07 fevereiro 2013

[ESPECIAL] Oscar 2013 – parte um




Posso ser insuportavelmente pseudo-cult as vezes, e a seleção do Oscar é onde minha detestável síndrome de floco de neve especial mais se evidencia: não raro torço o nariz para um filme só por ter sido escolhido.

Triste, mas admitir que se tem um problema é o primeiro passo para resolve-lo. Pois bem: para quebrar tal preconceito, assisti à seleção desse ano. E tive algumas boas surpresas. Esta lista não está em nenhuma ordem específica – fui selecionando aqueles que mais me interessavam e pronto. Vamos ao que interessa:

1. Os miseráveis




Preparem os lencinhos. Ou melhor, a toalha.

Não, não estou sendo hiperlativa.

O livro de Victor Hugo, Os miseráveis, causou uma grande impressão em mim quando li sua versão adaptada na minha infância – a mesma coisa para o original, apreciado anos depois. Agora a versão musical faz o mesmo.



A história de Jean Valjean é de partir o coração: preso por roubar pão para sua irmã e sobrinha, o condenado vai para as galés, campo de trabalhos forçados que sugam a alma daqueles que lá passam. Quando finalmente é liberto, a sua inclinação moral original e um ato de bondade fazem com que ele se reerga de maneira impressionante, construindo fortuna e importância política.

Acreditando piamente na bondade que o salvou, Valjean trata a todos com respeito e justiça, ajudando-os como pode. É isso que, infelizmente, vai mudar sua vida – não uma, mais duas vezes: em um acidente, Valjean é reconhecido pelo Inspetor Javert, ex-carcereiro e obcecado por fazer valer a lei. Isso por si só já seria um problema (para construir sua fortuna, ele quebrou a sua condicional) se um pequeno e adorável peso chamado Cosette – filha de uma de suas antigas empregadas, demitida por inveja de suas colegas – não estivesse nas suas costas.
Esta é Eponine, simplesmente a melhor personagem do musical.
Os miseráveis tem defeitos. Os maiores deles residem no início: bastante picotado e um pouco confuso, não gostei da maneira escolhida para contar o passado de Valjean. A partir do aparecimento da mãe de Cosette, porém, as coisas melhoram bastante (com a lindíssima canção “I dreamed a dream”) e fica impossível segurar as lágrimas. Cosette é uma espécie de mosca morta, bastante diferente da narrada por Vitor Hugo, mas temo que minhas críticas parem aí: Os miseráveis é uma verdadeira obra de arte.

2. O lado bom da vida




Depois de quase matar o amante de sua ex-mulher Nikki, Patrick é condenado a uma estada em um hospital penitenciário – pena até branda para os ferimentos causados. Depois de alguns meses lhe é concedida liberdade, sob as condições de que permaneceria na casa de seus pais, freqüentaria um psicólogo e não chegaria a 500 metros da ex.


No mundo real, as falhas na terapia de Patrick aparecem: além dos ataques de raiva, ele ainda é obcecado por Nikki, com quem pretende voltar – de preferência sem ser preso na tentativa. Depois de falhar em usar os amigos em comum como emissários, Patrick encontra Tiffany, uma jovem recém enviuvada solitária, depressiva e aparentemente a única pessoa que não tem medo de seus ataques de raiva ou desaprova o seu mais novo objetivo de vida.



Em troca de entregar uma carta para Nikki, Patrick concorda em servir de par dela em uma competição de dança – proximidade que acarretará não só em um previsível romance, mas crescimento pessoal para ambos.

Apesar de soar clichêzinho, O lado bom da vida (aliás, que tradução de merda essa do título, hein?) não é. Tiffany e Patrick são personagens bem construídos, com razão para serem o que são, e as cenas de humor (envolvendo a família bastante supersticiosa de Patrick) acabam quebrando qualquer clima pesado que o filme tenha. Super gostoso de assistir, não creio que vá ganhar a estatueta, mas merece ser conferido.

