todas as suas letras, mas se faz bem mais presente aqui com referências às super festas de filmes de sessão da tarde. Muito, mas muito boa.





17 comentários:

  1. Isabel, Marina é uma rara exceção dentre as recomendações da Last.fm para mim. Até agora foi a única que deu tão certo e que ouço quase sem parar.

    A primeira que ouvi foi "Shampain" e ali sabia que a coisa ia dar liga, mas minha preferida do "The Family Jewels" é "Obsessions", mas "Oh No!" não fica muito atrás. Aí veio o "Electra Heart" e achei ela bem mais madura, gosto muito da "The State of Dreaming", e tenho pra mim que "Power & Control" e "Radioactive" só não foram primeiro em tudo quanto é charts mundo afora só por ela não ser americana.

    ResponderExcluir
  2. Ótimas indicações! Adorei, flor.
    Você tem um quê fantástico quando o assunto é filme e música, ah, e série também. rsrs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aaah, obrigada :) Fico feliz de indicar alguma coisa que você tenha gostado :DD

      Excluir
  3. Eu ão conhecia essa banda/cantora...
    Mas gostei... apesar do ritmo não me 'encher os olhos' as letras são realmente de qualidade, o que me faz sempre dar uma segundo olhada nas músicas...
    ótima dica =)

    Beijos,
    Carol e seus livros.

    ResponderExcluir
  4. Marina foi uma grande descoberta para mim, quando me indicaram ela não pensei que iria gostar tanto. Hoje em dia não sai do meu play. Não gosto muito dos clips dela, geralmente ouço só a música :)

    Beijos, Carol (Amai Ame)

    ResponderExcluir
  5. Oi Isa, nossa posso dizer que amei vir aqui e ver seu post, pois a uns dias atras eu me encantei com um app, o 8tracks, conhece?
    Então, foi lá que conheci primeiro Lana del Rey e depois Marina, nossa fiquei apaixonada por essas duas,.. Eu baixei umas musicas e já tenho até favoritas..
    Legal saber um pouco mais sobre o grupo aqui, adorei a primeira música que selecionou..


    beijos Mila
    Resenha nova no blog, se der deixa sua opinião
    hehe
    http://dailyofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amo o 8tracks! Já descobri umas coisas lindas por lá :)

      Excluir
  6. Essa Marina ainda não me conquistou! Ouço "How To Be A Heartbreaker", mas é só. Quem sabe eu ainda dê nova chance à moça pq, estranhamente, vou com a cara dela, haha.
    Beijo!

    ResponderExcluir
  7. Eu sou uma pessoa super desinformada, já ouvi esse nome, mas nunca tinha escutado a cantora, vou dar uma chance, e ouvir as músicas dela, adorei a dica.

    Bjks

    ResponderExcluir
  8. É sério..
    Em música, sou um zero a esquerda.
    Adorei a dica e o top 3. Realmente incrível, e lindas produções.

    Beijos, Lu ♥
    http://luizando.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Marininha <3 mas ando tão relapsa com lançamentos musicais... até agora não ouvi nenhuma das músicas recentes dela!

    ResponderExcluir
  10. Já conheço a Marina há um bom tempo, mas até agora ela não me pegou com nenhuma música. Gostei da sindicações, principalmente Teen Idle, mas, não sei, ainda falta algo nela que me chame atenção. (Obs: no último vídeo há diversas fanarts do Homestuck!!! É uma hq online muito legal).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não conhecia a HQ, mas as fan arts são lindas! Vou procurar :)

      Excluir
  11. Já vi outras postagens sobre a artista, mas sabe que também não tinha dado muita atenção? Adorei esse post, e vou dar uma olhada mais atenta ao trabalho dela.

    Beijos

    ResponderExcluir
  12. Não conhecia, mas curti a primeira música. Vou procurar mais sobre a cantora ^^

    David - Leitor Compulsivo

    ResponderExcluir
  13. Que lindona essa música Oh No, nunca tinha escutado falar!

    ResponderExcluir
  14. Oie Isa
    não conhecia a cantora. A voz dela me lembrou muito Katy Perry. Até os estilos de clipe.
    Não faz muito meu estilo (estou mais em uma fase fossa), mas gostei da segunda música.
    Bjos

    ResponderExcluir