30 abril 2013

[LISTA] Meus dez quotes favoritos

Eu não gosto desse quote. Mesmo. Mas a montagem tá bonitinha.

Minha relação com quotes é meio estranha.

Nesse vídeo, John Green fala sobre a reprodução de uma citação de seu livro O teorema Katherine: mais de dez mil vezes, a frase “Qual é o sentido de estar vivo se você nem ao menos tenta fazer algo extraordinário?” foi retuitada.

O problema (ou não, vai saber) é que a mensagem passada pelo livro é justamente o contrário – aparentemente o protagonista, uma criança prodígio, aprende que tudo isso de grandes realizações acaba sendo, no final, uma grande besteira.

Isso resume mais ou menos minha opinião sobre quotes: como pegar uma parcela minúscula de uma determinada obra e interpretá-la por si só?

Mas ainda assim, não consigo resistir a colar post its nos trechos que gostei, a subilinhar levemente de lápis frases especialmente geniais e dar sorrisinhos felizes (ou dizer “Como diabos gostei disso?”) posteriormente ao folhear o livro. Não, me contradigo inteiramente a memorizar meus trechos favoritos e até mesmo desejar tatuar alguns. Eis dez dos meus favoritos:

*Não achei algumas das citações em português, portanto algumas das traduções são minhas.
**Como sempre faço, eu ia escrever uma explicação gigantesca para cada quote, porque gosto dele e coisas do tipo. Contudo, resolvi me aproveitar dessa duplicidade das citações aqui e dar vazão a interpretações de quem não conhece as obras em questão. Fica a pergunta: qual o seu preferido? O que significou para você?
***Os quotes não estão em ordem de preferência nem nada do tipo.

10. "E, na minha experiência, bons leitores são menos propensos a serem más pessoas.”
Lemony Snicket em O escorregador de gelo 






9. "Mas eu não quero conforto. Quero Deus, quero a poesia, quero o perigo autêntico, quero a liberdade, quero a bondade. Quero o pecado.” 
Aldous Huxley em Admirável mundo novo 


8. “Tudo era belo e nada doía.”
Kurt Vonnegut em Matadouro cinco 





7. "Talvez seja chato que agora isso sejam somente lembranças. E talvez não seja chato."

Stephen Chbosky em As vantagens de ser invisível

6. "Provavelmente, me apaixonaria perdidamente por um sujeito que vi de relance no cais do porto da Escandinávia e passaria o resto da vida tentando achá-lo. Qualquer coisa fácil não tem a menor graça. E difícil não significa lento, demoras me corroem, quero tudo na hora."
Clarah Averbuck em Máquina de Pinball


5. "Estou tentando entender porque cometemos os mesmos erros de novo e de novo."
David Mitchell em Cloud Atlas


4. "Porque os detalhes, como se sabe, conduzem à virtude e à felicidade; as generalidades são males intelectualmente necessários. Não são os filósofos, mas sim os colecionadores de selos e os marceneiros amadores que constituem a espinha dorsal da sociedade."
Aldous Huxley em Admirável mundo novo


3. "Temos de observar tudo cuidadosamente para instigá-los e induzi-los de uma maneira que vocês não percebam. Como bons professores, deixamos que vocês acreditem ter descoberto a verdade por conta própria. E vocês precisam de nós. Alguém deve guiá-los, moldá-los, garantir que hoje se transforme em ontem dentro do prazo. Porque, francamente, sem nós para monitorar a situação, quem sabe o que poderia ser enfiado em suas cabeças? Afinal, não é como se vocês pudessem simplesmente sair tomando suas próprias decisões."
Scott Westerfeld em Tão ontem 
2. "Eis o que pensei: para que o mais banal dos acontecimentos se torne uma aventura, é preciso e basta que nos ponhamos a narrá-lo. É isso que ilude as pessoas: um homem é sempre um narrador de histórias, vive rodeado por suas histórias e pelas histórias dos outros, vê tudo o que lhe acontece através delas; e procura viver sua vida como se narrasse. Mas é preciso escolher: viver ou narrar."
Jean Paul Sartre em A náusea


1. "É estranho, mas as coisas boas e os dias agradáveis são narrados depressa, e não há muito o que ouvir sobre eles, enquanto as coisas desconfortáveis, palpitantes e até mesmo horríveis podem dar uma boa e levar um bom tempo para contar."
Tolkien em O hobbit

14 comentários:

  1. Oi Isabel...
    Fico com quote 9.
    Ele é simplesmente tudo o que agente acho no interior sem verbalizar sabe?
    Além disso me lembre muito de Raul Seixas *-*

    Beijos,
    Carol e seus livro.

