06 abril 2013

[LIVRO] Os segredos de Landara




Alguns inícios, apesar de já bastante usados, não deixam de me interessar imensamente. A amnésia repentina é um deles. Como lidar com não saber quem você é, o que fez, quem ama? O hábito de escrever sobre a maior parte das coisas fez com que eu nunca tenha prezado tanto assim pela minha memória, mas tal extremo (pelo qual a protagonista de Os segredos de Landara passa) me soa angustiante.

E no caso da nossa moça sem nome, a coisa é levemente pior do que parece: além de acordar sem memória, ela está em uma cela suja ao lado de dezenas de outros prisioneiros. Eles são reféns de Patrick, um típico vilão de desenho animado, que se move em prol da obtenção do poder.

O enredo de Os segredos de Landara é um daqueles clichês que amamos: um pequeno grupo vai fazer justiça de diante de um poder maior e extremamente perigoso. Felizmente, o nosso grupo tem cartas na manga também: todos os companheiros de prisão da moça são possuidores de “poderes especiais”. Dois deles, James e Thomas, são recrutados para difícil empreitada anti-Patrick.

Os personagens são legais – no início, achei meio sem sentido o senso justiceiro da moça, mas ele vai sendo explicado ao longo do livro. Idem aos acontecimentos: as próprias criaturas míticas de Landara (uma ilha que circula ao redor da Terra, indetectável para humanos) já representam obstáculos o suficiente, temperados pela autora com briguinhas entre os personagens e outras dificuldades bem interessantes.

Mas faltou habilidade e revisão para executá-los de uma forma melhor. A linguagem alterna-se entre imatura e levemente mecânica, o que poderia ter sido corrigido por um bom beta reader ou profissional. Por isso, tive um pouco de dificuldade de me imaginar situações e diálogos dos personagens, que ora parecem saídos de um drama, ora riem demais.

Essa falta de polimento na escrita acaba sendo um pouquinho irritante para a leitura e deixando passar alguns absurdos, como diálogos pueris e até mesmo a indignação da protagonista por não ter conseguido seduzir um dos guardas da prisão. Encontrei também alguns furos no enredo, que não posso ter certeza se realmente o são – Os segredos de Landara é uma trilogia, e creio que alguns desses aspectos “estranhos” podem ser explicados no futuro.

Mas há algo (contido em seu título) que me encantou demais em Os segredos de Landara, que aumenta exponencialmente a nota e garante a minha “presença” para os livros dois e três da trilogia: Landara. Cheia de criaturas e pessoas fascinantes, o mundo criado por Bruna Camporezi é daquele tipo fantástico pelo qual você se apaixona, querendo desesperadamente morar lá...







E dá para morar em Landara por um tempinho, blogueiros: estou realizando o booktour do livro. Inscrições e instruções aqui. Ele também pode ser comprado aqui, aqui e aqui, com a própria autora.

17 comentários:

  1. Ai, ai.
    Eu fico pensando que as opiniões sempre irão ser super hiper divididas. Eu adorei o livro, mesmo havendo esses alguns pontos que me incomodaram também. Mas adorei sua resenha ter sido super sincera.

    Beijão flor.

    ResponderExcluir
  2. Sua resenha me deixa dividida entre "vale a pena" ou não, a história parece boa, mas C não é uma boa nota. To em dúvida se leio ou não! >.<
    PS: acho que vou seguir a dica de vcs e fazer um DIY daquele marca páginas (:

    ResponderExcluir
  3. Isabel, eu tenho percebido esta "falta de polimento" nos títulos de autores nacionais que escrevem ficção e são publicados por editoras pequenas. Fica parecendo que não houve revisão e isso atravanca o texto, fica difícil fluir. O quê, claro, e uma pena.

