05 janeiro 2013

O pesadelo




Não lembro de ter tido um (eu sempre perdia as pecinhas) mas sempre achei quebra-cabeças interessantes. Qual é o apelo que um negócio complicado e demorado tem, ao ponto de que meus colegas de primário se reuniam no recreio a fim de montá-los? Só agora entendo: é ótimo ver a figura final, sabendo que ela foi montada com suas próprias mãos – ou, no presente caso, de uma turma inteira.

Thrillers são como um quebra cabeça: intrincado e difícil, há uma sensação de alívio quando suas partes são reveladas. Um bom thriller tem inúmeras pecinhas pequenas e de encaixe difícil, um ruim é como os que vêm de brinde em restaurantes de fast-food – peças grandes e fáceis de montar, com uma figura final geralmente não muito interessante e pouco detalhada.

O pesadelo, infelizmente, pertence à segunda categoria.



O policial Joona Linna é uma espécie de Sherlock Holmes da Suécia: com um faro incrível, ele percebe detalhes que passam despercebidos por seus colegas mais experientes. Para sua intuição, é óbvio desde o início que o ataque ao barco com uma proeminente jovem pacifista a bordo e o suicídio do diretor de exportações de armas da Suécia estão interligados. Resta convencer o resto do mundo disso e achar o assassino, um homem de vestes pretas com habilidades físicas e estratégicas invejáveis.

Admiro muito a maneira com que escritores de thrillers estruturam suas histórias, por isso solicitei O pesadelo – preciso destrinchar algumas técnicas que faltam na minha escrita, e não há maneira melhor de fazer isto do que na prática, não é mesmo? Infelizmente, o livro de Lars Kepler é previsível, e o panorama geral do crime já estava traçado (corretamente) na minha cabeça desde as primeiras vinte páginas. Não sou do tipo que tenta adivinhar finais ou o perfil do personagem em dez minutos de obra (esse sempre foram os papeis, respectivamente, de uma prima e da minha mãe) mas especular é inevitável – e que estas especulações estejam certas, frustrantes.

Poucos elementos novos são apresentados no decorrer da história, e aquele que dá entitula o livro é um pouco estranho, para não dizer completamente irreal. Destaco, porém, dois pontos positivos: primeiro a linguagem, bastante clara e fluida – mesmo na tradução da tradução, basicamente a única opção quando os autores (Lars Kepler é o pseudônimo de um casal) têm sueco como língua nativa. A complexidade dos personagens me agradou, mas sem chegar ao ponto de “carregar” a história nas costas como alguns dos meus queridinhos (oi, Saba) fariam.

Este é o segundo livro da série (o que não impede a leitura) Joona Linna – o primeiro, O hipnotista, foi bestseller internacional. Em respeito aos personagens criados por Lars Kepler, pretendo lê-lo em um futuro próximo – quem sabe encontro um quebra-cabeça mais miudinho, do tipo que eu perderia as peças?


14 comentários:

  1. Oi, Isabel!

    Eu não gosto muito de trillers! :/

    Beijos, flor!

    ResponderExcluir
  2. Sério que o livro é ruim? Eu estava até interessado em ler, mas desisti... rs
    Brincadeira! Tenho vontade de ler, mas vi péssimas resenhas sobre ele, nenhuma elogiando de verdade.

    Bjão!

    livronasmaos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Juro, que só agora parei para ver que este livro não pertence a série Dexter. Mas é muito provavel que eu leia este livro, tem mais do que uma quedinha por thrillers, na verdade é um precipicio, rsrs
    Gostei muito da resenha, sempre sincera! ;D

    ResponderExcluir
  4. Isabel, eu quero muito ler este livro, mas por algum motivo ainda não chegou. Agora acho que vou lê-lo mais frio, pois minha expectativa era alta pra ele. Melhor assim, se a gente embarca numa leitura com os pés no chão o resultado é bem melhor.

    Adorei a resenha, como sempre. Grande abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Siim, são incontáveis os livros dos quais não gostei muito porque esperava bastante deles...

      Excluir
  5. Oi flor,
    Encontrei seu blog quando estava visitando alguns, gostei daqui e vou segui pra acompanha as novidades.
    Sempre tive curiosidade pela leitura dessa serie, quando li algumas resenha do primeiro livro, mas logo comecei a desanima depois que comecei a ler resenhas desse segundo volume.
    Bom vou espera mais um pouco, pra vê se a vontade volta.
    Adorei essa sua resenha.
    beijos
    http://marifriend.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oi Isabel.
    Sabe que eu morria de vontade de ler esse livro? Acho a capa dele muito legal, mesmo sendo mais simples, e a sinopse me encantava. Mas, após sua resenha, sinto que só leria ele se ganhasse, não é mais uma obra que eu compraria :/
    Beijos, Carol - Le-Rêveur ♥

    ResponderExcluir
  7. Oie Isabel!

    Ando lendo bastante resenhas negativas desse livro, e por já se tratar de um gênero que não curto muito prefiro passar longe rs...

    É terrivel quando nos decepcionamos com um livro =/

    bjus e uma ótima semana!
    ;***
    anereis.
    mydearlibrary | bookreviews • music • culture
    @mydearlibrary

    ResponderExcluir
  8. Oi Isabel! Nunca li nenhum livro de Thrillers e nem sei se gostaria, mas pretendo um dia dar uma chance. Tenho que concorda quando fazemos especulações e acertamos è decepcionante, nunca sei se me sinto inteligente ou se o livro è previsivel mesmo, creio que è a segundo opção, mas enfim nao acho que irei gostar muito desse livro.
    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Oie Isa
    adoro Thrillers, e o primeiro livro deste autor era um dos que eu tinha muita vontade de ler ano passado, mas a vontade acabou passando. uma pena quando o enredo não correponde a expectativa.
    Bjs

    ResponderExcluir
  10. Bel, olá! Primeiramente, feliz ano novo! O Universo andou inativo devido as festividades de fim de ano, mas agora estamos de volta. ;) Ahhh, adorei o novo look do Distopicamente *-* parabéns!

    Sobre a resenha, eu adorei. Uma pena eu não ter a mínima vontade de ler essa série, ainda mais agora sabendo que a continuação não é tão bacana. :\

    Um abraço!
    http://universoliterario.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. Hm... eu gosto de thrillers que me prendam bastante. Não sei, já vi esse livro (e o hipnotista, tb) mas nunca tinha parado para er alguma coisa dele. Acho que não leria no momento, mas talvez quem sabe um dia? haha Ainda esotu na duvida dessa serie sabendo de como é segundolivro (nao por spoiler, mas por ser, entende? rs).. .mas quem sabe?
    entendo, eu me sinto da mesma forma! hasudhas
    Um beeijo fofa
    Pâm
    http://interruptedreamer.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Puxa, Isa, você escreve muito bem! Nunca havia ouvido falar desse livro...
    Beijos,
    www.acessoriosecafeina.com

    ResponderExcluir
  13. Hey Isa!
    Esse livro tem entrada free na minha wish por ser 'coisa da Suécia' hahahahaha
    E eu adoro um suspense.

    Chato que esse segundo não te agradou, mas de repente Lars te agrade em outro :D

    Feliz 2013
    Sucesso para seu blog!
    Nana - Obsession Valley

    ResponderExcluir