    ResponderExcluir
  2. Quotes perfeitos!
    Gosto do 1º lugar, em especial.

    Convido você a participar da promoção que vai dar o livro Simplesmente Ana autografado.
    Não perca!
    Rizia - Livroterapias
    Livroterapias

    ResponderExcluir
  3. Isabel, este é o problema de se pinçar frases, quase sempre elas ficarão fora de contexto, ou, pior ainda, deixam em aberto para quem as ouve/lê interpretá-las como lhe convém, mas, mesmo assim, tenho lá as minhas preferidas.

    Das que você listou a duas do Huxley, me falaram alto, em especial a número nove.

    Dos meu preferidos tenho uma do Górki, onde ele expressa seu desespero por não ter o que fazer com sua realidade, morando na casa de parentes que o humilham: "Às vezes, pensava: tenho que fugir! Mas era um inverno maldito, as tempestades de neve uivavam noite após noite, o vento remoinhava no sótão, os caibros estalavam, comprimidos pelo frio: fugir para onde?".

    ResponderExcluir
  4. Hey,
    minha relação com quotes também é um tanto estranhas, apesar de eu amar ficar procurando trechinhos legais de cada livros. Antigamente, eu chegava a parar minha leitura para anotar o quote. Agora eu não faço mais isso, o quê me prejudica na hora de escolher apenas um quote para a resenha, haha. Adorei todos os quotes que você postou.

    Bye,
    Iasmin - Febre Literária

    ResponderExcluir
  5. ADORO quotes! Principalmente aquelas que mexem com a gente e nos fazem filosofar sobre elas. Das que postou, as que gostei mais foram a primeira do Aldous Huxley e a do Scott Westerfeld!

    ResponderExcluir
  6. Eu gostei muito da oitava e totalmente te entendo no que diz respeito à: quotes geralmente são tiradas de contexto. No fundo acho que elas só servem direito mesmo se a gente as leu-assistiu e temos noção geral da obra.

    Tenho várias queridas do Grey's Anatomy.

    Beijinho

    ResponderExcluir
  7. I Isabel, fazia tempão que não vinha aqui no blog
    to sem internet :(
    enfim..
    Amei a ideia do post e adorei suas citações, eu tbm sinto muita vontade de tatuar muitas das minhas preferidas, tbm tenho citações que tiro de series e livros.
    De todas que vc sitou minha preferida foi a do Hobbit, pela sutileza e sinceridade que só o Tolkien consegue fazer.

    Até..
    Abraços!
    www.lisz-tomania.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Desculpa a ignorância mas o que é Quote? Citações?
    Amei a do Hobbit e desse Cloud Atlas!!
    Beijos

    Helena
    https://hassdc.wordpress.com

    ResponderExcluir
  9. É bem oque você disse mesmo, temos que saber interpretar tais quotes ... mas enfim, fico com o de As Vantagens de ser Invisivel.

    David - Leitor Compulsivo

    ResponderExcluir
  10. Adorei a sua ideia de selecionar quotes favoritas.
    Eu escolho a 4.
    Acredito que esta seja a verdadeira essência. São os pequenos detalhes que marcam a vida. Gostei.
    Não conhecia, mas já vou adicionar o livro :)

    Beijos, Lu ♥
    http://luizando.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. Eu amo Quotes hahah
    Adorei!

    Beijos

    http://oacucareiro.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  12. Difícil escolher a melhor quote. Eu gostei muito da 1, da 7 e da 10. :D
    Achei bem legal a ideia de fazer um post com citações que são interessantes para você e ver o que a gente acha delas.

    ResponderExcluir
  13. Oi, Isabel!
    Eu empresto muitos livros, ainda que sinta dor no coração. E todas as pessoas a quem emprestei reclamar sobre as minhas páginas marcadas - cada uma é alguma cena ou frase especial; é uma passagem que sei que, um dia, irei querer reler. Acho que o livro da minha estante que mais está marcado é O Diário de Anne Frank. Mas os seus quotes são muito bons, ainda que alguns não façam muita coerência para mim, já que não li a maioria dos títulos. Realmente gostei muito deste post, pois é bem isso: nós nos identificamos muito com certas frases, e elas nos tornam melhores.
    Muito obrigada pela visita ao meu blog! :)
    Um superbeijo pra você!
    Love, Nina.
    http://omundocoloridodanina.blogspot.com/

    ResponderExcluir