    ResponderExcluir
  4. Oi Isabel!
    Recebi esse livro ontem, e mal vejo a hora de começar minha leitura.
    Li poucas resenhas sobre ele, mas ainda não me deixei levar pelas críticas. Haha

    BjO
    http://www.the-sook.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Estou curiosa para ler a estória,
    gostei da sinceridade da sua resenha.
    Eu já me inscrevi para o book tour, vamos ver no que vai dar.

    http://soubibliofila.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oie Isabel =D

    Bem ... o livro até parece ser bem interessante, ainda mais para leitores que gostam do estilo fantasia, assim como eu. Porém só pela falta de "padrão" na escrita eu confesso que já desanimei =/

    Não perdi totalmente o interesse pelo livro, mas quando tiver a oportunidade de ler ele já vou estar preparada rs...

    Ótima resenha!

    Beijos e uma ótima semana;***

    anereis.
    mydearlibrary | bookreviews • music • culture
    @mydearlibrary

    ResponderExcluir
  7. Oi Isabel! O livro tem dividido opiniões, e eu estou imaginando o que vou achar, pretendo ler este mês, mas não vou com muitas expectativas. Fiquei preocupada com estas alternância de humor dos personagens, não deixaram a história meio sem sentido?

    Bjos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Deixar, deixam, (de vez em quando) mas dá pra suportar, sabe?

      Excluir
  8. Olá Isabel,
    Ainda não li esse livro e nem vi nenhuma resenha sobre ele (a sua é a primeira).
    Odeio quando o livro não é bem revisado e a narrativa fica feia desse jeito, sabe?
    O livro perde completamente o sentido e a beleza.
    E o pior de tudo é que isso acontece com frequência com os livros brasileiros. Uma dó!


    Beijos,
    Carol e seus livros.

    ResponderExcluir
  9. Nossa, nem sabia da existência desse livro... Gente, é nessas horas que eu percebo o quão por fora das novidades literárias eu estou.

    Beijokas da Mylloka :*
    Blog da Mylloka

    ResponderExcluir
  10. Parece bem legal, mesmo sendo um pouco clichê. Boa resenha ^^
    boa semana
    ;*

    www.redbehavior.com

    ResponderExcluir
  11. Não conhecia o livro e também não me interessou, não sei porque.

    Um beijo, Karine Braschi.
    Geek de Batom.

    ResponderExcluir
  12. Isa, suas resenhas como sempre sao incriveis. Eu particularmente nao consigo fazer uma assim. Adorei o livro apesar de nao ser meu genero preferido.
    Nao o conhecia. =]
    http://www.valeuapenaesperar.com/

    ResponderExcluir
  13. Oi Isabel, não conhecia o livro ainda mas primeiramente gostei do título e da capa, mas depois que li a resenha gostei mais ainda, mesmo com alguns pontos negativos eu acho que vou gostar! Book Tour? já quero me inscrever *-* a estória parece ser muito legal, adoro mistérios, principalmente desses que os principais nem sabem quem são, da uma vontade louca de ler kkkkk

    Agente já postou lá, quer ler? Desde já obrigada!
    -Mica
    Fallen in Me

    ResponderExcluir
  14. Oi Isabel, já tinha visto algo sobre o livro em outros blogs, inclusive uma resenha antes da sua. Eu me atraio por essa sinopse - apesar de parecer até mesmo um tanto infantil, mas é que ainda tenho um pouco da menininha que fui e sonhava com castelos e princesas (rsrs); o livro não é exatamente sobre isso, mas me lembra isso.
    Acho que os furos tendem a ser resolvidos, então normalmente não me preocupo muito com isso quando se trata de uma trilogia.

    Beijos

    ResponderExcluir
  15. Oi
    Bem bacana a sua resenha, estou com o livro aqui e em breve vou iniciar a leitura dele ;)
    Parece prometer uma leitura muito legal!
    Beijinhos
    Renata
    Escuta Essa
    http://www.facebook.com/BlogEscutaEssa
    @blogescutaessa

    ResponderExcluir