26 abril 2013

[LIVRO] O livro do amanhã




Alguns desses devaneios mais estapafúrdios me deixam com uma pulginha atrás da orelha. Poder mudar o passado é o que mais me faz tender ao horror na hora de pensar nessas impossíveis possibilidades: vale a pena fugir de lições e evitar a dor? É em vão. Fugimos, ao mesmo tempo, do problema e do aprendizado que ele traria.

Amei a premissa de O livro do amanhã por tratar justamente dessas questões. Infelizmente, aqui não funcionou muito bem.

O pai de Tamara Goodwin, uma menina irlandesa de dezesseis anos, acaba de suicidar – e, com ele, vão também a casa com praia privativa, a fortuna da família e, acima de tudo, as sanidade de sua mãe. Sem um tostão furado, as duas são obrigadas a se mudar para a casa do tio de Tamara, Arthur, uma guarita simples ao lado das belas ruínas de um castelo medieval onde ele vive com sua esposa Rosaleen, tirando dali mesmo o seu sustento.

Tamara é mimada e extremamente mal agradecida, mas não é o sarcasmo com que ela trata os gentis tios que me irritou mais – foram as suas mudanças de humor. Às vezes a morte do pai lhe doía como seria esperado, às vezes mal era lembrada; sua mãe era a sua maior preocupação e no segundo seguinte era completamente negligenciada. Isso poderia ser o sinal de uma personagem inconstante, mas não – só cria uma falta extrema de verossimilhança.

Um belo dia, um ônibus para na porta de sua nova casa – é uma biblioteca ambulante, onde ela encontra um diário. Um dos poucos pontos realmente reais da obra é a reação de Tamara ao descobrir as “habilidades especiais” do livro – ele lhe mostra o dia seguinte, em sua própria caligrafia e com suas próprias palavras. O livro do amanhã é um bom título, mas O diário do amanhã seria um pouco mais exato.

E então inicia-se a grande dúvida: mudar ou não os acontecimentos futuros? Essa questão (que achei que permearia todo o livro) não é colocada tão em foco assim. O livro do amanhã mostra, principalmente, a formação e melhora pessoal de Tamara, além de um mistério envolvendo a sua mãe e a pequena cidade onde as duas moram agora. Enquanto a primeira não cumpre bem a sua promessa de romance de formação, o mistério me envolveu de forma razoável e posso apontar como uma das razões pelas quais continuei lendo.

Ainda assim a leitura dificilmente vale a pena. Como já disse, Tamara é uma personagem com muita pouca verossimilhança, e ficaria impressionada se alguém me dissesse que se identificou com ela. Cecelia Ahern emprega uma escrita pseudo poética que não funcionou muito bem (auxiliada por uma tradução ruim) e o sarcasmo de Tamara (com potencial para ser pelo menos engraçadinho) nunca funciona.

O livro insinua alguns personagens bastante interessantes – Rosaleen, a tia de Tamara e cheia de sorrisos amarelos e segredos; e a irmã Ignatius, freira que logo se torna a única amiga de Tamara na cidade. Isso, porém, é deixado de lado para por em foco as crises artificiais e romances capengas da protagonista. Uma pena: no final, acabei sentindo que Cecelia Ahern tem algum potencial. Só que ele não se concretizou em O livro do amanhã.

16 comentários:

  1. Oi Isabel!
    Eu fiquei com vontade de ler outros livros da autora depois de "A vez da minha vida", que eu gostei bastante.
    Mas também não ia conseguir me identificar com a Tamara... Me parece ser uma personagem bem detestável, que tem tudo e reclama. Não aguento gente assim!
    Vou deixar passar esse livro.

    Beijos,
    Sora - Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Me falaram muito bem de A vez da minha vida! Acho que talvez valha a pena...

      Excluir
  2. Oie Isa
    que pena que não funcionou para você. Nunca li um livro da autora, mas estava com esperança que fosse gostar deste. Vou ler sem expectativas.
    bjos

    ResponderExcluir
  3. Eu nunca tive vontade de ler esse livro...
    Simplesmente a sinopse não chama atenção... a sua resenha só me confirmou o que achava!
    Acho que também não me identificaria com os personagens nem com o enredo em si...
    Mas como sempre adorei sua resenha!
    Muito bem feita, mostrando os pontos negativos muito bem =)

    Beijos,
    Carol e seus livros.