3. A hora mais escura


Não acredito muito nessa versão americana de que eles não sabiam onde Bin Laden estava. Seja por acordo, manobra política ou algo ainda mais obscuro, não importa – só sei que isso não é uma característica da potência que deixa o Grande Irmão no chinelo.

Mas acho que não foi por isso que achei A hora mais escura chato – não, o longa é REALMENTE chato. Em caixa alta. No filme seguimos Maya, jovem agente da CIA cujo principal objetivo da carreira é capturar Bin Laden, durante os anos e anos de sua investigação.



E só. Só isso mesmo.

O assunto me interessa razoavelmente, e mesmo assim não entendi ou aprendi nada até meados do filme, um desfile interminável de nomes e fatos. As cenas de ação (esperadas em uma história que envolve ataques terroristas) são escassas, e o lado humano dos personagens é raramente mostrado – nada para o espectador médio se apegar. Considerando que dentre nossos protagonistas temos um torturador (que é colocado como herói, é bom sinalizar) e uma agente de capacidade subestimada, isto não é só um erro básico de alguém que preza por contar os fatos crus: é extrema burrice.

Entendo que uma crônica da captura e morte de Bin Laden (ou pelo menos da versão americana dela) é necessária. É um filme que precisava ser feito, mas não indicaria para não aficionados por assunto – a menos que você precise de um sonífero.

18 comentários:

  1. Isabel, eu quero assistir a "Os Miseráveis", acho que será um bom exercício por eu não gostar de musicais - tá, gosto só um pouco, mas o problema é que frequentemente durmo - então está na hora de dar uma chance e assistí-los de peito aberto. O Lado Bom da Vida não me interessou muito, não me deu aquele estalo, e nem sabia da existência do"A Hora Mais Escura".




    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os miseráveis é bem chatinho no início - como eu disse, não gostei da maneira com que eles colocaram o passado de Valjean - mas vai por mim, começa a ficar muuito legal.

      Excluir
  2. Olá ! O Oscar éum premiação dos filmes comerciais nada mais do que isso, aqueles que vendem,são produzidos com milhões de dólares e tem certa qualidade técnica mesmo que a história e os atores não sejam lá essas coisas, entram na premiação. Mas eu não nego que assisto e na maioria das vezes não concordo, mas quem sou eu para julgar filmes :p
    Enfim nenhum desses filmes, mas já vi várias pessoas se derretendo horrores para Os Miseráveis, disseram que a produção é sensacional!
    Vamos ver pra crer ;)
    abraços
    Melissa
    http://decoisasporai.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Ai Isabel, não sabe o alívio que me dá saber que não sou a anormal que torce um pouco o nariz para uma indicação. rsrs
    Apesar disso, tem alguns que me interessam assistir, como O lado bom da vida e os miseráveis, este porque adorei a adaptação que li na infância.

    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Esse 'O Lado Bom da Vida' deve ser maravilhoso!

    Beijinhos <3
    Garota Inocente

    ResponderExcluir
  5. Só vi "O Lado Bom da Vida" porque tinha acabado de levar um "fora" e fui correndo pro cinema, na última sessão, pra chorar que nem um retardado num filme que nem é tãããão emocionante assim. Chorei por me identificar com o Patrick e demorei pra entender que tipo de personagem Cooper tava construindo. Já a Jennifer... que garota espetacular! Uma atriz do caralho, ela. Até penso em assistir Jogos Vorazes, só pra vê-la.
    "Os Miseráveis" eu tô enrolando. Primeiro porque SEI QUE VOU CHORAR MUITO. Segundo porque tô com preguiça mental pra ficar sentado por 2h48m na poltrona do cinema. Quase fui ontem, na última sessão também, mas bateu a preguiça. Talvez eu vá hoje. Talvez eu vá amanhã. Dessa semana não passa.
    "A Hora Mais Escura" me interessou só pra ver o que você escreveu aí: ba-le-la.