    ResponderExcluir
  4. Se a Cecelia tivesse esquecido esse negócio do livro e tivesse focado só mesmo no mistério da família e do castelo, provavelmente eu também teria gostado mais do livro. Porque ele "se vende" como um mistério sobrenatural, e no final das contas, o tal do sobrenatural é o que menos tem importãncia.

    ResponderExcluir
  5. Foi justamente o que eu senti! O livro propriamente dito não é posto em foco. É uma pena.
    @mmundodetinta
    maravilhosomundodetinta.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. eu gostei muito desse livro. achei legal sabe. apesar de que o lance sobrenatural nao seja tão focado como deveria eu gostei

    ResponderExcluir
  7. Bel, a Cecelia é uma boa escritora, mas peca quando resolve descentralizar o foco, ou criar coisas demais que se fazem desnecessárias. Essa é a segunda resenha de O LIVRO DO AMANHÃ que leio, e em ambas as percepções são semelhantes. Uma pena mesmo, pois a temática é bacana... enfim.

    Queria muito ler essa obra, mas já saiu da minha lista de prioridades.

    Um abraço!
    http://universoliterario.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Oi Isabel, tudo bem?
    A sua foi a segunda resenha negativa que li sobre esse livro.Quero ler em breve, mas acredito que vou deixar passar por enquanto, pois não sou fã de protagonistas instáveis.
    Abraços,
    Amanda Almeida

    ResponderExcluir
  9. Eu ganhei esse livro e estou esperando chegar, quero muito me deliciar com essa leitura. Aapesar do contraponto da protagonista, eu adorei a premissa em geral.

    ResponderExcluir
  10. Sou fraca em leitura, tenho que admitir. Ainda estou lendo os do século passado. Mas entendi seu recado e também já fui abatida por livros que podiam ser geniais, mas falta, falta alguma coisa que passou despercebida e a gente só sente quando lê. Não tenho como julgar o livro ou a autora, já que não li, contudo, suas resenhas me deixam com inveja e esperança ao mesmo tempo de que existem pessoas que fazem isso de verdade, não só pra receber merreca das editoras.

    ResponderExcluir
  11. Ihhhh, esses "cortes" mal explicados na trama, como se a sequência da história fosse mal construída e por isso ficasse mal explicada também, me faz lembrar "Salve Jorge" _ a novela mais maluca de todas, rs!!!

    É uma pena quando se tem tudo em mãos, mas o conteúdo não corresponde. Me lembra também de "Avatar", o filme. Tudo tão caro e bem feito, porém o recheio deixa aquele gosto de "mais do mesmo". Era pra ser um estouro, mas foi só uma produção muuuito cara, ao menos em minha opinião.

    Beijo Bel,

    Aproveito para avisar que a pesquisa sobre o leitor está aberta, será um prazer se respondê-la.
    Beijos
    Pâmela Rodrigues
    Responda nossa pesquisa sobre o perfil do leitor:
    Pesquisa sobre o Leitor
    Blog: Liste & Realize

    ResponderExcluir
  12. oi querida,
    estava com vontade de ler este, mas confesso que me desanimei um pouco. É dificil gostar de um enredo quando os personagens são "chatinhos" hehehe
    boa semana
    ;*

    www.redbehavior.com

    ResponderExcluir
  13. Oi Isabel.
    Creio que eu estava MUITO precipitada nas minhas expectativas então. Eu achava que era uma coisa totalmente diferente, já estava até para pegar o livro, mas agora acabei deixando ele um pouco abaixo na minha pilha.

    Um beijo,
    Luara - Estante Vertical

    ResponderExcluir
  14. Essa foi sua primeira experiência com a Cecelia? Tente A vez da minha vida, é um livro meio viajado mas é incrível. Preferi ele a P.S. Eu te amo.
    Como gostei de todos os livros que li da Cecelia, estava bem empolgada para ler esse, agora fiquei meio com o pé atrás.
    Vou tentar ler deixando as expectativas de lado, talvez assim consiga curtir o livro e não julgá-lo de forma ruim.

    Beijos
    Caline - Mundo de Papel

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Todo mundo fala desse A vez da minha vida! Talvez eu tenha começado pelo errado mesmo... Enfim.

      Excluir