    ResponderExcluir
  6. Daí o que eu mais quero assistir é Os Miseráveis exatamente por ter lido a obra adaptada na minha infância e ele ter se tornado o meu queridinho (ele e O Conde de Monte Cristo). O Lado Bom da Vida ainda me deixa com um biiiiig pé atrás!
    Beijos, K
    Girl Spoiled

    ResponderExcluir
  7. Estou doida pra assistir Os miseráveis, desde que vi uma parte do filme, parece ser tão bom.
    o lado bom da vida também parece ser bom, vou ver ele também
    beijos

    ResponderExcluir
  8. Ando querendo assistir a Os Miseráveis faz algum tempo - até porque o enredo em si é bastante encorajador, por ser um clássico - e a O Lado Bom da Vida (que só de ter a Jennifer Lawrence já me fez querer assistir). Essa coisa de A Hora Mais Escura é só mais desinformação, mais imperialismo - não duvido que Bin Laden ainda esteja vivo. Também tenho essa síndrome pseudo-cult de desqualificar o mainstream de vez em quando - acho que tem a ver com essa coisa de "Fui eu quem viu primeiro" ou não confiar muito no senso comum (vulgo: modinha). Enfim, excelente post.

    Clara
    labsandtags.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Como não gosto de musicais, não gostei dos "Miseráveis". Interessante é que, ao contrário do livro, achei o filme bem machista. Mas vai saber se não estou errada, vi o filme no computador, não no cinema, que é BEM diferente!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Achei levemente também - a parte de Cosette ser uma mosca morta e inútil, principalmente....

      Excluir
  10. Estou louca para assistir Os Miseráveis. Também li uma versão adaptada na minha infância e desde então morro de amores. Queria muito ler a versão original. O filme antigo também é bem legal :3
    No começo, não estava ligando muito para O Lado Bom da Vida, achava que era mais um desses filminhos água com açúcar. Mas depois de tanta indicação de prêmios e todo mundo falando bem, então estou querendo dar uma chance. Quanto ao filme do Bin Laden, nem tenho vontade de ver.

    ResponderExcluir
  11. achei que só eu que me achava insuportavelmente pseudo-cult rsrsrrsrs, fico feliz que vc tbm se sente assim..
    Acho o oscar booooring, me julge rsrsrrsrs
    Ainda não vi os miseráveis mas quero muito ver, antes do oscar, baixei tá aqui prontinho pra assistir,
    um amigo meu viu e disse que é o tipo musical que todos falam cantando e andam cantando, estilo Swenney Todd, não sei se curto muito, mas tem Anne Hathaway então deve prestar
    Quero ver esse o lado bom da vida e soube que a hora mais escura é fodão,
    ainda não vi os filmes indicados,
    mas fico feliz por ter visto quase todas as animações indicadas (momento nostalgia) *-----------*

    Beijos

    ResponderExcluir
  12. Sou apaixonada pela história de Os Miseráveis. Com certeza o livro escrito por Vitor Hugo é uma obra memorável.

    ResponderExcluir
  13. Sou apaixonada pela história de Os Miseráveis. Com certeza Vítor Hugo escreveu uma obra memorável. Ainda não assisti o musical, porém pretendo fazer isso em breve.

    ResponderExcluir
  14. Oi Isabel!

    Eu estou querendo ver alguns desses filmes indicados, mas não necessariamente antes do Oscar. Os miseráveis e O lado bom da vida, são dois que com certeza irei ver. Agora a hora mais escura, eu já não tinha vontade de ver e agora menos ainda. Essa parte do Bin Laden, até que..mas não rsrs

    Te indiquei um meme, não sei se vc posta algo assim, mas enfim: http://ensaiosdeumaleitura.blogspot.com.br/2013/02/memes-recebidos-conhecendo-o-blogueiro.html

    Vc veio ao evento?

    Beijos ^^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fui siim, foi bem legal - apesar do meu grupo ter perdido na competição ahah

      Excluir
  15. Desses que você citou eu só assisti a "O lado bom da vida" e gostei muito, mas não acho que ganhará como o melhor filme.

    ResponderExcluir